Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: hfviegasO sr. Trichet já fala em aumentar a taxa já no mês de abril. No final do ano já devemos ter a taxa em 1,5%

Em 2, 3 anos anos se tudo correr "bem" ou seja se a economia europeia começar a recuperar teremos a taxa entre os 2% e 3% mais o seu spread é só fazer contas.

Longe de mim estar a "cortar" os sonhos dos outros mas é assim que as pessoas se metem em buracos que depois não conseguem sair.

A primeira coisa que tem de fazer é analisar se a casa vale esse valor. Se precisas de vender vai conseguir vender por um valor próximo do valor que lhe estão a pedir?

De imi deve considrar 1200€ ano ou seja mais 100€ mês.

Depois tendo um filho, vai coloca-lo no privado? olhe que nos primeiros 3 anos arranjar público é dificil, e morar em Lisboa considere mais uns 300€ só para infantário fazendo as contas muito por baixo.

Disse que ia dar de entrada para casa 32.000 e tem o dinheiro para a escritura? é que só aqui devem levar-lhe entre 16.000 e 18.000 só o IMT para uma casa de 300.000 tem estas despesas:

Comissão de Dossier 290,00 € (Acresce Imposto do Selo à Taxa em vigor)
    Comissão de Avaliação 220,00 € (Sem incidência fiscal)
    Comissão de Formalização 120,00 € (Acresce Imposto do Selo à Taxa em vigor)
    Contrato 4.755,00 €
    IMT 12.040,74 €

Se ambos os empregos forem à prova de bala, até podem considerar essa hipotese, mas eu para comprar uma casa desse valor ou tinha pelo menos 100.000 para me chegar à frente ou não comprava.

Relativamente ao valor da casa penso que sim que vale o valor.

Estamos a falar de um T4 com 200m2 + 100m2 de varanda, num quinto andar com vista rio.

Quanto ao vender em situação de aperto? Com a crise, sinceramente não sei, penso que cada vez mais o receio de compra de casa é maior, pelo que poderei ter dificuldades em vender mais tarde.

Cumprimentos e obrigado
  2.  # 22

Colocado por: antonio almeidaboas.
    há bancos que já apresentam essa solução de troca de casa. (tem três anos para se desfazer da antiga).
    já aqui lhe lembraram também das despesas enerentes ao processo, e não disse qual a valiação prevista.
    um abraço

A avaliação acredito que ronde os 310.000€, sendo que eu tenho 10% do valor em capitais próprios para dar de entrada.

Cumprimentos
  3.  # 23

Localização?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodhi
  4.  # 24

Colocado por: altarO meu rendimento líquido também ronda os teus valores, e sinceramente acho que te estás a meter numa loucura, isso é demasiado

Se tiveres 1 filho ou assim ( eu tenho 2, e bem sei o que gastam - é tipo outra renda ) , ou outros imprevistos ficas completamente à rasca, ainda mais se as taxas euribor atingirem por exemplo 5%

Não duvides muito que as taxas vão subir para valores à volta dos 4-5 %

A taxa de esforço não deve ir além dos 40% ( máximo dos máximos ) numa taxa elevada de juros, ou seja

Se neste momento tens um esforço acima de 40% para uma taxa euribor ainda tão baixa....( mesmo que já tenha subido para cima de 1% ), então o que desejas é verdadeira loucura. A euribor a 4-5 % ficarias quase a pagar o dobro pela casa

Queres um conselho ? faz o download deste simulador do Jornal de Negócios e vais ver onde te queres meter :

http://www.jornaldenegocios.pt/archivos/2009_01/111calculadora_credito_habitacao_v1.xls

Mete uma euribor realista para ficares protegido, e falo mesmo de 5% porque já atingiu esse valor, os bancos só são obrigados a simular um aumento de 2%...mas acredita que isso é pouco, faz tu mesmo as contas com essa calculadora

E olha: não te esqueças dos seguros de vida que também são uma boa maquia mensalmente

Boas,

o valor que dei de mensalidade já inclui seg de vida (esqueci-me de referir).

Contudo, penso que tens razão quando dizes que as taxas podem atingir valores perto dos 4-5%. Uma vez que não vejo forma de aumentar o meu rendimento familiar no curto/médio prazo, tal subida poderia ter severos impactos no meu estilo de vida.

A minha questão é essa, não tenho a minima noção de quanto custa um filho, tenho falado com amigos e familiares e a média ronda os 500€, contudo pelas minhas contas, ao avançar para esta casa, posso estar a limitar o aumento do meu agregado familiar a 3 pessoas, e não sei se quero isso.

Não quero abdicar ou hipotecar à partida a hipótese de ter mais que um filho. Não sei se quero "viver" para a casa.

Que era um sonho sem dúvida, mas a vida é assim mesmo.

Cada vez estou mais desiludido com o facto de "ver" que estou a ser precipitado.

Vou olhar para o simulador.

Obrigado e cumprimentos.
  5.  # 25

Uma das minhas questões, é a tal almofada dos 1000€ que tenho e que neste momento consigo poupar a 100%.

Na realidade entra no meu agregado familiar 3100€ + 1000€ = 4100€. Contudo como tenho medo do que ai vem, queria evitar ao máximo mexer neste extra, mas sinceramente olhando para os cenários futuros de subida da euribor estou a ver que, caso avance, não terei muitas alternativas a não ser mexer neste dinheiro. E isto deixa-me intranquilo, pois nem reforma sabemos se vamos ter, por isso tudo o que poupar para o futuro é bom.

Neste momento a minha taxa de esforço é sem despesas (considerando só condominio e seguros) 42% com despesas (somar luz/agua/gaz) 49% penso que é muito e que pode condicionar muito as minhas escolhas de futuro.

Cumprimentos
  6.  # 26

Colocado por: hfviegasLocalização?

Loures
  7.  # 27

Tem de dizer onde á a casa, tem de saber se vai querer o filho no privado ou no estado, um infantário decente em lisboa são no minimo 400€. Vai ficar-se só por um filho?

O empréstimo de uma casa é practicamente para a vida toda.

Vai querer viajar por esse mundo fora, ir jantar fora várias vezes por mês? Tudo isto pesa.

500€ um filho? isso é practicamente o que eu gasto só no infantário e é em almada.

Olhe este fim de semana ele está com varicela, 45€ numas pomadas, mais atarax, benerum etc... Depois um presentinho para quem tem de ficar um fim de semana espectacular como este fechado em casa lá voaram uns 60€ no total.

E um filho é assim sempre a sumir...
  8.  # 28

Colocado por: bodhiUma das minhas questões, é a tal almofada dos 1000€ que tenho e que neste momento consigo poupar a 100%.

Na realidade entra no meu agregado familiar 3100€ + 1000€ = 4100€. Contudo como tenho medo do que ai vem, queria evitar ao máximo mexer neste extra, mas sinceramente olhando para os cenários futuros de subida da euribor estou a ver que, caso avance, não terei muitas alternativas a não ser mexer neste dinheiro. E isto deixa-me intranquilo, pois nem reforma sabemos se vamos ter, por isso tudo o que poupar para o futuro é bom.

Neste momento a minha taxa de esforço é sem despesas (considerando só condominio e seguros) 42% com despesas (somar luz/agua/gaz) 49% penso que é muito e que pode condicionar muito as minhas escolhas de futuro.

Cumprimentos

O problema penso eu são as incertezas. Como disse acho que tem um excelente salário do agregado e acho que por agora chega-lhe e sobra,mas se algo corre mal fica com 300 000 euros de divida.....pode sempre vender mas é preciso que alguém compre. Eu se fosse a si poupava mais uns 3 anitos, quando tivesse uns 100 000 euros então pensava novamente no caso. 32 000 de entrada para um valor destes é quase nulo.
  9.  # 29

Colocado por: hfviegasTem de dizer onde á a casa, tem de saber se vai querer o filho no privado ou no estado, um infantário decente em lisboa são no minimo 400€. Vai ficar-se só por um filho?

O empréstimo de uma casa é practicamente para a vida toda.

Vai querer viajar por esse mundo fora, ir jantar fora várias vezes por mês? Tudo isto pesa.

500€ um filho? isso é practicamente o que eu gasto só no infantário e é em almada.

Olhe este fim de semana ele está com varicela, 45€ numas pomadas, mais atarax, benerum etc... Depois um presentinho para quem tem de ficar um fim de semana espectacular como este fechado em casa lá voaram uns 60€ no total.

E um filho é assim sempre a sumir...

Relativamente ao colégio, uma vez que a minha mulher trabalha na área consigo a valor reduzido.

Quanto aos luxos, sim estou habituado a alguns (férias e almoços/jantares fora) contudo sei que é perfeitamente impossivel avançar para a casa e continuar com este estilo de vida, tanto eu como a minha mulher temos noção disso. Não podemos ter tudo e no caso de avançarmos teremos que aprender a cortar nos luxos.

Cumprimentos e obrigado pela ajuda. É sempre bom ouvir quem tem mais experiência.
  10.  # 30

Não consegue permutar pela sua casa actual? Sempre reduzia no IMT e na prestação a pagar ao banco.
    Há sempre várias modalidades de crédito à habitação. Lembro-me que a CGD tinha (não sei se ainda tem) uma opção que era deixar 30% para pagar no fim do crédito. Tem é que garantir que daqui a uns 30, 40 anos tem esse dinheiro para amortizar a casa.
    Pode também deixar passar uns meses e ver se o preço da casa baixa (como está o mercado, se não venderem vão ter que baixar os preços) e nessa altura o seu pé-de-meia já será maior.

Boa sorte
  11.  # 31

Colocado por: vmontalvaoNão consegue permutar pela sua casa actual? Sempre reduzia no IMT e na prestação a pagar ao banco.
    Há sempre várias modalidades de crédito à habitação. Lembro-me que a CGD tinha (não sei se ainda tem) uma opção que era deixar 30% para pagar no fim do crédito. Tem é que garantir que daqui a uns 30, 40 anos tem esse dinheiro para amortizar a casa.
    Pode também deixar passar uns meses e ver se o preço da casa baixa (como está o mercado, se não venderem vão ter que baixar os preços) e nessa altura o seu pé-de-meia já será maior.

Boa sorte

Boa tarde,

Coloquei a questão da permuta ao construtor, mas foi imediatamente afastada.

Quanto ao valor residual, é sempre um risco adiar o problema, contudo pode ser uma alternativa para garantir melhores condições no imediato.

Cumprimentos.
  12.  # 32

Filhos tambem mudam bastante o nosso estilo de vida.

Olhe a questão é a seguinte se lhe sobra 1500€ por mês de certeza que não irá ter problemas, se esse rendimento se mantiver mas se algum azar acontecer fica enrrascado e esse é o problema porque muitas familias endividadas passam. Perde-se um rendimento e vem tudo por agua abaixo. Esse é o grande drama que muita familias vivem.

Mas olhe uma casa de 5 assoalhadas é muita limpeza para fazer tenciona gastar mais 200 e tal euros numa empregada, ou vai ser passar os fins de semana a limpar?

Se calhar encontra um casa com 4 assoalhadas igualmente boa por 250000 por exemplo.
  13.  # 33

A hfviegas tem toda a razão. O conceito de luxo é muito relativo, mas eu, por ex., se não tivesse empregada (275 euros mês por 2 tardes e 2 manhãs) tinha uma vida de escrava...passava as noites a limpar e a passar a ferro (mesmo assim faço bastante em casa). Boas férias...tb é relativo ser um luxo ou não...para mim é tempo de qualidade passado com a minha família, não é um desperdício. Gosto de comprar livros (muitos, para os 4). E etc...dificilmente enquadro as actividades extra-escolares das minhas filhas no conceito de "vício"...E sabe quanto gastámos para que as minhas filhas existissem?...10 000 euros...
    Sinceramente, só fiz a minha casa porque o meu marido, durante 10 anos, teve um cargo em que ganhava o dobro do que ganha agora. Com os ordenados actuais não a faria. E sempre que via um material mais caro (e bonito), ou um extra (como a piscina), retrai-me (quase) sempre. Não quero viver para pagar a casa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgferr
  14.  # 34

Colocado por: becasA hfviegas tem toda a razão. O conceito de luxo é muito relativo, mas eu, por ex., se não tivesse empregada (275 euros mês por 2 tardes e 2 manhãs) tinha uma vida de escrava...passava as noites a limpar e a passar a ferro (mesmo assim faço bastante em casa). Boas férias...tb é relativo ser um luxo ou não...para mim é tempo de qualidade passado com a minha família, não é um desperdício. Gosto de comprar livros (muitos, para os 4). E etc...dificilmente enquadro as actividades extra-escolares das minhas filhas no conceito de "vício"...E sabe quanto gastámos para que as minhas filhas existissem?...10 000 euros...
    Sinceramente, só fiz a minha casa porque o meu marido, durante 10 anos, teve um cargo em que ganhava o dobro do que ganha agora. Com os ordenados actuais não a faria. E sempre que via um material mais caro (e bonito), ou um extra (como a piscina), retrai-me (quase) sempre. Não quero viver para pagar a casa...

pois, viver para pagar a casa e com sacrifícios até lhe tira toda a beleza.
  15.  # 35

Boas

Acho uma taxa de esforço demasiado alta para as tabelas actuais. Com a previsível subida da Euribor e consequente aumento da sua prestação passa-lhe com facilidade os 50% de taxa de esforço. Posto isto, não tome uma decisão precipitada. É evidente o seu encanto pela casa que viu, a sua vontade de comprar, mas, aconselho-o a deixar passar uns tempos para "assentar" as emoções e deixar prevalecer o pragmatismo.

Cumps
  16.  # 36

Colocado por: altar

Colocado por: altar

Sem dúvida,

Contudo ainda não me tinha lembrado da questão do valor residual, que me permite ter uma prestação mais suave, e com a minha almofada dos 1000€ posso ir sempre poupando para este valor.

Estarei a arranjar desculpas para justificar a todo o custo a compra? Tenho medo que esteja a ser puramente emocional e pouco racional?

Nas minhas condições arriscariam?

Cumprimentos.
  17.  # 37

Colocado por: becasA hfviegas tem toda a razão. O conceito de luxo é muito relativo, mas eu, por ex., se não tivesse empregada (275 euros mês por 2 tardes e 2 manhãs) tinha uma vida de escrava...passava as noites a limpar e a passar a ferro (mesmo assim faço bastante em casa). Boas férias...tb é relativo ser um luxo ou não...para mim é tempo de qualidade passado com a minha família, não é um desperdício. Gosto de comprar livros (muitos, para os 4). E etc...dificilmente enquadro as actividades extra-escolares das minhas filhas no conceito de "vício"...E sabe quanto gastámos para que as minhas filhas existissem?...10 000 euros...

A não O hfviegas.

Felizmente tenho a sogrinha que passa a ferro e ainda é mulher para ir lá a casa de vez em quando dar uma arrumação, sogras destas não existem muitas por ai :-)

Mesmo assim quando acumula muita roupa vai para engomadoria.

As férias podem ser de luxo ou não, eu antes de ter o meu filho era só férias de luxo hoteis de 5 estrelas maldivas, tailândia, bali etc... Agora com o filhote já é cabo verde, turquia, porto santo. Menos luxo mas não deixam de ser excelentes desde que em familia.

Eu tambem recuso-me a viver a pensar se me acontece um problema com o carro ou cai uma conta do céu mais avultada não ter dinheiro para pagar. Prefiro uma casa mais modesta e não viver com preocupações do que ter um palácio e andar a contar tostões.
  18.  # 38

Acham que quando a euribor começar a disparar para valores a rondar os 4-5% conseguiremos negociar spreads na ordem dos 0.5 (como acontecia em 2007)?
  19.  # 39

Colocado por: bodhiAcham que quando a euribor começar a disparar para valores a rondar os 4-5% conseguiremos negociar spreads na ordem dos 0.5 (como acontecia em 2007)?

Esqueça isso. O dinheiro esta caro. Neste momento os spreds tambem estao altos porque os bancos não conseguem credito no exterior, isso não vai mudar na próxima década. Logo se emprestam menos dinheiro a única maneira de aumentar/manter os lucros é à custa de spread alto. A historia do credito alto para filtrar quem pede já não é uma ideia realista, porque para isso, basta o banco sub-avaliar o imovel.
  20.  # 40

A melhor forma de negociar é ter cash muito cash, chega ao banco e diz quero amortizar a casa em 100.000€ e o gerente diz de certeza que quer fazer isso? e você diz ah e tal com estas taxas tão altas e spread tão alto é o melhor investimento que posso fazer, e ele muito provavelmente ira sugerir, olhe você faz aqui uma aplicação a x anos com esse capital e nós reduzimos-lhe o spread para x. Foi assim que consegui um spread de 0.35.

Mas como eles dizem rendimentos passados não são garantia de rendibilidades futuras.

0.0246 seg. NEW