Iniciar sessão ou registar-se
    • maos
    • 14 março 2011 editado

     # 1

    Olá boa noite, como podem ver na foto da janela com muita condensação a coisa está feia. Vivo numa zona a cerca de 1000 metros da costa, uma zona bastante húmida e por isso pergunto eu se existe alguma possibilidade para a Caixilharia e para o silicone que está no estado que está. Poderei aplicar outro tipo de silicone ou borrachas?Qual a melhor opção para a vedação.
    O meu obrigado,
    Marco
      TSDSC02486.jpg
  1.  # 2

    colocar silicone com fungicida, não elimina a condensação mas pelo menos atrasa a proliferação dos fungos (as manchas negras)
    • maos
    • 14 março 2011

     # 3

    Então o problema estaria mesmo no tipo de caixilharia, o pvc seria o mais adequado? Eu ainda espero que a condensação acabe por baixar, visto que a casa tem 1 ano. A mesma caixilharia foi aplicada aqui no meu vizinho e não tem nada disto. Acontece também que a casa está mais exposta aos ares do mar. E as borrachas não poderia ser uma solução melhor?Sei que tem vantagens e desvantagens como na aplicação nos cantos mas ai poderá ser aplicado um silicone não? Ou também acabarão como no foto.
  2.  # 4

    o que tem é condensação feita através do contacto de ar húmido com superfície fria,

    a casa não dispõe de aquecimento?
    e não costuma ventilar a casa?
    com isto costuma atenuar bastante estes inconvenientes de viver á "beira mar plantado"
    • maos
    • 15 março 2011

     # 5

    sim tem aquecimento e costumo sempre ventilar quando as condições o permitem e sempre a fazer desumidificação. Isto só se verifica na frente e no piso superior da casa que está virado para o mar. Quanto à condensação, como disse é disse é dos inconvenientes. Falei com o construtor pelo menos por agora pela situação dos silicones que pelo menos fungicida deveria ter.Ele disse que também poderia levar as borrachas mas que estas também viriam a ficar negras.
  3.  # 6

    Antes demais, Os vedantes do caixilho deveriam ser em EPDM (borracha negra).
    esses caixilhos devem ser uma serie "fria" (sem ruptura térmica) pelo que nestes dias vai sempre haver condensação nos caixilhos.
    Para prevenir o parecimento dos bolores, convem limpar as zonas que ficam húmidas regularmente com uma solução de lixivia.
    Ventilar os espaços frequentemente, etc...
    Mas não há milagres.
  4.  # 7

    Eu trabalho com duches e é uma luta constante com os fungos.

    Não posso adiantar muito o que foi dito aqui. Como o confrade Pedro Barradas comentou não há milagres. Onde há humidade há bolor

    Diga-me uma coisa, os vidros são simples ou duplos? normalmente o vidro duplo reduz a condensação no vidro pois o de dentro não está tão frio.
    Mas sem duvida que existe muita humidade dentro de casa.
    • maos
    • 15 março 2011

     # 8

    sim, tenho vidros duplos, caixilharia tipo 3 com corte térmico, apenas nesta divisão isto se passa pois está mais exposta aos ares do mar, a humidade dentro de casa anda durante o dia entre os 60% a 70 % e à noite ponho os desumidificadores a trabalhar. À noite sem os desumidificadores atingem entre os 80% e 90 %. Nas paredes apenas em algumas laterais das janelas aparece humidade transportada pela pedra do exterior, penso que não deveria é pedra moliana acho eu. Falei com o construtor e quando o tempo melhorar vai lixar as laterais das janelas e chegar-lhe um produto e pintar. Mas o problema também tá na pedra que transporta muita humidade.Ele me diz que com tantas normas são aplicadas nas casas acabam por não respirar devidamente.Não sei quanto à pedra penso que só fazendo-lhe um corte térmico, penso eu. O aquecimento é ar condicionado mas os desumidificadores dele só trabalham quando estão 18 graus e nesta altura do ano não tem, por isso teria de aquecer para depois desumidificar o que não compensa, assim comprei os desumidificadores e ligo-os à parte. À quem diga que as paredes também acabam por encher, secar e assim vai reduzindo a humidade.Não sei que pensar ....
  5.  # 9

    Isso precisa é de ser limpo, de resto é normal ter humidade e bolor os das minha casa tambem tem.
    • maos
    • 15 março 2011

     # 10

    Limpo com que, se ao limpar até se desfaz ....
  6.  # 11

    Colocado por: maosLimpo com que, se ao limpar até se desfaz ....


    Limpe com sonasol verde ou algo de estilo...

    se o silicone se desfaz , limpe na mesma deixe secar e coloque um novo cordão de silicone a volta.
  7.  # 12

    Colocado por: maosOlá boa noite, como podem ver na foto da janela com muita condensação a coisa está feia. Vivo numa zona a cerca de 1000 metros da costa, uma zona bastante húmida e por isso pergunto eu se existe alguma possibilidade para a Caixilharia e para o silicone que está no estado que está. Poderei aplicar outro tipo de silicone ou borrachas?Qual a melhor opção para a vedação.
    O meu obrigado,
    Marco
      TSDSC02486.jpg


    Terá que substituir as borrachas porque as que tem não estão normalizadas,e nem sequer são permitidas pela legislação actual em vigor.
    Terá que colocar vedantes em EPDM,de um lado e do outro do vidro...sobre as condensações;não seria de todo grave se tivesse em baixo de cada caixilho um condensador para evacuação de condensações para o exterior por baixo do aro.
  8.  # 13

    Colocado por: Jorge Rocha
    Terá que substituir as borrachas porque as que tem (...) e nem sequer são permitidas pela legislação actual em vigor.


    Jorge, fiquei interessado nesta frase.

    Qual o artigo aplicável e desde quando está em vigor?

    Além dos efeitos visíveis qual a diferença que sustenta essa regulamentação, térmica?

    Obrigado.

    P.S.:qual a diferença visível entre cordão de silicone e EPDM? Se puder acompanhar a resposta de foto, agradeço.
    • maos
    • 15 março 2011

     # 14

    Muito obrigado pela informação, de qualquer forma vou tirar uma foto da janela toda com interiores e exteriores. O sr. que fez a obra vai lá passar em casa para resolvermos a situação e vou-lhe colocar estas questões. Como não entendo nada as informações que recebi são muito importantes até porque assim até já sei como falar.
  9.  # 15

    a foto parece-me que mostra o parapeito de pedra da janela onde esta assente a caixilharia de aluminio, e nessa zona leva sempre silicone, agora se o mesmo se desfaz quando o limpa, é porque não é silicone, mas sim outro produto tipo vedante acrilico,

    e aproveito para perguntar, pode levar aí uma borracha em EPDM ou outro tipo ?
 
0.0184 seg. NEW