Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Esquema quadro (espero que esteja legivel)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarlosRodrigues
      esquema quadro electrico.JPG
  2.  # 22

Planta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarlosRodrigues
      planta_electr2.JPG
  3.  # 23

Caro Jorge Alves,

Muito obrigado pelos seus comentários.

Em relação à vareta de terra, já vi que tem razão. Ainda por cima o terreno é argiloso e com pouca pedra (parece que é mais condutivo).

Vou prever 2 caixas de ligação para forno e placa em separado.

Para as ligações no chão vou usar o tubo rígido tipo isogris ou do outro tubo rígido branco normal. Será bastante mais aconselhável o Isogris?

Em relação ao disjuntor de protecção dos quadros secundários, coloca-se 20A por segurança? pensava que era 25A.

Gostaria também de saber a sua opinião sobre os esquemas/quaetões acima... e já agora a de quem mais quiser ajudar.

Desculpem as minhas questões (por vezes completamente desajustadas aos conhecimentos que uma pessoa deve ter quando vai montar uma coisa destas), mas sempre ouvi dizer "quem não sabe, pergunta" e estou aqui para aprender.
    Estou confiante que com a vossa ajuda, muita auto-aprendizagem e os conhecimentos que já tenho vou conseguir fazer esta instalação.

Mais uma vez obrigado
    Cumprimentos
  4.  # 24

Já agora:

Omiti o Anexo 1 e Anexo 2 da planta porque é apenas uma extensão do esquema, não tinha a planta feita e provavelmente não vou fazer essa parte para já
    :)
  5.  # 25

Colocado por: TenazesEsquema quadro (espero que esteja legivel)
      esquema quadro electrico.JPG

Boas!

Na minha opinião, os 3 diferenciais que acrescentou para quadros parciais devem ser alimentados directamente da linha que vem do quadro já existente, não devendo portanto ficar em serie com o diferencial principal de 30ma do resto da casa , para isolar as zonas caso haja algum problema

Boa sorte :)
  6.  # 26

Bom dia

Civismo... á quanto tempo não aparecia...
    Obrigado pelo comentário... se é só esse reparo, quer dizer que o meu esquema não está assim tão mau. :)

Mandei-lhe um e-mail já á uns bons dias atrás. chegou a ver?

Cumprimentos
  7.  # 27

Colocado por: jorgealvesnota: as tomadas suportam no máximo 16A de corrente, e repito NINGUÉM CONSEGUE LIGAR fio de 4 mm nas tomadas convencionais

Eu não sou electricista mas conheço tomadas pelo menos até aos 63A... (são é trifásicas).
  8.  # 28

Colocado por: hfsoEu não sou electricista mas conheço tomadas pelo menos até aos 63A... (são é trifásicas).

e eu conheço até 600A em "monofásico", é para ligar com cabo de 120mm2, e para a placa eléctrica deve chegar, lol,

agora quero é ver isto nas tomadas "normais" de 16A com 2 pólos e terra,

no quadro é colocar um interruptor de entrada com 63A e depois é que sai para os disjuntores dos quadros parciais e para os diferenciais de iluminação e tomadas, de preferência em separado, um diferencial para cada, mais logo coloco aqui um esquema disto,
  9.  # 29

Esquema base
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  10.  # 30

Bom dia,

Caro Jorge Alves, antes de mais obrigado pelo esquema. Ainda bem que há pessoas como você, prontas a ajudar.

Entendi o esquema, no entanto tenho umas questões:

- o esquema é apenas exemplificativo ou recomenda acrescentar mais 1 circuito iluminação?
    - relativamente às tomadas para máquinas, entendo que deverei colocar disjuntores de 20A, no entanto deverei colocar os 4 circuitos? ou apenas 2 como indica no seu esquema?
    - Qual o diametro do cabo que vai dos diferenciais aos disjuntores? é também 6 mm?
    - Relativamente ao forno e placa o cabo é de 4 mm (conforme já me tinha dito), mas o termoacumulador e MLL/MLR ligam a uma tomada normal, o disjuntor/cabo deverá então ser de 16A/2,5 mm ?

Já agora, sei que cada circuito deverá ir em tubo independente. Para estes circuitos e tendo em conta que irão levar também o fio de terra, qual o diametro do tubo que aconselha?

Obrigado e cumprimentos,
  11.  # 31

Boas
    Colocado por: Tenazeso esquema é apenas exemplificativo ou recomenda acrescentar mais 1 circuito iluminação?

o esquema é exemplo daquilo que deve de fazer, pode adicionar os circuitos que entender melhor,

Colocado por: Tenazesrelativamente às tomadas para máquinas, entendo que deverei colocar disjuntores de 20A, no entanto deverei colocar os 4 circuitos? ou apenas 2 como indica no seu esquema

as maquinas e o termoacumulador têm disjuntores directos de 16A e ligam atravez de tomadas, os de 20A são EXCLUSIVAMENTE para forno e placa que são ligados numa caixa derivação com ligadores,

Colocado por: TenazesQual o diametro do cabo que vai dos diferenciais aos disjuntores? é também 6 mm?

pode ser de 4mm,

Colocado por: Tenazesmas o termoacumulador e MLL/MLR ligam a uma tomada normal, o disjuntor/cabo deverá então ser de 16A/2,5 mm ?

sim

Colocado por: TenazesPara estes circuitos e tendo em conta que irão levar também o fio de terra, qual o diametro do tubo que aconselha

dependendo da distancia e do tubo usado, o mais vulgar é 3 fios de 2,5 num tubo de 16mm ERFE ou ERM ou similar, 3 fios de 4mm num tubo de 20mm ERFE ou ERM ou JOTAGRIS, se bem que pode usar somente 20mm para tudo isto e somente o 16mm para iluminação.
  12.  # 32

Muito boa tarde,

depois de ler os comentários e ver alguns esquemas apresentados fiquei com algumas duvidas que gostaria de as colocar.

Vivo numa casa numa situação idêntica (ou seja a precisar de alteração eléctrica) mas estou com algumas dúvidas no que diz respeito á separação das divisões/disjuntores.

Gostava de saber como o fazer de uma maneira profissional, a minha habitação tem as seguintes divisões/locais.

1 sala;
    2 wc (1 suite);
    3 quartos;
    1 cozinha;
    1 corredor;
    1 escritório;
    1 lavandaria;

Depois colado á casa mas em género de anexos tenho:
    1 cozinha de exterior + mini adega;
    1 wc;
    1 garagem;
    1 espaço de trabalho;
    (esta garagem e espaço de trabalho tem um quadro que provavelmente deve ser alimentado pelo principal)
    Iluminação de exterior (jardim e holofotes com sensor para entrada no portão);

Penso que está tudo, se alguém puder dar uma dica agradecia.

Cumprimentos.
  13.  # 33

Alguém pode ajudar na questão?

Cumps.
  14.  # 34

Colocado por: toninho_77Alguém pode ajudar na questão?

Cumps.

Como nao meteu a planta e na da para ver as implantaçoes aqui vai uma sugestâo.

Colocado por: toninho_77Alguém pode ajudar na questão?

Cumps.

Como nao meteu a planta e na da para ver as implantaçoes aqui vai uma sugestâo.

Cumps
      fdctoninho.jpg
  15.  # 35

carloslo, desde já obrigado pela ajuda.

Fiquei com algumas dúvidas e gostaria de esclarecer consigo.

1º não percebi muito bem o esquema dos wc's, sai de um disjuntor de 16 amperes e entra num diferencial?

2º Tenho placa vitroceramica, devo dedicar um disjuntor?

3º A cozinha de exterior deverá ter a disposição da principal? (vários disjuntores)

4º 1 disjuntor chega para toda a iluminação da casa?

Obrigado pela ajuda.

Cumps.
  16.  # 36

Colocado por: toninho_771º não percebi muito bem o esquema dos wc's, sai de um disjuntor de 16 amperes e entra num diferencial?

o esquema não é o correcto, deve fazer o oposto, á cabeça leva um diferencial geral de 300mA e não de 500mA,

o circuito dos wc´s somente precisa de diferencial de alta sensibilidade(30mA) se tiver banheira ou cabine de hidromassagem, sendo que no quadro alimenta primeiro um diferencial e depois é que alimenta um ou mais disjuntores,

Colocado por: toninho_772º Tenho placa vitroceramica, devo dedicar um disjuntor?

sim, e pode usar um com protecção a 25A e fio de 4mm

Colocado por: toninho_773º A cozinha de exterior deverá ter a disposição da principal? (vários disjuntores)

sim, de preferencia.

Colocado por: toninho_774º 1 disjuntor chega para toda a iluminação da casa?

não, no mínimo 2.
    Concordam com este comentário: carloslo
  17.  # 37

Colocado por: jorgealves
    o esquema não é o correcto, deve fazer o oposto, á cabeça leva um diferencial geral de 300mA e não de 500mA,

o circuito dos wc´s somente precisa de diferencial de alta sensibilidade(30mA) se tiver banheira ou cabine de hidromassagem, sendo que no quadro alimenta primeiro um diferencial e depois é que alimenta um ou mais disjuntores,

sim, e pode usar um com protecção a 25A e fio de 4mm

sim, de preferencia.

não, no mínimo 2.
    Concordam com este comentário:carloslo

isto foi simplesmente informativo, porque para comçar a fazer algo é preciso as plantas..... e quem diz "wc's" foi a considerar douches ou casas de banho...... porque eu nunca vi uma casa só com wc's... por o que vejo isto de ajudar está quieto mas críticos anda por aí muitos....

0.0226 seg. NEW