Iniciar sessão ou registar-se
    • Gex
    • 9 março 2011

# 1

Bom dia,
    Este tópico vem no seguimento de outro que eu já tinha iniciado, mas como não o consegui editar para o "actualizar" resolvi criar este novo.
    Passa-se o seguinte: O projecto de moradia que entrou na câmara para construção de uma moradia prevê as seguintes paredes/isolamentos:
    Tijolo de 11cm + wallmate de 4cm + caixa de ar de 4cm + tijolo de 11cm.
    Mas, para melhorar o isolamento acústico pensei efectuar em obra:
    Tijolo de 11cm + wallmate de 8cm + caixa de ar de 4cm + tijolo de 15cm.
    O problema é que ficará a transgredir em 8cm a distância das paredes aos muros exteriores.

Haverá de facto um melhoramento significativo em termos de isolamento entre a parede de 30cm e a de 38?
    Obrigado
  1.  # 2

Tijolo de 11cm + wallmate de 8cm + caixa de ar de 4cm + tijolo de 15cm
    O wallmate é mesmo de 8 cm????
    • Gex
    • 10 março 2011

# 3

Sim, 8cm foi a proposta do Arq para compensar a parede do projecto térmico. Agora já me fala em 4cm...

Além disso, a realidade do projecto térmico é: Reboco 2+2cm; Tijolo 9+11cm; caixa de ar 3cm; wallmate 3cm.

Em termos térmicos e acústicos esta parede tem alguma eficiência?
    • Gex
    • 5 abril 2011

# 4

Colocado por: GexS
    Além disso, a realidade do projecto térmico é: Reboco 2+2cm; Tijolo 9+11cm; caixa de ar 3cm; wallmate 3cm.

Em termos térmicos e acústicos esta parede tem alguma eficiência?

Boas, já passou quase um mês e isto caiu no esquecimento, mas eu gostava realmente de obter uma opinião sobre este tema. Uma parede de 30cm=Reboco 2+2cm; Tijolo 9+11cm; caixa de ar 3cm; wallmate 3cm tem boa eficiência em termos térmicos e acústicos?

Outra pergunta: o que tem mais influência em termos acústicos e térmicos, a largura do tijolo ou a espessura do wallmate?
    Obrigado
  2.  # 5

Em termos térmicos é fraca. Por motivo diverso não acho apropriado o tijolo de 9 cm.

José Cardoso
    • Gex
    • 5 abril 2011

# 6

Mas o que influencia mais, o tijolo ou o wallmate?
  3.  # 7

Em teoria, se aumentar a espessura do tijolo indefinidamente vai ter um isolamento soberbo. A mesma coisa para o isolamento. A "arte" está em conjugar ambos para conseguir o efeito pretendido com uma espessura total apropriada. Por outras palavras, use tijolo de 11 cm ou superior. A espessura do isolamento? Deixe isso para quem lhe vai fazer o respectivo projecto, é a única maneira de ter uma resposta correcta.

José Cardoso
    • Gex
    • 5 abril 2011

# 8

José, o projecto já está feito e o resultado foi esse: Reboco 2+2cm; Tijolo 9+11cm; caixa de ar 3cm; wallmate 3cm
    Este tema já foi discutido noutro tópico: o projecto foi feito e o meu arquitecto aumentou a espessura da parede no caderno de encargos, mas não o alterou nos projectos porque dava muito trabalho. Ou seja ficou uma borrada. A minha alternativa seria aumentar um dos tijolos e aumentar a parede para dentro para não estar a incorrer em ilegalidades na distância das paredes à via pública. Nessa altura fazia-se uma alteração ao projecto térmico e acústico (os vidros também serão diferentes daqueles que aparecem no projecto - mais grossos). Suponho que esse tipo de alteração Engrossar tijolos e vidros só irá melhorar as prestações térmicas e acústicas, e nunca piorar. Daí ter perguntado o que valeria mais aumentar, se a espessura do tijolo ou do wallmate.
  4.  # 9

Alguém me sabe dizer se o EGGER Solution 7mm - Carvalho Windsor 1 régua classificação: 31 (woodline) é AC4 ou AC3 ????

Se eu só tiver 10mm de espaço até à soleira da porta ainda posso colocar flutuante de 8mm? Mesmo com duas telas uma de 1mm e outra de 3mm????
  5.  # 10

Enganei-me no tópico...
    Só por curiosidade em que zona é a casa?
    Quantos cm de roofmate colocou no telhado?

Na minha modesta opinião nas paredes devia no mínimo levar 5 cm

0.0095 seg. NEW