Iniciar sessão ou registar-se
    • fjcg
    • 27 março 2011

# 21

Bom dia,

Alguém me sabe dizer se os valores de referência para a construção por m2, publicados por portaria, incluem todos os custos para "construção chave na mão", nomeadamente estrutras, pisos, isolamentos, carpintarias, cozinha equipada, recuperador de calor, arranjos exteriores, etc?
    • fjcg
    • 28 março 2011

# 22

Ninguém?
  1.  # 23

..Ninguém sabe... nem eles (os que publicaram a Portaria). Arranjaram uns dados estatisticos e voilá.
    Esses valores só servem para o fim para o qual foram publicados.
    PS: existem varios valores publicados m2... uns são para rendas, outros para habitação social...
  2.  # 24

3.  # 25

A Portaria n.º 1172/2010 acaba de fixar, para vigorar em 2011, os preços de construção da habitação por metro quadrado consoante as zonas do País, para efeitos de cálculo da renda condicionada.
    Os preços de construção da habitação, por metro quadrado de área útil, para vigorarem durante o ano de 2011 são:
    a) Para a zona I — € 743,70;
    b) Para a zona II — € 650,10;
    c) Para a zona III — € 588,98.

QUADRO ANEXO
    Zonas do País Concelhos
    Zona I . . . . . . . . . . . . Sedes de distrito e Almada, Amadora, Barreiro,Cascais, Gondomar, Loures, Maia, Matosinhos, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Póvoa do Varzim, Seixal, Sintra, Valongo, Vila do Conde, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia.
    Zona II . . . . . . . . . . . Abrantes, Albufeira, Alenquer, Caldas da Rainha, Chaves, Covilhã, Elvas, Entroncamento, Espinho, Estremoz, Figueira da Foz, Guimarães, Ílhavo, Lagos, Loulé, Olhão, Palmela,
    Peniche, Peso da Régua, Portimão, Santiago do Cacém, São João da Madeira, Sesimbra, Silves, Sines, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Vila Real de Santo António e Vizela.
    Zona III . . . . . . . . . . Restantes concelhos do continente.

Esta é a actualizada!!
  4.  # 26

JJesus, não foi isso que o user fjcg perguntou.
    • fjcg
    • 28 março 2011

# 27

Pois, efectivamente os valores constantes da portaria já eu sabia...o que não sei é o que está incluído nesse valor. Só trabalhos de construção civil? Ou tudo o necessário para construir uma casa "chave na mão"?
  5.  # 28

Mais uma vez:
    Os valores constantes da portaria, não interessam para nada, excepto para o fim a que se destinam.
    PORTANTO:
    Para a obra, não servem, nem vale a pena tentar saber se inclui o jacuzzi, o aquecimento central ou a piscina... ou as portas interiores (quantas?), ou a caixilharia (PVC ou Aluminio... com RPT ou sem) ;) O bidro com double vitrage, é São Goubain, ou ASLAglass...
  6.  # 29

Colocado por: Pedro BarradasMais uma vez:
    Os valores constantes da portaria, não interessam para nada, excepto para o fim a que se destinam.

Exactamente...mas acho que o Pedro Barradas vai ter que voltar a repetir (com maiúsculas)
  7.  # 30

fjcg,

para perceber onde é que arranjaram este valor, imagine que se fez um levantamento de 10 000 orçamentos de casas (chave na mão) que foram efectivamente executadas no ano passado, em cada uma das zonas mencionadas na portaria. Umas são pequenas, outras grandes, outras têm uma casa de banho com o mínimo essencial e revestimentos dos mais baratos, outras têm cozinhas de 50 000€, outras ainda têm instalação de fotovoltaicos, geotermia e domótica (digna de nome), outras só têm o cão como sistema de alarme, mas não está no orçamento...

Somaram-se os orçamentos todos e dividiu-se por 10 000, para cada zona, obtendo uma média.

E assim se chegam aos valores publicados na Portaria.
    • fjcg
    • 28 março 2011

# 31

Caro utilizador PICARETA

Sou leitor habitual aqui do forum, mas normalmente não comento uma vez que não tenho conhecimentos suficientes para comentar os assuntos que aqui se tratam...contudo pelo que vou vendo o mesmo já não se aplica a si, uma vez que gosta sempre de comentar sem acrescer valor, ou seja, gosta de mandar umas postas de pescada sobre assuntos que não domina ou para os quais não é chamado.

Mais uma vez acrescento, se não tem nada de valor a acrescentar às discussões remeta-se à sua insignificância a mantenha-se calado...

Cada vez tenho mais a certeza que a sua presenção aqui é dispensável...
  8.  # 32

Vem ao forum pedir ajuda e depois ainda é mal educado,.. enfim temos que ter alguma paciência.

Relativamente ao meu post, apenas referi que a informação que o Pedro Barradas lhe deu está correcta, visto que ele disse-o duas vezes e o Sr. ainda continuava com dúvidas, pretendia dar-lhe apenas mais uma opinião.

Há pessoas que não merecem ser ajudadas.

Colocado por: fjcguma vez que gosta sempre de comentar sem acrescer valor

Então explique o nº de agradecimentos que eu tenho.
  9.  # 33

Encontrei isto na net:

Portaria 1172/2010
    by hoffice on 10 10UTC November 10UTC 2010
    O Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional veio estabelecer os novos valores por metro quadrado de área útil do preço de habitação, para vigorarem em 2011. Desde 2008 que os preços não eram actualizados.

Segundo a portaria hoje publicada, os preços de construção da habitação, por metro quadrado de área útil, passam para €743,70, €650,10 e €588,298, para a Zona I, Zona II e Zona III, respectivamente.

A Zona I compreende os concelhos sede de distrito e Almada, Amadora, Barreiro,Cascais, Gondomar, Loures, Maia, Matosinhos,Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Póvoa do Varzim, Seixal, Sintra, Valongo, Vila do Conde, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia.

A Zona II compreende os concelhos de Abrantes, Albufeira, Alenquer, Caldas da Rainha, Chaves, Covilhã, Elvas, Entroncamento, Espinho, Estremoz, Figueira da Foz, Guimarães, Ílhavo, Lagos, Loulé, Olhão, Palmela, Peniche, Peso da Régua, Portimão, Santiago do Cacém, São João da Madeira, Sesimbra, Silves, Sines, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Vila Real de Santo António e Vizela.

E por último, a Zona III compreende os restantes concelhos do Continente.

Os valores agora fixados servirão para calcular a renda condicionada dos imóveis que deverá assim reflectir o equilíbrio entre o valor actualizado do fogo e a necessidade de proporcionar ao proprietário um rendimento não especulativo do capital investido. Serão ainda contabilizados nesta renda social os benefícios fiscais e de subsídio a conceder aos arrendatários que dele careçam.

Alguns contratos de seguros na habitação também dependem dos valores hoje publicados em Diário da República.

Considerando as dúvidas frequentes sobre esta matéria, destacam-se os seguintes pontos:

1. Estes valores não têm carácter obrigatório. São usados pelas seguradoras para o cálculo do capital a segurar porque, regra geral, correspondem aos praticados pelos construtores para prédios e vivendas de qualidade média.

2. Nas construções de luxo para habitação e nas que dispensam os acabamentos standard (armazéns ou pavilhões industriais, por exemplo), estes valores podem ser mais elevados ou mais reduzidos, respectivamente.

3. Como a definição de edifício inclui os muros, portões, garagens, anexos, piscinas, móveis de cozinha e electrodomésticos adquiridos com o imóvel (excepto arcas frigoríficas, frigoríficos e máquinas de lavar e de secar) há que ter em conta o valor destes elementos para evitar o infra-seguro.

Portaria 1172/2010

Era isto que voce queira saber?
  10.  # 34

Colocado por: fjcg

ou seja, gosta de mandar umas postas de pescada

Ao preço a que está a pescada.... tomara haver mais gente a mandar postas...

Ó homem, os apontamentos de humor do Picareta não chateiam (ou não deveriam) chatear ninguém. Aligeiram discussões de temas que podem ser bastante herméticos. Você não se enerve!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta, Toinalmeida
  11.  # 35

Esta informaçao nao vale a nada pois nao da para ver preços nenhuns assim.
    Porque da menira que aqui estao referidos depende da zona por exemplo eu moro em vizela k pertençe a zona II aqui fazem-sse obras enormes pq tem pessoas de mt capital pois de resto uma contruççao normal nuica vai para esse valor, pois se o fosse ninguem contruia.

Eu estou a contruir ou melhor estou agora a pedir orçamentos e ate ja encontrei o ideal ate o vou anexar para poderem ver e comentar
  12.  # 36

Colocado por: GroutingEsta informaçao nao vale a nada pois nao da para ver preços nenhuns assim.
    Porque da menira que aqui estao referidos depende da zona por exemplo eu moro em vizela k pertençe a zona II aqui fazem-sse obras enormes pq tem pessoas de mt capital pois de resto uma contruççao normal nuica vai para esse valor, pois se o fosse ninguem contruia.

Eu estou a contruir ou melhor estou agora a pedir orçamentos e ate ja encontrei o ideal ate o vou anexar para poderem ver e comentar

Puxa.
    Passou tanto.
    Bebi 2 bicas.
    Tá a acabar a bateria e vou perder a informação.
    Cumprimentos

0.0170 seg. NEW