Iniciar sessão ou registar-se
    • framos
    • 16 março 2011 editado

     # 1

    boa noite

    tenho em mãos duas propostas para a climatização de minha casa o ar condicionado por inverter ou os ventiloconvectores
    gostava de uma opinião vossa quais os prós e os contras das duas soluções e qual me aconselham

    qual o melhor em termo de rendimento
    qual o melhor em termo consumo

    abraço
    framos
  1.  # 2

    Aproveitando o tópico:

    Ouvi um boato a dizer que se pusermos pré-instalação de ar-condicionado na casa somos obrigados a ter o sistema completo... ou seja, comprar todos os aparelhos!!!

    Será verdade? É que não tem grande lógica obrigar a gastar $$$ quando não sabemos o comportamento da casa e se vai precisar de ar-condicionado...
  2.  # 3

    Colocado por: framosqual o melhor em termo de rendimento
    qual o melhor em termo consumo

    são idênticos, supondo que os ventiloconvectores estam associados a uma bomba de calor ar\agua,

    as diferenças estam a nivel de disponibilidade de modelos e soluções com enorme vantagem para o AC e tem preço de aquisição mais baixo.

    Colocado por: psousaOuvi um boato a dizer que se pusermos pré-instalação de ar-condicionado na casa somos obrigados a ter o sistema completo... ou seja, comprar todos os aparelhos!!!

    Será verdade?


    não, e´aconselhável, mas não obrigatório.
  3.  # 4

    Colocado por: jorgealvesnão, e´aconselhável, mas não obrigatório.


    Já agora, porque é aconselhável? Há perigo de fuga do gás?

    É que em minha casa tenho pré-instalação para 8 aparelhos mas só estão 4 instalados.
  4.  # 5

    Colocado por: AgonçalvesJá agora, porque é aconselhável? Há perigo de fuga do gás?

    É que em minha casa tenho pré-instalação para 8 aparelhos mas só estão 4 instalados.

    em instalações mais pequenas tem-se o mau habito de colocar algumas unidades e deixar outras para colocar posteriormente deixando reserva na unidade exterior,

    e isto é que é um erro, porque o que é mais caro é exactamente a unidade exterior, as unidades interiores são o mais barato do sistema e muitas vezes passado alguns anos quando se pretende instalar as unidades interiores, as mesmas que existem disponíveis já não são compatíveis com a exterior instalada e das duas uma, ou coloca outra exterior e fica com 2 ou mais exteriores ou pura e simplesmente não coloca nada,

    no seu caso concreto penso não existir qualquer problema porque precisaria sempre de outra unidade exterior e desde que na unidade actual não tenha deixado vias por ligar não vai ter qualquer problema podendo as tubagens ficar sem ligação por muitos anos, desde que estejam devidamente seladas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves
  5.  # 6

    Colocado por: jorgealvespodendo as tubagens ficar sem ligação por muitos anos, desde que estejam devidamente seladas



    Já agora, uma coisa que sempre me preocupou com a aplicação de AC é a possibilidade de vir a existir uma fuga nas tubagens, obrigando a um sem número de trabalhos, desde remoção dos tectos falsos em madeira até à abertura de novos roços nas paredes.

    Esta possibilidade é remota ou é algo que pode acontecer passado alguns anos de uso?

    Quantos anos duram, mais ou menos, as tubagens do AC sem necessidade de intervenções?
  6.  # 7

    Colocado por: AgonçalvesQuantos anos duram, mais ou menos, as tubagens do AC sem necessidade de intervenções?

    as tubagens em cobre são virtualmente eternas, conheço pessoalmente casos com mais de 40 anos de comprovado funcionamento,

    Colocado por: Agonçalvesaplicação de AC é a possibilidade de vir a existir uma fuga nas tubagens

    as fugas quando acontecem é SEMPRE nas ligações, ou nas ligações entre tubos ou nas ligações às unidades, mas também são raras as fugas desde que sejam feitas as ligações com rigor e SABER, o que acontece muito é que esquece depressa quem não sabe.
    • PMMA
    • 20 dezembro 2011

     # 8

    Colocado por: jorgealvesOuvi um boato a dizer que se pusermos pré-instalação de ar-condicionado na casa somos obrigados a ter o sistema completo... ou seja, comprar todos os aparelhos!!!


    O que fui informado e que se não instalar o sistema completo e a funcionar não poderá contar para a classificação energética de habitações novas. E são estes pormenores que nos dão um A+ ou um B-.
 
0.0135 seg. NEW