Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    mandei instalar um portao com automatismo na minha garagem ( vivenda)
    reparei que nao foi montado nenhum sensor que impeça o fecho caso alguem ou algo esteja na zona de funcionamento da porta
    confrontado com este facto o instalador diz que é normal , e que só nos predios é que eles instalam esse sensor .

    será que é bem assim ?

    cump
  2.  # 2

    É cada aldrabão que aparece...
  3.  # 3

    Colocado por: alcatronemandei instalar um portao com automatismo na minha garagem ( vivenda)
    reparei que nao foi montado nenhum sensor que impeça o fecho caso alguem ou algo esteja na zona de funcionamento da porta
    confrontado com este facto o instalador diz que é normal , e que só nos predios é que eles instalam esse sensor .
    será que é bem assim ?

    Nem nos prédios...
    Se você pediu um «automatismo» para abertura e fecho do portão e não especificou que pretendia sensores, o instalador não é obrigado a colocá-los.

    (adjudicou ao que lhe apresentou o preço mais baixo, não foi?)
  4.  # 4

    amigo luis K
    nao , nao adjudiquei pelo preço mais barato .
    dei toda a obra de empreitada , e é claro que nao ia ver se no portao da garagem estava incluido o tal sensor .Até porque só agora ao abrir e fechar o portao é que constato este pormenor .

    mas como numa obra temos de ter tudo com certificados , electricidade , gas , etc , para tudo tem uma norma de segurança , acho estranho este sensor nao estar incluido como sistema de segurança .é mais util que a lampada para iluminaçao que esta embutida no corpo do motor que esta agarado ao tecto .

    este argumento de apresentar o preço mais baixo nao invalida de se instalar todos os componentes necessarios a uma boa utilizaçao . porventura poderiam ser uitlizados materiais de qualidade inferior .

    cumprimentos
  5.  # 5

    Digo-lhe que não é a primeira vez que vejo um portão automático sem sensor, apesar de eu achar uma estupidez: Numa obra no Monte do Estoril, enganei-me no botão e fiquei com o carro entalado no meio e da primeira vez tive saltar tipo puma para não ficar entalado.
  6.  # 6

    confrontado com este facto o instalador diz que é normal ,
    o que é normal e eles depois virem dizer que e um extra para comer mais algum, tudo isto porque não se informam os clientes como deve ser, e sensibilizar as pessoas com o tão importante sensor em que muito ajuda, parecem as seguradoras so vem em letra grande o que lhes interessa
  7.  # 7

    Não é de facto obrigatório a instalação das células de segurança, muitos instaladores reduzem preços reduzindo ao material, no entanto e defendendo a minha arte e meus colegas vos digo que o problema vem de trás, pois tanto os construtores como arquitectos não incluem na folha de obra a passagem dos cabos para as referidas células. No meu caso se os tubos para os fios de ligação estiverem no local eu tenho que colocar células e por isso orçamento caso contrário não o faço.
    Mais importante e isso sim obrigatório, é a norma UNI EN 13241-1 que entre outras regulamenta o controlo de força, sucintamente a força que a porta pode exercer sobre um obstáculo seja ele humano ou material não deve ultrapassar os 150 N (newton) ou 260 N no caso de portas industriais (se não me falha a memória).
    Na prática, a porta deve voltar para trás ou seja reabrir se atingir um obstáculo ou parar se se encontrar em fase de abertura, é claro que se tiverem as ditas células a porta não chegará a tocar no carro. Aconselho portanto a verificarem este sistema opondo-vos ao movimento da porta, quando ela for a fechar "segurem" de forma a não a deixar fechar esta deverá sem grande esforço voltar para trás.
    Nota-se que se a porta fechar automaticamente deverá neste caso incluir células.
    Poderão ainda aumentar a segurança com um sistema de anti-intalamento de dedos e anti-quebra de molas ou cabos, verifiquem ainda se a vossa porta tem duas ou mais molas, a porta funciona melhor e em caso de quebra existirá outra para ajudar.
    http://baixarpdf.net/en-13241-pdf/
    Disponham.
      iso.jpg
  8.  # 8

    Fascículo técnico:
      F. Tecnico..jpg
  9.  # 9

    Análise de risco:
  10.  # 10

    Registo de manutenção:
  11.  # 11

    Deixo o meu contributo porque foi instalado um portao seccionado na minha moradia recentemente.

    - Após discussão com o fornecedor opou-se por um portao sem fotocelulas, mas que não fecha automaticamente. O comando tem um botao para abrir e outro para fechar. Se no movimento de fecho o portao "bate" em algo volta a abrir.

    Fica o meu contributo.
  12.  # 12

    Certificado de conformidade:
  13.  # 13

    agradeço a todos , pois verifiquei que quando o portao fecha , se encontrar uma resistencia este para , e volta a abrir .
    em caso de acidente os danos nao deverao ser de maior ( se for na viatura ) , no entanto acho que vou ter de ver a mesma esse pormenor dos sensores ;sempre é mais seguro, nao vá uma criança la ficar .
  14.  # 14

    Viva... estou justamente a estudar a instalacao do portão de garagem, e foi o empreiteiro que me alertou para estes sensores!

    É que vou ter que deixar tubagem dentro de um pilar...

    Alguem me consegue fornecer um esquema generico da instalacao de um portão... sensores, comandos de abrir fechar, sensores, etc etc etc ... para deixar tubagens onde for necessário!

    Obrigado
    • kami
    • 18 julho 2011

     # 15

    Boas

    Pois é... o meu electricista também veio com essa ladainha de que as células são só para os apartamentos/condominios... e por isso não tinha deixado tubagem para os ditos sensores.

    Uma vez que detectei a coisa ainda com as paredes em bruto... fui lá eu colocar umas tubagens extra... pois a mim não me convence a história do... " há e tal... não se programa o portão para fechar automaticamente e não há problema pois só fechamos/abrimos quando queremos..."

    Quanto a mim... o problema é quando um garoto de tenra idade lhe dá na cabeça de ir lá carregar quando temos um carro ou outra coisa qualquer atravessado no meio do portão... ou então quando por engano em vez que carregar no botão das luzes carrego no botão do portão.... (segundo o meu electricista há muita gente que não mete sequer um botão para comandar o portão... e tem de andar sempre com o comando atrás... e isto é verdade... pois conheço uma pessoa nessa situação).

    No que diz respeito à tubagem para a instalação das fotocélulas... não tem nada que saber. Basta deixar tubagem de uma ponta do portão à outra ponta, a cerca de 30 cm de altura, alinhadas (se estiver muito baixas corre o risco de o carro ser mais alto e o feixe de infravermelhos passar por baixo do carro e dar a indicação que o portão pode fechar)... e depois de uma dessas caixas/tubos (a que der mais jeito) vai um tubo para o interruptor (no meu caso) e do interruptor segue outro tubo para o portão.

    Cumps
  15.  # 16

    Tb se deve colocar uma lampada de aviso rotativa, ou pisca-pisca
  16.  # 17

    ENtendo... Mas será que todos os automatismos/motores gerem esses sensores e luzes? ou apenas alguns?
  17.  # 18

    Quse todos vêm c\ a electrónica preparada para o sensor e para a Lâmpada de aviso
  18.  # 19

    Com vossa ajuda e um pouco de pequisa, cá está!

    Este é da ditec, o Globe. Será que DITEC é muito mais caro que outras marcas?
      portão.JPG
  19.  # 20

    Colocado por: ParamonteTb se deve colocar uma lampada de aviso rotativa, ou pisca-pisca


    Porquê?
    Nunca percebi muito bem a funcionalidade da lâmpada. A única situação em que ela faz sentido é quando a garagem dá directamente para o exterior (à face da rua). Não consigo imaginar mais nenhuma em que faça falta um lâmpada dessas numa vivenda.
 
0.0173 seg. NEW