Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas!

Aconselharam-me a utilizar reboco hidrofugado para rebocar as paredes exteriores e interiores de uma casa antiga que estou a remodelar. A casa é térrea e tem algumas paredes em alvenaria de pedra com argamassa e outras em tijolo/cimento. Em algumas paredes notam-se humidades ascendentes/descendentes e algum salitre. (retirei recentemente o reboco do WC que estava bastante solto e um ou outro tijolo tinham uns cristais brancos - é normal ?)
    Vou tomar medidas para acabar/reduzir as humidades mas fui aconselhado a reparar as partes a "picar" com reboco hidrofugo.

- o reboco hidrofugo não irá impermeabilizar demasiado as paredes ? as paredes antigas devem poder "respirar". As fichas técnicas dizem que este reboco tem permeabilidade ao vapor de água, mas será esta suficiente?

- Quando o reboco exterior não precise de reparação, devo colocar reboco hidrofugo no interior? Não irá ajudar a "prender" a humidade dentro da parede?

- Para posteriormente colocar azulejos, será este reboco indicado?

Obrigado a todos

Cumprimentos
    Concordam com este comentário: sergiotony
  2.  # 2

Bom dia Anonimo16062021,

Obrigado pelo seu comentário... é disto que a gente precisa...
    Sou apologista de fazer a recuperação utilizando materiais o mais tradicionais possiveis, claro que tendo em conta a durabilidade e custo dos mesmos...
    Sou um "curioso" nestes assuntos e estou a empreender uma tarefa que me parece gigantesca, mas passo a passo com calma e aprendendo hei-de lá chegar...
    Talvez me possa esclarecer alguns pontos:

Tenho paredes de tijolo que terão sido acrescentadas aquando de umas remodelações que a casa levou mais ou menos nos anos 50 ou 60 e paredes de pedra com uma argamassa barrenta que serão as originais. O reboco que têm parece-me todo igual. Estive a retirar o reboco das paredes de tijolo do WC, que na sua maior parte sai com facilidade e parece que praticamente não está colado ao tijolo (na parte das juntas de assentamento agarrou bem). Algumas partes do reboco estão bastante agarradas e quando saem trazem pedaços de tijolo atrás. O WC tem uma parede de pedra em que o reboco também tem algumas rachas, abri um pouco e ao que me parece terá levado um chapisco logo por cima do reboco antigo (massa amarela que se esfarela) e depois reboco igual ao das paredes de tijolo.
    As restantes paredes da casa têm algumas rachas e alguns ocos (ocos principalmente nas de pedra) que penso picar e re-encher colocando malha de fibra de vidro anti-alcalina.
    As dúvidas:

- Como posso distinguir reboco à base de cal e reboco à base de cimento? é uma questão de cor? A argamassa de assentamento dos tijolos é cinzenta semelhante a todas as que tenho visto, nesse caso é de cimento?

- Devo retirar o reboco todo ou deixo as partes que estão bem agarradas (que constituem mais ou menos 20-30% da parede)? será que o novo reboco vai aderir bem a este na zona da junção?

- Para as paredes de pedra existe algum reboco já misturado que me possa recomendar?

- Para as paredes de tijolo, confirmando que efectivamente o assentamento é com cimento estou a pensar utilizar RHP exterior/interior da Secil-martingança. Conheçe?

O problema é essencialemnte distinguir quando tirar todo o reboco ou quando só abrir as rachas...

Obrigado e cumprimentos
  3.  # 3

Junto fotos.
    Já agora, se tiver interesse pus mais fotos e descrições no tópico :

https://forumdacasa.com/discussion/16458/cimentocola-para-reparar-fissuras-reboco/
      parede tijolo WC.JPG
  4.  # 4

outra da parede do WC que será de pedra
      parede pedra do WC.JPG
  5.  # 5

Mais uma vez obrigado pela explicação. Você percebe disto!!
    Gostaria de mais alguns comentários, mas se estiver a abusar, p.f. diga...

A ver se estou a pensar bem:

Para as paredes de tijolo não me restam grandes dúvidas:
    - tirar o reboco não aderente
    - limpar bem com escova de aço
    - chapiscar
    - aplicar o RHP manual (por exemplo) - no meu caso é mais fácil porque não tenho que estar a comprar areia, etc...

Para as paredes de pedra:
    - retiro o reboco e tudo o que estiver pouco aderente, ficando a pedra à mostra.
    - limpo com escova de aço
    - chapisco

- Como sei se a cal utilizada foi hidráulica? é esse o tipo de cal mais comum? Ou posso utilizar a argamassa de cal hidraulica que recomendou sem me preocupar com isso?
    - Talvez também possa utilizar argamassa de reabilitação tipo Secil - RBA01? essa será indicada, não?

Nas transições de materiais e reparação de fissuras vou usar malha de fibra de vidro com tratamento anti-alcalino tipo Sika GT-165.
    Nas fissuras em paredes de tijolo vou aplicar a malha com cimento cola-flex. Nas fissuras em paredes de pedra, que argamassa aplicar nestas reparações? a mesma que para o reboco? será que adere ao reboco já existente?

Só uma ultima questão, no WC, será que faz mal fazer o reboco das paredes de tijolo com uma argamassa e o das paredes de pedra com outra? trará algum problema na colocação de azulejos?

Cumprimentos e bom Domingo
  6.  # 6

Muito obrigado pela sua atenção...ainda vai fazer de mim um entendido nestas coisas :)

Andei a investigar as argamassas secas da Cimpor e realmente têm uma boa selecção para este tipo de trabalho (até agora só me tinham falado da Secil e de coisas como Mapei e Fassa BArtolo).
    Não consigo saber com segurança se a cal terá sido cal hidráulica. A verdade é que a tinta e a massa de regularização estavam bastante soltas em algumas zonas que me pareciam ter bastante humidade e nem sinal de fungos...
    Mas também pode ser outro tipo de cal. O que será que aconteçe se colocar argamassa de cal hidráulica e a cal da argamassa da alvenaria for de outro tipo? Ou nos casos em que não tirar todo o reboco, a própria ligação da nova argamassa com a do reboco existente se este não contiver cal hidráulica?
    Ajudará utilizar uma argamassa bastarda?

Pelo que vejo na Cimpor e do meu caso, tenho duas alternativas, a AE - bastarda em que o ligante principal é a cal hidro, ou a ACH e depois poderei ou não aplicar ACHF para acabamento.

Nos casos de fissuras pontuais em paredes de alvenaria de pedra, penso utilizar a argamassa ACF ou cimento-cola quando a reparação é apenas no reboco, e quando for uma zona em que a alvenaria tenha ficado à mostra Utilizar a ACH ou AE. Sempre com malha de fibra.

Abaixo envio umas fotos mais. Descasquei mais um pouco da parede que tinha mostrado acima e deparei-me com uma situação algo estranha. a partir de uma certa altura a parede deixa de ter pedras e passa a ter uns blocos argilosos cinzento-escuro unidos por uma argamassa castanho-clara em que alguém espetou pedaços ceramicos (provavelmente aquando da remodelação/construção do WC nos anos 50-60). Tanto a argamassa tom creme que cobre e une as pedras, como a argamassa castanha que une os blocos argilosos se esfarelam com facilidade. Algumas pedras pequenas estão soltas. Devo retirar tudo o que está solto ou enfraquecido? se cairem algumas pedras volto depois a po-las com a nova argamassa?
    Em alguns locais o reboco arranca juntamente com a argamassa castanha, pedaços dos blocos argilosos. Quer isto zier que não devo mexer e que está bem agarrado?

Como sempre agradeço os seus valiosos comentários e paciência para o exposto acima. Renovar uma casa antiga é um desafio grande e nada linear... tudo seria tão facil com paredes de tijolo e argamassas standard, mas também tirava a piada á coisa.

cumprimentos,
  7.  # 7

Pormenor dos blocos argilosos/argamassa castanha
      pormenor parede pedra wc.JPG
  8.  # 8

Pormenor da parte com pedra
      pormenor parede pedra wc_2.JPG
  9.  # 9

Pormenor pedaços reboco retirados
      pedacos reboco.JPG
  10.  # 10

Boas,

Você é um autentico professor, mesmo à distância tem-me dado uma grande ajuda que eu mais uma vez agradeço.
    Já estou mesmo no ponto de terminar a demolição e começar a re-construção e graças a si isto vem andando bem...

Conclusões:

Pelo que vejo o reboco existente é de base cimenticia pois desprendeu-se em placas dos tijolos e estava com pouca aderencia aos mesmos. Este reboco é identico ao das paredes de pedra no entanto nas paredes de pedra está um pouco mais aderente.

Vou utilizar o AE+ACH ou apenas ACH dependendo do estado das paredes. Nas paredes de tijolo vou utilizar apenas o ACH. Como o ligante principal é a cal hidráulica, estas argamassas apesar de serem hidrofugas têm melhor permeabilidade ao vapor de água que as argamassas em que o ligante principal é o cimento.

Vou encontrar um compromisso para decidir o reboco a retirar, mantendo o que está bastante aderente.

Questões:

- Quando coloque rede num sistema parede pedra + AE + ACH, coloco a rede embebida no AE ou no ACH?

- Para chapisco, qual o traço que recomenda?

- A ACH será adequada para assentamento posterior de azulejos? ou será melhor nessas paredes aplicar apenas a AE ?

- Nos casos em que não retire todo o reboco, a ACH irá ligar bem com o reboco existente? (já que o mesmo é de base cimenticia)

- Na ficha técnica da ACH, refere que deve ser utilizada por pessoas experientes no manuseio de argamassas de cal. O principal é o "duplo aperto" que referiu acima, ou existem outros "truques" a ter em conta?

Obrigado e cumprimentos,
  11.  # 11

Boa tarde

Mais uma vez obrigado pelos seus comentários

agora é "Mãos á obra"!!!

Vou aplicar estas argamassas no interior e exterior.

Em breve dou noticias e coloco umas fotos dos primeiros resultados

Boa semana
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  12.  # 12

Que marcas de referência recomenda para aplicar estuque projectado???
    A rede que se aplica é em rede de fibra de vidro ou é melhor em PVC??
    E as esquinas qual a melhor, em PVC ou outro material???
  13.  # 13

Colocado por: Anonimo16062021existe o proyal XXI aligeirado e o proyal normal

Qual a diferença??
    E em termos de preço em comparação com outra marcas, anda tudo no mesmo, por exemplo a sival?
  14.  # 14

Obrigado Anonimo16062021.
    Em relação à consistência depois de aplicado, é igual??
  15.  # 15

Será que existe alguém que me possa informar se a colocação de ardósia no wc será ou não uma boa ideia...porque já vo por aí muitas paredes exteriores com ardósia e fica tudo manchado de branco de pois de umas chuvadas...
    Agradecia comentários que me elucidassem.
    Obrigado
  16.  # 16

Retomando as dúvidas, existem esquinas em PVC, reforçadas com rede? Em vez das vulgares que vejo utilizarem que são esquinas em PVC que tem furos, onde agarra o estuque...
  17.  # 17

É porque à dias vi uma esquina, utilizando essas baguetes que tem esses furos e estava rachada no limite da baguete...
    Aquilo não me inspirou confiança por isso pensei que haveria esquinas como existem para o sistema ETICS, mas com ângulos perfeitos
  18.  # 18

Colocado por: Anonimo16062021Não,não existe

Então para as esquinas só mesmo este tipo de baguete...
  19.  # 19

Colocado por: TenazesBoas!

Aconselharam-me a utilizar reboco hidrofugado para rebocar as paredes exteriores e interiores de uma casa antiga que estou a remodelar. A casa é térrea e tem algumas paredes em alvenaria de pedra com argamassa e outras em tijolo/cimento. Em algumas paredes notam-se humidades ascendentes/descendentes e algum salitre. (retirei recentemente o reboco do WC que estava bastante solto e um ou outro tijolo tinham uns cristais brancos - é normal ?)
    Vou tomar medidas para acabar/reduzir as humidades mas fui aconselhado a reparar as partes a "picar" com reboco hidrofugo.

- o reboco hidrofugo não irá impermeabilizar demasiado as paredes ? as paredes antigas devem poder "respirar". As fichas técnicas dizem que este reboco tem permeabilidade ao vapor de água, mas será esta suficiente?

- Quando o reboco exterior não precise de reparação, devo colocar reboco hidrofugo no interior? Não irá ajudar a "prender" a humidade dentro da parede?

- Para posteriormente colocar azulejos, será este reboco indicado?

Obrigado a todos

Cumprimentos
    Concordam com este comentário:sergiotony
  20.  # 20

Boa tarde Sr Tenazes
    Vejo que conhece bem desse assunto
    gostaria de algumas informações , uma assessoria
    quanto a preços, Sr teria disponibilidade de asssssorar-me ?
    remunerado claro !!
    Aguardo ansioso vosso contato [email protected]

0.0216 seg. NEW