Iniciar sessão ou registar-se
    • zca
    • 6 março 2011

     # 1

    Paguei dois meses de renda aquando a realização de um contrato de arrendamento.
    A casa precisava de pequenos arranjos e o senhorio demorou cerca de dois meses e meio a tratar do assunto, tirando partido da minha boa vontade e fazendo-se passar por uma pessoa com problemas de saúde e mobilidade dificultada (que mais tarde vim a verificar não ser de todo o caso e também de que fez o mesmo a outros inquilinos). Estou prestes a sair agora da casa (dei os 120 dias de aviso), aconselharam-me a de alguma forma resgatar as rendas que paguei a mais.

    O que me aconselham? Não pagar as últimas rendas, visto que já as paguei e enviar uma carta a explicar porquê? Consultar um advogado? Largar o assunto, pagar e resignar-me?
    Agradeço feedback.
  1.  # 2

    Eu se fosse a si não pagaria as últimas rendas. É o procedimento comum para reaver as rendas a mais que pagou de caução. Mas veja isso bem = pagou dois meses de renda a mais (isto é, o primeiro mês de renda + 2 meses de caução) ou dois meses (1 de renda+ um de caução)? Consulte o contrato de arrendamento, a modalidade de caução e de devolução da mesma estará lá definida.
    • zca
    • 6 março 2011 editado

     # 3

    Agradeço a resposta. Eu paguei os dois primeiros meses: mês corrente, mês seguinte, na promessa de que as obras, apenas pequenos reparos, mas necessários, seriam feitos na semana seguinte à assinatura do contrato. Não paguei caução (o senhorio não quis e disse na altura para ser retirado do contrato). Aliás, o senhorio só agiu quando o informei de que não pagaria mais renda até ter a casa em condições, logo, houve um mês de renda que não paguei -- e o senhorio passou-me recibo desse mês, estive agora a ver, mas não me deu os recibos dos dois primeiros meses, tenho comprovativo das transferências, contudo... não quero recibo do que não paguei, devo pedir que anule o recibo e pedir-lhe uma declaração em como não paguei esse mês por a casa não estar em condições de ser habitada? Tenho testemunhas idóneas do que se passou, mas uma declaração deve ser melhor?

    Caso queira não pagar a próxima renda, devo informar por carta registada? Quero ter a certeza de que a lei está do meu lado e não desejo ter problemas futuros. Irei pagar até dia 8 a última renda, não iria reaver todo o dinheiro, mas já não era mau de todo, honestamente. É o que dá ter pena das pessoas... Já arranjei casa nova e espero que o próximo senhorio seja mais correcto.

    (Para clarificar a situação: se tudo tivesse corrido bem, eu pagaria 12 rendas até ao último mês. Não usufruí das 2 primeiras rendas e meia que paguei e não paguei um mês, para forçar o senhorio a fazer as reparações.)
    •  
      FD
    • 10 março 2011

     # 4

    Colocado por: zcanão quero recibo do que não paguei, devo pedir que anule o recibo e pedir-lhe uma declaração em como não paguei esse mês por a casa não estar em condições de ser habitada? Tenho testemunhas idóneas do que se passou, mas uma declaração deve ser melhor?

    Isso é indiferente, para que é que lhe serviria?

    Colocado por: zcaCaso queira não pagar a próxima renda, devo informar por carta registada?

    Normalmente, se é como diz, está implícito, não precisa de avisar.

    O procedimento habitual é:
    - no início paga 2 rendas (uma actual, respeitante ao mês em que inicia e uma em adiantado)
    - no final não paga 1 renda

    Por isso, se não pagar a última renda, não está a fazer nada de mal.
 
0.0124 seg. NEW