Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.

Vou colocar aqui o esboço que fiz (muito rudimentar) da moradia que tenciono construir. Notem que faltam (entre outras coisas, provavelmente) as janelas, as portas e a largura das paredes (ainda tem medidas muito "certinhas"). Basicamente é só a disposição das divisões e algumas medidas a grosso.
    Opinem por favor. Queria saber o que poderá ter corrido mal no meu esboço.

Obrigado
      Esboço Nossa Moradia 2.jpg
  2.  # 2

Falta-lhe uma IS acessível no R/C. Parece-me que tem escadas a menos e sala a mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  3.  # 3

com a IS acessivel no piso 0, as escadas em condições... mais espessura de paredes, vai ficar sempre com uma Ab perto dos 250m2.

e alpendres/ varandas...?!?
  4.  # 4

Está naquele ponto em que deve consultar um arquitecto, mas independentemente disso a disposição do espaço não está mal mas é como lhe digo procure alguém que ponha em pratica aquilo que desenhou
  5.  # 5

Bom dia,

Julgo que é material suficiente para poder discutir ideias.
    Embora esteja numa fase ainda muito crua, julgo que o arquitecto que solicitar irá compreender o que pretende.

Algum esclarecimento adicional disponha.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  6.  # 6

Boa tarde.

Colocado por: AugstHillFalta-lhe uma IS acessível no R/C. Parece-me que tem escadas a menos e sala a mais.

Colocado por: Pedro Barradascom a IS acessivel no piso 0, as escadas em condições... mais espessura de paredes, vai ficar sempre com uma Ab perto dos 250m2.

Tem uma IS no R/C está mesmo ao lado do hall de entrada, no canto inferior esquerdo.

7.  # 7

Boa tarde.

Colocado por: AugstHillFalta-lhe uma IS acessível no R/C. Parece-me que tem escadas a menos e sala a mais.

Colocado por: Pedro Barradascom a IS acessivel no piso 0, as escadas em condições... mais espessura de paredes, vai ficar sempre com uma Ab perto dos 250m2.

Tem uma IS no R/C está mesmo ao lado do hall de entrada, no canto inferior esquerdo.
  8.  # 8

Estas pessoas agradeceram este comentário:José Castro

Em relação às escadas, sim, talvez tenha razão, mas como faz um "L" pensei que estas medidas fossem suficientes.

Em relação ao tamanho da sala, foi propositado, pois tenciono fazer junto às futuras janelas (parede superior da imagem), do lado esquerdo sala de estar e do lado direito sala de jantar. Na zona entre as escadas e a sala de estar, à esquerda, será uma "pseudo" zona de distracção onde levará o bilhar e a zona do bar.
  9.  # 9

A nível de áreas, a grosso, estão correctas?
    Pergunto isto pois não sei se a área de varandim é incluida na área de construção. Como não levará lage ali pois vai ser aberto, não considerei área de construção, pois será uma zona de tecto duplo.
  10.  # 10

A área do varandim conta como area de construção. As ares tirando a sala que é bem grande parecem bem, mas tem de contar com varandas pequenas saliencias,a não que faça uma casa como um cubo.
  11.  # 11

Boa tarde.

Alpendres e varandas, para mim não tem interesse, à partida será mesmo um cubo. A não ser que o arquitecto me apresente algo que me agrade.

Colocado por: scartoA área do varandim conta como area de construção. As ares tirando a sala que é bem grande parecem bem, mas tem de contar com varandas pequenas saliencias,a não que faça uma casa como um cubo.

O varandim conta como área, mas nessa zona como não haverá laje, nem tecto falso, nem pintura, estava a referir-me que não conta como área com valor a acrescentar ao valor da obra. Penso estar a pensar bem.
  12.  # 12

Penso que está no ponto para começar a escolher a sua equipa projectista...
  13.  # 13

falando em áreas, para a tipologia que apresenta:
    a sala é grande demais, chegam 50m2
    o wc completo pode ser mais pequeno, 6/7m2 chegam
    o wc da suite é enorme chegam 4/5m2
    o hall da suite também é enorme, não é preciso tanto
    a escada convém sempre ser directa-de um tiro, só quando não é possível por falta de espaço opta-se por escadas de vários lanços.
  14.  # 14

Eu depois de ler só tenho um reparo a fazer:

no 1º andar temos 4 quartos e 2 casas de banho, mas uma delas é na suite...

como está a prever 3 quartos+suite, é porque certamente terá precisão dos mesmos, logo, se vão mesmo ser usados por crianças (suponho eu), na minha opinião era conveniente existir mais uma WC no 1º andar...

Procure reduzir um pouco a área da WC suite e da WC completa, e "crie" uma WC de serviço junto ás outras, só com lavatório e sanita (mas se possível, com chuveiro!) e vai ver que no futuro vai ser um descanso sem haver necessidade das crianças andarem sempre a entrar na suite para ir ao WC...

Dividi 2 apartamentos com colegas na altura da Univ. onde existiam essas "mini-WC" e eram impecáveis só para "desenrascar" o serviço, e assim não havia atrasos ou chatices.
  15.  # 15

Boa tarde.

Colocado por: fernando gabrielfalando em áreas, para a tipologia que apresenta:
    a sala é grande demais, chegam 50m2
    o wc completo pode ser mais pequeno, 6/7m2 chegam
    o wc da suite é enorme chegam 4/5m2
    o hall da suite também é enorme, não é preciso tanto
    a escada convém sempre ser directa-de um tiro, só quando não é possível por falta de espaço opta-se por escadas de vários lanços.

A sala é assim grande porque terá 3 zonas (estar, jantar e lazer).

O wc completo fi-lo assim grande pois irá servir 3 quartos. Seria melhor fazer 1 wc privativa para cada um deles?

O wc da suite é grande pois será completo, incluirá banheira e zona de duche enquanto que o wc completo apenas levará zona de duche e não terá bidé.

O hall é algo a pensar, mas como tinha dito antes é apenas um esboço, realmente é um pouco grande.

Quanto à escada para mim é uma grande dor de cabeça. Devido ao hall de entrada estar naquele local a zona de escada é uma zona de passagem, o que mais me incomoda é a disposição da mesma, se conseguisse colocá-la desta forma óptimo pois colocá-la de outra forma, iria "estragar a zona de lazer. Como tenciono colocar um bilhar e um bar nesse local não queria desaproveitá-lo. Não sei.... Mas sim, tenho que pensar bem nela..
  16.  # 16

Em relação às salas, terá que levar alguma viga, nos limites superior esquerdo da imagem da cozinha, de forma a suportar esta amplitude de área?
  17.  # 17

Não se preocupe com isso.. siga para uma equipa projectista.
  18.  # 18

Bem acho que já foi dito tudo, tem ai uma boa base de trabalho (nem era preciso tanto) para poder expressar as suas ideias a uma equipa projectista.

Avance para a escolha dessa equipa!

Se puder ajudar disponha.

Márcio Carvalho
  19.  # 19

Olá José Castro,

Por agora, só uma sugestão. Reconsidere o espaço social da sua casa. Acho muito bem que tenha uma area de estar, de jantar e de lazer, e uma cozinha que comunica com o resto da casa, mas tem a certeza de que quer tudo aberto? Quando diferentes elementos da família estiverem a fazer diferentes coisas, vai ser uma confusão enorme. Pense em acoplar estes espaços, por exemplo: sala de jantar e de estar em conjunto, e a cozinha e sala de jogos à parte, divididas por paredes/portas de correr, etc; ou cozinha e zona de refeições em open space, com sala de estar e sala de jogos à parte (estas duas últimas juntas ou separadas). As casas open space estão muito na moda, e são muito jeitosas em revistas de decoração, mas no dia a dia de uma família numerosa que usa bastante a casa, não são nada práticas.
  20.  # 20

eu tentava fazer qq coisa deste tipo nas WC... não sei se o espaço chega, mas..
      3 WC.JPG

0.0210 seg. NEW