Iniciar sessão ou registar-se
    • Mike69
    • 12 março 2011 editado

     # 1

    boas,

    gostaria de pedir a vossa opinião acerca de uma reparação que vou ter de efectuar num telhado de uma casa de ferias no alentejo.
    a casa tem cerca de 15 anos e o telhado foi feito com vigas de madeira e telha ceramica portuguesa. acontece que estas vigas estão a dar de si e o telhado visto de fora já está um pouco abaulado. ja falei com um pedreiro que me aconselhou a colocar vigas de cimento, telha, malha, tejoleira e roofmate.
    a casa tem cerca de 50 metros quadrados com uma parede divisoria +- ao meio da casa. houve uma outra pessoa que me alertou para o facto de talvez o peso do telhado seja muito para a estrutura da casa... que acham??

    obrigado por qualquer ajuda/opinião
  1.  # 2

    Coloque fotos do telhado.( do exterior e da estrutura de madeira)
    Deformações em coberturas de madeira são habituais e normalmente não é razão para preocupações, se comulativamente:(até certos limites)
    - a madeira estiver saudável:
    - o telhado garante a estanqueidade à agua;

    Resumindo... pode até nem ser necessário mexer nisso.

    NOTA:
    Deve-se substituir sempre com soluções técnicas compatíveis com as caracteristicas do edificio.
    O edificio tem 15 anos... deve ter estrutura em betão, certo?
  2.  # 3

    obrigado Pedro pela sua resposta...
    irei mais tarde colocar fotos do telhado!
    a casa é em tijolo e o problema é que a deformação já é um pouco acentuada e deixa entrar agua tambem (quero mesmo substituir o telhado e ter uma solução permanente)
    • Mike69
    • 12 março 2011 editado

     # 4

    esta é a estrutura da casa
    8.5 metros por 5.5
      casa.JPG
  3.  # 5

    ja falei com um pedreiro que me aconselhou a colocar vigas de cimento, telha, malha, tejoleira e roofmate.
    o pedreiro é o tipo ideal para mandar bitates tipo, ponha ai pre esforçado que isto aguenta, por vezes pergunto-me para quê um engenheiro quando temos um pedreiro?
  4.  # 6

    houve uma outra pessoa que me alertou para o facto de talvez o peso do telhado seja muito para a estrutura da casa... que acham??
    acho mal, ou seja este não deve ser pedreiro

    peça ajuda a quem realmente tem competência para o fazer, e não vá em palpites
  5.  # 7

    boas,

    desculpem estar a desenterrar este topico mas só agora irei dar inicio aos trabalhos nesta casa. o problema é que ainda não decidi o que fazer em relação ao telhado.
    a casa (cerca de 45 metros quadrados) é toda feita em tijo cruzado e tem actualmente duas vigas de betão sobre a largura da casa (8.5 metros) as restantes vigas são de madeira (em não muito bom estado) sendo o ripado tambem em madeira.
    ora já coloquei de parte a ideia de colocar tudo em vigas de betão. sendo que a melhor ideia que tenho de momento é a de colocar placas onduline st50 com ripado em pvc. o telhado é só de uma agua. qual vos parece a melhor opção sem aumenter muito o peso da estrutura?

    obrigado pelas vossas opiniões
  6.  # 8

    alguem?
  7.  # 9

    não sendo entendido fiquei surpreso por ver que a casa só tem 15 anos?...é normal o telhado já estar assim?
    desculpe a curiosidade...

    há-de aparecer alguem k o ajude

    cumprimentos
    m.paulo
  8.  # 10

    Já pensou colocar estrutura metálica, roofmate, onduline e telha. Com esta composição estava garantida estanquicidade e isolamento térmico e acústico. Boa sorte e boa obra.
  9.  # 11

    Ouvi dizer que a DOW desenvolveu um novo produto para estas aplicações.
  10.  # 12

    Colocado por: m.paulonão sendo entendido fiquei surpreso por ver que a casa só tem 15 anos?...é normal o telhado já estar assim?
    desculpe a curiosidade...

    há-de aparecer alguem k o ajude

    cumprimentos
    m.paulo


    acontece que tinha uns pinheiros "em cima" da casa o que causou muita sujidade e entupimentos nas telhas. esses pinheiros ja foram removidos
  11.  # 13

    Colocado por: j. filipeJá pensou colocar estrutura metálica, roofmate, onduline e telha. Com esta composição estava garantida estanquicidade e isolamento térmico e acústico. Boa sorte e boa obra.


    em que consiste esta estrutura metalica?
    acresce muito o preço?
  12.  # 14

    FOTOS?
  13.  # 15

    ok Mike69

    estava a achar k 15 anos era pouco tempo para esse estado....

    boa sorte p obra
  14.  # 16

    aqui estao algumas fotos de quando a casa foi construida
      casa2.jpg
  15.  # 17

    foto2
      casa1.jpg
  16.  # 18

    Essa casa faz-me lembrar a história do lobo mau.
    É que a casa até pode não vai cair ao primeiro sopro, mas CAIRÁ ao primeiro abano (sísmico).

    Se querem ver o que NÃO SE DEVE FAZER, têm aqui um "bom" exemplo. Desde as fundações à cobertura, não há nada que se aproveite.
    Já vi barracas em «bairros de lata» mais bem construídas.

    Colocado por: Mike69a casa (cerca de 45 metros quadrados) é toda feita em tijo cruzado e tem actualmente duas vigas de betão sobre a largura da casa (8.5 metros)
    Terá, quanto muito, uns linteis.
    "Vigas" suspensas no ar, desligadas de tudo, não aumentam a resistência da estrutura.
    (faltam só os pilares, as fundações, as vigas de bordadura, travamentos...)

    Só por acaso é que essas paredes em tijolo de 15 aguentam com o peso desse telhado. Por isso, acho muito bem que não aumente a carga.

    MOSTRE lá é as fotografias das «vigas» de madeira para ver se percebemos porque estão a abaular.
    A ver se adivinho: são paus de eucalipto com 8,5m de «largura» (como você diz)?
  17.  # 19

    por acaso esta semana em conversa com 1 pessoa, soube que a casa do pai dele tem cerca de 30 anos, não tem pilares é esse tijolo cruzado, tem uma espécie de placa em tijolo...? e barrotes de madeira....

    ainda tá com boam ar....o telhado e tudo
  18.  # 20

    aqui o engano é meu...a casa nao tem 15 anos mas sim a volta dos 20.
    infelismente nao tenho fotos dos barrotes de madeira.
    a minha ideia é trocar os barrotes por novos e tratados e em principio adicionar a onduline

    que vos parece?
 
0.0213 seg. NEW