Bom dia, Este tópico vem no seguimento de outro que eu já tinha iniciado, mas como não o consegui editar para o "actualizar" resolvi criar este novo. Passa-se o seguinte: O projecto de moradia que entrou na câmara para construção de uma moradia prevê as seguintes paredes/isolamentos: Tijolo de 11cm + wallmate de 4cm + caixa de ar de 4cm + tijolo de 11cm. Mas, para melhorar o isolamento acústico pensei efectuar em obra: Tijolo de 11cm + wallmate de 8cm + caixa de ar de 4cm + tijolo de 15cm. O problema é que ficará a transgredir em 8cm a distância das paredes aos muros exteriores.
Haverá de facto um melhoramento significativo em termos de isolamento entre a parede de 30cm e a de 38? Obrigado
Colocado por: GexS Além disso, a realidade do projecto térmico é: Reboco 2+2cm; Tijolo 9+11cm; caixa de ar 3cm; wallmate 3cm.
Em termos térmicos e acústicos esta parede tem alguma eficiência?
Boas, já passou quase um mês e isto caiu no esquecimento, mas eu gostava realmente de obter uma opinião sobre este tema. Uma parede de 30cm=Reboco 2+2cm; Tijolo 9+11cm; caixa de ar 3cm; wallmate 3cm tem boa eficiência em termos térmicos e acústicos?
Outra pergunta: o que tem mais influência em termos acústicos e térmicos, a largura do tijolo ou a espessura do wallmate? Obrigado
Em teoria, se aumentar a espessura do tijolo indefinidamente vai ter um isolamento soberbo. A mesma coisa para o isolamento. A "arte" está em conjugar ambos para conseguir o efeito pretendido com uma espessura total apropriada. Por outras palavras, use tijolo de 11 cm ou superior. A espessura do isolamento? Deixe isso para quem lhe vai fazer o respectivo projecto, é a única maneira de ter uma resposta correcta.
José, o projecto já está feito e o resultado foi esse: Reboco 2+2cm; Tijolo 9+11cm; caixa de ar 3cm; wallmate 3cm Este tema já foi discutido noutro tópico: o projecto foi feito e o meu arquitecto aumentou a espessura da parede no caderno de encargos, mas não o alterou nos projectos porque dava muito trabalho. Ou seja ficou uma borrada. A minha alternativa seria aumentar um dos tijolos e aumentar a parede para dentro para não estar a incorrer em ilegalidades na distância das paredes à via pública. Nessa altura fazia-se uma alteração ao projecto térmico e acústico (os vidros também serão diferentes daqueles que aparecem no projecto - mais grossos). Suponho que esse tipo de alteração Engrossar tijolos e vidros só irá melhorar as prestações térmicas e acústicas, e nunca piorar. Daí ter perguntado o que valeria mais aumentar, se a espessura do tijolo ou do wallmate.