Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou interessado numa moradia penhorada pelas finanças, eu adorava ficar com aquela casa pois fica perto da minha terra e tenho alguns conhecimentos a cerca da casa. o problema é q nao sei se havera outras pessoas interessadas. se houver será q há alguma forma de saber através de alguém ligado as finanças quanto é q essas mesmas pessoas deram na proposta pela casa?

Agradecia que me esclarecessem esta questão pois já ouvi falar muito nesta situação.
    Obrigado
  2.  # 2

sim no site http://www.e-financas.gov.pt/vendas/.

Pode la ir e fazer as suas propostas.
  3.  # 3

Eu participei num leilão no ano passado.
    As propostas são em carta fechada ou em via internet pelo site das finanças.
    As propostas em carta estão lacradas até ao dia e hora marcado para abertura. Via internet, o sistema apenas permite que as propostas sejam conhecidas no dia e hora marcado.
    Pode é tentar saber se há pessoas com interesse na casa e podem-lhe responder ou não. Eu tenho um amigo dum amigo dum amigo que me disse que haviam 5 pessoas interessadas. No dia houveram 24 propostas.
    Mais que isto, é crime.
    Espero ter ajudado.
  4.  # 4

pelo que parece é muito dififcil ganhar um leilao pelas finanças em carta fechada.
    Vou tentar a minha sorte. :)

Obrigado pela Ajuda
  5.  # 5

Tenha em atenção que tem que ter a verba disponível para pagar a casa a pronto nos dias seguintes à data de abertura, isto caso o valor seja inferior a 52 mil euros. Se o valor for superior, tem que dar 1/3 logo e o restante num prazo, creio, de 3 meses.
    E, depois de fazer a proposta, não se pode recusar.
  6.  # 6

Colocado por: FabioJesus......... será q há alguma forma de saber através de alguém ligado as finanças quanto é q essas mesmas pessoas deram na proposta pela casa? .....

Faça a sua proposta e esqueça a dos outros. É por isso que é proposta em carta fechada.
    Posso dar o exemplo em que participei:
    Havia um apartamento mesmo proximo de um local onde eu desejava comprar.
    Valor patrimonial 48.100
    O preço minimo era 33.000€, a minha proposta foi de 35.000€ e a venda foi adjudicada por 51.800€ .

O mais engraçado disto tudo. O comprador foi a instituição bancária que tinha executado a hipoteca !
    Depois dizem "eles" que nao se interessam pelos imóveis, o que preferem é que paguem a divida.
  7.  # 7

Não há hipótese de saber quais as propostas que foram apresentadas, sob pena de o leilão ser anulado.

Muita atenção ao seguinte:
    - Não é possível fazer crédito habitação na compra do imóvel. Os bancos necessitam de documentos para avançar com escritura, e as finanças só emitem esses documentos após pagamento. Apenas créditos pessoais, com as taxas de juro e spreads bem mais altos...
    - Conforme disse o "jacintocosta": Tenha em atenção que tem que ter a verba disponível para pagar a casa a pronto nos dias seguintes à data de abertura (até 15 dias), isto caso o valor seja inferior a 52 mil euros. Se o valor for superior, tem que dar 1/3 logo e o restante num prazo, creio, de 3 meses. (até 6 meses)
    E, depois de fazer a proposta, não se pode recusar. "
    - Muita atenção se a casa está legalizada, com licença de utilização, habitada ou não , e em bom ou mau estado... As finanças apenas transmitem a titularidade do imóvel. Não querem saber de mais pormenores. Recordam do imóvel vendido com a antiga proprietária já falecida ainda lá dentro?

Caso consiga ultrapassar os pontos acima, avance com a compra...

Sobre a compra da casa pelo Bancos, tem a ver com a hipoteca do imóvel. Não esquecer que existe uma dívida às finanças por parte do executado, além da hipoteca do imóvel. Conforme a decisão do tribunal, pode ser dada prioridade ao pagamento da divida das finanças, e desta forma, os bancos arriscam-se a perder a hipoteca e o imóvel.
    Assim, eles compram o imóvel pelo valor da hipoteca e ficam salvaguardados que vão manter o imóvel, seja qual for a decisão do tribunal...
  8.  # 8

Colocado por: MLopes_- Não é possível fazer crédito habitação na compra do imóvel.

Quando fiz a minha proposta, tive bancos que me fazeriam crédito à habitação porque mas só porque pagava o 1/3 do meu bolso.
  9.  # 9

boas
    os bancos não fazem crédito hipotecário na compra do imóvel ás finanças.
    fazem pessoal até passagem para nosso nome porque como já foi referido acima as finanças só passam os documentos necessários após pagamento.
    depois passam os créditos pessoais para crédito hipotecário, multi opções ou investimento que fica sempre mais caro 1% do normal.
    quantos ás casas as finanças vendem um apartamento logo este tem que ter todas as licenças em dia incluindo habitabilidade se não tiver podem renunciar á compra.
    um abraço
  10.  # 10

Caro António,

Os Bancos podem fazer crédito habitação nesses casos... Depende das garantias existentes, do negócio e dos Bancos.
    • Diane
    • 18 março 2011 editado

# 11

Se me permite um conselho, não se meta nisso.
    Pode acontecer que consiga comprá-la e que mais tarde lhe seja vedada a entrada por algum tempo, se os penhorados ainda estiverem a morar na casa ou então que ninguém saiba aonde estão as chaves.
    Também pode acontecer que não consiga ver a casa antes de licitar, e que poderá ter uma grande surpresa se a casa lhe chegar a ser vendida.
    Faz algum tempo, licitei por carta. No dia da abertura da proposta, resolveram prolongar o prazo. No termo do prolongamento, decidiram prolongar por mais algum tempo e em seguida mais um prolongamento, até que disse que não podia esperar eternamente com o dinheiro bloqueado e que me concederam a anulação da proposta, com um grande sorriso.
    Fiquei com a quase certeza que não ma queriam vender a mim.
    Ou estavam a dar ao penhorado a possibilidade de acabar por pagar a dívida, ou então estavam com a casa reservada para alguém ou alguma entidade.
    Segundo me constou na altura, as Finanças não mexem um dedo para o ajudar depois da compra. Vendem a casa livre de quaisquer ónus, mas tem que se "desenrascar" sozinho.
    Para mim, os leilões das Finanças, acabaram.
  11.  # 12

Cara Diane,

Se me permite, deveria ter sido a Diane a acabar com isso. Não podem simplesmente fazer o que lhe fizeram... Se não fez nada, eles continuarão a "guardar" as casas através desses esquemas para os "conhecidos" e "amigos"...
  12.  # 13

Colocado por: DianePara mim, os leilões das Finanças, acabaram.

Cuidado com eles!
    Os "tubarões" dominam tudo.

Colocado por: FabioJesusVou tentar a minha sorte. :)

Ou o seu azar...

Colocado por: jacintocostaE, depois de fazer a proposta, não se pode recusar.

Poder pode, mas se a casa for vendida por valor inferior ao que ofereceu na proposta, terá que pagar a diferença.
  13.  # 14

Colocado por: somdigital
    Quando fiz a minha proposta, tive bancos que me fazeriam crédito à habitação porque mas só porque pagava o 1/3 do meu bolso.

O problema não está no banco em fazer o crédito à habitação, mas sim na falta de documentação necessária para fazer a escritura. Actualmente nenhum banco avança o dinheiro sem ter os documentos necessários para a escritura. Esses documentos só estarão na sua mão após pagamento total do valor da proposta.
  14.  # 15

Colocado por: antonio almeidaboas
    os bancos não fazem crédito hipotecário na compra do imóvel ás finanças.
    fazem pessoal até passagem para nosso nome porque como já foi referido acima as finanças só passam os documentos necessários após pagamento.
    depois passam os créditos pessoais para crédito hipotecário, multi opções ou investimento que fica sempre mais caro 1% do normal.
    quantos ás casas as finanças vendem um apartamento logo este tem que ter todas as licenças em dia incluindo habitabilidade se não tiver podem renunciar á compra.
    um abraço

Sobre a questão dos créditos está certíssimo. É exactamente assim que funciona.

Sobre as licenças de habitalidade, não é assim. Aliás, se fôr às finanças perguntar pela documentação da casa, eles só têm a caderneta predial porque é o único documento que interessa aos serviços fiscais. Muitas vezes nem os mapas de localização correctos existem no processo de execução.
    As finanças não vendem o apartamento, mas fazem sim uma transmissão da titularidade do imóvel, nada mais. É ligeiramente diferente.
  15.  # 16

Colocado por: Princesa_Caro António,

Os Bancos podem fazer crédito habitação nesses casos... Depende das garantias existentes, do negócio e dos Bancos.

Certo. Mas penso que são as excepções.
    Se tiver um bom dinheiro depositado no banco e pedir crédito à habitação nos moldes acima mencionados, eles fazem crédito, mas praticamente de certeza que cativam o dinheiro necessário na sua conta, ou exigem garantia até o processo de compra estar concluído.
  16.  # 17

Colocado por: Diane
    Segundo me constou na altura, as Finanças não mexem um dedo para o ajudar depois da compra. Vendem a casa livre de quaisquer ónus, mas tem que se "desenrascar" sozinho.

Isto é o mais certo que há: Após o pagamento e emissão da documentação, as Finanças não querem saber de mais nada sobre este negócio. Mesmo que a casa esteja a cair aos bocados ou habitada pelo antigo proprietário ou com qualquer outro problema, eles não querem saber.
    Quando dizem "livres de ónus ou encargos", referem-se ao facto de ninguém (bancos, credores, antigo proprietário, etc...) poder vir a reclamar qualquer direito sobre o imóvel. Mas qualquer despesa com a casa (divisões estragadas, obras necessárias, certificação energética) é tudo por conta do novo proprietário.
  17.  # 18

Colocado por: jacintocostaE, depois de fazer a proposta, não se pode recusar.

Poder pode, mas se a casa for vendida por valor inferior ao que ofereceu na proposta, terá que pagar a diferença.

E não só: Pode ter de pagar uma multa, e mesmo despesas para um novo processo de venda do bem.
    Em casos extremos, pode mesmo vir a ser penhorado dos seus bens.
    Exemplo: Ofereceu 150.000€ pelo imóvel. Ganhou mas não tem como pagar. As finanças avançam com nova venda e foi arrematado por 75.000€. Não tem como pagar a diferença. As finanças avançam com a penhora dos seus bens para cobrir a diferença...

Por isso, muito cuidado com os leilões das finanças!!!
    • s m
    • 19 março 2011

# 19

FabioJesus
    Estou interessado numa moradia penhorada pelas finanças, eu adorava ficar com aquela casa pois fica perto da minha terra e tenho alguns conhecimentos a cerca da casa. o problema é q nao sei se havera outras pessoas interessadas. se houver será q há alguma forma de saber através de alguém ligado as finanças quanto é q essas mesmas pessoas deram na proposta pela casa?

Algumas imobiliárias hoje em dia trabalham com os bens das finanças. Sabe se existe alguma a mediar a venda da sua casa??
  18.  # 20

Colocado por: MLopes_O problema não está no banco em fazer o crédito à habitação, mas sim na falta de documentação necessária para fazer a escritura. Actualmente nenhum banco avança o dinheiro sem ter os documentos necessários para a escritura. Esses documentos só estarão na sua mão após pagamento total do valor da proposta.

Mas aí é que está. Se eu tivesse ganho leilão já tinha tudo acertado. Levaria a declaração das finanças dizendo que havia ganho o leilão e todas as outra papeladas necessárias para pedir o crédito à habitação mas o dinheiro só seria libertado no dia da escritura, um mês depois.
    Também eu sentia muitas confusões de como resolver a situação, mas o gerente da CGD de onde vivo esclareceu-me e simplificou-me tudo.

0.0242 seg. NEW