Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas Tardes

Já há algum tempo que sou frequentador deste forum, que na minha opinião é uma mais valia. Estou com intenções de este ano começar a minha grande dor de cabeça, que é , construir casa. Foi apresentado este esboço (espero que consigam abrir) que gostaria de saber a vossa opinião /critica.
    Agradeço desde já a vossa ajuda.
  2.  # 2

Se é para ser uma grande dor de cabeça, desista de construir! Compre já construída! Ou então tome uma injecção de optimismo.

A etapa de construção é trabalhosa e dura, mas deve-lhe dar prazer. De outra maneira, para quê fazê-lo?

(Vou abrir a sua planta e já lhe direi o que penso).
  3.  # 3

olhe é mesmo só uma breve opinião.

acho que tem ai um bom esquema de distribuição funcional da casa mas muito espaço perdido e pouco funcional, a entrada da sala tambem podia ser mais relevante, aquele hall na entrada dos dois quartos só está mesmo é a atrapalhar, enfim outras coisas.
    mas repito tem ai um bom "esqueleto"que precisa de muita afinação ainda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lua_sol
  4.  # 4

marco1
    "... mas muito espaço perdido e pouco funcional, a entrada da sala tambem podia ser mais relevante, aquele hall na entrada dos dois quartos só está mesmo é a atrapalhar, enfim outras coisas."

Pessoalmente não gostei muito do corredor, mas prentendo aqueles 3 quartos virados para o mesmo local. Tirando um pouco na área, sempre se reduz um pouco no corredor.
    O hall dos quartos está a atrapalhar? Não entendi o que quiz dizer.Faria as portas de entrada dos quartos directamente do corredor?

Obrigado pelo comentário
  5.  # 5

Então cá vai:

1) Vai juntar à dor de cabeça uma grande dor de pernas, pois sempre que precisar de ir de uma das suites a noroeste até à cozinha, vai caminhar imenso. Tem a certeza de que quer os quartos organizados daquela maneira?

2) Não gosto da entrada para a sala. Uma porta tão pequenita pq?

3) Eu preferiria ter a sala virada para sudeste e a cozinha para noroeste, na realidade. Ou pelo menos sala com janelas abertas para ambas as direcções, por questões de iluminação e de acesso ao pátio traseiro.

4) Lavandaria e garagem seriam provavelmente mais práticas se estivessem mais perto da cozinha. Assim escusa de passear com compras de supermercado pela casa toda antes de chegar à cozinha. O que é aquele espaço não identificado ao lado da Garagem?

5) Não temos informação relativamente a medidas, mas a olho acho que dificilmente alguma das suas casas de banho cumprirá acessibilidades.

6) Falta janela no wc da última suite.

7) Nenhum dos quartos se destaca como sendo a suite principal, o quarto do casal. É de propósito?

Aspectos positivos: WC em todas os quartos, e wc de visitas; Lavandaria com saída para o exterior (mas sem janela?)

Se tiver prai alçados, plantas com medidas - enfim, mais detalhes - envie. Obterá comentários mais específicos e correctos.
  6.  # 6

Italiano:

1) Vai juntar à dor de cabeça uma grande dor de pernas, pois sempre que precisar de ir de uma das suites a noroeste até à cozinha, vai caminhar imenso. Tem a certeza de que quer os quartos organizados daquela maneira?

De que forma organizava os quartos??
    Dor de cabeça no bom sentido ;-)

2) Não gosto da entrada para a sala. Uma porta tão pequenita pq?
    pois, realmente está pequena, mas nada que não se pode alterar

3) Eu preferiria ter a sala virada para sudeste e a cozinha para noroeste, na realidade. Ou pelo menos sala com janelas abertas para ambas as direcções, por questões de iluminação e de acesso ao pátio traseiro.

4) Lavandaria e garagem seriam provavelmente mais práticas se estivessem mais perto da cozinha. Assim escusa de passear com compras de supermercado pela casa toda antes de chegar à cozinha. O que é aquele espaço não identificado ao lado da Garagem?

O espaço que não está identificado , é a casa da maquinas, para as máquinas do aquecimento.As compraras a mim não me preocupam muito , pois posso sempre colocar o carro ao lado da cozinha e tirar directamente as compras para a cozinha.

5) Não temos informação relativamente a medidas, mas a olho acho que dificilmente alguma das suas casas de banho cumprirá acessibilidades.
    A do quarto que está separado dos outros, é o quarto principal e esse que deve tera as medidas para acessiblidade.

6) Falta janela no wc da última suite.

Isso foi lapso.

Aspectos positivos: WC em todas os quartos, e wc de visitas; Lavandaria com saída para o exterior (mas sem janela?)
    A porta da lavandaria, já faz de janela ;-) penso que é o sificiente.

Se tiver prai alçados, plantas com medidas - enfim, mais detalhes - envie. Obterá comentários mais específicos e correctos.
    Não tenho mais nada por enquanto, como disse , é o primeiro esboço. Mas quando tiver colocarei.

Obrigado
  7.  # 7

A forma mais fácil de reduzir o corredor seria, no seu caso, o de manter apenas duas suites viradas a sudoeste, e fazer as outras duas em frente (ou seja, viradas a nordeste), fazendo avançar ligeiramente o bloco garagem/lavandaria (já que não o quer colocar mais perto da cozinha).
  8.  # 8

No quarto do canto superior direito, porque motivo tem o armário virado para a IS ?
    Eu percebo que queira um closet, conforme os restantes quartos, mas naquele faz-me confusão... estar a dormir num quarto "só" com paredes á volta a mim parece-me frio e desconfortável..
  9.  # 9

Italiano
    Isso é uma das exigências, ter os 3 quartos virados para sudoeste. Onde posso reduzir é nas casas de banho colocando-as separadas dos quartos.

Treladocao
    Visto bem até tem um certa razão... realmente a intenção era colocar um closet como nos outros quartos... mas a solução pelos vistos não é a melhor.

Obrigados pelos comentários
  10.  # 10

Colocado por: treladocaoNo quarto do canto superior direito, porque motivo tem o armário virado para a IS ?
    Eu percebo que queira um closet, conforme os restantes quartos, mas naquele faz-me confusão... estar a dormir num quarto "só" com paredes á volta a mim parece-me frio e desconfortável..

Por acaso até discordo. Gosto da organização daquela suite, e na zona de dormir prefiro ter paredes (com quadros, decorações, etc), do que portas e mais portas em madeira escura. Para além disso o quarto parece pequenote, o que faz com que seja mais prático que as portas abram para o corredor de acesso ao wc (em vez de para cima da mesa de cabeceira e da cama). Mas é acima de tudo uma questão de gosto.
  11.  # 11

Colocado por: treladocaoNo quarto do canto superior direito, porque motivo tem o armário virado para a IS ?

Também discordo, tal como o italiano. Retira a parede, todo o roupeiro é feito em painéis de madeira, mas só as portas do lado do closet é que abrem, e faz o roupeiro em L, colocando também armário na parede no topo do closet.
  12.  # 12

Picarteta
    "Retira a parede, todo o roupeiro é feito em painéis de madeira, mas só as portas do lado do closet é que abrem, e faz o roupeiro em L, colocando também armário na parede no topo do closet."

Todas as ideias são bem vindas!!

Faz-me um pouco confusão aqueles corredores enormes ou será só impressão minha!?
  13.  # 13

@italiano
    @Picareta

Podem discordar á vontade!! Todas as opiniões são válidas!!

Claro que eu ao dizer que o armário ficaria bem ao contrário, aí a parede teria de recuar um pedaço, para deixar espaço livre para uma pessoa se vestir..

E atenção que eu disse isto: "estar a dormir num quarto "só" com paredes á volta a mim parece-me frio e desconfortável.. " porque realmente o espaço não é muito, e como está parece-me que a cama está mesmo rodeada de paredes "logo ali"..
  14.  # 14

globalmente a ideia com que fico é que se podia reduzir espaços de circulação conseguindo na mesma, diversidade de espaços, ou seja na minha opinião o que mostra está pouco espremido ou muito extendido para os espaços e organigrama que apresenta e que realmente são.
    as áreas da cozinha/sala e hall também me parecem pouco comunicativos.
  15.  # 15

Colocado por: lua_solmarco1

Pessoalmente não gostei muito do corredor, mas prentendo aqueles 3 quartos virados para o mesmo local. Tirando um pouco na área, sempre se reduz um pouco no corredor.
    O hall dos quartos está a atrapalhar? Não entendi o que quiz dizer.Faria as portas de entrada dos quartos directamente do corredor?

Obrigado pelo comentário

Poderia dizer-nos porque é que deseja estes três quartos virados para ali? Serão os 3 quartos usados pela família, sendo o quarto quarto (passe a redundância) apenas um quarto de hospedes? E já agora, que áreas têm os quartos (excluindo closets e IS)? É que à vista desarmada parecem de facto pequenotes, e um dia mais tarde pode arrepender-se de ter feito quartos pequeníssimos só para reduzir corredor e poder ter os 3 com janela para o jardim das traseiras.

Colocado por: lua_solItaliano:

As compraras a mim não me preocupam muito , pois posso sempre colocar o carro ao lado da cozinha e tirar directamente as compras para a cozinha.

A porta da lavandaria, já faz de janela ;-) penso que é o sificiente.
    Obrigado

E quando chover inesperadamente, carrega as batatas e os perus congelados a partir da rua tb? Bem, mais uma vez é questão de gosto pessoal, mas a garagem é uma zona "técnica" da casa, pelo que faria mais sentido perto das outras zonas técnicas e com uma entrada para o hall social, em vez de longe das zonas técnicas e com entrada para o corredor dos quartos. Mas veja você como são os seus hábitos de vida - estou apenas a dizer que essa localização da garagem não serviria para mim, e porquê.

Acho muito americano ter a lavandaria perto dos quartos :-) Vai ter é de abdicar de fazer máquinas de roupa durante a noite (aproveitando as tarifas baixas do sistema bi-horario), porque senão acordam todos com a centrifugação.

Fiquei curioso em relação a essa porta-janela da lavandaria. Não me lembro de ter visto coisas do género que fossem ao mesmo tempo práticas, seguras e bonitas. Ficarei à espera dos alçados e 3D para matar a minha curiosidade :-)
  16.  # 16

Fernando Gabriel
    Eu gostava muito de reduzir os espaço de circulação, não sei bem como.
    A cozinha não a quero a comunicar com as salas. Posso ter visitas de estranhos e não tem nada que entrar na cozinha ou vê-lá... A entrada do hall para a sala é que se calhar poderia ser toda aberta, não sei..

italiano
    Os 3 quartos virados para todos para aquela zona , é que tenho 3 filhos,são eles que vão usa-lo mais do que eu .O quarto quarto será o meu que pouco uso lhe dou se não para dormir. Os quartos sem a parte da I.s. e do closete tem entre 15,5m2 a 16 m2 ... acha pouco? Mas no seu entender pq acha que não deveria ter os 3 quartos virados para o jardim ? É que as vezes quem está de fora vê melhor as coisas.

A garagem a mim não faz muita confusão, actualmente onde vivo tenho que fazer um percurso muito maior, não é muito agradável confesso, mas não me faz tanta confusão como os corredores.

Como diz e bem , são hábitos de vida,e penso que as pessoas tem que "projectar" as casas de acordo com os seu hábitos de vida. Para mim , por exemplo, faz mais lógica ter a lavandária ao pé dos quartos do que ao pé da cozinha. A nível das canalizações era melhor ao pé da cozinha. Mas já pensou, a roupa lavada e estar a grelhar peixe e levar com o cheiro na roupa ? Penso que é um pouco desagradável. E além do mais, é mais prático ir buscar uma peça de roupa à lavandária se esta se encontra ao pé dos quartos do que se for perto da cozinha. Só se alterar a disposição da casa e pensar noutra solução.
    Em relação à porta- janela.... loool... falo de uma porta de vidro... lool... nada que não deva conheçer...lool
  17.  # 17

Não tenho nada contra a ideia de que os três quartos estejam virados para o jardim, para além do facto de que é uma solução que aumenta consideravelmente as áreas de circulação. Tinha percebido que você queria muito que os três quartos estivessem virados para ali, mas como não o conheço, não percebia pq. Agora já sei :-) Quanto às áreas dos quartos, parecem-me ok para quartos individuais, um bocadinho acanhadas para um quarto de casal ou quarto duplo.

Em relação à lavandaria, ok, não acho nada mal, mas implemente um bom isolamento acústico, se puder, assim reduz incómodos devido ao barulhos das máquinas. Quanto à porta da lavandaria, ok, percebi a sua ideia. Não é uma porta strictu sensu, é uma porta-janela como a de um quarto ou sala. Já agora, privilegie vidro laminado, já que a lavandaria é uma zona de trabalho e por isso a probabilidade de acidentes domésticos é grande.

Ah, já agora, uma última sugestão: Contemple a hipótese de vir a usar o escritório como quarto de hóspedes, ou de vir a ter mais filhos e precisar de fazer ali um quinto quarto. Isto é, acrescente à IS social uma portinha para um espaço com chuveiro. Assim não vai ter visitas a ter de entrar nas suites para tomar banho, ou irmãos a partilhar uma IS que está dentro do quarto de um deles.
  18.  # 18

Italiano

Obrigado pelo seu comentário e dicas ;-) Quanto as áreas dos quartos sempre posso alargar mais um pouco, a desvantagem é que alarga mais um pouco o corredor :-(
    A dica do vidro laminado é boa ;-) ...merci
    A hipotese do escritório um dia virar quarto tb já está ponderada, além do mais, que quando ficar velhinha, não me vejo a fazer aquele percurso todo até ao quarto... ;-) e sempre posso um dia mais tarde fazer a I.S. desse futuro quarto na casa da maquinas...

Obrigado pela suas opiniões, são sempre válidas !!
  19.  # 19

Pelos poucos comentários , das duas uma, ou está muito mal o projecto ou está minimamente aceitável.
    :-((
  20.  # 20

Colocado por: lua_solFernando Gabriel
    Eu gostava muito de reduzir os espaço de circulação, não sei bem como.

fazendo arquitectura, reorganizando os espaços, como disse a casa está estendida demais, para o que representa em termos de espaços.

Colocado por: lua_solA cozinha não a quero a comunicar com as salas. Posso ter visitas de estranhos e não tem nada que entrar na cozinha ou vê-lá... A entrada do hall para a sala é que se calhar poderia ser toda aberta, não sei..

isso é com quem vive, há quem goste de essa situação outros não, falo em ter duas portas juntas uma para a sala outra para a cozinha, e ter um hall na cozinha sem fazer uso dele evitando essa situação.

0.0253 seg. NEW