Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguém conhece os painéis da Ariston?


    Têm alguma queixa?
    Vantagens e desvantagens?

    É que os preços que me apresentaram são muito competitivos, quer TS quer CF.
  2.  # 2

    Colocado por: underrunÉ que os preços que me apresentaram são muito competitivos, quer TS quer CF.


    Na realidade são competitivos, também os comercializo mas está a comprar um fiat punto e não um Audi em relação ao preço/qualidade são extremamente vantajosos e são fabricado em Itália, portanto se ´+e essa a sua vontade não se arrepende.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: underrun
    • MDA
    • 19 março 2011

     # 3

    Conheço, e tenho 4 instalados a aquecer 1000 litros de água, correspondem totalmente as minhas expectativas, e pelo preço valem a pena. Não espere é milagres.
  3.  # 4

    Colocado por: MDA Não espere é milagres.


    Mas justifica dar mais 700€ por um TS da Solahart?
  4.  # 5

    Para uma amortização a 8 anos, serão cerca de 90€/ ano.. os sistemas solahart são muito fiáveis e tem experiencia comprovada (alguns trabalham sem manutenção há 20 anos). A Ariston tem experiência no mundo dos Termoacumuladores... mas penso que não nos sistemas de colectores TS..
    Outro dado que falta é qual o Esolar de amabos, para a sua situação, para comparar rendimentos.

    Por outro lado, os clentes são "obrigados" a contratar garantia/ assistência tecnica por 6 anos (RCCTE), pelo que alguns problemas de fiabilidade podem ser desprezados.
    • MDA
    • 20 março 2011

     # 6

    700€ da para quase 1.5 painéis comercializados pela Ariston, se tiver espaço sobredimensione a instalação, nisto dos painéis planos os maiores ganhos conseguem-se com o aumento da área, painéis mais eficientes normalmente perdem a eficiência de topo mais facilmente, devido a sujidades e a própria degradação do próprios materiais.
    Quando digo não espere milagres é não espere no inverno conseguir suprir as suas necessidades de agua quente com os painéis, neste caso serão quase só um adereço dependendo da zona do pais em que se encontra, eu no Minho consigo autonomia durante cerca de 7 a 8 meses. O resto e só fazer as contas, pessoalmente da-me lucro e a si pode não dar. Na minha opinião cada um deve dimensionar a adequar o sistema as suas necessidades e sem pressas se não no fim os painéis irão tornar-se mais um adereço caro que o governo nos obrigou a comprar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: underrun
  5.  # 7

    Se calhar vou mesmo optar pelo Ariston!!!

    Tenho agora outra dúvida!
    O Picheleiro apresentou em alternativa o sistema de circulação forçada, também da Ariston, por mais €1000. Justifica? Terei retorno do investimento adicional?

    Do ponto de vista estético é muito melhor, mas em contrapartida ocupa muito mais espaço dentro de casa (acumulador + bomba) e além disso existe sempre o consumo da bomba para (re)circulação da água.

    Que hei-de fazer???
  6.  # 8

    E a manutenção dos sistemas CF... após os 6 anos do contrato/ garantia.

    Pergunta:
    A casa é nova? o Projecto é ao abrigo do regulamento térmico, necessita de Certifiacação por um Perito da ADENE?Se a resposta for sim. Aconselho-o a consultar os seus projectistas. e aver o que está considerado no Projecto RCCTE.
  7.  # 9

    A casa é nova (ainda não começou).

    Está previsto no RCCTE:
    Modelo: 3 x Solahart F302 KF (Kit doméstico com termossifão)
    Área efectiva de Colectores: 5,7m2
    Inclinação : 35º - azimute 0º
    Perfil de consumo: (40l/dia/ocupante) x 5 ocupantes = 200 litros
    Depósito: V = 300 litros ( na posição horizontal e acoplado ao painel)
    Sistema de Apoio: (gás propano)  = 50 %
    Permutador de serpentina:  = 55 %
    Temperatura de consumo: 60º



    Colocado por: Pedro BarradasE a manutenção dos sistemas CF... após os 6 anos do contrato/ garantia.


    Este sistema tem custos superiores de manutenção?
  8.  # 10

    3 x Solahart F302 KF
    3X... isso é o quê?!?! está mal... pergunte ao autor do Projecto o que é isso dos 3X.


    Terá de escolher sistema com rendimento solar igual ou superior ao constante do Projecto. Presumindio que está bem feito, pois não irá concerteza colocar 3X sistemas TS de 300l.

    Os sistemas CF, tem mais manutenção pois são sostemas de circulação forçada, mais complexos, mais equipamentos.
  9.  # 11

    Do que conheço painéis com qualidade são por exemplo os da Vaillant. Não são os mais baratos mas são espectaculares
    • eu
    • 21 março 2011

     # 12

    Colocado por: Pedro Barradas3x Solahart F302 KF


    Pela área indicada (5,7 m2) isto deve querer dizer 3 painéis. Estes projetistas nem sequer sabem que os sistemas termosifão têm uma configuração fixa que não pode ser alterada. Além disso, em casas novas faz mais sentido optar por sistemas de circulação forçada, que são bem mais eficientes...

    ai, ai.. tantas certificações e os projectistas só fazem asneiras...
  10.  # 13

    .. se calhar é um projecto anterior à certificação... Se assim for, coloque o que lhe aprouver.
  11.  # 14

    Colocado por: eu

    Pela área indicada (5,7 m2) isto deve querer dizer 3 painéis. Estes projetistas nem sequer sabem que os sistemas termosifão têm uma configuração fixa que não pode ser alterada. Além disso, em casas novas faz mais sentido optar por sistemas de circulação forçada, que são bem mais eficientes...

    ai, ai.. tantas certificações e os projectistas só fazem asneiras...


    Confirmo que 3X significa 3 colectores solares

    Mas será que justifica uma diferença de preço de 1000€ de TS para CF?
  12.  # 15

    Colocado por: underrun

    Confirmo que 3X significa 3 colectores solares

    Mas será que justifica uma diferença de preço de 1000€ de TS para CF?


    esses 1000€ dá para muito gás ou electricidade!!!
  13.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradas.. se calhar é um projecto anterior à certificação... Se assim for, coloque o que lhe aprouver.


    O projecto é já de acordo com a regulamentação em vigor do novo RCCTE e já foi submetido à Adene, onde obteve classificação A+
    Resta-me agora cumprir com o projecto ou encontrar alternativas mas sem prejudicar a classificação, já que a casa será submetida a nova avaliação no final (penso eu?)
  14.  # 17

    Pois, mas não existe em Portugal o modelo da SOLAHART com 3 paineis. (seria a ref. 303?!?)
    A ref. 302, indica que são 300l e 2 colectores solares.
    Existem 2 modelos TS de 300 litros em comercialização pela SOLARHART, o Kf, com paineis selectivos e o J com paineis não selectivos.

    Penso que deve reclamar com o Perito e Projectista, eles que lhe indiquem um sistema que seja comercializado e Certificado para Portugal.
  15.  # 18

    Julgo que vai ser dificil encontrar um termossifão com os 5,7 m2, devem andar no 4m2, ainda falta um cerca de 1 m2.
    Sou instalador certificado e tenho assistido a muitas asneiras por parte dos projectistas.
  16.  # 19

    Colocado por: luis.teixeiraJulgo que vai ser dificil encontrar um termossifão com os 5,7 m2, devem andar no 4m2, ainda falta um cerca de 1 m2.
    Sou instalador certificado e tenho assistido a muitas asneiras por parte dos projectistas.


    e porque fazem eles isso?
  17.  # 20

    Quem os projectistas?!?.. Por pura "nabice". ;)
 
0.0196 seg. NEW