Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Vou iniciar a construção de uma moradia em Cascais, e depois de estudar algumas soluções de aquecimento das águas, estava inclinado para uma Bomba de Calor.
    O problema é que em Cascais é obrigatório o uso de energias renováveis para aquecimento das águas sanitárias, o que normalmente implica o uso de um Caldeira (com respectivos painés solares).
    O engenheiro civil disse-me que a única solução seria o fabricante da Bomba de calor ter algum tipo de "certificado" que permitiria a não colocação da Caldeira.

Para os entendidos na matéria, existe alguma forma de dar a volta ?

Obrigado.
  2.  # 2

Colocado por: JmalmCBoa tarde,

Vou iniciar a construção de uma moradia em Cascais, e depois de estudar algumas soluções de aquecimento das águas, estava inclinado para uma Bomba de Calor.
    O problema é que em Cascais é obrigatório o uso de energias renováveis para aquecimento das águas sanitárias, o que normalmente implica o uso de um Caldeira (com respectivos painés solares).
    O engenheiro civil disse-me que a única solução seria o fabricante da Bomba de calor ter algum tipo de "certificado" que permitiria a não colocação da Caldeira.

Para os entendidos na matéria, existe alguma forma de dar a volta ?

Obrigado.

em cascais é obrigatório o uso de energias renováveis para aquecimento das águas sanitárias???????????? para novas habitações e salvo algumas excepções, é obrigatório em todo o país, e não só em Cascais!!!! e já agora, acho que o sistema de Backup não está especificado qual é, portanto se quer colocar uma bomba de calor, não estou a ver o problema....
  3.  # 3

O sergyo tem razão, o que é obrigatório, em todo o país, é a colocação de colectores solares térmicos, o apoio pode ser o que você quiser.
  4.  # 4

boas

o amigo pode optar por qualquer sistema de apoio aos painéis solares... nomeadamente painel solar certificado com deposito de acumulação e bomba de calor... pode dispensar a caldeira.

o que acho estranho é que vai começar a construir... ja tem projecto de especialidades aprovado??? é que isso vai definido ai... para ser possivel emitir a DCR necessária ao licenciamento.

cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JmalmC
  5.  # 5

É como o Sergyo, augstHill e o costa3333 escrevem....

tem de falar com o Projectista do Projecto RCCTE e depois arranjar uma solução no mercado que cumpra.... seja ela com bomba de calor ou não...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JmalmC
  6.  # 6

Expliquei-me mal. Eu sei que o sistema de backup pode ser qualquer um, o que queria era evitar ter uma caldeira (?e esquentador?) para só ter bomba de calor.
    O que me disseram era que não conheciam sistemas certificados em que a bomba de calor pudesse ser suportada por painel solar e por isso teria sempre de colocar caldeira.

O projecto vai ser colocado para a semana que vem, disse que ía contruir para simplificar, mas correu mal ;)

costa3333, quais as marcas de paines solares que conhece que podem dar para o meu caso ?

Obrigado.
    • Ica
    • 21 março 2011

# 7

nós colocamos da Routex..

costa3333há 2 dias
    nomeadamente painel solar certificado com deposito de acumulação e bomba de calor

temos 4 paineis solares que nos faz o suporte das àguas sanitarias.. e a bomba de calor para o aquecimento (e no inverno p/ àguas quentes)
    o "deposito de acumulação" é uma caldeira de 500 lt..
  7.  # 8

Colocado por: JmalmCExpliquei-me mal. Eu sei que o sistema de backup pode ser qualquer um, o que queria era evitar ter uma caldeira (?e esquentador?) para só ter bomba de calor.
    O que me disseram era que não conheciam sistemas certificados em que a bomba de calor pudesse ser suportada por painel solar e por isso teria sempre de colocar caldeira.

O projecto vai ser colocado para a semana que vem, disse que ía contruir para simplificar, mas correu mal ;)

costa3333, quais as marcas de paines solares que conhece que podem dar para o meu caso ?

Obrigado.

boas

são varias as marcas no mercado com esse sistema, sendo que até a propria energy tem um sistema bastante efeciente, que foi juntar um painel solar certificado ao equipamento que ja possuiem, que era o painel solar termodinâmico, que na pratica era uma bomba de calor.

agora com o painel solar, o sistema já pode ser utilizado nos calculos, pelo tem ai uma boa solução, assim como outras marcas no mercado.

cumps

0.0115 seg. NEW