Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostaria de saber de um Arquitecto que me pudesse dizer se no terreno dos meus pais é possivel construir uma casa de estilo arquitectura moderna pois queria construir no terreno onde situa-se o jardim.
    Queria alguem que pudesse vir aqui a minha casa e visse a situação é possivel?
    E qual o valor para essa informação?
  2.  # 2

    E onde fica, já agora?
  3.  # 3

    Vila do conde
  4.  # 4

    Os arquitectos não funcionam como os médicos ou os advogados. Se insinuar a possibilidade de, quem sabe, eventualmente, poderem a vir fazer o projecto, dão-lhe a consulta de borla.
  5.  # 5

    Barrosva:

    O procedimento é dar entrada na CM de Vila do Conde de um Pedido de Informação Prévia indicando o que pretende. Vá lá e pergunte o que é preciso entregar como elementos do processo. Depois, você vê se consegue fazer isso sozinho, porque não é preciso entregar um projecto, só a indicação do que pretende: n.º pisos, área de construção, etc. e a localização do terreno. Senão, deve contratar alguém que o consiga fazer, nomeadamente um arquitecto ou um engenheiro.
  6.  # 6

    Boa tarde,

    Comprei recentemente um terreno no concelho de Vila do Conde e, antes de fechar negócio também tive de saber se dava ou não para construír o que pretendia.
    Liguei para a Câmara de Vila do Conde e pedi para marcar uma reunião com o técnico responsável pela zona em causa.
    A reunião foi agendada uns dias depois.
    Levei para a reunião uma cópia da caderneta predial do terreno e uma foto do google com a localização exacta
    Na reunião expliquei à técnica o que pretendia construir.
    Ela, que já conhece bem o PDM, deu-me todas as informações de que necessitava para avançar com o negócio.
  7.  # 7

    Barrosva pode contratar um arquitecto desde já, procurar, escolher e contratar, mas também pode como já foi dito, ir à câmara saber disso, há técnicos de câmara que lhe podem esclarecer essas duvidas mas arrisca-se também a apanhar técnicos camarários que não o sabem ajudar e até confundir.
    se depois precisar de arquitecto disponha, estou no Porto
    pode colocar aqui a planta que tiver e a localização, assim como fotografias, e talvez dê para ajudar com essa informação.
  8.  # 8

    Gostava de deixar apenas um alerta:

    Há situações em que precisamos de ter certezas do nosso lado e a palavra do técnico camarário pode não ser o suficiente. Ele pode ser muito competente, mas também pode ser uma pessoa pouco informada. Falei na instrução de um Pedido de Informação Prévia (PIP) porque a resposta é vinculativa por 1 ano a contar da data do ofício que a acompanha. Ter um PIP favorável, significa que o projecto que for submetido para aprovação dentro de 1 ano, tem aprovação se obedecer a tudo o pretendido aquando da instrução do PIP.

    Se precisar de recorrer a empréstimo, ter um PIP aprovado ou a palavra do técnico da Câmara são coisas diametralmente opostas. Eu sei que não é o seu caso, mas fica o registo.

    No meu caso específico, os antigos donos do meu terreno foram à Câmara saber se dava para construir. O incompetente que os atendeu disse-lhe que o se o terreno está classificado como agroflorestal e silvo-pastoril, só dá para estas actividades. Depois, mandaram uma carta a perguntar exactamente o mesmo, não obtiveram resposta. Emigraram e, passados uns anos, colocaram o terreno à venda por um preço que me pareceu simpático, porque achavam que nada se poderia lá construir. Fiz um PIP e aprovaram o que eu queria, por escrito, antes da escritura do terreno. Estas informações foram trocadas antes da escritura, embora os donos recebam sempre uma notificação de que foi feito um PIP ao seu terreno.
  9.  # 9

    LiMatos

    enviei-lhe um sussurro.
  10.  # 10

    Adarq,

    tenho os sussurros ligados e não vejo o seu sussurro...
  11.  # 11

    Colocado por: LiMatosNo meu caso específico, os antigos donos do meu terreno foram à Câmara saber se dava para construir. O incompetente que os atendeu disse-lhe que o se o terreno está classificado como agroflorestal e silvo-pastoril, só dá para estas actividades. Depois, mandaram uma carta a perguntar exactamente o mesmo, não obtiveram resposta. Emigraram e, passados uns anos, colocaram o terreno à venda por um preço que me pareceu simpático, porque achavam que nada se poderia lá construir. Fiz um PIP e aprovaram o que eu queria, por escrito, antes da escritura do terreno. Estas informações foram trocadas antes da escritura, embora os donos recebam sempre uma notificação de que foi feito um PIP ao seu terreno.

    pode ter sido porque houve uma alteração de PDM, ou então foi mesmo um péssimo atendimento, em todo o caso concordo consigo, há muitos técnicos camarários que só confundem e aconselham erradamente, por isso é preciso saber a quem dar ouvidos...é o meu conselho
    posso testemunhar que já me deram informações correctas e vinculativas"" em câmaras mas também já me atenderam e nem as directivas principais do pdm sabiam, além de aconselhar mal.
    por isso nem sempre ir à câmara pedir informações é bom.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LiMatos
  12.  # 12

    Eu já tenho uma conta interessante de histórias passadas em Câmaras Municipais e seus funcionários.

    Também tenho exemplos excelentes, que muito me surpreenderam pela positiva. Boa cooperação, celeridade em despachar processos, sugestões, etc. Exemplos dados por jovens arquitectos e engenheiros com vontade de trabalhar e de deixar trabalhar.

    O problema é que a linha da frente, em geral o atendimento técnico, não tem formação adequada nem relativamente à actualização da legislação, nem relativamente à constituição de processos. Eles podem ter boa vontade, mas podem condicionar todo o bom funcionamento a jusante. Não generalizando porque seria injusto, há técnicos que não se dignam a perguntar a um arquitecto ou engenheiro se a informação está correcta. Julgam que sabem e atiram. As pessoas menos informadas, com menos posses ou que não sejam do meio, acreditam no que lhes é dito e pronto. O pior pode vir a seguir...

    Por isso, sou da opinião que devemos salvaguardar a primeira abordagem que, nestes casos, é um PIP bem instruído por que saiba, sob pena de não haver uma resposta ao que precisamos.
  13.  # 13

    Obrigada pela vossa ajuda...
    Vou fazer isso:)
  14.  # 14

    Bem, não sei como funcionam as outras Câmaras mas, no meu caso quem me atendeu, foi precisamente a arquitecta responsável pela análise e aprovação dos projectos na zona em causa! Depois desta reunião ainda tive o cuidado de ler o PDM....
    Espero que corra tudo bem, agora que o projecto deu entrada.....
  15.  # 15

    Colocado por: LiMatosTambém tenho exemplos excelentes, que muito me surpreenderam pela positiva. Boa cooperação, celeridade em despachar processos, sugestões, etc. Exemplos dados por jovens arquitectos e engenheiros com vontade de trabalhar e de deixar trabalhar.

    mas olhe que os novos também podem emperrar, e enganar"" as pessoas...
    tem a ver com quem está nas câmaras por mérito próprio, ou mérito que foi conseguindo pelo seu trabalho e aqueles que estão lá por aquilo que já sabemos e nem se dão ao trabalho por falta de capacidades ou mesmo de vontade, de ajudar e fazer bem o seu trabalho.
    na mesma câmara já apanhei o melhor técnico e o pior de todos que já consultei.

    Colocado por: LiMatosAs pessoas menos informadas, com menos posses ou que não sejam do meio, acreditam no que lhes é dito e pronto. O pior pode vir a seguir...

    Por isso, sou da opinião que devemos salvaguardar a primeira abordagem que, nestes casos, é um PIP bem instruído por que saiba, sob pena de não haver uma resposta ao que precisamos.

    pois esses casos é que são pior, como esse atrás que falou, foi bom para si, mas para esses senhores...
    convém nesses casos fazer mesmo pip, as pessoas acreditam logo naquilo que lhe dizem por boa fé, e devia ser assim mas infelizmente não dá para ser assim.
 
0.0188 seg. NEW