Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    A minha casa não estava preparada para ter painel solar e, até há uns meses, o esquentador e o exaustor partilhavam a única conduta de exaustão que subia pela chaminé.

    Quando vieram fazer a instalação do painel solar no telhado (termossifão), os técnicos disseram-me que o calor do escape do esquentador poderiam queimar ou derreter os dois tubos (brancos, finos e de plástico/borracha) que levam e trazem a água do painel. Por isso retiraram e deixaram solto o tubo de escape do esquentador e disseram-me que a solução passava por fazer um buraco na parede da cozinha e ligar o escape por aí directamente ao exterior.

    Uso muito pouco o esquentador (só o ligo de mês a mês para não se estragar porque o painel solar mesmo quando não há sol, aquece a água através de resistência eléctrica) mas quando o faço limito-me a abrir a janela e apontar o tubo de escape do esquentador nessa direcção.

    Não há mesmo nenhuma maneira para voltar a colocar o tubo de escape do esquentador na mesma conduta/chaminé que os tubos do painel solar? Não há nenhum material que revestindo os tubos do painel os proteja do calor do esquentador?

    Obrigado



  2.  # 2

    Colocado por: ace.crashQuando vieram fazer a instalação do painel solar no telhado (termossifão), os técnicos disseram-me que o calor do escape do esquentador poderiam queimar ou derreter os dois tubos (brancos, finos e de plástico/borracha) que levam e trazem a água do painel. Por isso retiraram e deixaram solto o tubo de escape do esquentador e disseram-me que a solução passava por fazer um buraco na parede da cozinha e ligar o escape por aí directamente ao exterior.


    É curioso como o instalador colocou a questão, senão vejamos:

    - Em primeiro lugar o tubo que vem do solar devia estar isolado e não está, reflectindo em percas térmicas.

    - Por outro lado existe manga de proteção resistente a estas temperaturas (isolamento da Armstrong) que evita este tipo de problema.

    -O tubo utilizado pela foto é de multicamada, é resistente a temperaturas máximas de 90o o que pode verificar e está escrito no próprio tubo, existe tubo no mercado passível de suportar maiores temperaturas e com boas garantias, como não conheço a marca utilizada não me vou pronunciar, contudo devo dizer que nunca tive este tipo de problema uma vez que utilizo tubo certificado e de máxima garantia.

    - Então como se passará na altura do Verão em que a tubagem pode atingir temperaturas acima dos 110o ou mais?
    Neste caso jã não derrete! Só há uma forma de ultrapassar esta situação é colocar uma válvula termostática á saida do acumulador solar que inclusivé é obrigatório, verifique se existe esta válvula! Porque senão preocuparam-se pelos fumos do esquentador e exaustor e não se preocuparam com a tubagem que pode inclusivé arrebentar e derreter.

    - Por outro lado, pela experiência, os gases da exaustão dissipam-se que raramente poderá acontecer esta situação descrita. teria mais preocupação, se em vez do esquentador fosse uma caldeira, aí sim, a preocupação seria maior.

    - Existe formas de isolar a tubagem até com fita de aluminio se pode resolver, se colocamos fita de aluminio na saida do esquentador com tubo de exaustão e ela não derrete, pode-se perfeitamente isolar o tubo da água fria que leva ao painel.

    - Mas cuidado o tubo da água quente tem que ser isolado com manga UV ou semelhente, ´é cara pois é, mas aqui se vê o bom profissionalismo.

    Cumprimentos
    -
  3.  # 3

    "manga de proteção resistente a estas temperaturas (isolamento da Armstrong) que evita este tipo de problema"
    "existe tubo no mercado passível de suportar maiores temperaturas e com boas garantias"
    "Existe formas de isolar a tubagem até com fita de aluminio se pode resolver"
    "o tubo da água quente tem que ser isolado com manga UV ou semelhente"


    Sabe onde posso adquirir esse material na zona do Algarve? Cumprimentos
  4.  # 4

    Colocado por: ace.crash
    Sabe onde posso adquirir esse material na zona do Algarve? Cumprimentos


    Em qualquer loja/armazenista de materiais de canalização, sabendo o diâmetro do tubo se 16 ou 20 compra isolamento proprio, sugiro que seja da Armstrong mas não o Tubolit (cinzento) compre do preto tipo esponja e para o exterior da chaminé ao painel o bramco resistente aos raios UV.

    Qualquer dúvida disponha!

    Cumprimentos

    Cumprimentos
 
0.0121 seg. NEW