Iniciar sessão ou registar-se
    • psousa
    • 10 março 2011 editado

# 1

Olá,

Hoje na visita à minha moradia em construção surgiu um episódio engraçado que gostava que me esclarecessem e/ou ajudassem.

A moradia já habitada ao lado da minha e construída pelo mesmo empreiteiro tem um problema de maus cheiros e esteve lá um técnico da Câmara. Este mesmo técnico veio ter comigo e com o empreiteiro e perguntou se as casas de banho tinham respiros directos ao telhado para os sifões. O picheleiro lá em casa só deixou respiros normais para as casas de banho (respiros de ar) mas o técnico disse que tem que ter respiros directos dos sifões ou coisa do género senão a Cãmara não passa licença!

O empreiteiro disse ao técnico que nunca tinha ouvido falar de inspeccionar saneamento nesse aspecto e eu fiquei ali a vê-los a falar de "coisas" que me passam ao lado!!!

O que gostava que me indicassem é se tal deve ser feito (os respiros dos sifões) e se podem "reprovar" a licença!

Obrigado.
  1.  # 2

Os tubos de queda têm de ser prolongados até à cobertura, qualquer empreiteiro sabe isso. Não é só por ser obrigatório - que é -, é que é mesmo necessário!

cumps
    José Cardoso
  2.  # 3

Essés respiros são visiveis nos telhados das casas e estão ligadas aos tubos de queda, só um empreiteiro ganancioso é que poria os respiros no interior das casa de banho, o q daria maus cheiros mas até pode ser perigoso porque os gases das fossas podem ser perigosos.
  3.  # 4

Acho que os "respiros" que psousa fala são a ventilação da da casa de banho e nada têm a ver com a ventilação da rede de saneamento.

cumps
    José Cardoso
  4.  # 5

Qualquer rede de águas residuais domésticas deve ser ventilada, ou através do prolongamento dos tubos de queda, com abertura acima da cobertura, ou por ramais de ventilação secundária, ligados aos tubos de queda, ou caso não existam deverão ser ventiladas as camâras de visita, situadas a montante do colector. A não ventilação da rede provoca acumulação de gases, o mau funcionamento da rede, e aumenta a probabilidade de maus cheiros no interior da casa.
    No entanto será pretinente verificar se está ou não contemplado no projecto da rede de águas residuais domésticas, a ventilação da rede, porque se não está então temos uma falha ao nivel do projecto.
    No entanto qualquer empreiteiro com o minimo de conhecimento deveria saber que estas redes tem que ser ventiladas.

www.mario-neto.com
  5.  # 6

Colocado por: j cardosoAcho que os "respiros" quepsousafala são a ventilação da da casa de banho e nada têm a ver com a ventilação da rede de saneamento.

cumps
    José Cardoso

O que vejo nas casas de banho são os respiros de ar, uma vez que as casas de banho não tem janelas. Agora se a rede de saneamento está ou não ventilada não faço ideia. O que vejo nas casas de banho são os sifões que descem para tubos que ligam a caixas no exterior da moradia que por sua vez irá ligar à rede de saneamento.

Como verifico se estes respiros do saneamento existem ou não!? Na cobertura tem "vários" tubos, mas não sei se algum será dos respiros do saneamento!!!
  6.  # 7

Aqui ao pé de mim, uma casa tinha mau cheiro e afinal a razão é que estava lá o cadaver do proprietário há cerca de um mes em adientado estado de decomposição... tambem vi uma casa(neste caso um apartamento r/c) com mau cheiro e tinha na caixa de ar do tecto falso varios ratos mortos que entravam por fendas na alvenaria, que nao se viam pois estavam acima do tecto falso e por aí entravam os roidores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
  7.  # 8

Pois! Mas aqui a dúvida é mesmo identificar se esses respiros existem ou não...
  8.  # 9

Colocado por: psousaComo verifico se estes respiros do saneamento existem ou não!?

É para estas coisas que existe o técnico responsável pela direcção técnica da obra.
    • psousa
    • 14 março 2011 editado

# 10

Pois! Mas não há maneira de verificar se existem esse respiros contando o número de tubo que saem das casas de banho!?

Exemplo: Os tubos de saneamento das casas de banho (1º andar) andam no tecto falso do rés do chão. E em cada casa de banho vejo sair 2 tubos (um mais largo que outro). A minha duvida é se algum deles é do respiro ou um é para sanita e outro para aguas de chuveiro!?

E na cobertura (2º andar) saem 2 tubos, sendo um deles do respiro (ventilação no tecto falso da casa de banho deste piso) e outro mais fino que não faço ideia do que será... Nesta cobertura vai levar os painéis solares (será o tubo para os painéis???)
  9.  # 11

Consulte o projecto de drenagem de águas residuais domésticas e veja quantos tubos de queda existem. Todos eles devem ser prolongados até à cobertura. Em princípio serão uns com 75 mm e outros com 90 mm de diâmetro (podem ser maiores). Oura hipótese é perguntar a sua fiscalização.

cumps
    José Cardoso
    • psousa
    • 14 março 2011 editado

# 12

Colocado por: j cardosoConsulte o projecto de drenagem de águas residuais domésticas e veja quantos tubos de queda existem. Todos eles devem ser prolongados até à cobertura.

É um bocado dificil ver isso pois, como eles andam dentro da parede e já com os roços fechados...

Em princípio serão uns com 75 mm e outros com 90 mm de diâmetro (podem ser maiores). Oura hipótese é perguntar a sua fiscalização.

E os de 75mm são para.... e os de 90mm são para...? Águas de sanita, lavatório e chuveiro vai tudo para o mesmo tubo?

cumps
    José Cardoso
  10.  # 13

Exmos.Srs. Não se deve confundir areas ventiladas ( W C ou outras), com ventilação de esgotos.A ventilação de um esgoto é feita através da mesma coluna a montante desta, ou seja aberta no ponto mais alto, ou depois das entradas de agua das diversas peças sanitarias, de modo a poder facilitar, a saida dos cheiros libertados pelo processo de decomposição dos escrementos, existentes numa fossa e que sendo forte este processo, pode até provocar correntes de ar bem desagradaveis e encontrando-se os mesmos a uma temperatura superior á do ambiente, facilmente sobem por convecção. As areas ventiladas, devem ter tubos de ventilação orizontais ( atravessando a parede do exterior para o interior) com grelhas nos topos, aos niveis de 40 cm do pavimento e á mesma distancia do tecto de forma a poder existir circulação.
  11.  # 14

É um bocado dificil ver isso pois, como eles andam dentro da parede e já com os roços fechados...

Veja quantos estão previstos no projecto e confirme quantos tem na cobertura.

E os de 75mm são para.... e os de 90mm são para...? Águas de sanita, lavatório e chuveiro vai tudo para o mesmo tubo?

Os tubos de queda da sanita (90 mm) são independentes dos outros (lavatório, bidé e banheira partilham o mesmo - 75 mm). Atenção que os tubos de queda podem também ser partilhados por casas de banho em diferentes pisos. A cozinha também terá um e a lavandaria pode ter outro. Insisto que verifique o projecto.
    Ainda não respondeu a uma questão: o que diz a fiscalização da sua obra?

cumps
    José Cardoso
  12.  # 15

Obrigado pelas respostas.

A foto mostra o tecto do rés de chão onde se pode ver as tubagens que vem do 1º e 2º andar. Mas pelos comentários julgo que os 2 tubos são de águas e nenhum de ventilação, correcto?
    Na imagem coloquei também a imagem de um sifão que ( se bem me lembro) foi colocado nas casas de banho aquando da instalação da pichelaria...

Como referi atrás na cobertura do 2º piso vejo a saída de 2 tubos (sendo um de área ventilada do wc deste piso) e outro mais fino ( que julgo ser dos aparelhos do ar-condicionado)... No projecto estão marcadas as ventilações. O Arqº que me faz a fiscalização ficou de passar para verificar...
      foto1.jpg
  13.  # 16

Parece-me faltarem aí umas bocas de limpeza...
    O problema poderá ser, como já foi referido, inexistência de ventilação na primeira caixa de visita ( montante ) onde poderá não haver tubo de queda nem ventilação da caixa.

EDIT: Há câmaras que exigem, antes de serem tapados os roços, vistoria à rede predial e ensaios de estanquidade com fumo, ar ou água.

www.gabineteop.com

0.0215 seg. NEW