Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: PauloCorreia
    Pode ter a certeza, uma vez em França páramos um carro ao lado de uns árvores à saída de um túnel. Não me lembro se cheguei a fazer que ia fazer, mas que aquela porcaria parecia um F16 a passar, lá isso.....

são 574,8 km/kms em massa e comprimento
    para ter alguma"" comparação, se se pode ter, é comparar um autocarro de 15 toneladas a 70km/h a passar por nós e exponenciar isso a por exemplo de um modelo, a 400 toneladas/200mt de comprimento e 574,8 km/h.
    é algo impressionante mesmo.
    • jma
    • 16 março 2011

# 22

bem, se tem um cemitério nas proximidades, de certeza que existe algum afastamento do traçado... Não se esqueça também de que está apenas a ver o corredor...
    Uma coisa pode já saber, os traçados estudados situam-se ao eixo do corredor definido.. pelo que mostra na imagem, dá para ficar com a ideia que o traçado de estudo prévio se situa a cerca de 200m da sua casa... no entanto não sabe se o traçado aí passará em aterro, escavação, viaduto ou túnel... cada uma destas situações conduzirá obviamente a efeitos diferentes ao nível do ruído... peça à RAVE que lhe indique o perfil longitudinal dos traçados em consideração na zona do corredor nas proximidades da sua casa... mesmo que possam existir alterações em fase futuras do projecto, fica já com uma ideia mais concreta do que irá acontecer nessa zona...
  2.  # 23

O que está reservado neste momento é como já foi dito um corredor, denominado "Espaço Canal" onde o TGV vai passar.
    Dentro desse espaço, não é possivel construir NADA.
    A limitação desse espaço foi definda em Diário da Republica através de coordenadas geodésicas, pelo que um topógrafo poderá marcar rigorosamente o terreno.

Fora desse espaço, é um licenciamento normal, que deve tratar na Câmara conforme o fernando gabriel já explicou.
    Deve solicitar à camara um pedido de informação prévia, mas acompanhado do já mencionado levantamento topográfico. A Câmara encarrega-se de solicitar os necessários pareceres.
    Se quer um conselho, esqueça o terreno que está dentro dos 400m e construa no restante. Ou compre um terreno longe do TGV...

Colocado por: nelsonbeOlá, Rfernandes
    Nessa altura dirigi-me à Gaiurb, empresa da Câmara de Vila Nova Gaia que licencia as construções. O que me aconselharam a fazer foi enviar um pedido para a RAVE, com uma imagem do traçado do TGV que passava ao lado do meu terreno e assinalar o terreno, perguntando assim se era possível iniciar a construção da moradia. Passados 15 dias, recebi em casa, uma carta registada e uma normal da RAVE em que me davam carta verde para avançar.

Se fôr fazer esse tal pedido à Câmara como o fernando gabriel aconselha, e bem vão cobrar-lhe algum valor por esse trabalho, sendo que assim ficou a custo zero.
    A carta que recebi foi entregue juntamente com o projecto para ter a certeza que por aí não irá reprovar. O projecto já se encontra na Gaiurb para licenciar a obra. Estou a aguardar a licença para avançar.

Ficou a custo zero e tem uma validade legal de zero. É boa ideia (e é gratuita) para seu descanso pessoal, mas inútil.
    Quando um processo dá entrada a câmara pede os pareceres a todas as entidades envolvidas e são esses pareceres que têm validade legal.

Colocado por: luispassa distância legal nem os senhores da camara devem saber de certeza, mas é superior à distância dos caminhos de ferro actualmente existentes, concerteza digo eu.
    É claro que os senhores da câmara sabem... Tenha menos certezas.

Colocado por: luispassse fosse eu construia e de perferencia numa distância não regulamentar com a passagem do tgv, mas com o total aval dos serviços camararios. porque? porque efectivamente não existem certezas se o tgv vai lá passar e se isso acontecer pode ser que daqui a 20 anos ( a meu ver com muita sorte) se comece. Se tal acontecer agora recebe 10 por ser um terreno sem construção e se tiver construção é um valor que dá de certeza para o custo emocional de perder a casa, para a casa e para o terreno, pelo que a perder nunca fica, supondo que continuamos a viver num pais livre e minimamente justo.>

Mais uma...
    Não pode construir nada no espaço-canal de 400m, a câmara nunca lhe dará o aval e se der é ilegal. Logo o acto é nulo e a rave ou a refer não pagam nada.
    Tudo o que existe dentro do espaço-canal está registado (penso que em fotografia aérea) e se chegar à fase de expropriação, apenas é pago o que estava construido à data da criação do espaço-canal.

Colocado por: RFernandesTambem ha outra coisa que pode influenciar.. se repararem na imagem do google maps, a casa que eu disse que la tem está no canto inferior direito do terreno. Logo a seguir um pouco mais em baixo tem la uma igreja e a casa onde vive o padre. Na direcção da igreja mas mais para cima veem um terreno e logo a seguir ao terreno um rectangulo em branco. Ai fica o cemitério da aldeia. Sinceramente não os tou aver a deitar abaixo uma igreja ou mudar um cemitério de lugar mas...

Nas construção de barragens deitar abaixo igrejas e mudar cemitérios é vulgar (veja-se a aldeia da luz no alqueva). Por isso não se fie.
  3.  # 24

Colocado por: jmabem, se tem um cemitério nas proximidades, de certeza que existe algum afastamento do traçado... Não se esqueça também de que está apenas a ver o corredor...
    Uma coisa pode já saber, os traçados estudados situam-se ao eixo do corredor definido.. pelo que mostra na imagem, dá para ficar com a ideia que o traçado de estudo prévio se situa a cerca de 200m da sua casa... no entanto não sabe se o traçado aí passará em aterro, escavação, viaduto ou túnel... cada uma destas situações conduzirá obviamente a efeitos diferentes ao nível do ruído... peça à RAVE que lhe indique o perfil longitudinal dos traçados em consideração na zona do corredor nas proximidades da sua casa... mesmo que possam existir alterações em fase futuras do projecto, fica já com uma ideia mais concreta do que irá acontecer nessa zona...

Certeza nenhuma jma, se o cemitério estiver a incomodar... muda-se.
    Pedir o traçado pode pedir, mas a RAVE não vai dar. Eles têm direito legal aos 400m e não vão estar a dar informação que os comprometa no futuro. Além disso é inútil, dentro dos 400m não pode fazer NADA.
  4.  # 25

Caro Pbarata,obrigado pela colaboração no topico.

Ja entrei em contacto com a RAVE,na qual me informaram para mandar os dados todos direitinhos para eles analisarem e que iriam entrar em contacto comigo a fim de me dar os dados necessarios.

É claro que eu gostava de ter o terreno á disposição para connstruir onde quiser,mas a questão principal nem é essa. Tenho parte do terreno que será próxima á construção ja existente ( que será removida) onde se pode construir. Mas imagine que faço lá a minha casita e depois passa o TGV pelo meio do terreno!?
    Eu so queria que me informassem dentro desses 400 mts por onde esta previsto passar o troço.
    Ou será que nesta altura do campeonato tem os 400 mts reservados e depois é que iram ver onde passar o TGV?
    • jma
    • 16 março 2011

# 26

certeza nenhuma também é errado... ficaria melhor "quase de certeza" pois todos os estudos têm como principio evitar locais como cemitários... e a aprovação do respectivo estudo de impacte ambiental ficaria seguramente mais comprometida se não ficasse totalmente demonstrado que este objectivo não seria atingivel . Não digo que seja impossível relocalizar um cemitério (já aconteceu), mas qualquer projecto, se conseguir, evita-o....

No caso em apreço, como eu disse, o traçado do estudo prévio está ao eixo do corredor de 400m definido pelo que, para essa fase, garantiu-se o afastamento ao cemitério e igreja e a propriedade em questão aparenta estar mesmo no limite do mesmo pelo que perguntar não custa nada, até porque o traçado é público, já que foi objecto de consulta pública, pelo que é possível obtê-lo. De qualquer modo, em situações similares, a RAVE disponibilizou informação adequada. no limite é telefonar à RAVE e perguntar se pode ver o projecto com o traçado nessa zona...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFernandes
    • jma
    • 16 março 2011

# 27

Como lhe disse, têm os 400m reservados e só no projecto de execução é que é fixado o traçado definitivo... de qualquer modo, o que pode já ficar a saber é que o traçado desta fase - estudo prévio, está ao exio desse corredor, e por isso a cerca de 200m da sua propriedade.. não conheço o local em questão, mas dado que esse troço da linha Braga Valença tem bastantes túneis, até se pode dar o caso de nessa zona passar em túnel....
  5.  # 28

jma qunado diz que o traçado está ao eixo do corredor quer dizer o que propriamente?
    • jma
    • 16 março 2011

# 29

O que eu quero dizer é que se esse estudo prévio fosse o traçado definitivo dessa linha, então o eixo desse corredor de 400m seria exactamente o eixo da via ferrea, podendo admitir que a via férrea tem uma largura de cerca de 15m...
  6.  # 30

Colocado por: RFernandesjma qunado diz que o traçado está ao eixo do corredor quer dizer o que propriamente?

Quer dizer que eles fizeram o traçado e depois reservaram 200m para cada lado, na eventualidade de ser necessário realizar alguma correcção.
    Em principio é no meio da faixa azul.

Pode pedir toda a informação que achar por conveniente à RAVE, pelos vistos eles fornecem algumas coisas. Pode ser que nesse troço passe em túnel... Se quer certezas, ninguem lhe vai dar, podem sempre existir alterações.

Mas posso avançar-lhe o seguinte. Fora da zona a azul, a RAVE nada tem a ver com o assunto, é um licenciamento normal que deve tratar na câmara.
    Depois do processo entrar na câmara, o próprio municipio vai perguntar à RAVE e a todas as restantes entidades antes de lhe dar o parecer final.

Faça como disse o fernando gabriel, um pedido de informação prévia à Câmara, aconpanhado do levantamento topográfico do terreno (já com a marcação da zona azul). É a melhor certeza que pode ter.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFernandes
  7.  # 31

o meu muito obrigado a todos que deram aajuda e comentaram neste topico.

Ja mandei o mail a RAVE,quando tiver respostas serão conhecedores da mesma. Se tudo correr bem não terei problema em construir,assim o espero =)

Tenho que pensar bem é depois a localização e orientação da casa..ainda nem sei bem o que fazer de maniera a que fique bem naquele espaço.
    Se por ventura alguem tiver ideia tambem as pode expor.

Ricardo
  8.  # 32

Por acaso os meus tios tem um terreno que passa a linha do sul...e nao me xateia minimamente ver passar comboios, mas eu confesso que até gosto de comboios, Se fosse a construção de uma central nuclear ainda percebia a indignação mas sendo o TGV perto de um terreno desde que esteja tudo bem feito nao vejo o problema.
  9.  # 33

o topico da central nuclear é outro :P

uma coisa é ver de casa o comboio a passar, outra será ter a casa a "meia duzia" de metros do tgv. deve ser ligeiramente diferente!!

0.0208 seg. NEW