Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa noite! Sou nova aqui por isso desde já peço compreenção para alguma coisa que diga de errado.
    Tenho 26 anos e estou interessada em comprar a minha 1º casa, ja decidi qual a zona e ja tenho um imovel em vista. O preço ronda os 162500€. É um T2 na zona de Odivelas, com som ambiente, ar condicionado, cozinha totalmente equipada, entre outras caracteristicas, e proximo a comércio, serviços e transportes.
    O meu rendimento bruto anual é de cerca de 20000€, não tenho qualquer encargo com creditos nem despesas mensais por aí alem (visto que ainda vivo com os meus pais).
    O que eu gostaria de saber é se acham possivel obter um credito habitaçao para a compra deste imovel. Possuo cerca de 20000€ que poderia dar de entrada e tenho fiador (o meu pai) que também não tem qualquer encargo com creditos.

    Desde ja, obrigada!
    • 1255
    • 8 março 2011

     # 2

    Cara morenaca,
    se o rendimento que tem é fixo e seguro, tem todas as condições para obter esse crédito. Qualquer banco lhe financia essa compra a 35 ou 40 anos sem problemas. Mesmo com as más notícias que recebemos todos os dias.
    Vá ir ao seu banco e peça uma simulação para ter uma ideia de quanto fica a mensalidade. Tem vantagem em contactar o seu banco primeiro porque como já é cliente eles dão outras condições. Se tiver conta poupança habitação (acho que é assim que lhe chamam) ou outros produtos do género ainda tem mais vantagens. Se não tiver, está na altura de arranjar qualquer coisa assim porque se não comprar casa agora pelo menos já começa a amealhar alguns euros para outra ocasião e vai usufruir dessas vantagens. Informe-se no banco.
    Os bancos financiam uma percentagem do valor do imóvel, creio que 90%. Este valor não quer dizer que seja o valor que vai pagar pela casa mas sim o valor da avaliação feita pelo banco.
    Se conseguir crédito para a totalidade do que vai pagar não hesite, e deixe os 20000 € que tem para uma reserva ou para mobilar a casa. A prestação não deverá ser superir a 400€, depende do prazo.
    Mas vá ao seu banco e fale com o seu gestor de conta para obter melhores informações.
    Boa sorte.
  2.  # 3

    Colocado por: 1255Cara morenaca,
    se o rendimento que tem é fixo e seguro, tem todas as condições para obter esse crédito. Qualquer banco lhe financia essa compra a 35 ou 40 anos sem problemas. Mesmo com as más notícias que recebemos todos os dias.
    Vá ir ao seu banco e peça uma simulação para ter uma ideia de quanto fica a mensalidade. Tem vantagem em contactar o seu banco primeiro porque como já é cliente eles dão outras condições. Se tiver conta poupança habitação (acho que é assim que lhe chamam) ou outros produtos do género ainda tem mais vantagens. Se não tiver, está na altura de arranjar qualquer coisa assim porque se não comprar casa agora pelo menos já começa a amealhar alguns euros para outra ocasião e vai usufruir dessas vantagens. Informe-se no banco.
    Os bancos financiam uma percentagem do valor do imóvel, creio que 90%. Este valor não quer dizer que seja o valor que vai pagar pela casa mas sim o valor da avaliação feita pelo banco.
    Se conseguir crédito para a totalidade do que vai pagar não hesite, e deixe os 20000 € que tem para uma reserva ou para mobilar a casa. A prestação não deverá ser superir a 400€, depende do prazo.
    Mas vá ao seu banco e fale com o seu gestor de conta para obter melhores informações.
    Boa sorte.


    Até tenho medo !!

    20 000€ brutos/ano dá aproximadamente 1.000 liquidos/mes (mais coisa menos coisa).
    Com as condiçoes que apresenta qualquer simulação online não aconselha mais que 120.000€, no balcão poderá conseguir que chegue aos 130.000€ dependendo da capacidade de negociação.

    Uma compra de casa engloba no mínimo impostos, seguros, condominio, agua, luz, gas.
    Faça contas com isso tudo, perca um pouco de tempo e dirija-se a ao seu banco e solicite uma simulação detalhada.
  3.  # 4

    Com um rendimento de 20000€ anuais, aconselho a não pedir um crédito acima de 120.000€.
    A partir daí, as despesas do dia-a-dia aliadas à prestação do crédito, podem tornar-se incomportáveis.

    Existem muitos imóveis a bons preços, em que facilmente conseguirá obter crédito e suportar a prestação...
    •  
      FD
    • 9 março 2011

     # 5

    A taxa de esforço ideal é 25%, isto quer dizer que apenas 25% do seu rendimento líquido (aquilo que efectivamente recebe) deve ser destinada à prestação da casa.
    Esta taxa de esforço pode ser esticada até 33% mas, não é recomendável.

    Com 1.000€ líquidos mês, deve pagar no máximo, 333€ de prestação mensal, mais do que isso é arriscar... os valores que lhe deram imediatamente acima são realistas.
    Sendo esta a sua primeira casa, aconselho-a a comprar algo usado ou melhor, a arrendar nestes primeiros tempos para poder ver e analisar tudo a que dará importância numa compra mais séria.
  4.  # 6

    Desde já obrigada pelos esclarecimentos.
    Tenho noçao que a taxa de esforço seria bastante elevada mas de facto gostei bastante deste apartamento e ao comprar este imovel agora, o meu intuito não era, no imediato, ir viver para lá. Daqui a +/- um ano sim, iria então viver para a minha casa, juntamente com outra pessoa, que dividiria os encargos comigo. Assim, neste momento, o meu principal encargo seria apenas a prestaçao da casa.
    Por esse mesmo motivo, arrendar não é uma hipotese. Também já visitei outors imoveis novos e usados e não gostei de nenhum em especial a não ser este (pode-se dizer que sou um bocadinho esquesita :S).
    Acham que mesmo assim não conseguirei a aprovaçao do crédito??!!!
  5.  # 7

    Boas,

    O "não" está-lhe garantido. Se quer de facto, tem (deve) ir pelo menos a 3 bancos e pedir propostas para o que necessita.

    Como já aqui referiram, deve apontar para um empréstimo em que a sua renda deverá rondar os 25 a 33% do seu rendimento. Mais do que isso e em caso de subida de juros (a questão não é se vão, é mesmo quando e no próximo mês de Abril deve estar aí a primeira mexida de 0,25%) e com ordenados a variarem pouco de ano para ano, é um risco enorme (em teoria, devia ter possibilidade de poupar ainda depois de contrair o empréstimo para poder amortizar a dívida nos primeiros 20% do tempo de duração do empréstimo).

    Se de facto for com outra pessoa, as contas são as mesmas, mas nesse caso então deve apontar mesmo para os 25% e não mais.

    Boa sorte
    •  
      FD
    • 10 março 2011 editado

     # 8

    Colocado por: morenacaAcham que mesmo assim não conseguirei a aprovaçao do crédito?

    Independentemente de conseguir ou não, não sei se está realmente a perceber o que lhe estamos a dizer: qualquer alteração mínima na sua vida (desemprego? separação? doença?) ou no contexto da mesma (taxas de juro? aumento de impostos? aumento do custo de vida?) pode lhe criar um problema GRAVE.

    Veja aqui alguns testemunhos de quem está AFLITO e tem que entregar a casa ao banco porque não tem dinheiro para a pagar: https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=entregar&Type=Topics&btnSubmit=Pesquisar

    Acredito que esteja ansiosa por começar uma vida diferente mas, os "azares" não acontecem só aos outros. Portugal está cheio de pessoas como a morenaca que se arrependem seriamente da decisão que está prestes a tomar...
    Veja lá se o sonho não se transforma num pesadelo.
 
0.0141 seg. NEW