Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros amigos,

estou a acabar os projectos das especialidades para uma moradia nova em Lisboa (Belém), na qual vou ter Cave, R/C, 1ºA e Sótão, com cerca de 75m2 de implantação, ou seja, com cerca de 270 m2 de construção aproveitável. A moradia é em banda, sendo as fachadas Este e Oeste cegas, e as Norte e Sul expostas. O telhado tem 2 águas e por isso do lado Sul vai levar os colectores para o sistema solar de aquecimento de águas.

Para aquecer a casa vou instalar uma caldeira a pellets (que servirá também para apoio a AQS) e piso radiante. Terei também uma lareira com recuperador de calor na sala (RC) que aquecerá parcialmente 2 quartos e sótão.

Questões para as quais gostava de ouvir a vossa opinião:
    1) Posso aquecer a cave com o calor gerado pela caldeira?
    2) Posso aproveitar o calor da chaminé da caldeira? Neste caso, gostava de saber se no Verão haverá muitas vezes necessidade de recorrer à caldeira para aquecer AQS, uma vez que se assim for estarei a aquecer a casa no Verão, o que não me apetece muito que aconteça.
    3) Como funciona a logística dos pellets? uma vez que vou construir tudo de raiz, compensa fazer um silo para pellets? Se sim, há quem abasteça pellets a granel? ou vem tudo em sacos de 15kg?
    4) vejo muitas vezes referência à Ecoforest, mas haverá certamente outras marcas recomendáveis e com bom serviço de pós venda em Lisboa. Que marcas devo considerar para pedir orçamentos?
    5) mais uma questão de pormenor: o depósito, ou depósitos podem ser instalados no sótão, estando a caldeira na Cave? e os depósitos poderão estar deitados, aproveitando o enconso?

Desculpem a quantidade de perguntas, mas as respostas vão ajudar-me a definir uma série de coisas importantes para fechar os projectos. Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: pedroafigueira1) Posso aquecer a cave com o calor gerado pela caldeira?

Está a referir-se ao proprio calor da caldeira certo? Claro que aquece sempre algo, mas não me parece que seja suficiente.
    Porque não instala uns radiadores bem grandes?
    Colocado por: pedroafigueira2) Posso aproveitar o calor da chaminé da caldeira? Neste caso, gostava de saber se no Verão haverá muitas vezes necessidade de recorrer à caldeira para aquecer AQS, uma vez que se assim for estarei a aquecer a casa no Verão, o que não me apetece muito que aconteça.

Poder pode sempre. Mas para que se vai ter piso radiante?
    No verão em Lisboa um bom sistema solar não vai precisar de quese nenhum apoio da caldeira...
    Colocado por: pedroafigueira3) Como funciona a logística dos pellets? uma vez que vou construir tudo de raiz, compensa fazer um silo para pellets? Se sim, há quem abasteça pellets a granel? ou vem tudo em sacos de 15kg?

Isso do compensar é relativo... Económicamente? Duvido.
    Mas que deve ser um descanso lá isso deve!
    É que acratr os sacos e ir abastecendo o depósito sempre dá algum trabalho.
    Colocado por: pedroafigueira5) mais uma questão de pormenor: o depósito, ou depósitos podem ser instalados no sótão, estando a caldeira na Cave? e os depósitos poderão estar deitados, aproveitando o enconso?

Não faço ideia. Deve depender do sistema de alimentação da caldeira. Mas pode ser que dê...

Só uma pergunta:
    - Não equaciona/equacionou a instalação de uma bomba de calor ar-água?
    Em relação a uma caldeira a pellets boa consegue preços pouco mais altos de aquisição para uma bomba bem razoável, melhores consumos (principalmente para piso radiante), instalação mais fácil e funcionamento sem qq trabalho ou incómodo... E ainda arrefece no verão se quiser...
  3.  # 3

Obrigado Pedro Azevedo,
    Pensei na bomba de calor, mas desisti porque não gostei do barulho que fazem no exterior, e o meu terreno é muito pequeno para as esconder longe e silenciosas...
    Em relação à venda a granel de pellets, tem informações?
    Obrigado
  4.  # 4

Colocado por: pedroafigueiraPensei na bomba de calor, mas desisti porque não gostei do barulho que fazem no exterior, e o meu terreno é muito pequeno para as esconder longe e silenciosas...

Barulho?!
    A minha está quase encostada à casa, literalmente por baixo do meu quarto. Dentro de casa não a ouço de forma alguma.
    Ao pé dela, e numa zona aonde tem uma portada de 2,50m (a bomba está nem a 1 m dessa portada), fechando os vidros o barulho já é residual (isto é na garagem).
    Posso lhe perguntar que bomba ouviu a trabalhar?
    Colocado por: pedroafigueiraEm relação à venda a granel de pellets, tem informações?

Não. Qualquer revendedor de pellets o deverá conseguir informar sobre isso.

0.0108 seg. NEW