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  1.  # 1

    Boa tarde.
    Recentemente os motores/braços do portão seccionado da minha residência começaram a fazer ruídos estranhos, que se têm vindo a agravar com o passar do tempo.
    A marca do sistema é "Proteco", modelo Lider.
    A minha dúvida é saber se existe a possibilidade de reparar os motores (braços) e, se assim fôr, o que deverei fazer, já que trocar os mesmos se mostra uma alternativa dispendiosa.
    Os meus agradecimentos,
    João
  2.  # 2

    Se o problema é apenas o barulho, "chiadeira", basta usares um bom spray lubrificante. Nada de massas consistentes, vaselinas, nem WD40's....
    De preferencia num dia sem chuva.
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  3.  # 3

    Colocado por: drac0basta usares um bom spray lubrificante


    pode recomendar algum em especial? já agora gostava de saber pois posso vir a precisar :)
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  4.  # 4

    Colocado por: two-rok

    pode recomendar algum em especial? já agora gostava de saber pois posso vir a precisar :)


    LOLLLL ;)
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  5.  # 5

    Colocado por: Rui A. B.LOLLLL ;)


    Para esse efeito sou quase um leigo, pois não instalo automatismos :P
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  6.  # 6

    Colocado por: two-rok

    Para esse efeito sou quase um leigo, pois não instalo automatismos :P


    Eheheh

    Eu estou curioso com a resposta por outro motivo.. ;)

    Nas fechaduras, cilindros e afins não aplica sprays lubrificantes quando é necessário?
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    •  
      sousal
    • 17 março 2011 editado

     # 7

    Pode usar o WD40.
    Nos veios dos motores também. Mas o ideal será massa consistente em spray.
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      24112008320.jpg
  7.  # 8

    two-rok,

    aconselho-te Lubrificante Berner de Alta Performance em SPRAY.


    Lubrificantes como o WD40, NÃO DEVEM SER USADOS. As propriedades lubrificantes deste tipo de produto deteriora-se rápidamente quando usados fora de sistemas "controlados". O vento, o sol, a chuva, as amplitudes térmicas que ocorrem durante a operação do mecanismo alteram certas características técnicas do produto tornando-o "pegajoso". As poeiras acabam por se juntar à festa....e voilá....um motor novo. Só deve ser usados em mecanismos fechados ou protegidos, e podem ser usados em situações de "emergencia" como para facilitar uma abertura ou um desaperto de porcas ou algo do genero. Se ocorrer no exterior, deve depois ser bem limpo o mecanismo e usado um lubrificante adequado.

    Normalmente chama-se lubrificantes de alta performance aqueles que toleram bem as alterações de temperaturas, grandes amplitudes termicas, temperaturas elevadas, adversidades atmosfericas, poeiras e coisas que tais.

    É verdade que o WD40 tem uma grande fama de ser um grande lub multiusos, mas recordem-se que começou por ser apenas um lubrificante infiltrador que facilitava o desaperto de porcas "calcinadas". Quem se recorda de o usar nessa situação, sabia bem que se lavava a seguir as peças com o velho petroleo...
    Por favor não se convençam das suas propriedades milagrosas e não o usem nos vossos carros ;)
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  8.  # 9

    Colocado por: Rui A. B.Nas fechaduras, cilindros e afins não aplica sprays lubrificantes quando é necessário?


    Aplico um spray da Berner que tem um nome qualquer na lata, mas o vendedor chama-o "Spray Teflon", para esse efeito é muito eficaz, para automatismos tenho dúvidas pois já envolve uma mecânica muito mais elaborada e está 24/7 no exterior.

    Colocado por: sousalPode usar o WD40.


    Credo, amigo sousal, não diga uma coisa dessas, experimentei uma vez num fecho que estava "perro" e no fim de pôr o WD40 ainda ficou pior...

    Colocado por: sousalMas o ideal será massa consistente em spray.


    Também já tinha ouvido falar nisso, é capaz de ser bom.

    Colocado por: drac0two-rok,

    aconselho-te Lubrificante Berner de Alta Performance em SPRAY.


    Obrigado pela sugestão, quando o vendedor cá passar, a ver se lhe falo nisso.
    É que isso às vezes pode ser a diferença entre ter de chamar o técnico dos automatismos ou não.
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  9.  # 10

    O spray mais indicado para o efeito é o LPC200 da Wurth. Antes de o aplicar terá que remover as sujidades existentes.
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  10.  # 11

    Fico esclarecido com as vossas opiniões em relação ao tipo de librificante a usar. Agora, para proceder à limpeza dos mecanismos, o que devo fazer, uma vez que terei de abrir o braço e não sei como o fazer?
    Por outro lado, se o problema fôr mecânico, qual a melhor maneira de o resolver?
    Obrigado
  11.  # 12

    Se possivel enviar uma foto do automatismo em questão para analisar a melhor forma de o limpar e posteriomente lubrificar. Os motores de portas seccionais residenciais são montados na parte superior/ central da resptectiva porta. Relativamente aos motores / braços são aplicados em portões de batente exteriores de uma ou duas folhas.
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  12.  # 13

    Cá vai uma foto dos braços em questão.
      braço.JPG
  13.  # 14

    Este motorredutror apenas tem três pontos de lubridicação para o utilizador. Nas extremidades do mesmo e no cilindro do desembraiador. O interior também tem pontos de lubrificação inportantes, uma vez que é um motorredutor, mas é conveniente esse mesmo serviço ser executado em oficina e por técnico especializado. Não é menos importante que o proprio portão esteja sem qualquer tipo de prisões mecánicas, nomeadamente as dobradiças. No momento não conheço quem represente e ou instala a referida marca.
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  14.  # 15

    Colocado por: santos1967Cá vai uma foto dos braços em questão.
      braço.JPG


    Eu tenho uns iguais e nunca precisei de os abrir. Lubrifico com o spray periodicamente o veio e os "apoios". Lubrifico as dobradiças das folhas e confirmo a sua horizontalidade com um simples nível.

    De que zona és?
    Se for Margem Sul (do Tejo claro), fala com o Miguel Melo da Markpainel.
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  15.  # 16

    O veio pelo exterior não tem qualquer ponto de lubrificação. No interior do tubo cromado existe um veio roscado ( sem fim) e ai sim é que necessita de lubrificação. Caso esta peça não tenha lubribicação torna-se muito difícil e em alguns casos não se conseguir manobrar o portão manualmente.
    Estou no ramo das portas e automatismos á 16 anos. Nos últimos 8 anos trabalhei em exclusivo na assistência após venda como assistente e consultor técnico. Ja me deparei com varias situações, em motorredutores iguais. Não são maus , mas se não tiverem a manutenção adequada, podem provocar alguns transtornos desagradaveis aos clientes.
    •  
      sousal
    • 20 março 2011 editado

     # 17

    Colocado por: fcamposO veio pelo exterior não tem qualquer ponto de lubrificação. No interior do tubo cromado existe um veio roscado ( sem fim) e ai sim é que necessita de lubrificação. Caso esta peça não tenha lubribicação torna-se muito difícil e em alguns casos não se conseguir manobrar o portão manualmente.
    Estou no ramo das portas e automatismos á 16 anos. Nos últimos 8 anos trabalhei em exclusivo na assistência após venda como assistente e consultor técnico. Ja me deparei com varias situações, em motorredutores iguais. Não são maus , mas se não tiverem a manutenção adequada, podem provocar alguns transtornos desagradaveis aos clientes.

    Se trabalha à tanto tempo com este tipo de automatismo, já deveria de saber que o veio ao entrar no braço do motor encontra uma certa resistência no vedante que faz o isolamento que em certas alturas provoca a tal "chiadeira" que iniciou esta discussão. Colocando um pouco de lubrificante no veio a "chiadeira" desaparece.
  16.  # 18

    Boa Noite.
    Tenho um portão de batente com 2 folhas de cerca de 1,50 m que dá acesso aos carros a uma rampa até à garagem onde existe um portão seccionado com automatismo Ditec. O portão de batente tem um controlo BFT e os braços motorizados são novotecnica (?) e já tem 15 anos a funcionar. Ainda funcionam mas fazem uma chiadeira!!! Tenho que ter dois comandos diferentes . Para mudar a placa electronica para ser compatível com a Ditec pedem 80€. O arranjo dos braços ficará por 130€ cada. A alternativa seria comprar braços motorizados novos, que já vem com sensores e a placa para funcionar com o único comando. Tenho dois orçamentos: Proteco ( modelo?) - 500€ ; Ditec obby - 550 €. Ambos preço chave na mão . Qual será a melhor opção?
  17.  # 19

    Colocado por: joaobarreiraBoa Noite.
    Tenho um portão de batente com 2 folhas de cerca de 1,50 m que dá acesso aos carros a uma rampa até à garagem onde existe um portão seccionado com automatismo Ditec. O portão de batente tem um controlo BFT e os braços motorizados são novotecnica (?) e já tem 15 anos a funcionar. Ainda funcionam mas fazem uma chiadeira!!! Tenho que ter dois comandos diferentes . Para mudar a placa electronica para ser compatível com a Ditec pedem 80€. O arranjo dos braços ficará por 130€ cada. A alternativa seria comprar braços motorizados novos, que já vem com sensores e a placa para funcionar com o único comando. Tenho dois orçamentos: Proteco ( modelo?) - 500€ ; Ditec obby - 550 €. Ambos preço chave na mão . Qual será a melhor opção?

    Os meus são os dois Proteco portão de entrada 1,50 mt e o da garagem e ficaram pelo preço de 550 euros, claro a montagem foi feita por mim, como já tem Ditec coloque o segundo 550 euros, coloque fotos para o melhor ajuda.
    Eu mandei vir os meus de Leiria,mas também têm em Braga execelentes preços, isto para mandar vir claro, pois virem montar não sai barato :)
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  18.  # 20

    Pela descrição parece morar em Samora Correia :)
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