Colocado por: hugo_reisMas entãopara que serve este seguro, com cobertura de Danos por Água nos primeiros 5 anos de uma casa?É só para dar dinheiro à Companhia de Seguros?
Colocado por: hugo_reisA minha interpretação da alínea e) da exclusões é que se a responsabilidade for de terceiros não há lugar a indemnização, e assim nada tem a ver com o facto de a casa estar na Garantia ou não.
Estarei a interpretar mal esta alínea e) ?
Artigo 12.º
Direito à reparação de danos
1 — O consumidor tem direito à indemnização dos danos patrimoniais e não patrimoniais resultantes do fornecimento de bens ou prestações de serviços defeituosos.
2 — O produtor é responsável, independentemente de culpa, pelos danos causados por defeitos de produtos que coloque no mercado, nos termos da lei.
Colocado por: hugo_reisJá estou à espera de uma resposta do género: - Contrate um advogado! ;-)
Não querendo estar a ser chato, mas:
A exclusão “Contratualmente imputáveis a terceiros, na sua qualidade de fornecedor, canalizador e/ou construtor” é quando por qualquer motivo o sinistro é causado por má manutenção do edifício ou por defeitos na construção do mesmo. Agora por exemplo, a rotura de um cano pode acontecer em qualquer altura e neste caso a cobertura de danos por água deverá ser accionada.
O que a exclusão diz é que se a responsabilidade for de terceiros é que não são garantidas as perdas ou danos, nada tendo a ver com o facto de haver Garantia do Construtor.
Não havendo responsáveis apurados, terá a companhia que me indemnizar. Ou então, que faça a investigação das responsabilidades, no mínimo, para poder "descartar-se" da dita indemnização.
Qual é a parte de "na sua qualidade de fornecedor, canalizador e/ou construtor" que não é clara?
Contratualmente imputáveis a terceiros, ...
No entanto, em rigor, à companhia basta mostrar que o dano não tem origem em causa coberta pelo seguro.
Colocado por: hugo_reisVoltamos ao mesmo, segundo a companhia, o dano tem ORIGEM ....... na Garantia.
Que companhia de seguros picuinhas é essa (para não meter lá nenhum dos meus seguros)?
Aqui entre nós é muito estranho uma rotura na canalização no primeiro ano... pode explicar melhor o que sucedeu?
é que surge o problema, pois a companhia e eu temos interpretações diferentes.
Voltamos ao mesmo, segundo a companhia, o dano tem ORIGEM ....... na Garantia.
A garantia é parte integrante do contrato de compra e venda que você celebrou com o promotor imobiliário.
Mesmo havendo pressão a mais na rede de distribuição de água?
A confirmar-se este cenária, que culpa tem o construtor? É na mesma responsabilidade dele?
Eu acho é que para a companhia poder dizer que não indemniza por a casa estar na Garantia não basta, pois o responsável pode ser outro, no caso os SMAS.
E se eu levar para a minha casa nova uma máquina da louça já com uns 4 anos e que avaria e inunda-me a casa toda. O Seguro também diz o mesmo, que a casa está na garantia, não faz qualquer tipo de investigação?
Em todo o caso, no limite, bastaria à seguradora demonstrar que os canos continuam impecáveis..