Colocado por: JmalmCBoa tarde,
Vou iniciar a construção de uma moradia em Cascais, e depois de estudar algumas soluções de aquecimento das águas, estava inclinado para uma Bomba de Calor.
O problema é que em Cascais é obrigatório o uso de energias renováveis para aquecimento das águas sanitárias, o que normalmente implica o uso de um Caldeira (com respectivos painés solares).
O engenheiro civil disse-me que a única solução seria o fabricante da Bomba de calor ter algum tipo de "certificado" que permitiria a não colocação da Caldeira.
Para os entendidos na matéria, existe alguma forma de dar a volta ?
Obrigado.
costa3333há 2 dias
nomeadamente painel solar certificado com deposito de acumulação e bomba de calor
Colocado por: JmalmCExpliquei-me mal. Eu sei que o sistema de backup pode ser qualquer um, o que queria era evitar ter uma caldeira (?e esquentador?) para só ter bomba de calor.
O que me disseram era que não conheciam sistemas certificados em que a bomba de calor pudesse ser suportada por painel solar e por isso teria sempre de colocar caldeira.
O projecto vai ser colocado para a semana que vem, disse que ía contruir para simplificar, mas correu mal ;)
costa3333, quais as marcas de paines solares que conhece que podem dar para o meu caso ?
Obrigado.