Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Após fazer alguma pesquisa neste fórum, deparei-me com vários casos em que os futuros donos de obra partem de uma ideia definida sobre o formato da sua casa. Deve ser uma letra. O L está muito em voga, mas também há quem queira U's, T's ou até mesmo H's.

Trata-se de uma ideia fixa para a qual partem sem ter grande preocupação sobre a funcionalidade relativa dessa disposição, a relação da casa com o terreno envolvente, vistas, preço de construção, etc. O importante é abrir o Google Maps e ver lá a sua letrinha.

Ironias à parte, abri este tópico para convidar pessoas em fase de projecto e de construção/arquitectos/gente com bom gosto a falar sobre sobre como a disposição final de uma planta bem conseguida não precisa ser uma letrinha do alfabeto (ou um cubo, ou uma pirâmide), mas uma que permita um bom casamento entre estética e funcionalidade. Exemplos são bem-vindos.

Obrigado!
  2.  # 2

Por acaso eu sou partidário de casas em «K» e em «W», de preferência sobrepostas.
  3.  # 3

Excelente! Eu tenho uma casa em I, mas as pessoas olham-me sempre de lado quando eu o digo...
    • TOM
    • 6 março 2011

# 4

Viva,
    Gosto mais em @
    • r#
    • 6 março 2011

# 5

Em "S" não é má, mas para quem gostar de pátios interiores pode sempre fazer em "B"! :)
  4.  # 6

Eu adoro casas com pátios interiores e sempre quis fazer uma casa em B. Mas como só queria ângulos rectos, fiquei com medo de que no fim parecesse um 8 estilizado. Tinha medo de que não se percebesse claramente que era um B quando se sobrevoasse a casa em helicóptero. Assim acabei por fazer um I, que (não desfazendo) é uma bela letra.
  5.  # 7

Para mim em L, com a parte interior virada para sul/poente, criando um terraço protegido.
    Não é nada de original, é uma planta tipicamente mediterrânica, já usada no tempo dos Romanos.
    Concordam com este comentário: rui1magano
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tavares Miguel
  6.  # 8

:)
    eu quero uma em 8 assim não me perco, e dá para andar de bicicleta
    há em pentagonal, mas acho que o pentágono não nos dá a informação se é bom viver lá :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
  7.  # 9

Colocado por: J.FernandesPara mim em L, com a parte interior virada para sul/poente, criando um terraço protegido.
    Não é nada de original, é uma planta tipicamente mediterrânica, já usada no tempo dos Romanos.

Estas pessoas agradeceram este comentário:TavaresMiguel

Muito bom gosto J.Fernandes, foi isso mesmo que fizemos e estamos felicíssimos...Falta apenas a construção da piscina, para desfrutarmos em pleno da nossa moradia.
  8.  # 10

J. Fernandes e Tavares Miguel, esse L era uma ideia a-priori ou foi o resultado final de um projecto pensado tendo em conta o vosso terreno e a vossa vidinha quotidiana? Têm praí fotos, plantas, etc?
  9.  # 11

Não teve nada que ver com letras, mas agora que se fala nisso, uma das primeiras versões era um "O", com pátio interior.Agora, vai ser um "H" com um lado (ou perna) maior que outro. Apenas porque calhou...
  10.  # 12

Mostre lá isso, LiMatos, ficámos curiosos (eu pelo menos fiquei).
  11.  # 13

E quando a casa não se parece com uma letra? E se for um quadrado sem jardins interiores, e com telhado de 4 águas, chama-se o quê? :s Fiquei confuso, não sei o que chamar à minha casa! ARGH!
  12.  # 14

Tenho outra curiosidade, quando uma casa é em i (I), a tradicional "pintinha" são os anexos ou a casota do cão?
  13.  # 15

Chama-se a isso um quadrado. Infelizmente (ou felizmente) o MrRIP não pertence ao selecto grupo de pessoas com casas alfabetizadas.

Ah, já agora, o meu I é maiúsculo. Sem pintinhas, anexos ou casotas de cão (I'm a cat person).

Fora de brincadeiras: construção recente? está contente? quer partilhar?
  14.  # 16

Italiano, cá vai o meu "H", já próximo daquilo que foi a versão final, mas faltando muitos pormenores (ou pormaiores).
  15.  # 17

É mais ou menos isto, sem o arvoredo e sem aquele meliante que aparece na varanda. É preciso que se diga que passei pelo alfabeto todo até chegar à casa que verdadeiramente queria, mas agora está perfeita (para mim, e ai de quem diga que não, porque eu é que sei se gosto ou não!)
      house_picollo.jpg
  16.  # 18

Obrigado LiMatos, Parece-me um H bastante funcional, para dizer a verdade.

(Copiado de uma outra discussão, mas muito relevante nesta):

Ah, já agora uma crítica mais geral relativa às casas térreas em L ou em U em que os quartos dão para o pátio com piscina, barbecue, etc.

Hoje em dia não há cão nem gato que não queira ter uma. Mas acho que as pessoas se esqueceram (ou não dão importância ao facto de) que os quartos devem ter privacidade. No verão, durante um belo convívio no jardim, se alguém precisar de estudar no quarto, ou de dormir porque não se sente bem, que se faz? Interrompe-se o churrasco? E se alguém precisar de ir trocar de roupa? Necessita obrigatoriamente de fechar as persianas do quarto, para não se meter a fazer um strip tease público (considerando os generosos vãos que caracterizam a maior parte destes quartos)?

Um bom desenho de arquitectura e um terreno médio permitem ter este pátio traseiro para fazer jantaradas no verão e coisas quejandas, e também um jardim mais privado para onde dão os quartos. Minha gente, quartos= repouso, privacidade, tempo pessoal, refúgio, romance!; Piscina e barbecue = convívio, festa, barulho, jolas, sardinha assada...

Isto para dizer que, hoje em dia, as pessoas começam a estar atentas à importância de uma boa divisão interna da casa (zona social separada da zona privada), mas o mesmo não acontece com os espaços exteriores. Espero que o futuro traga mais frequentemente soluções que respeitem esta divisão também no exterior.
  17.  # 19

Colocado por: MrRIPÉ mais ou menos isto, sem o arvoredo e sem aquele meliante que aparece na varanda. É preciso que se diga que passei pelo alfabeto todo até chegar à casa que verdadeiramente queria, mas agora está perfeita (para mim, e ai de quem diga que não, porque eu é que sei se gosto ou não!)
      house_picollo.jpg

Ó homem, eu sei lá se gosto ou não. O que mostra é tão vago que pode encerrar dentro uma casa fantástica, ou a casa que a minha tia Gertrudes fez com o dinheiro que ganhou no Luxemburgo a lavar escadas.

O que não gosto mesmo é da roupa do meliante. Para além de pele tão clara, roupas escuras ficam muito mal, fazem um contraste pouco harmonioso. Para a próxima, escolha melhor quem lhe assalta a casa :-)
  18.  # 20

Falando de casas em formato alfabético, eis um exemplo interessante:

http://www.archdaily.com/100143/jorge-gudess-house-100-planos-arquitectura/

0.0204 seg. NEW