Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pois é meus caros, depois de muito pesquisar e de ter perguntado preços em muitas empresas, com o nascimento da primeira neta, os meus pais levantaram uma possibilidade que ainda não tinha pensado. A moradia dos meus pais é térrea, apesar de ter sido pensada para ter também 1º andar. As dimensões do chão do 1º piso ao telhado foram pensadas para que quando os meus pais quisessem pudessem fazer mais umas quantas divisões para mais quartos, casa de banho, etc. A proposta é que quando eu vendesse o meu apartamento eu recupera-se o 1º andar de forma a criar basicamente uma nova casa no 1º andar, com acesso próprio e tudo o que é necessário para um jovem casal com uma pequena viver.
    A questão é, quais são os procedimentos legais necessários? Eu sei que é possível, já que conheço um caso semelhante, mas já foi à muitos anos e não tenho qualquer contacto com as pessoas em questão.

    Agradeço desde já qualquer ajuda dos colegas do fórum, já que como eu já disse em inúmeros tópicos, eu ainda estou a ver as minhas opções.
  2.  # 2

    Boa tarde
    Eu tive um caso semelhante e recorri aos serviços de um site de orçamentos e projectos, obrasonline.eu, eles encaminharam o meu pedido para um gabinete de engenharia da minha ârea de residência e eles conseguiram legalizar a situação.
    O meu caso foi um pouco diferente, pois já existiam os dois pisos só ñ estava como propriedade horizontal.
  3.  # 3

    Por quanto é que ficou a legalização? Se não for indescrição...
  4.  # 4

    Eu tive vários preços orçamentados, escolhi aquele que me pareceu o mais ´profissional, ñ o mais barato. A escolha recaiu em quem tinha melhores conhecimentos na camâra. Paguei aproximadamente 2000€. Mas cada caso é um caso, pois pode precisar de projecto, no meu caso já existia, sei lá que mais.
    Mas um conselho solicite orçamento no site www.obrasonline.eu, vai ver que eles lhe indicam vários gabinetes para lhe responder.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
  5.  # 5

    Boa noite

    Caro Valter, pelo que me pareceu no seu caso vai necessitar de projecto de certeza, Terá de consultar os regulamentos da zona para ver se é possivel crescer um piso, ao que me parece pacífico. Depois o processo pode entrar de várias formas, talvez alteração e ampliação.
    Depois mesmo em termos de finanças o imóvel sera reavaliado etc. O processo não é simples, mas não é mais complicado que fazer casa nova de raiz.

    boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  6.  # 6

    branco.walter tem sussurro.

    www.gabineteop.com
  7.  # 7

    branco.walter o seu caso é o mais recorrente nos dias de hoje, hoje em dia os trabalhos que mais abundam são as reconstruções/ampliações (e consequentemente a sua legalização).

    O meu conselho é:

    1º Idealize o que pretende construir/ampliar; (esta etapa penso que já está encaminhada)
    2º Junte esses elementos e seleccione uma equipa de projectistas para lhe elaborar o projecto/legalização;

    Como referiu o doisarquitectos é um processo dito "normal" mas que engloba alguma burocracia.

    Já agora onde é a obra?

    Se puder ajudar disponha.

    Cumprimentos
    Márcio Carvalho

    www.alvesdias.arquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
  8.  # 8

    Colocado por: m.carvalhobranco.walter o seu caso é o mais recorrente nos dias de hoje, hoje em dia os trabalhos que mais abundam são as reconstruções/ampliações (e consequentemente a sua legalização).

    O meu conselho é:

    1º Idealize o que pretende construir/ampliar; (esta etapa penso que já está encaminhada)
    2º Junte esses elementos e seleccione uma equipa de projectistas para lhe elaborar o projecto/legalização;

    Como referiu o doisarquitectos é um processo dito "normal" mas que engloba alguma burocracia.

    Já agora onde é a obra?

    Se puder ajudar disponha.

    Cumprimentos
    Márcio Carvalho

    www.alvesdias.arquitectos.com

    Estas pessoas agradeceram este comentário:branco.valter



    Sou de Mafra.
  9.  # 9

    Se diz que é possivel, ter-se-ia de apresentar um projecto de alterações na camara municipal onde incluisse todos os projectos pela camara solicitados.
    Antes, seria efectuada uma consulta breve na camara para saber quais os procedimentos necessários.


    Cumprimentos,
    André
    [email protected]
    • 1255
    • 17 março 2011

     # 10

    Temos centenas, senão milhares de casos desses por esse país fora e a maior parte deles com a obra feita sem qualquer projecto. O que é pena porque quem sai a perder é o dono da obra, com uma casa mal resolvida na maior parte das vezes.
    Mesmo que consiga fazer esses trabalhos sem licença, opte por consultar alguém que lhe faça uma "coisinha" de jeito, um projecto ou estudo funcional.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
  10.  # 11

    Colocado por: Gabinete OPCaro Valter,

    Realizámos recentemente o projecto de alteração e legalização de uma moradia de 1 piso para 2 pisos, sendo o 1º piso em estrutura metálica. A sua moradia em questão parece-me que tem sótão, certo ? Teremos de ver onde se situa a moradia para consultar o PDM e ver se ainda tem área para poder usar o 2º piso como habitação e com acesso independente pelo exterior.
    Se nos enviar o link da localização da moradia poderemos ver o que se pode ou não fazer e dar-lhe um orçamento gratuito.

    o nosso email: [email protected]
    o nosso site:www.gabineteop.com



    http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-pt&geocode=&q=Salgados,+Mafra&aq=0&sll=39.808536,-7.844238&sspn=7.711032,14.040527&ie=UTF8&hq=&hnear=Salgados,+Mafra,+Lisboa&ll=38.952171,-9.338948&spn=0.001906,0.003428&t=h&z=18

    Eu assim que puder envio mais detalhes.
 
0.0136 seg. NEW