Colocado por: hfviegasO sr. Trichet já fala em aumentar a taxa já no mês de abril. No final do ano já devemos ter a taxa em 1,5%
Em 2, 3 anos anos se tudo correr "bem" ou seja se a economia europeia começar a recuperar teremos a taxa entre os 2% e 3% mais o seu spread é só fazer contas.
Longe de mim estar a "cortar" os sonhos dos outros mas é assim que as pessoas se metem em buracos que depois não conseguem sair.
A primeira coisa que tem de fazer é analisar se a casa vale esse valor. Se precisas de vender vai conseguir vender por um valor próximo do valor que lhe estão a pedir?
De imi deve considrar 1200€ ano ou seja mais 100€ mês.
Depois tendo um filho, vai coloca-lo no privado? olhe que nos primeiros 3 anos arranjar público é dificil, e morar em Lisboa considere mais uns 300€ só para infantário fazendo as contas muito por baixo.
Disse que ia dar de entrada para casa 32.000 e tem o dinheiro para a escritura? é que só aqui devem levar-lhe entre 16.000 e 18.000 só o IMT para uma casa de 300.000 tem estas despesas:
Comissão de Dossier 290,00 € (Acresce Imposto do Selo à Taxa em vigor)
Comissão de Avaliação 220,00 € (Sem incidência fiscal)
Comissão de Formalização 120,00 € (Acresce Imposto do Selo à Taxa em vigor)
Contrato 4.755,00 €
IMT 12.040,74 €
Se ambos os empregos forem à prova de bala, até podem considerar essa hipotese, mas eu para comprar uma casa desse valor ou tinha pelo menos 100.000 para me chegar à frente ou não comprava.
Colocado por: antonio almeidaboas.
há bancos que já apresentam essa solução de troca de casa. (tem três anos para se desfazer da antiga).
já aqui lhe lembraram também das despesas enerentes ao processo, e não disse qual a valiação prevista.
um abraço
Colocado por: altarO meu rendimento líquido também ronda os teus valores, e sinceramente acho que te estás a meter numa loucura, isso é demasiado
Se tiveres 1 filho ou assim ( eu tenho 2, e bem sei o que gastam - é tipo outra renda ) , ou outros imprevistos ficas completamente à rasca, ainda mais se as taxas euribor atingirem por exemplo 5%
Não duvides muito que as taxas vão subir para valores à volta dos 4-5 %
A taxa de esforço não deve ir além dos 40% ( máximo dos máximos ) numa taxa elevada de juros, ou seja
Se neste momento tens um esforço acima de 40% para uma taxa euribor ainda tão baixa....( mesmo que já tenha subido para cima de 1% ), então o que desejas é verdadeira loucura. A euribor a 4-5 % ficarias quase a pagar o dobro pela casa
Queres um conselho ? faz o download deste simulador do Jornal de Negócios e vais ver onde te queres meter :
http://www.jornaldenegocios.pt/archivos/2009_01/111calculadora_credito_habitacao_v1.xls
Mete uma euribor realista para ficares protegido, e falo mesmo de 5% porque já atingiu esse valor, os bancos só são obrigados a simular um aumento de 2%...mas acredita que isso é pouco, faz tu mesmo as contas com essa calculadora
E olha: não te esqueças dos seguros de vida que também são uma boa maquia mensalmente
Colocado por: hfviegasLocalização?
Colocado por: bodhiUma das minhas questões, é a tal almofada dos 1000€ que tenho e que neste momento consigo poupar a 100%.
Na realidade entra no meu agregado familiar 3100€ + 1000€ = 4100€. Contudo como tenho medo do que ai vem, queria evitar ao máximo mexer neste extra, mas sinceramente olhando para os cenários futuros de subida da euribor estou a ver que, caso avance, não terei muitas alternativas a não ser mexer neste dinheiro. E isto deixa-me intranquilo, pois nem reforma sabemos se vamos ter, por isso tudo o que poupar para o futuro é bom.
Neste momento a minha taxa de esforço é sem despesas (considerando só condominio e seguros) 42% com despesas (somar luz/agua/gaz) 49% penso que é muito e que pode condicionar muito as minhas escolhas de futuro.
Cumprimentos
Colocado por: hfviegasTem de dizer onde á a casa, tem de saber se vai querer o filho no privado ou no estado, um infantário decente em lisboa são no minimo 400€. Vai ficar-se só por um filho?
O empréstimo de uma casa é practicamente para a vida toda.
Vai querer viajar por esse mundo fora, ir jantar fora várias vezes por mês? Tudo isto pesa.
500€ um filho? isso é practicamente o que eu gasto só no infantário e é em almada.
Olhe este fim de semana ele está com varicela, 45€ numas pomadas, mais atarax, benerum etc... Depois um presentinho para quem tem de ficar um fim de semana espectacular como este fechado em casa lá voaram uns 60€ no total.
E um filho é assim sempre a sumir...
Colocado por: vmontalvaoNão consegue permutar pela sua casa actual? Sempre reduzia no IMT e na prestação a pagar ao banco.
Há sempre várias modalidades de crédito à habitação. Lembro-me que a CGD tinha (não sei se ainda tem) uma opção que era deixar 30% para pagar no fim do crédito. Tem é que garantir que daqui a uns 30, 40 anos tem esse dinheiro para amortizar a casa.
Pode também deixar passar uns meses e ver se o preço da casa baixa (como está o mercado, se não venderem vão ter que baixar os preços) e nessa altura o seu pé-de-meia já será maior.
Boa sorte
Colocado por: becasA hfviegas tem toda a razão. O conceito de luxo é muito relativo, mas eu, por ex., se não tivesse empregada (275 euros mês por 2 tardes e 2 manhãs) tinha uma vida de escrava...passava as noites a limpar e a passar a ferro (mesmo assim faço bastante em casa). Boas férias...tb é relativo ser um luxo ou não...para mim é tempo de qualidade passado com a minha família, não é um desperdício. Gosto de comprar livros (muitos, para os 4). E etc...dificilmente enquadro as actividades extra-escolares das minhas filhas no conceito de "vício"...E sabe quanto gastámos para que as minhas filhas existissem?...10 000 euros...
Sinceramente, só fiz a minha casa porque o meu marido, durante 10 anos, teve um cargo em que ganhava o dobro do que ganha agora. Com os ordenados actuais não a faria. E sempre que via um material mais caro (e bonito), ou um extra (como a piscina), retrai-me (quase) sempre. Não quero viver para pagar a casa...
Colocado por: altar
pois, viver para pagar a casa e com sacrifícios até lhe tira toda a beleza.
Colocado por: altar
pois, viver para pagar a casa e com sacrifícios até lhe tira toda a beleza.
Colocado por: becasA hfviegas tem toda a razão. O conceito de luxo é muito relativo, mas eu, por ex., se não tivesse empregada (275 euros mês por 2 tardes e 2 manhãs) tinha uma vida de escrava...passava as noites a limpar e a passar a ferro (mesmo assim faço bastante em casa). Boas férias...tb é relativo ser um luxo ou não...para mim é tempo de qualidade passado com a minha família, não é um desperdício. Gosto de comprar livros (muitos, para os 4). E etc...dificilmente enquadro as actividades extra-escolares das minhas filhas no conceito de "vício"...E sabe quanto gastámos para que as minhas filhas existissem?...10 000 euros...
Sinceramente, só fiz a minha casa porque o meu marido, durante 10 anos, teve um cargo em que ganhava o dobro do que ganha agora. Com os ordenados actuais não a faria. E sempre que via um material mais caro (e bonito), ou um extra (como a piscina), retrai-me (quase) sempre. Não quero viver para pagar a casa...
Colocado por: bodhiAcham que quando a euribor começar a disparar para valores a rondar os 4-5% conseguiremos negociar spreads na ordem dos 0.5 (como acontecia em 2007)?