Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite a Todos

    Estou a construir uma moradia (sem ser chave na mão) e, nesta fase, começam a surgir-me algumas dúvidas mais técnicas e de mais difícil compreensão e que requerem uma decisão mais adequada a cada situação especifica. São pormenores, mas que para mim estão a ser um "bicho de sete cabeças"...

    Agradeço desde já a quem puder contribuir e espero, também, com aquilo que fui/vou passando como dono de obra, contribuir com aquilo que fui/vou aprendendo.

    A minha obra está na fase da cobertura (a estrutura metálica que vai segurar o painel sandwich) já está maontada, faltando, ainda a colocação das caleiras e do painel propriamente dito.

    Eu já comecei a esclarecer dúvidas noutra discussão (Soluções económicas para isolamento térmico), mas como as dúvidas já começavam a desviar-se um pouco do tema daquele tópico, decidi criar este novo tópico, para não induzir as pessoas em erro.

    Como algumas dúvidas já foram respondidas, eu vou postá-las para que outros users que tenham interesse nestes assuntos, também possam tirar partido delas.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    RETIRADO DO TÓPICO Soluções económicas para isolamento térmico

    Alexandre Martins há 4 dias editado

    Boas

    Este topico é de facto bastante interessante e surgiu na altura certa para mim. Se me puderam dar uma ajudinha na casa que estou construir, agradeço.

    A minha cobertura será em painel sandwich. A armação já está colocada, falta colocar as caleiras (em inox) e o painel sandwich (30 mm).

    O isolamento térmico (XPS) era para ser feito entre a da laje de tecto (por baixo) e o tecto facto (por cima).

    Esta semana, quando a minha directora de fiscalização foi lá à obra, sugeriu-me colocar o isolamento térmico por cima da lage de tecto e falou-me na hipótese da lã de rocha ou lã de vidro.

    Qual é a vossa opinião? O isolamento fica melhor por baixo ou por cima da lage de tecto?

    P.S.: Quando digo por cima da lage, refiro-me a isolar directamente sobre de esteira e não o desvão não util..

    Cumprimentos,
  3.  # 3

    RETIRADO DO TÓPICO Soluções económicas para isolamento térmico

    Alexandre Martins há 4 dias
    Ola novamente

    Já agora, se me puderem dar uma mais uma ajudinha noutra dúvida....

    A minha cobertura sandwich é inclinada (uma só água) dentro de uma platibanda com 50 cm de altura. Logo, vai ser uma cobertura não acessivel (com um desvão não util, penso que é este o termo).

    Ao optar por lã de rocha ou lã de vidro (independentemente de ser por baixo ou por cima da lage) será melhor com kraft (que de barreira pára-vapor) ou sem kraft?

    A minha dúvida é a seguinte :

    se eu colocar kraft (barreira pára-vapór), o vapor, quando sobe, ao encontrar a barreira, não volta para trás?

    E, sendo assim, não terei humidade (manchas) por baixo da laje (isolamento por cimada lage) ou no tecto falso (isolamento por baixo da lage)?

    Não seria melhor deixar passar os vapores para o desvão não útil? Ou será que é perigoso uma vez que assim os vapores só param na parte inferior do painel sandwich?

    Peço a vossa ajuda, porque mal o lage esteja sequinha o serralheiro vai completar o trabalho e depois não posso voltar atrás na minha opção.

    Obrigado
  4.  # 4

    RETIRADO DO TÓPICO Soluções económicas para isolamento térmico
    DA GENTILEZA E AUTORIA DO USER alv

    alv há 4 dias
    Vivam!
    Perguntas interessantes.
    A minha opinião: Tem sempre de isolar, por baixo ou por cima, mas na fase em que está poderá usar o melhor dos dois mundos, que é isolar por cima e por baixo da laje.
    Como pode usar soluções baratas e eficientes, o que faria é usar a MLV de 60 ou 80mm com papel kraft, imediatamente sobre o tecto falso e com o papel virado para a face aquecida de inverno que lhe fará a barreira pára vapor, e sobre a esteira a mesma manta ou mesmo painel, e aí o papel é dispensável, mas se existir é inócuo e deve ser virado para a face a aquecer de verão, ou seja virado para o painel sandwish.

    Edited: Para que a solução com duplo isolamento funcione, é essencial que o espaço funcione com desvão ventilado, pelo que é importantíssimo que se dote a cobertura, isto é, a sandwich de ventiladores que façam a ventilação cruzada, ou sobre as cumeeiras.

    "Fassam" parte
  5.  # 5

    RETIRADO DO TÓPICO Soluções económicas para isolamento térmico
    DA GENTILEZA E AUTORIA DO USER alv

    alv há 4 dias
    Vivam!

    Esqueci, no comentário anterior da ventilação.
    É essencial, se não não funciona.
    Vou editar, mas para os mais incautos aqui vai a correcção com os pedidos de desculpa.
    "Fassam" parte
  6.  # 6

    RETIRADO DO TÓPICO Soluções económicas para isolamento térmico

    Alexandre Martins há 3 dias editado
    Ola Novamente

    Obrigado pela resposta meu caro alv.

    Sem querer abusar da sua boa-vontade deixe-me colocar umas questões e a sua opinião sobre a ventilação.

    Colocado por: alv
    Para que a solução com duplo isolamento funcione, é essencial que o espaço funcione com desvão ventilado, pelo que é importantíssimo que se dote a cobertura, isto é, a sandwich de ventiladores que façam a ventilação cruzada, ou sobre as cumeeiras.



    1 - Se não colocar duplo isolamento, já não é preciso ventilar o desvão não útil sobre a cobertura?
    Pergunto isto, porque noutros tópicos em que se fala de problemas de condensação em painel sandwich, quase toda a gente diz que é por falta de ventilação e/ ou isolamento.

    A partir da sua sugestão para ventilação, fiquei com 2 dúvidas :
    2 - Eu não tenho cumeeira, pois não?
    É que o meu painel não é de 2 águas, é só de uma. Por isso não posso ventilar sobre a cumeeira, pois não?

    3 - Quando se refere a ventilação cruzada, eu presumo que seja fazer aberturas nas platibandas pelos 4 lados da casa. mas eu tenho um problema: num dos eu não posso fazer aberturas porque é onde vão ficar as caleiras e por baixo delas só tenho 6.5 cm livres que é para colocar a MLV.
    Consigo fazer a ventilação cruzada com aberturas em apenas 3 dos lados da casa?

    4 - Eu vou fazer o upload de um esquema que eu pensei para ventilação. Se puder dar-me a sua opinião, nomeadamente se está bem, se deveria fazer mais ou menos aberturas, a localização e ainda se deveria colocar girândolas mais perto da parte em em que não vou puder fazer aberturas (caleiras).

    A IMAGEM FICOU NO FIM DA MENSAGEM

    5 - Ao colocar a barreira pára-vapor imediatamente sobre o tecto falso, impeço que os vapores subam para a lage de cobertura e para a parte inferior do painel, certo?
    Mas sendo assim, os vapores não vão ficar retidos dentro de casa?
    O sr. alv não mencionou (se calhar por ser por demais evidente), mas ao reter os vapores dentro de casa por causa da barreira, implica que haja ventilação (natural ou mecânica) dentro de casa. Senão (se não ventilássemos) estaríamos a impedir que os vapores fossem para cima, mas deixava-mos o interior cheio de condensações?

    Peço desculpa por fazer tantas perguntas, mas pelo que eu tenho lido no fórum este fenómeno das condensações/vapores/barreias/ventilação vapor é confuso de perceber para a maioria de nós e acho que a sua eventual resposta pode ser util para muitos utilizadores deste fórum.

    Desculpe também as perguntas estupidas (por falta de conhecimento)...

    Obrigado
      casa22.JPG
  7.  # 7

    RETIRADO DO TÓPICO Soluções económicas para isolamento térmico
    DA GENTILEZA E AUTORIA DO USER alv

    alv há 2 dias
    Vivam!

    Caro Alexandre:
    Acima de duas questões cobro honorários de Arquitecto!
    Mas como não temos contrato cá vai:

    1 - Pergunta curiosa. Em teoria se não colocar mais nenhum isolamento sob a lâmina da cobertura, convirá que não haja ventilação, porque o desvão passa a estar à temperatura interior depois de tudo equilibrado, mas para além do isolamento da sandwich ser insuficiente e poder provocar condensados de inverno, é sensato colocar sempre um reforço do isolamento que até pode ser sobre o tecto, e tendo esta primeira barreira de isolamento pelo interior, a sua cobertura convém que seja ventilada, passando a funcionar como uma fachada ventilada, mas quase na horizontal, o que é óptimo.
    2 - Claramente que não tem cumeeira tal como a entendemos, ou seja, o encontro de duas águas. Te uma cumeeira que é o ponto mais alto da sua cobertura e como só tem uma água é na empena,mas não deixa de ser uma cumeeira.
    Isto não interessa para nada, e como não tenho comigo nenhum dicionário de termos técnicos usados em construção, há-de vir aí alguém corrigir-me com o nome. Quanto à ventilação o que tem de fazer é colocar ventiladores na parte mais alta e aberturas na zona mais baixa possível, por forma a haver alguma ventilação, seja por ser cruzada, seja por convecção térmica, seja pelo que for, mas só há ventilação de os furos estiverem no fundo e em cima e se possível em lados opostos.
    3 - Suponho que respondi na anterior, i.é, como não consegue o óptimo , já é bom colocar a ventilação. Acredite que seja pela diferença de temperatura, seja ela diferença de pressão, seja pela corrente de ar provocada por ventos, ela far-se-á e é boa. Pode sempre reverter o processo, se em qualquer momento entender que não funciona, obturando os ventiladores. Agora o contrário já é mais difícil, i.é, se não deixar e verificar que vai ser necessário, já não é tão fácil abrir buracos em paredes e em coberturas.
    4 - Como entende não sei dizer-lhe assim num desenho com rigor, mas para uma casa normal, com ±250m², parece ser razoável 5 ou 6 furos de Ø entre 100 e 150mm. O importante é que existam.
    5 - Aqui já começamos a discutir ciência ou sexo dos anjos, ou melhor a teorizar sobre o que dizem nos livros. Bom, em teoria, o vapor de água existente no ar migra das zonas quentes para as zonas frias, de inverno e migra à temperatura ambiente devido à permeabilidade ao vapor de água dos materiais. Assim, em teoria, esse vapor se não for "parado" por uma barreira, vai em algum momento encontrar a uma superfície suficientemente fria que em determinadas condições de temperatura e humidade vai encontrar o famoso ponto de orvalho e condensará no interior das superfícies, que no seu caso seria algures no percurso entre o tecto interior e a própria face interior da sandwich. Usando a barreira evita que pelo menos no interior do tecto, sobre a laje ou por cima dela, isso não acontece.
    Bom, isto tudo é em teoria, na prática eu uso sempre e nunca tive problemas e só quando não tem a barreira pára vapor é que detecto problemas de condensados, pelo que não é conversa fiada, é a prática a verificar a teoria.
    Existe muita literatura sobre o assunto, até por aqui no fórum.

    Quanto à ventilação da habitação (e vão 6!!) ela não só é necessária, como é obrigatória e é evidente que é fundamental. No seu projecto de térmica esse parâmetro vem lá consignado, e era por isso que os nossos pais e avós a primeira coisa que faziam pela manhã, caso chovesse ou fizesse sol, era abri as janelas de par em par e ventilar. Só essa ventilação e sol matinal consegue matar todos os micro organismos que inundam as nossas casas.

    Espero ter esclarecido e
    "Fassam" parte.
  8.  # 8

    Ola

    Na próxima 3ª feira (se ele não falhar), o serralheiro vai colocar as caleiras e queria ter a certeza do que devo decidir antes que seja tarde de mais.

    O revestimento da platibanda onde leva a caleira, também é em inox, pelo que eu me apercebi, leva a caleira em inox e depois o inox continua a subir pela platibanda até a revestir.

    As minhas 2 dúvidas:

    Tendo em conta que:
    - a caleira vai ser isolada termicamente por baixo por MLV (manta de lã de vidro) 60 mm
    - a platibanda vai ser isolada termicamente pelo lado de fora com EPS100 20Kg 60 mm

    Dúvida 1: Será necessário isolar térmicamente a platibanda pelo lado interior?
    Eu pergunto isto porque, a chuva (sendo fria) ao passar nas caleiras, não pode passar vapores à platibanda (e condensar) pelo lado interior da platibanda, que por sua vez transmitirá à restante estrutura?

    Dúvida 2: Não é necessário fazer a impermeabilização nem das caleiras nem das platibandas, pois não?
    Eu acho que é a própria estruturante (painel sandwich, caleiras, rufos, chapéu) que tem de garantir a impermeabilização e se estivesse a impermeabilizar mais alguma coisa seria mais para funcionar como um sistema de backup caso a coisas corressem mal. Se estiver enganado, por favor corrijam-me

    Cumprimentos
  9.  # 9

    Ola Novamente

    A pergunta que coloquei acima é mais urgente, mas a que vou colocar agora, mais semana, menos semana, também se vai colocar.

    Colocado por: alvQuanto à ventilação o que tem de fazer é colocar ventiladores na parte mais alta e aberturas na zona mais baixa possível, por forma a haver alguma ventilação, seja por ser cruzada, seja por convecção térmica, seja pelo que for, mas só há ventilação de os furos estiverem no fundo e em cima e se possível em lados opostos.


    Quanto ás aberturas parece-me consensual que os buracos devem ser feitos na parte mais baixa com diâmetro entre 100 mm e 150 mm, sendo que 5 ou 6 furos devem chegar para a minha casa (cerca de 250m2).

    Dúvida 1:
    Agora quanto aos ventiladores, que tipo de material acham que devo colocar:
    - aquelas girândolas que funcionam somente com a acção do vento servem?
    - ou acham que devia colocar algo que fosse accionado electricamente ou por luz solar, como por exemplo estes da Chatron
    - ou aconselham outro tipo de dispositivo?

    Dúvida 2:
    - Quantos ventiladores/dispositivos acham que são necessários tendo em conta a dimensão (cerca de 250m2) e a exposição aos ventos (o desenho está no post 6).

    Cumprimentos e desculpem o massacre
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas
    •  
      alv
    • 17 março 2011

     # 10

    Vivam!

    Caro Alexandre, confesso a minha pouca experiência em sistemas de coberturas ocultas por platibandas, até porque não o uso.
    MAs embora não usando e havendo por aqui verdadeiros especialistas no assunto, atrevo-me a dizer-lhe que:
    Pergunta 1:
    Não necessita de isolar o interior da platibanda, porque estando exposta à mesma temperatura da parede que lhe serve de suporte porque fica encostada a ela, não se passa nada. O cuidado que deve ter é em vedar esse revestimento muito bem na sobreposição com a caleira para que não haja passagem de humidades, só isso.
    Pergunta 2:
    Também não me parece necessário. Pelo menos não tenho reparado que o façam.
    Pergunta 3, a 1 do #9:)
    Não necessita de nada em especial, uma simples tampa que permita a ventilação ou um tê ou um cotovelo, qualquer coisa que permita a ventilação e evite a entrada de chuva. Amanhã passo por uma obra em que foi aplicado um sistema desses, e tiro uma foto.
    Pergunta 4, a 2 do #9:)
    De todo. se aquilo não ventilar por si alguma coisa está muito mal.

    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas, Alexandre Martins
  10.  # 11

    [pub]Para uma cobertura barata e isolada, queiram ter como opção o Sistema Isolripa da Previcon. www.previcon.pt[/pub]
  11.  # 12

    Colocado por: achaves77[pub]Para uma cobertura barata e isolada, queiram ter como opção o Sistema Isolripa da Previcon. www.previcon.pt[/pub]


    explique lá isso melhor!!!
    •  
      alv
    • 17 março 2011

     # 13

    Vivam!

    achaves77, bem vindo, mas assim não vale.
    Nós, os outros, que estamos sempre à coca de coisas novas também queremos aprender!
    Vá lá, alto e bom som, o que temos de novo?
    "Fassam" parte
  12.  # 14

    [pub]Boas,
    O sistema Isolripa é uma solução desenvolvida e registada pela Previcon, que passa pelo tradicional sistema de vigota+ripa pré-esforçada incluindo neste o isolamento térmico. Esta solução de vigota+ripa+placa EPS de isolamento térmico, custa apróx. 12 €/m2 + iva. Poderão ver algumas fotos e informações em: http://previcon.pt/catalogo_isolripa.pdf, ou então enviarem um mail para : [email protected]
    Cumprimentos,[/pub]
  13.  # 15

    Ola alv

    Colocado por: alvNão necessita de nada em especial, uma simples tampa que permita a ventilação ou um tê ou um cotovelo, qualquer coisa que permita a ventilação e evite a entrada de chuva. Amanhã passo por uma obra em que foi aplicado um sistema desses, e tiro uma foto.


    Mais uma vez, obrigado pela resposta.

    Tens disponibilidade para colocar a foto que disse que iria tirar (caso a tenho tirado)?

    Obrigado
  14.  # 16

    Ola Novamente

    Eu queria deixar os vãos (padieiras, ombreiras e soleiras) prontos até ao final deste mês, uma vez que já tenho ETICS e Caixilharia quase adjudicado.

    A minha questão tem a ver com a soleira e já agora com o piso do pavimento.
    A parte do piso vai ficar para mais tarde (por questões de ordem financeira), eu queria era saber como devo fazer a soleira?

    Em relação ao piso de pedreiro só posso subir 10 cm
    E estava a pensar fazer da seguinte forma:

    SOLEIRA
    - 2 cm de argamassa para regularizar
    - 3 cm para XPS (floormate)
    - 3 cm de argamassa sobre o XPS
    - 2 cm para a soleira em granito

    PISO INTERIOR (madeira flutuante):
    - 2 cm de argamassa para regularizar
    - 3 cm para XPS (floormate)
    - 3 cm de argamassa sobre o XPS
    - 1 cm para o piso flutuante

    Dúvida 1: acham que os 2 cm que estão a pensar para regularizar o XPS podem ser substituído por areia (fica mais barato), ou acham que mais trade posso vir a ter problemas?

    Dúvida 2: 3 cm de XPS (floormate) + 3 de argamassa já dão resistência suficiente, não dão? (tanto para o piso em si como para a caixilharia)

    Dúvida 3: Pelo que tenho lido o piso flutuante nunca passa 1 cm, pois não? E eu posso (ou não devo) colocar o piso flutuante sobre a argamassa? Ou deveria deixar uma caixa de ar de 1 cm e deixar a camada de argamassa com 2 cm, ficando 2 cm livres (para a caixa de ar e o próprio piso flutuante)?

    Obrigado
    •  
      alv
    • 22 março 2011

     # 17

    Vivam!

    Conforme prometido, qualquer coisa do género disto.
    Trata-se de uma cobertura em camarinha. mas o principio e o funcionamento é exactamente o mesmo. Tem duas águas,mas se fosse uma era igual.

    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandre Martins
      CIMG0963 (Small).JPG
  15.  # 18

    Ola caro alv

    Colocado por: alvConforme prometido, qualquer coisa do género disto.
    Trata-se de uma cobertura em camarinha. mas o principio e o funcionamento é exactamente o mesmo. Tem duas águas,mas se fosse uma era igual.


    Peço desculpa pela indelicadeza de só estar a agradecer agora.
    Muito, muito obrigado pela ajuda que me deu...

    Já agora, eu criei um tópico por causa de orçamentos para trolha, que inclui pladur, que é a sua área de negócio.
    Eu não sei se a sua empresa faz obras para esta zona. Em todo o caso fica o link, caso esteja interessado...
    Trolha

    Mais uma vez, obrigado
 
0.0236 seg. NEW