Iniciar sessão ou registar-se
    • tob
    • 23 março 2011

# 61

Colocado por: rjmsilvaMuita gente perdeu a noção da realidade do nosso país...

Realmente...fora os 1000€ mensais que não pretende mexer...para alem das 3 casas que pelos vistos possui...e ainda está com tantos receios?!?!

Eu nem quero imaginar aqueles casais que têm de rendimento 1000€ mensais (aqueles que têm!!!)...e têm que pagar casa...filhos...etc. .....
    Concordam com este comentário: jokersmile
  1.  # 62

Terraços da Ponte?
  2.  # 63

Colocado por: goliverTerraços da Ponte?

Olhe que esta zona está de mal a pior!!
    Eu vive toda a minha vida na zona, hoje não vivo mas vivem os meus pais e tenho cá o escritório.
    Os assaltos á luz do dia são diários! ainda ontem roubaram um fio de ouro a um rapaz que estava sentado numa esplanada ás 13horas!!
  3.  # 64

Colocado por: tob

Realmente...fora os 1000€ mensais que não pretende mexer...para alem das 3 casas que pelos vistos possui...e ainda está com tantos receios?!?!

Eu nem quero imaginar aqueles casais que têm de rendimento 1000€ mensais (aqueles que têm!!!)...e têm que pagar casa...filhos...etc. .....

Boa dia tob,

Sim tenho receios e penso que a minha atitude é a mais correcta, não devemos encarar este tipo de decisões de animo leve e o facto de ter condições no presente não garante que as terei no futuro, o rendimento extra advém de rendas, olhando para a actual conjuntura, não posso garantir que não vou ter inquilinos a deixar de pagar.

Sinceramente, acho que actualmente devemos gerar poupança e por o cinto! (espero estar errado)

Cumprimentos
    • bodhi
    • 25 março 2011 editado

# 65

Bom dia,

Em primeiro lugar um muito obrigado a todos os que expressaram a sua opinião.

Depois de fazer muitas e muitas contas, de ponderar todos os cenários possíveis, decidi não avançar com a compra da casa.

O facto dos spreads estarem altíssimos e da euribor estar com tendências de subida, levaram-me a ponderar e a ser o mais racional possível.

Sem duvida que adorava a casa, contudo a mesma poderia perder o seu encanto a partir do momento em que tivesse que viver para ela.

O facto da família estar a crescer também foi um factor precioso, não me quero culpabilizar mais tarde por não poder dar o que considero adequado para o meu filho devido a um orçamento curto por causa de uma casa.

Desta forma, penso que tomei a decisão correcta.

Mais uma vez obrigado a todos, reconheço muita sensatez em alguns comentários.
    • MonkSP
    • 12 abril 2011 editado

# 66

Atenção que a previsão do mercado é para o valor das casas baixar ainda mais nos próximos dois anos. Eu não arriscava uma casa desses valores agora.
  4.  # 67

Colocado por: MonkSPAtenção que a previsão do mercado é para o valor das casas baixar ainda mais nos próximos dois anos.

Onde é que leu isto?
  5.  # 68

Picareta, não é preciso ler, é a lei do mercado a funcionar. Muita oferta pouca procura, com tendência a diminuir.
  6.  # 69

Colocado por: AlexMontenegroPicareta, não é preciso ler, é a lei do mercado a funcionar. Muita oferta pouca procura, com tendência a diminuir.

O que tenho ouvido dizer é que os preços não vão baixar nada de significativo.

Pode encontrar uma ou outra oportunidade por dificuldades financeiras do vendedor, mas em geral o mercado está estável.
  7.  # 70

Rendimento de 3000 e tal euros...prestações de 900€....

Cheguei a uma conclusão....sou mesmo pobre :o Isto está tão mal dividido.... :(

Casas/Apartamentos de 300.000€ :o, isto é onde no Dubai :o

Parabéns pelos vossos magestosos ordenados....

"Férias não são um luxo, são uma necessidade!" sim é verdade entendendo-se Férias como "Período anual de descanso remunerado com duração prevista em Lei." Agora tenham paciência, não me venham dizer que "Férias de Luxo" são uma necessidade, é uma ofensa à maioria dos portugueses (entende-se maioria como o povo que recebe pouco mais que ordenado mínimo).

Já agora, sou casada, não tenho filhos, para já, sou licenciada na área da saúde e ganho pouco mais do que o ordenado mínimo nacional, o que é bem diferente de ordenado mínimo para o meu emprego. Trabalho mais de 45 horas semanais (de Segunda a Sábado), não ganho horas extras! Contraí há dias um crédito habitação para aquisição da minha casa, nunca tive mais créditos nem pretendo ter mas no meu dicionário, para ter uma vida digna, não constam férias de luxo, nem a mais de 200 km de casa. Aliás durante o ano não saio de casa mais do que uma semana e no verão, destino: um parque de campismo no raio de que falei. Se gostava de ter outro estilo de vida? Adorava poder passar férias num apartamento à beira mar numa praia qualquer. Se alguma vez o vou fazer? Não me parece. Vivo nas lonas? Não. Tenho dinheiro para as despesas do dia a dia e para as prestações. Ainda consigo juntar algum, num pé de meia para no caso de cairem contas do céu...se pretendo ter filhos, sim e acho que os vou conseguir sustentar. Mas sinceramente. São posts como estes (o original) que deviam ser lidos muitas vezes quando há pessoas a cair na pobreza porque apesar da crise querem manter o nível de vida a que se habituaram quando recebiam grandes ordenados.

Isto não é nada pessoal, é apenas um desabafo de quem não acredita que as coisas melhorem, pois isto é um ciclo vicioso. Os que ganham muito, vão sempre ganhar muito. E os que ganham pouco nunca irão ser recompensados.

Obrigado a todos. Parabéns aos ordenados chorodos e paciência aos precários e mal pagos. Desculpas a quem se sentir atingido com as minhas palavras e a qum me interpretar erradamente.

Muitas Felicidades a todos.
  8.  # 71

Colocado por: AlexMontenegroPicareta, não é preciso ler, é a lei do mercado a funcionar. Muita oferta pouca procura, com tendência a diminuir.

Caro alex;

Os custos com a construção estão a subir, ligeiramente, mas a subir, e a inflação está perto dos 4%, as exigências construtivas (térmica e acústica) são cada vez maiores, e as margens dos construtores estão quase no zero, logo é impossível baixar mais os custos das casas. O que acontece é que alguns empreiteiros estão com a "corda ao pescoço" e vendem abaixo do preço de custo, mas isso já não tem nada a ver com a lei do mercado. E que fala em empreiteiros, fala em particulares que também estão à beira da insolvência, e tem que vender a qualquer preço.
  9.  # 72

Ola boas a todos
    Quais spreads ! qual carapuça! o problema nesse Pais, hé que os bancos gozaram muito tempo com a populaçao..a emprestarem dinheiro com taxas de esforço muito superiores aos 30% que deveriam fazer ..o que implica automaticamente..perigo para todos aqueles que fizeram esses emprestimos..se houveçe commo em França e na maior parte da Europa o sistema de juros fixos..isso ai nunca chegaria a pouca vergonha que aconteçeu..pessoas que pediam 120%, 130% e até mais ao banco sobre periodos de 30a 40anos...hé horrivel e evidentemente com esta crise que foi feita pelos bancos!o mercado fica de rastos
    Sinceros cumprimentos a todos
    • rmcp20
    • 13 abril 2011 editado

# 73

Colocado por: de jesus mendesOla boas a todos
    Quais spreads ! qual carapuça! o problema nesse Pais, hé que os bancos gozaram muito tempo com a populaçao..a emprestarem dinheiro com taxas de esforço muito superiores aos 30% que deveriam fazer ..o que implica automaticamente..perigo

Isto dos Bancos e dos outros terem a culpa toda, também não é bem assim....
    Os maiores cuidados e preocupação para connosco, deve vir de nós próprios. Se nós não nos preocuparmos connosco acha justo culpar os outros de fazerem o mesmo?
    Não é preciso ser expert na área financeira para perceber que ninguém dá nada a ninguém (é aliás um dizer popular).

Eu se tiver num espaço que não conheco e esteja muito escuro, não ando a correr que nem um louco. Corro o risco de bater nalguma coisa.

Mas isto sou eu...

Quem não sabe onde se está a meter (por não ter conhecimentos financeiros, formação esta que falta e muito no nosso pais, em vez de educação sexual), deve ter mais cuidado ainda, e como sabemos isso não acontece.
  10.  # 74

Caro amigo
    Estao de acordo consigo que a culpa tambem hé de nos todos... mas a principal componente nesta situaçao actual sao os bancos! e nao venham ca com tretas..em Portugal nestes ultimos 3anos foram feitas tantas casas commo em França Inglaterra e a Alemanha reunidos! nao me diga que os bancos nao estao implicados neste sistema que hé completamente iraçional para um Pais de 10 milhoes de habitantes!
    Se esse dinheiro fosse dispachado por varios factores da economia do Pais...industria ..novas energias ..entre outras..relembro quando Portugal entrao na Comunidade Europeia os milhares de euros que entraram nesse Pais para chegar a situaçao actual?
    Cumprimentos a todos
  11.  # 75

Claro que existiam melhores destinos para a canalização dos investimentos.

Contudo, como em qualquer negócio a oferta segue a procura.

Aquilo que procuramos é que temos que ajustar às nossas possibilidades.

Outro erro (consequência de uma economia de mercado) é cada vez que há um aumento de salários superior à inflação, falar-se em aumento do poder de compra, em vez de aumento da capacidade de poupança. No fundo querem ambos dizer que temos mais €€€ no final do mês, mas um acaba por incentivar ao gasto e outro à poupança. E fala-se sempre no poder de compra.

Até nem considerava isto incorrecto, se uma grande percentagem da nossa população soubesse gerir a "taxa de esforço" na compra de novos produtos, mas infelizmente acontece o inverso.

Por isso é que digo, nesta economia suportada por vias de comunicação rápidas e eficazes, temos urgentemente que adaptar-nos e começar a pensar por nós, e em nós.
  12.  # 76

Colocado por: joannitah
    Rendimento de 3000 e tal euros...prestações de 900€....

Cheguei a uma conclusão....sou mesmo pobre :o Isto está tão mal dividido.... :(

Casas/Apartamentos de 300.000€ :o, isto é onde no Dubai :o

Parabéns pelos vossos magestosos ordenados....

"Férias não são um luxo, são uma necessidade!" sim é verdade entendendo-se Férias como "Período anual de descanso remunerado com duração prevista em Lei." Agora tenham paciência, não me venham dizer que "Férias de Luxo" são uma necessidade, é uma ofensa à maioria dos portugueses (entende-se maioria como o povo que recebe pouco mais que ordenado mínimo).

Já agora, sou casada, não tenho filhos, para já, sou licenciada na área da saúde e ganho pouco mais do que o ordenado mínimo nacional, o que é bem diferente de ordenado mínimo para o meu emprego. Trabalho mais de 45 horas semanais (de Segunda a Sábado), não ganho horas extras! Contraí há dias um crédito habitação para aquisição da minha casa, nunca tive mais créditos nem pretendo ter mas no meu dicionário, para ter uma vida digna, não constam férias de luxo, nem a mais de 200 km de casa. Aliás durante o ano não saio de casa mais do que uma semana e no verão, destino: um parque de campismo no raio de que falei. Se gostava de ter outro estilo de vida? Adorava poder passar férias num apartamento à beira mar numa praia qualquer. Se alguma vez o vou fazer? Não me parece. Vivo nas lonas? Não. Tenho dinheiro para as despesas do dia a dia e para as prestações. Ainda consigo juntar algum, num pé de meia para no caso de cairem contas do céu...se pretendo ter filhos, sim e acho que os vou conseguir sustentar. Mas sinceramente. São posts como estes (o original) que deviam ser lidos muitas vezes quando há pessoas a cair na pobreza porque apesar da crise querem manter o nível de vida a que se habituaram quando recebiam grandes ordenados.

Isto não é nada pessoal, é apenas um desabafo de quem não acredita que as coisas melhorem, pois isto é um ciclo vicioso. Os que ganham muito, vão sempre ganhar muito. E os que ganham pouco nunca irão ser recompensados.

Obrigado a todos. Parabéns aos ordenados chorodos e paciência aos precários e mal pagos. Desculpas a quem se sentir atingido com as minhas palavras e a qum me interpretar erradamente.

Muitas Felicidades a todos.

Parabéns, Joannitah! Adorei o seu testemunho. Faço parte dessa grande maioria de trabalhadores que nunca ganhou esses chorudos vencimentos, nem coisa parecida... mas, durmo descansado sem preocupações de ter prestações do carro ou casa para pagar. A casa é pequena e modesta, o carro é um clio, as férias (?) na Costa, ou uma ida anual ao Norte. Vivo com o que tenho, mas sou feliz. Se cada um de nós vivesse dentro das suas possibilidades, quiçá, esta crise não fosse tão dramática.
    P. S. Mesmo com ordenados baixos, eu e a minha mulher, conseguimos que os nossos filhos (2) se licenciassem em engenharia civil e geografia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joannitah
  13.  # 77

Obrigada por complementar o meu testemunho.

Compreendo-o muito bem. Sou filha de dois operários fabris (com muito orgulho) que conseguiram pagar os meus estudos superiores e dar-me uma vida digna e habituar-me a um estilo de vida moderado, sem luxos, as nossas férias em crianças, pois tenho uma irma mais nova, sempre foram a 20 km de casa num parque de campismo, e muitos foram os anos em que iamos e vinhamos ao fim do dia para casa. Acredito que a educação que nos dão é fundamental para o desenvolvimento da nossa personalidade e dos nossos habitos, por isso como filha de pessoas como o Sr. lhe dou os Parabéns e agradeço aos meus pais e a pessoas como eles a educação que nos dão e a pessoa que sou. Agradeço e reconheço todos os sacrifícios que fizeram por me tentarem dar uma vida melhor que a deles com todos os sacrifícios a que isso os levou. Estou certa que se orgulham de nós e podem estar certos que nos orgulhamos deles todos os dias.

Mais uma vez Felicidades a todos e obrigada por alguém me ter respondido, pois julguei que ninguém o fizesse :D
  14.  # 78

A.MADEIRA
    Ainda à gente felizmente commo o Senhor..se a maioria pensa se dessa forma nunca o nosso pequeno Portugal se encontraria com essa terrivel crise..embora me encontre no estrangeiro desde a idade de 14anos( e tenho 63) sou Portugues e nunca me quiz naturalizar ..sempre defendi o meu ser Nacional.. infelizmente sinto me bastante desagradado com o rumo em que o nosso Portugal se encontra ..e soubretudo a comparaçao que no estrangeiro esta a ser feito com a Gréçia ! isso tem de ir para a frente couragem e talvez um dia podere mos de novo levantar nos direitos como um prumo
    Sinceros cumprimentos

0.0245 seg. NEW