Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos, já a algum tempo que recorro ao vosso fórum para esclarecer duvidas ou só por curiosidade, geralmente devido a problemas de condomínios.
    Mas agora eu e a minha esposa estamos a pensar construir casa e estamos a fazer os 1ºs esboços do que que pretendemos, por isso nada melhor do que pedir opiniões a quem percebe do assunto. Aqui está um esboço feito feito num programa grátis para planeamento e decoração de casas.
    A casa é suposto ter 2 pisos, um rés de chão, para garagem e arrumações ampla, e 1º andar para habitação.
      geral.jpg
  2.  # 2

Boa noite,

Onde fica o norte?
    O terreno é mesmo plano?

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 3

Bem me parecia que faltava qualquer coisa... o terreno tem um pouco de inclinação, da esquerda para a direita da casa, não faço ideia quantos graus, e o norte ficaria ás 13h quando comparando essa imagem com um relógio.
  4.  # 4

Meta também a planta. O 3D é muito bonito, mas há várias coisas que se vêem muito mal, divisões que não se percebe o que são, tamanhos que se percebem mal. Imagino que partiu de uma planta para fazer o 3d, certo?

Obrigado!
  5.  # 5

Não, planta é com o arquitecto, isto é só um esboço inicial feito por mim. Mas a área de trabalho do software é mais explicita, e pode ser considerada uma planta.
  6.  # 6

Não, planta é com o arquitecto, isto é só um esboço inicial feito por mim. Mas a área de trabalho do software é mais explicita, e pode ser considerada uma planta.
      planta1.jpg
  7.  # 7

Estamos todos conscientes/esperançosos de que a planta será feita pelo arquitecto. Dito isto, penso que vale a pena tecer comentários ao que aqui apresenta como se da planta definitiva se tratasse, certo? Assim você pode repensar opções, etc.

Se concorda, vou ver com atenção e já lhe mando o meu feedback. Aviso já que à partida tenho muito para dizer :-)
  8.  # 8

Exacto, o objectivo é aprender, ter várias opções para além de saber o que posso pedir/viável e o que não.
  9.  # 9

Então aqui vai:

1) Garagem: Tão curta e larga, e com apenas uma porta de acesso? Tem um WC ali? A escada do primeiro piso para a garagem a "estragar" a fachada (quando poderia muito bem estar numa zona interior da casa?)

2) Garagem muito mais pequena que a área do primeiro piso. Pq? Falamos de rc/ e primeiro andar, ou de cave e r/c?

3) Lareira num sítio em que ninguém pode desfrutar dela (i.e., numa zona de passagem da área social?

4) Sala de estar acanhada, sala de jantar demasiado quadrada (dificil de decorar, a nao ser que goste de mesas quadradas para 8/12 pessoas) e a comunicar mal com a cozinha, demasiadas janelas e janelinhas na zona de jantar.

5) Cozinhas abertas devem ter quase obrigatoriamente uma zona fechada associada (despensa, lavandaria, etc). De outra maneira toda a zona social se transforma em "cozinhas".

6) Área de trabalho sem nenhuma tranquilidade e privacidade. Apanha com os barulhos da cozinha e da sala, com a gente a passar de um lado para o outro, com os cheiros.

7) Acesso à varanda de 50m2 apenas pela cozinha? Se é para ser um espaço de convívio e relax, merecia um outro acesso mais nobre.

8) A varanda da sala parece pouco interessante em geral. Nem larga nem estreita, e com aquela curvazinha à là vivenda anos 90.

9) Hall de entrada acanhado, ausência de divisão clara entre corredor da àrea dos quartos e circulação na entrada/àrea social

10) Casa de banho que os seus filhos irão usar diariamente com porta EM FRENTE à porta de entrada. Privacidade? Zero. Terá certamente possibilidade de fazer um wc de serviço, e um outro wc para os seus filhos numa zona mais resguardada da casa

11) Quartos com roupeiros pequenos. Um dos quartos tem a porta a meio de uma parede, o que dificulta muito uma decoração eficiente (acaba-se por entrar directamente para cima da cama)

12) Suite com demasiadas janelas e janelinhas, closet mal pensado (sem qq privacidade ou presença estética) e mal localizado (longe do wc), entrada mal pensada.

13) Depois a juntar a isto haveria que falar da questão da orientação... Se imaginarmos que a sala e escritório estão virados a sul, então a sua varanda de convívio será sombria e fria (e vice-versa). Se a janela da sala de jantar está virada a sul, a suite está virada a norte e será gelada (e vice versa).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JKberna
  10.  # 10

Italiano, é arquitecto ou equiparado? :D
    Bc
  11.  # 11

Muito obrigado pelo feedback, era exactamente o que eu pretendia, criticas constructivas. Um verdadeiro abre olhos para muitas asneiras.
    Entratanto fiz um modelo do design exterior, que espero poder manter apesar da grande revisão que vou fazer ao interior. Como tinha dita o terreno tem um pouco de inclinação, e eu gostava de a poder aproveitar.

Italiano, mais uma vez muito obrigado pela atenção.
      Animation5.gif
  12.  # 12

não pode ter uma escada de caracol não tendo mais nenhuma de tiro(normal), não é permitido.
    a varanda de 50m2 é exagerada, para o contexto.
    já pode começar a procurar arquitecto, com o que tem já consegue exprimir as suas ideias.
  13.  # 13

Colocado por: bcoolItaliano, é arquitecto ou equiparado? :D
    Bc

Sou psicologo, o que me da uma excelente perspectiva sobre como as pessoas vivem nas casas :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bcool
  14.  # 14

E mais cedo ou mais tarde escreverei um livro sobre a psicopatologia da casa mal pensada.
  15.  # 15

Italiano

Só pode estar a gozar ...loool é claro que você é arquiteto!
  16.  # 16

Nao sou nada!

Estou a brincar em relacao as psicopatologias.

Mas sou um psicologo que ja viveu em muitas (mas mesmo muitas) casas, e que gosta de arquitectura, especialmente do ponto de vista da funcionalidade dos espacos.

Se nao acredita, peca para eu lhe fazer um projecto. Vai ver que nao lho farei :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lua_sol
  17.  # 17

Psicólogo...??!!!
    Pois eu diria: Arquitecto e dos bons.

As análises/comentários do "Italiano" e do "marco1", na minha opinião, são do melhor que por aqui se vê quando o tema toca Arquitectura (funcionalidade+conforto+segurança+...).

Se exerce psicologia óptimo que seja tão bom quanto poderia enquanto arquitecto (uma vez mais minha opinião).

Cumprimentos e continue a "esmiuçar" os projectos e projectos a projecto porque ajuda!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano, lua_sol

0.0195 seg. NEW