Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Agradeço os vossos comentários relativamente à planta e organização das divisões que pensei para uma casa antiga de campo que será reconstruída com perservação das fachadas. A localização das portas e janelas é fixa, podendo ser apenas alterado o interior da habitação.

    Aguardo comentário
    Obrigado

    Miguel
      lado este.jpg
      planta3.jpg
      frente.JPG
      traseira.JPG
  2.  # 2

    Miguel, pode aumentar a imagem? Dou cabo dos olhos se me meter a analisar esta sua planta.

    Obrigado!
  3.  # 3

    Explique-nos um pouco a lógica (a razão) de as divisões estarem assim distribuídas.
    Como é o terreno envolvente ?
    De que lado (e a que distância) fica a estrada ?
    Para que lado é o Norte ?
  4.  # 4

    introduzi imagens para dar noção da realidade.
    O prédio em causa é uma construção térrea com 5 divisões, composta por cozinha, 3 quartos, sala de jantar, um armazém e 2 wc's com um total de 200 m2. dois quartos situados ao nascer do sol. a porta principal surge entre os quartos e a sala de estar dividisos pelo corredor de circulação. A cozinha e a sala estão conexas através de um arco de grande dimensão que as une. por detrás da cozinha existe a divisão com a escada que permite o acesso à varanda, e do seu lado esquerdo o 3º quarto. Finalmente o armazém/sala de arrumos situado na frente esquerda da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  5.  # 5

    Olá Miguel

    Não sabendo como é a disposição actual das divisões (ou seja, até que ponto é diferente do que propõe), e não conhecendo a família que vai usar este espaço como casa de campo, tenho os seguintes comentários a fazer:

    1) Acho que perde imensa área na zona das escadas para o terraço. Vai refazer as escadas ou as que existem estão em bom estado? Se vai refazer, reconsidere o modelo em L... Um belo modelo em U ocupa menos espaço e liberta m2. Com estes m2 eu apostaria na divisao mais clara entre cozinha e zona de refeições. No contexto de uma casa de campo, podem-se fazer espaços muito interessantes do género.

    2) Não gosto mesmo nada do facto de um dos quartos estar absolutamente isolado do resto da casa. É o quarto de uma empregada? Se não, seria de rever a ideia de fazer o quarto ali.

    3) O armazém serve-lhe para quê? Poderia fazê-lo no espaço agora ocupado pelo quarto (ou seja, virado a norte)? Assim não desperdiça uma divisão orientada a sul com um uso pouco nobre.

    Por enquanto é só isto. Preciso de mais informação (como por exemplo a presente nas minhas perguntas) para poder fazer comentários mais válidos.
    • ARIG
    • 17 março 2011

     # 6

    Ola Miguel.
    Gostava de contactar pessoalmente, para mostrar uma casa...
    Agradeço pela atenção.
    [email protected]
  6.  # 7

    Miguelvidaebela,
    Ao olhar para as fotografias, dou-lhe um conselho: não se preocupe tanto (/só) com a arquitectura.
    Isso precisa, claramente, de alguma engenharia. Fundações, estrutura (betão armado), drenagem periférica, etc.

    Isto é, você tem aí uma bela ruína e para a fazer renascer precisa de um projecto executado por uma equipa pluridisciplinar.

    Comentários quanto ao seu projecto ficam para mais tarde.

    Ó Arig,
    Você já viu onde é a casa ?!? :-)
    • ARIG
    • 17 março 2011

     # 8

    Ola Luis..
    Para caso não esta esclarecida localização de casa..
    Perguntaste porque??
  7.  # 9

    Colocado por: ARIGOla Luis..
    Para caso não esta esclarecida localização de casa..
    Perguntaste porque??

    Porque
    Colocado por: ARIGOla Miguel.
    Gostava de contactar pessoalmente, para mostrar uma casa...
    você fala com o Miguel como se soubesse que ele mora mesmo à sua beira.

    E aquela casa tanto pode estar no Sotavento algarvio, como em Porto Santo...
  8.  # 10

    Caro miguel vidaebela,

    Neste momento parece que tem dois T2 que partilham a mesma sala e cozinha. Será essa a sua necessidade real?
    Penso que com 200m2 e tantas janelas consegue facilmente uma planta mais clara sob o ponto de vista funcional.

    Cumprimentos.

    www.pedroresendearq.blogspot.com
  9.  # 11

    Seria interessante até efectuar uma circulação exterior à casa por dentro das fachadas, isto deixando as fachadas a trabalharem como muros e a casa desenvolver-se para dentro desses "muros".

    Desculpe, mas foi a primeira leitura que tive após a leitura das fachadas.

    Cumprimentos,
    adarq
    www.adarq.net
  10.  # 12

    De facto acho que a planta ainda precisa de alguns ajustes, não se encontra tão funcional como desejo, gostaria de tirar todo o proveito do espaço que tenho disponível, sobretudo valorizar a divisão da sala e cozinha criando um espaço agradável e com boa iluminação. O armazém faz sentido que fique na divisão detrás em troca do quarto, porém, estou a equacionar que seja convertido num outro quarto. A empregada para já não dorme em casa, tenho um casamento liberal mas nem tanto, não me agrada os quartos ficarem distante dos outros, mas paciência... A escada tem o formato U, ela liga ao terraço que abrange a sala de estar e os dois quartos, as outras divisões são abrangidas por um telhado em V.
    Obviamente estão pensados os trabalhos de engenharia. Fundações, estrutura.

    Cmpts
    Mguel
  11.  # 13

    Porque não assume uma cobertura plana?

    As fachadas até "vivem" dessa mesma ausência de cobertura inclinada.

    Aproveitava a cobertura num terraço completo.

    Cumprimentos,
    adarq
    www.adarq.net
  12.  # 14

    eu digo que a casa é no alto Alentejo ou Algarve inclino para o Alentejo.
    a circulação é estranha, para ir desde o hall norte para os quartos tem de passar obrigatoriamente pela cozinha e pela sala?!
    eu revia essa organização, a circulação na sala/cozinha devia-se fazer pelo centro e não encostada à parede, torna a circulação de toda a casa complexa e misturada.
    faz bem em aproveitar o sótão e construir cobertura inclinada, neste caso é o ideal.
  13.  # 15

    boas
    a arrecadação tem porta e janela
    ponha ai a sala e crie um corredor e menos Hall.
    a minha ideia era encostar a sala a oeste e o quarto passar para o local da sala desiste do corredor ai existente.
    Fica a casa mais arrumada e distingue a área privada das visitas.
    um abraço
  14.  # 16

    Acho uma boa ideia encostar a sala a oeste e arrumar os 3 quartos à direita. desta feita poria um corredor central que estabelecesse ligação por toda a casa (sala, cozinha e quartos), penso que fica muito melhor.
    Tratando-se de uma alteração da edificação existente não posso alterar a estrutura exterior da casa, o que significa que tenho de manter a cobertura inclinada e o terraço.
  15.  # 17

    Colocado por: antonio almeidaboas
    a arrecadação tem porta e janela
    ponha ai a sala e crie um corredor e menos Hall.
    a minha ideia era encostar a sala a oeste e o quarto passar para o local da sala desiste do corredor ai existente.
    Fica a casa mais arrumada e distingue a área privada das visitas.
    um abraço


    Concordo a 100%.
 
0.0201 seg. NEW