Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    sou visitante assíduo deste fórum e devo dizer que é um lugar fantástico e muito útil, por vezes surgem dúvidas onde apenas um universo maior como este fórum poderá responder, se nos cingirmos apenas aquilo que nos rodeia fisicamente então dificilmente conseguimos progredir na nossa sabedoria, este fórum é sem duvida um local de sabedoria onde todos nós podemos aprender mais e mais.

    posto isto o meu muito obrigado a todos os que mantêm vivo este fórum.

    Assim sendo passo a solicitar a vossa opinião sobre o projecto que estou a "esboçar" para a minha futura moradia, área útil 205m2 (varandas não incluídas).

    O que acham sobre os espaços?

    A disposição dos quartos (virados a nascente)?

    O piso é apenas térreo, a garagem é à parte, o terreno tem cerca de 800m2, não quero cave para reduzir os custos, estava a pensar num anexo tipo hangar para poder mexer no carro ou ter as minhas ferramentas à vontade, ou ter lenha para o churrasco etc, resumindo um hangar para trabalho e arrumos. Mas qual a vossa opinião?

    relativamente ao sotão estava a pensar apenas em meter cobertura sem laje de tecto para poupar, o que acham valera a pena fazer sotão para mais tarde aproveitar? se não deitar laje, nunca mais a coloco por isso tenho de pensar muito bem, sendo que em 200m2 pouparia uns 18 mil euros.

    Chutem as vossas opiniões, em anexo está a planta da moradia.

    Abraços e muito obrigado pela atenção.
  2.  # 2

    boa tarde
    Colocado por: fnunesA disposição dos quartos (virados a nascente)?

    em geral sim, mas depende de quem os vai utilizar, há pessoas que usam os quartos para além de dormir e querem luz pela tarde em vez(ou também) de pela manhã.

    Colocado por: fnunesMas qual a vossa opinião?

    parece-me bem desde que bem estudado esse hangar""

    Colocado por: fnunesrelativamente ao sotão estava a pensar apenas em meter cobertura sem laje de tecto para poupar, o que acham valera a pena fazer sotão para mais tarde aproveitar? se não deitar laje, nunca mais a coloco por isso tenho de pensar muito bem, sendo que em 200m2 pouparia uns 18 mil euros.

    se quer optar por cobertura inclinada e não utilizar esteticamente e fisicamente o pé direito, é conveniente fazer laje de tecto, mesmo que não use sótão.

    Colocado por: fnunesO que acham sobre os espaços?

    sobre os espaços, em geral mal, quem lhe fez o desenho?
    a suite parece um labirinto, com aqueles corredores
    a wc geral, desaproveita espaço, em termos de rgeu até infringe pelo comprimento excessivo em relação à largura.
    o hall é minúsculo
    a disposição das camas nos quartos pequenos não é a correcta deve ser rodada a 90º.
    e sobretudo com essa disposição de hall/salas/corredor consegue um cruzamento de acessos em cruz que complicam a circulação, e dividem os espaços onde não devia ser dividido.(onde tem uma circunferencia)
    contrate um arquitecto é o melhor que pode fazer neste momento, tem ai graves erros de organização, o principal a circulação de entrada do qual já falei e que compromete tudo o resto.
  3.  # 3

    Acho piada que proporcione melhores acomodações aos seus "eventuais" hóspedes, do que os os ocupantes habituais da sua casa.
  4.  # 4

    Colocado por: rjmsilvaAcho piada que proporcione melhores acomodações aos seus "eventuais" hóspedes, do que os os ocupantes habituais da sua casa.



    Boa tarde, efectivamente tem toda a razão, mas provavelmente deveria ter contado a minha vida toda, pronto mas lá vai a razão do que você acha piada, simplesmente a minha esposa não é portuguesa, conheci quando estive a fazer programa Erasmus, assim sendo, tem avós, pais, irmãos e amigos, não será que merecem quando cá estiverem pelo menos que se dê boas condições? na reforma vão estar cá meses é normal que queira dar as melhores condições e privacidade a eles você não dava?

    Não considero os outros quartos assim tão maus, eu tive 1 quarto com 12m2 a partilhar com mais 2 irmãos e não morri.

    Amigo assim provavelmente já não tem tanta piada.

    Cumps.
  5.  # 5

    fnunes,

    Também pode ter uma casa com 100m² e não morre na mesma.
    A questão é saber se quer uma boa vivencia da casa que consiga suportar todas as necessidades por si provenientes.
    Não se pode agarrar a preconceitos, mas sim libertar-se deles.

    Afinal vai ser a sua casa, quer os outros gostem ou nao.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  6.  # 6

    fnunes

    isso como ponto de partida até tem potencial, resta-lhe agora contactar um arquitecto para "desenhar" como deve ser esse seu esquema, pois como deve entender tem ai espaços mal divididos e alguns erros ao nivel funcional.
  7.  # 7

    Oica la... nao precisa responder de forma tao passivo-agressiva. O rjmsilva tem muita razao no comentario que fez.

    Faz muito bem em proporcionar conforto a familia e amigos da sua mulher estrangeira. Mas pode tambem proporcionar ainda mais conforto a quem vai usar os quartos todos os dias, e nao apenas alguns meses ao ano.

    Eu fui criado numa casa om 50m2 e nao morri. Agora, se me metesse a construir, reproduziria uma situacao incomoda so pq sobrevivi a ela? Obvio que nao.

    Voce se calhar esta preocupado em nao ultrapassar um X de metros quadrados, mas saiba que poderia ter quartos maiores se repensasse outras areas da casa, como a sala e a distribuicao dos quartos.

    Dito isto, concordo com o marco1 em dizer que existe potencial e ideias organizadas para entregar a um arquitecto.

    Para finalizar, duas provocacoes:

    1) Alguem que me corrija se estiver errado, mas casas terreas nao tem varandas, mas sim alpendres.

    2) is da suite com duas banheiras? para ele e para ela? :-)

    ps: peco desculpa pela falta de acentuacao e de alguns caracteres, mas estou fora do pais hoje.
  8.  # 8

    Desde já obrigado pelas dicas.

    Colocado por: fernando gabrielboa tarde

    em geral sim, mas depende de quem os vai utilizar, há pessoas que usam os quartos para além de dormir e querem luz pela tarde em vez(ou também) de pela manhã.


    parece-me bem desde que bem estudado esse hangar""


    se quer optar por cobertura inclinada e não utilizar esteticamente e fisicamente o pé direito, é conveniente fazer laje de tecto, mesmo que não use sótão.
    Sim é cobertura inclinada, estava a pensar numa cobertura inclinada com subtelha e tecto falso em pladur com o respectivo isolamento térmico, mas não sei se resultara 100% ou se irei necessitar do sotão mais tarde, provavelmente posso sempre optar parcialmente, a ideia do projecto foi fazer 3 módulos, mas acho que encolhi demais.


    sobre os espaços, em geral mal, quem lhe fez o desenho?
    Fui eu

    a suite parece um labirinto, com aqueles corredores
    Concordo, o objectivo era não dar logo com os olhos na cama, tenho de repensar isto.

    a wc geral, desaproveita espaço, em termos de rgeu até infringe pelo comprimento excessivo em relação à largura.
    Não estou completamente familiarizado com o Rgeu, não estou no licenciamento de obras :( se alguém me quiser ajudar com essas relações senão tenho de ir ver essa parte ao rgeu.

    o hall é minúsculo
    talvez este não seja a melhor forma de chamar a essa área porque na verdade no meu pensamento o hall de entrada é logo a seguir a esse pequeno compartimento onde apenas serve para deixar os casacos e limpar por exemplo os sapatos, no fundo não existe verdadeiramente um hall, tenho como objectivo por exemplo colocar mosaico nesse local, não tenho um hall definido, e isto vem na sequência do tal cruzamento que fala logo a seguir.

    a disposição das camas nos quartos pequenos não é a correcta deve ser rodada a 90º.
    Sim correcto coloquei dessa forma para não estar virada a cama para Norte, vivo numa zona em que se pode ver o mar a frente e as montanhas a trás :) vou alterar.

    e sobretudo com essa disposição de hall/salas/corredor consegue um cruzamento de acessos em cruz que complicam a circulação, e dividem os espaços onde não devia ser dividido.(onde tem uma circunferencia)
    Aqui a ideia era essa mesmo essa, criar uma zona de ponto de encontro, uma zona ampla, sem divisões ou paredes de pladur a separar as áreas, a circulação era mesmo para se fazer nesse local, existe alguma regra para que não possa ser assim?

    contrate um arquitecto é o melhor que pode fazer neste momento, tem ai graves erros de organização, o principal a circulação de entrada do qual já falei e que compromete tudo o resto.

    vou contratar mas não nesta fase, considero que existem alguns detalhes mas não erros graves, provavelmente para querer ganhar 20m2 estraguei as restantes áreas, tenho de rever isso.


    O terreno é relativamente plano, 2 socalcos, entre a cota da frente e lá atrás 4m, mas sim vou ter algumas movimentações de terras, até porque o muro da frente junto ao arruamento quero que tenha 3m.

    Um dos meus objectivos também foi dar arejamento natural a todas as I.S.

    Em anexo um esboço da área do terreno e mais alguns detalhes.
  9.  # 9

    Colocado por: ItalianoOica la... nao precisa responder de forma tao passivo-agressiva. O rjmsilva tem muita razao no comentario que fez.

    Faz muito bem em proporcionar conforto a familia e amigos da sua mulher estrangeira. Mas pode tambem proporcionar ainda mais conforto a quem vai usar os quartos todos os dias, e nao apenas alguns meses ao ano.
    Isso obrigava a uma área maior, não considero importante ter IS nesses quartos é uma opinião minha, provavelmente podia optar uma uma divisão com abertura para os dois quartos é uma opção, mas confesso que não gosto muito, e claro teria de ter pelo menos um IS que cumprisse com as acessibilidades.

    Eu fui criado numa casa om 50m2 e nao morri. Agora, se me metesse a construir, reproduziria uma situacao incomoda so pq sobrevivi a ela? Obvio que nao.
    Claro que não mas como disse acho um quarto com 12m2 + roupeiro embutido muito bom.

    Voce se calhar esta preocupado em nao ultrapassar um X de metros quadrados, mas saiba que poderia ter quartos maiores se repensasse outras areas da casa, como a sala e a distribuicao dos quartos.
    Sim provavelmente foi isso mesmo porque já estive com 225m2 e reduzi para 205m2 tenho de repensar isto.

    Dito isto, concordo com o marco1 em dizer que existe potencial e ideias organizadas para entregar a um arquitecto.

    Para finalizar, duas provocacoes:

    1) Alguem que me corrija se estiver errado, mas casas terreas nao tem varandas, mas sim alpendres.
    Se tiver guarda metálica ou em madeira não é varanda? boa questão alpendre é apenas junto à sala de jantar e junto à lavandaria, os outros devido ao declive provavelmente vai levar guarda metálica com vidro.

    2) is da suite com duas banheiras? para ele e para ela? :-)
    :) não é uma banheira simples mas sim dupla, e o outro é base de duche para o dia dia

    ps: peco desculpa pela falta de acentuacao e de alguns caracteres, mas estou fora do pais hoje.
  10.  # 10

    Colocado por: adarqfnunes,

    Também pode ter uma casa com 100m² e não morre na mesma.
    A questão é saber se quer uma boa vivencia da casa que consiga suportar todas as necessidades por si provenientes.
    Não se pode agarrar a preconceitos, mas sim libertar-se deles.

    Afinal vai ser a sua casa, quer os outros gostem ou nao.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]


    Concordo, é uma casa que vai ser minha, mas para quem me trata sempre tão bem, só tenho uma forma de retribuir é quando vierem cá não terem de ir para o hotel, é legitimo, quero que gostem de cá estar e tenham o máximo de conforto possível e privacidade, tal como disse quartos simples com 12m2 + 1 roupeiro embutido não é tão mau quanto isso, a questão do wc tem como objectivo obrigar também os filhos saírem do quarto.

    Também não meti portas a dar para a rua por opção, não para ser mais barato.

    Abc e obrigado pela atenção e opinião.
  11.  # 11

    E garagem?
    Não vai colocar?
    Onde se situa a frente de rua?

    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  12.  # 12

    Colocado por: fnunes

    a questão do wc tem como objectivo obrigar também os filhos saírem do quarto.

    Também não meti portas a dar para a rua por opção, não para ser mais barato.

    .


    Nao percebi a segunda frase, nao quis perceber a primeira. Pode esclarecer?
  13.  # 13

    Colocado por: adarqE garagem?
    Não vai colocar?
    Onde se situa a frente de rua?

    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]



    veja o ultimo anexo, a entrada para a garagem é pela esquerda e a garagem fica no fundo atrás da casa.

    Abc
  14.  # 14

    Julgo que deveria reorganizar espaços.

    As zonas de circulação estão um pouco descontroladas. E já reparou que para ir para o escritório tem de atravessar a sala?
    É essa a intenção?

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    • fnunes
    • 8 março 2011 editado

     # 15

    Colocado por: Italiano

    Nao percebi a segunda frase, não quis perceber a primeira. Pode esclarecer?


    my mistake, já respondi a seguir, não sei como se apaga este, sorry.

    cumps
  15.  # 16

    Colocado por: Italiano

    Nao percebi a segunda frase, nao quis perceber a primeira. Pode esclarecer?



    Tenho um amigo que tem um filho ele tem pc/portatil no quarto e wc privativo quase não sai do quarto, ou melhor só sai para comer e para ir tomar café ao exterior, quero dizer com este exemplo é que é mais uma situação para obrigar os filhos a saírem dos quartos, mais que nunca hoje em dia passa-se que eles metem-se nos quartos o tempo todo, logo o objectivo é também condicionar essa "estadia" nos quartos, para mim faz todo o sentido que assim seja, atenção é uma opinião minha apenas.

    Em relação a segunda é na sequência dos extras do quarto para hospedes e nos quartos simples, coloquei janela e não portada por uma questão de opção e não por uma janela ser mais barata que uma portada, confesso que também não gosto muito de ter portas para o exterior a partir de quartos dos filhos preconceitos? talvez...

    cumprimentos.
  16.  # 17

    Colocado por: adarqJulgo que deveria reorganizar espaços.

    As zonas de circulação estão um pouco descontroladas. E já reparou que para ir para o escritório tem de atravessar a sala?
    É essa a intenção?

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]


    Olá viva André, sim o objectivo é ser uma sala ampla onde o sofá tal como está nesse desenho seja quem faça a "separação" do local onde vai estar a tv e o recuperador de calor por exemplo, um corredor mas amplo, o escritório foi colocado aí com o propósito de ficar num lugar mais recatado. Mas sim tenho de ver melhor esses detalhes.

    O regulamento do meu concelho não permite frente com +20metros +portanto não posso alargar mais para os lados.

    cumps e obrigado pela ajuda.
  17.  # 18

    Bom dia

    Caro fnunes, acho que lhe estão a vender o peixe errado, ou seja dizem-lhe para aumentar os quartos 1 e 2, e reduzir o quarto de hospedes, no entanto penso que isso não é uma questão de arquitectura, apenas de opções. Cada um è que sabe como quer vivenciar a casa, charamaram-lhe a atenção para esse facto, agora se isso é prepositado é uma opção sua e legítima.

    No entanto acho que deveria procurar arquitecto já nesta fase, pois tem de facto muitos pontos a resolver, não são apenas pequenos detalhes. Procure arquitecto já e vai ver que lhe vai compensar a nível de qualidade de desenho que resulto no aumento da auqlidade de vida dos seus ocupantes.

    boa sorte e cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  18.  # 19

    Caro doisarquitectos, desde que esteja dentro dos regulamentos, tudo o resto são opções, mesmo as questões que você diz que falta resolver na planta apresentada.
    Fui eu que falei na questão do quarto de hóspedes, mas após a explicação do fnunes entendi as motivações dele, embora possa discordar e ver as coisas de forma diferente.
    Não obstante, concordo que deve contratar um arquitecto e juntamente com ele conseguir a casa que responde às suas necessidades.
 
0.0192 seg. NEW