Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Antes de mais os meus parabéns pelo forúm que, para quem procura informação sobre construir uma casa, é quase um serviço público.

    Gostaria de colocar duas questões para as quais ainda não encontrei resposta:

    Eu gostaría de adquirir uma casa antiga a necessitar de recuperação, efectuar as respectivas obras de reabilitação. Este processo sai muito dispendioso ? Houve quem comentasse que os preços são exorbitantes e seria melhor adquirir um terreno e construir uma casa de raíz.

    Alguns dos comentários deixados neste forúm realçam a importância na contratação da empresa de construção civil e este pode ser uma decisão determinante para o sucesso ou insucesso do projecto, existe alguma certificação reconhecida a nível nacional de boas práticas destas empresas?

    Obrigados,
    Alexandra
  2.  # 2

    Às tantas mais vale começar de novo, mas só dependendo do estado da habitação, cada caso é um caso. Mas lembre-se que uma reabilitação não é uma coisa nova. Com o passar dos anos mais depressa comprova isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A. Maia
  3.  # 3

    bem isso tem muito que se lhe diga..é um processo que é dificil saber se sai mais caro ou não. nós temos muita experiencia em reabilitações e digo lhe que ja encontrei reconstruções a varios preços. desde obras em que existiam só as paredes exteriores, ate áquelas construções mais recentes tipo com 50 anos em que mudamos quase tudo menos a estrutura. Que é o que normalmente fica. agora se a casa for mto antiga terá que fazer nova estrutura e isso claro vai encarecer o orçamento.se for uma reconstrução de uma obra mais recente tem de ter em conta a estrutura. ver se aguenta com as novas obras a fazer, e nao perde nada em fazer um reforço desta. ja tive casos em que a casa tinha 50 anos e tivemos que reforçar a estrutura toda.e isso tem um preço tambem. agora tudo depende de obra para obra.mas na minha opinão pessoal, acho que gasta o mesmo valor a reconstruir, ou a construir de novo.e lembre se que agora com as novas leis sobre a energias, as obras ja tem de ter isolamento termico em condições coisa que ha 10 anos era inexistente.e isso em reconstruções tambem é mais um valor a somar.
    mas imagine se o terreno ja for seu e a casa dos seus avos ou assim algo parecido , ja é outro caso. agora tar a comprar casas velhas e terreno , só mesmo se for um preço em conta, e gostar mos mesmo do terreno ou assim..qualquer coisa disponha.
    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A. Maia
  4.  # 4

    Agradeço os vossos comentários.

    Têm razão a reabilitação não é coisa nova, mas parece-me restrito a quem disponha de uma boa quantia de capital, o que também não é novo.

    Não tenho nada a herdar, felizmente nem dívidas. Teria que comprar a tal casa velha e o terreno, dir-se-ia assim numa visão mais romantista do que económico-financeira.
    O dificil é avaliar o que pode ser reconstruído, não me refiro a quatro paredes, mas uma casa com idade que necessitaria um pouco mais que cosmética para lhe ser devolvida dignidade.

    No entanto se me comenta que às vezes se pode gastar o mesmo, agarro-me a essa possibilidade e fico mais contente...
  5.  # 5

    Antes de mais, convem saber caso opte por demolir, se poderá novamente edificar. Se pretende também recorrer a credito, será muito mais facil reconstruir o existente, mesmo que "practicamente" construa do zero,mantendo as medidas existentes.
    Existem inumeros factores que apenas conhecendo o caso, se poderá emitir uma opinão precisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A. Maia
  6.  # 6

    Colocado por: A. MaiaEu gostaría de adquirir uma casa antiga a necessitar de recuperação, efectuar as respectivas obras de reabilitação. Este processo sai muito dispendioso ? Houve quem comentasse que os preços são exorbitantes e seria melhor adquirir um terreno e construir uma casa de raíz

    A reabilitação só é mais económicas, caso as mexidas na estrutura sejam minimas ou seja de todo impossivel demolir por razões sentimentais ou arquitectónicas. Mas isto são tudo generalidades e na prática, só vendo o que se está a falar, de outro modo é mandar palpites.

    A reabilitação é daqueles sectores, onde não é possivel aplicar regras, tabelas e afins, é o bom senso e a experiência que nos dizem o que fazer.

    Colocado por: A. MaiaAlguns dos comentários deixados neste forúm realçam a importância na contratação da empresa de construção civil e este pode ser uma decisão determinante para o sucesso ou insucesso do projecto, existe alguma certificação reconhecida a nível nacional de boas práticas destas empresas?

    A unica certificação que existe é o alvará do empreiteiro conter a autorização para trabalhar na subcategoria 10 da 1ª categoria - Património, mas aqui apenas se justifica, caso o edificio não seja com estrutura em betão.

    Legalmente, apenas as empresas de construção civil podem fazer obras, se vale a pena contractar uma ou não? Sou empreiteiro e sinceramente não digo nada, depende da empresa, não é a certificação que diz o que quer que seja. Infelizmente as certificações sejam elas de empresas, de projectistas ou do que quer que seja, não garantem nada porque nada é controlado.

    Para o ajudar, terá de ser mais especifico naquilo que quer fazer e uma fotografia fazia milagres
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A. Maia
 
0.0132 seg. NEW