Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Estou a pensar remodelar a casa que herdei que era do meu visavô, datada de 1897.
    Neste momento tenho na casa cozinha, sala de estar, dois quartos pequenos e uma casa de banho. adjacente á casa a antiga adega que agora ´+e apenas um espaço enorme sem qualquer uso.
    A casa tem paredes exteriores com 80cm, é muito fria de inverno e optima de verão. Muito pouca luz natural pela pequena dimensão das janelas e por estar "metida" na casa do visinho, com um dos lados da casa, lado sul, completamente tapada pelo vizinho, apenas existe uma pequena viela com 1m de largura.
    Posso mexer em todas as paredes exceto as exteriores e as assinaladas com uma X.
    Poente é o lado virado para a rua.

    O que gostava de ter era mais luz, 3 quartos, 2 casas de banho, uma cozinha/sala de jantar e uma sala de estar com lareira.

    Algumas ideias?

    Free Image Hosting at www.ImageShack.us

    Obrigado
  2.  # 2

    Em primeiro lugar, muito cuidado com essa mexidas nas paredes, porque nessas habitações antigas, elas são estruturais, e ao tirá-las terá de reforçar a estrutura. Embora estes reforços não sejam muito complicados de fazer, fragilizam sempre a casa e implicam obras suplementares muito pouco económicas.

    As aberturas de vãos nas paredes exteriores, terão de ser feitas com muito cuidado, porque sendo as paredes mestras, podem-nas fragilizar excessivamente. Se conveniente que no desenho indicasse quais as paredes mestras interiores (em principio as mais grossas se em alvenaria de pedra) e quais não são.

    Nessas casas antigas, estamos sempre, muito limitados pelas paredes mestras (ou estruturais) e mexidas nelas, levianamente, é um erro que se pode pagar muito caro. Sub-divisões não é problema, mas aumentar áreas á custa de demolição de paredes, vai-se pagar muito caro no próximo sismo
  3.  # 3

    Concordo com o que diz e sei isso.
    Daí no meu dezenho e nas minhas notas indiquei que não posso mexer em nenhuma das paredes exteriores (inclui as que partilho com o vizinho) e das interiores não posso mexer nas marcadas com X. Todas as outras sºao passiveis de alteração.
  4.  # 4

    Não há ideias por aqui?
    Não sei bem como pegar neste trabalho, onde colocar as divisões.
    Ajuda precisa-se...
  5.  # 5

    Este tipo de intervenções costuma ser delicado... não é cortar daqui e e colar ali... deveria ser elaborado por um profissional.
    Aconselho-o a contactar um Arquitecto para o ajudar a por as ideias em ordem... e executarem um Projecto como deve ser.
    • AnaT
    • 21 setembro 2008

     # 6

    Só com base no desenho apresentado, não parece muito fácil.

    A maioria das janelas está virada para sul mas são tapadas pelo vizinho. O pátio está voltado a norte. Daí ser tão fresca de Verão mas muito fria de Inverno.

    A entrada dá para uma assoalhada cujas paredes não podem ser mexidas e que tem de atravessar para chegar ao resto da casa.

    Qualquer ideia vai depender das áreas de que dispõe e das áreas que pretende para os quartos, para a sala e para a cozinha/sala de jantar.

    A alternativa que estou a ver para dar mais luz à casa é com claraboias.

    A adega pode ser aproveitada quer para fazer a sala/Sala de jantar/Cozinha ou para os quartos.

    Mas qualquer ideia depende muito da utilização que vai fazer das diversas zonas.
    A sala é para ser usada durante o dia e com crianças ou principalmente à noite, com um grupo de amigos para uma amena cavaqueira? Se for usada por crianças pode ter interesse um acesso mais fácil ao exterior e ter mais luz. No outro caso, pode ser mais recolhida e intimista.

    E os quartos? O mesmo tipo de questão se coloca.

    Na minha opinião, deve contactar um Arquitecto e dar-lhe a conhecer o seu tipo de vida para ele poder remodelar a casa conforme os seus hábitos, principalmente se já tem este tipo de dúvidas para começar.
  6.  # 7

    Obrigado pelos comentários.
    Nesta casa estou bastante condicionado pelas paredes mestra que tenho e pela casa estar quase toda rodeada pela casa do vizinho.

    O que acham desta minha abordagem?

    Free Image Hosting at www.ImageShack.us

    QuickPost
  7.  # 8

    Comentário precisam-se.
    Obrigado
    • AnaT
    • 29 setembro 2008

     # 9

    Imcamoes, se essa abordagem resolve os seus problemas...

    Pessoalmente, eu acho que existe muito espaço desperdiçado no vão das escadas.

    Precisa mesmo de um escritório separado? Se não, esse espaço junto com a casa de banho dariam um quarto muito mais interessante passando a casa de banho para o espaço do quarto de 10m2, mais perto da sala e da cozinha e mais fácil de usar por qualquer pessoa (habitante ou visita). Além disso, porque não põe a banheira na casa de banho da suite deixando o polibã para a casa de banho "de serviço"? Isto supondo que o seu quarto é a suite, certo?

    É que pede para comentar mas não dá muitas informações e assim torna-se difícil dar uma opinião...
  8.  # 10

    obrigado AnaT

    Tenho uma condicionante que é o de não querer colocar quarto na área onde tenho o escritório e a casa de banho, já que esta parte da casa está completamente tapada pela casa do vizinho e não tem quase luz natural apesar das duas janelas.
  9.  # 11

    Fernando disse:
    Uma casa dessa data e, ainda por cima, antiga pertença do avó (recheada de muito sentimento, por certo) merece ser remodelada com muita competência.
    Daí que seja aconselhável o recurso a pessoal especializado - arquitecto(a) de preferência. Pessoalmente conheço que é capaz de partir das ideias do proprietário e de lhes dar a forma adequada para realizar um projecto bem sucedido. Aqui vai o contacto: arquitecto Jorge Silva - tel. 96 270 21 24.
    • Mac
    • 24 outubro 2008

     # 12

    Seja como for o sua ideia para o espaço está, a meu ver, excelente.
    Parebéns
  10.  # 13

    Olá . Bonito design da casa
    Podes indicar qual programa utilizado para efectuar essa planta?

    obrigado
    • AnaT
    • 25 outubro 2008

     # 14

    É o Floorplanner.

    Outro programa grátis para quem gosta destes "rabiscos" é o Google Sletchup.

    Bons desenhos.
 
0.0187 seg. NEW