Iniciar sessão ou registar-se
    • Zegato
    • 3 março 2011 editado

     # 1

    boa noite por aqui pessoal

    eu pelo o que li por este fórum em discussões a volta das imobiliárias, uns a favor outros contra, conforme a maré, o que delas precisamos, sempre fiquei muito interessado nessas discussões porque sabia que mais tarde ou mais cedo iria por o meu apartamento há venda, o que aconteceu recentemente.

    nessa virtude procurei varias imobiliárias, e confronto-me com a maior das questões..."a comissão", pois bem, acho bem, que as imobiliárias a cobrem, e com o respectivo iva, o que não me cai a chapinha, é para a questão do valor, 5 mil euros mais iva, o mundo anda louco, então um negocio tem que ser vantajoso para todos nao é? ou sera que só pode ser vantajoso para a imobiliária que o promoveu?

    porque fazendo bem as contas é o que acontece
    -sempre disse nas imobiliárias, que o preço mínimo seria o da hipoteca, logo 83 mil, e eles apoiando-se na crise" há e tal tem que baixar o valor para se vender mais rápido", então porque não baixam eles o valor da comissão...

    então eu que paguei estes anos passados as rendas, a manutenção? para eles o depois venderem como um bom imóvel, então aonde para o meu lucro?
    mesmo que não receba nenhum, não vou é pagar o restante para eles sem gastos quase nenhum lucrarem bem há minhas custas, apercebi-me hoje porque somos um pais de bolha imobiliária...tem que dar para muitos, mas quem realmente o merece ainda fica a dever...

    o que vale é que eu não tenho a corda na garganta e vou tentar a iniciativa própria, porque o valor da comissão destes meninos dá para pagar 2 anos de renda...

    vivemos num pais que a justiça do que cobra por certas prestações de serviços e bastante duvidosa, o que eu digo a estes senhores é que agradeçam aos políticos por não termos uma ideologia de certos países, como a holanda e a suíça...
  1.  # 2

    Devia estar indignado era com galps, edps, águas, nets, telefones...Aqui sim, não tem escolha, não tem concorrência e são bens/serviços essenciais...

    Tal como disse, na venda do seu apartamento, tem muitas escolhas...as imobiliárias, é como em tudo...prestam serviços, têm as suas despesas como qq outra actividade, têm vantagens (as que trabalham bem), existe concorrência real ( é preciso procurar ) e só lá vai quem quer...não é um serviço essencial...

    Boa sorte, Pedro
  2.  # 3

    tem toda a razao, mas isso tem contornos estatais, e bem mais dificil de se modificar, agora num mercado pobre como o nosso, é uma aberração os valores da comissao...se voçe for a qualquer mercado de prestaçao de serviços, a tendência é baixar preços em sastifaçao dos clientes no imobiliario isso nao acontece, eles ate parecem que sao os donos das casas, e que tem que tirar lucro ha força, nem que para isso passem por cima do real proprietariado,
  3.  # 4

    Pode-se dizer muita coisa mas é tudo uma questão de oferta/procura. Estão no direito de pedir o que bem entenderem, paga quem quer, quem não quer que venda os imóveis diretamente..
  4.  # 5

    Colocado por: Zegatoé uma aberração os valores da comissao..


    Só paga que quer, relativamente à galps, edps, águas, telefones, ... já não é bem assim.

    Se não precisa deles, melhor para si, esperemos é que daqui a um ano não lhes vá bater à porta.
  5.  # 6

    já percebi que por aqui acham injusto pagarem 1, 40 euros por um litro de gasoleo quando 65% desse valor vai para o estado, e mesmo a propria galp nada pode fazer (isto sem tirar a sua parte da culpa), mas acham justo pagarem 5 mil euros de comiçao por venderem um imovel...estado o mercado tambem sufucado por essas comiçoes, por amor de deus, querem ganhar dinheiro com as minhas coisas e eu que sou dono vou perder dinheiro...
  6.  # 7

    Colocado por: Zegatojá percebi que por aqui acham injusto pagarem 1, 40 euros por um litro de gasoleo quando 65% desse valor vai para o estado, e mesmo a propria galp nada pode fazer (isto sem tirar a sua parte da culpa), mas acham justo pagarem 5 mil euros de comiçao por venderem um imovel...estado o mercado tambem sufucado por essas comiçoes, por amor de deus, querem ganhar dinheiro com as minhas coisas e eu que sou dono vou perder dinheiro...


    Bom dia,

    Quem aqui opinou sobre o valor dos combustíveis?? Eu não.

    Se é o dono e não quer que ganhem dinheiro com as suas coisas não vá às imobiliárias! Quem o obriga a recorrer ao serviço dessas empresas??

    Cumps
  7.  # 8

    vamos la ver se no entendemos, isto é um negocio, e como um negocio tem que ser bom para todos os lados certo?

    nao é ter uma casa a vender por 85 mil, e eles dizerem que é alto o valor e eu tenho que baixar, ate ai udo bem e eu confronteios com o mesmo, para baixarem o valor tambem, e a resposta é sempre a mesma, nao podem baixar...como se fosse regulado e sai-se em protaria as tabelas deles.

    é por estas e por outras que nos portugal andamos sempre atras de alguma coisa

    sendo isto um forum de casas nao tem muito haver sobre o resto mas cá vai:

    no resto da europa e outros países desenvolvidos como canada e australia, o mercado dos combustíveis energias, e bens essenciais como foram aqui falados, sao livres como o nosso e vivem para a par com portugal, os preços sao idênticos, sendo um caso aparte o gás, também nao percebendo porque,
    o mercado imobiliário que é o que mais interessa por aqui, é regulado com tectos máximos de comissões, porque sera?
  8.  # 9

    Zegato

    desculpe-me uma coisa mas quanto acha que as imobiliárias tem de baixar a esses tais 5000 ? será por ai??
    não sou de nenhuma imobiliária mas penso que isto deveria ser um assunto que não o devia estar a preocupar, pois é completamente livre de não recorrer ás mesmas. JÁ outras coisas....é que nos apertam verdadeiramente e não podemos prescindir.
  9.  # 10

    Ó homem, mas qual é o objectivo deste seu tópico?

    Achou a comissão da imobiliária cara? Então tente vender você directamente o apartamento. Se a imobiliária lhe pediu esse valor, é porque a) as agências imobiliárias têm custos, não existem para fazer voluntariado ou ajudar ninguém, e b) porventura anteciparam que vão ter de suar as estopinhas para vender o seu apartamento.

    Neste país, felizmente, ninguém trabalha de graça. Mas você, obviamente, tem todo o direito de não recorrer aos serviços profissionais de uma imobiliária, e vender o seu imóvel de forma amadora.
  10.  # 11

    Caro Pedro,

    Se fosse a si tentava negociar esses 5% das imobiliárias, se for uma grande que não aceite negociar vá a mais pequenas locais, de certeza que negociando bem consegue chegar aos 3% senão menos. Dê mais importancia às imobiliárias pequenas que se situam perto do imóvel do que a grandes que querem exclusividade.

    melhores cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  11.  # 12

    Colocado por: doisarquitectosSe fosse a si tentava negociar esses 5% das imobiliárias, se for uma grande que não aceite negociar vá a mais pequenas locais, de certeza que negociando bem consegue chegar aos 3% senão menos.


    Isto pode ser um péssimo negócio, porque assim nunca mais vende o apartamento. As imobiliárias tem n apartamentos angariados com comissões a 5%, e um vendedor de uma imobiliária mostra aos potenciais clientes aqueles apartamentos com comissão a 5%, e nem mostra o apartamento que tem a comissão a 3%.

    Se o doisarquitectos fosse vendedor de imóveis de uma imobiliária, quais os imóveis que ia mostrar aos clientes? Não se esqueça que só pode mostrar 3 ou 4 apartamentos a um cliente, e tem centenas angariados, e tem que fazer uma selecção.
  12.  # 13

    Muitas vezes a melhor forma de vender uma casa é aumentar a comissão para 6%. Paga mais à imobiliária, mas poupa nos juros ao banco, porque para a imobiliária, este é o apartamento que mais interessa vender.
  13.  # 14

    Colocado por: PicaretaMuitas vezes a melhor forma de vender uma casa é aumetar a comissão para 6%. Paga mais à imobiliária, mas poupa nos juros ao banco, porque para a imobiliária, este é o apartamento que mais interessa vender.

    boas
    infelizmente é assim
    negoceie para cima, 6 ou 7% a acrescentar ao preço do imóvel ver que lhe arranjam um comprador rapidamente
    todos ganham, a imo que recebe a percentagem, você que vende e o comprador que gostou do imóvel porque lhe foi mostrado.
    bons negócios
    um abraço
    • eu
    • 4 março 2011

     # 15

    Caro Zegato, tem toda a razão, são comissões muito caras.

    Mas tem uma solução simples: venda directamente. Coloque anúncios nos jornais e sites e uma placa no imóvel.
  14.  # 16

    Sim, as imobiliárias são gananciosas. E certamente estão incluidas no grupo de entidades que deixou o mercado imobiliário no estado em que está. 5% + IVA (com minimo de 5000€) é o que normalmente pedem. E qual o trabalho que elas têm para justificarem tais valores? Mas claro está que só paga quem quer. Felizmente que podemos vender de particular para particular, como já acontece com os automóveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reflexoluis
  15.  # 17

    Pode ser caro, mas às vezes é muito bem gasto. No meu caso, quando estava a vender a casa, comecei a pedir 115000 e nada durante uma série de meses, depois baixei para 110000, começaram a oferecer-me 90-95000 (até tive uma oferta de 80 e tal mil- maluco...). Passaram-se uma série de meses e eu já estava quase a vendê-la por 90 ou 95 mil quando resolvo ir a uma imobiliária (que foi exactamente a imobiliária que me a tinha vendido). O dono diz: "suba já o preço para 115000 e vendo-a numa semana!". Assim foi, não por 115000, mas por 110000. Depois de uma carrada de meses à espera só com ofertas baixas e já quase preparado para a vender por um preço baixissímo, foi com satisfação que passei o cheque de 5000+Iva pelo excelente trabalho que a imobiliária fez.
  16.  # 18

    Esse ladrões que andam a roubar as pessoas com comissões de 5%, ai esses malandros! Malandrecos.. ganham fortunas sem fazerem nada.. corram com esses gajos!!

    Eu só não percebo o porquê de muitos, sabendo que esse negócio é uma mina de ouro, não abrem uma imobiliária.. é tão básico quanto isso, ficam ricos num abrir e fechar de olhos!! E nem precisam de investimento quase nenhum!!

    Atenção que eu não tenho, nunca tive e espero nunca vir a ter nada com imobiliárias!

    Abraços ;)
  17.  # 19

    Colocado por: Rui A. B.Esse ladrões que andam a roubar as pessoas com comissões de 5%, ai esses malandros! Malandrecos.. ganham fortunas sem fazerem nada.. corram com esses gajos!!

    Eu só não percebo o porquê de muitos, sabendo que esse negócio é uma mina de ouro, não abrem uma imobiliária.. é tão básico quanto isso, ficam ricos num abrir e fechar de olhos!! E nem precisam de investimento quase nenhum!!

    Atenção que eu não tenho, nunca tive e espero nunca vir a ter nada com imobiliárias!

    Abraços ;)



    a velha historia do coitadinho...isto nao é só lucro, tem muita despesa, porque nao abre tambem um negocio...companheiro a galp e afins tambem dizem o mesmo
    voçe acha sensato cobrarem estas comiçoes?
    aonde devia de ser o cliente a impor regras sao as imobiliarias, acha isto sensato, por acaso soube que a remax da minha zona já teve muito mal em termos economicos, agora falta saber se foi por falta de clientes ou por mal gestao, pois eu vivo numa zona que tem cerca de 70 imobiliarias, vivo na quinta do conde sesimbra, continuo a achar que é caro, eu sei que só la vai quem quer, e eu garanto que nao vou, a casa é minha, e tambem quero lucrar nem que seja 500 euros, e ate nisso as imob. nao me querem deixar argumentando que a casa assim fica com um preço muito alto, mas baixarem a sua comissao ai nao faz mal o preço
  18.  # 20

    Comissões, meu caro Zé Gato, Comissões.
 
0.0219 seg. NEW