Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Comprei casa com credito habitação e gostaria de saber quando o crédito deixa de ser pago penhoram a casa, seguidamente vendem-na a outro o valor dessa venda é deduzido no valor da minha divida?

Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: Maria BentoComprei casa com credito habitação e gostaria de saber quando o crédito deixa de ser pago penhoram a casa, seguidamente vendem-na a outro o valor dessa venda é deduzido no valor da minha divida?

Se deixar de pagar ao banco as prestações, está sujeita a ficar sem casa e, com dívidas. O banco ao vender a casa por valor inferior à sua dívida vai arrastar-lhe outros bens, se os não tiver penhoram 1/3 do vencimento (se o tiver).
    Um conselho: não deixem chegar ao limite de não pagar! Imagino que deve ser muito doloroso ficar sem lar.
    •  
      FD
    • 16 março 2011 editado

# 3

Colocado por: Maria Bentoquando o crédito deixa de ser pago penhoram a casa, seguidamente vendem-na a outro o valor dessa venda é deduzido no valor da minha divida?

Cronologia:
    - o crédito deixa de ser pago
    - começam a ser aplicados juros de mora (atraso) (num máximo cumulativo de 8%, acho eu, terá que confirmar)
    - os fiadores são contactados para pagarem os valores em dívida
    - entre o momento em que deixa de pagar e o momento em que o banco se começa a mexer nos tribunais podem passar muitos meses/alguns anos
    - durante este período, a dívida acumula MUITO (por causa dos juros de mora)
    - o banco coloca o processo em tribunal e o tribunal ordena a venda judicial da casa (também pode demorar algum tempo)
    - existem normalmente cláusulas compensatórias ou de indemnização que também terão que ser pagas em caso de incumprimento
    - o "banco" vende a casa por um valor mínimo de, se não estou enganado, 65% do seu valor comercial
    - se o valor da venda for superior ao: valor em dívida inicialmente + valor juros de mora + valor cláusula compensatória ou de indemnização, não fica a dever nada
    - se o valor da venda for inferior ao: valor em dívida inicialmente + valor juros de mora + valor cláusula compensatória ou de indemnização, fica a dever o dinheiro que falta
    - ao ficar ainda a dever, todos os seus bens poderão ser penhorados, incluindo quaisquer vencimentos ou rendimentos que tenha
    - ficará com essa dívida para "quase sempre"

Por isto, faça tudo por tudo para vender imediatamente a casa ou para não deixar de pagar a prestação.
    Vá à sua agência, fale com o gerente e exponha o seu caso, mostrando que quer a melhor resolução para o seu problema e que não é intenção sua deixar de pagar.
    Peça carência de capital (só paga os juros do que deve e não a amortização), alargamento do prazo (baixa a prestação), renegoceie o spread, etc.
    Se ficou desempregada, leia isto: http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/ProdutosBancarios/CreditoaHabitacao/Paginas/Moratoriadesempregados.aspx
    Faça qualquer coisa mas, NÃO deixe pura e simplesmente de pagar.

0.0102 seg. NEW