Estou a remodelar uma casa térrea bastante antiga. Ao abrir os roços no WC para retirar os tubos de esgoto e colocar novos, reparei que logo abaixo de uma fina pelicula dura, a betonilha é uma mistura de gravilha com areia e desfaz-se facilmente. Escavei um pouco e nunca cheguei ao cimento. Resolvi espetar um ferro para ver se conseguia atingir alguma parte dura e o ferro enterrou-se totalmente (com algum esforço) - aprox 80 cm - e quando o retirei tinha terra agarrada perto da extremidade.
Posso cuncluir que o WC - que foi construido posteriormente à casa - não tem fundação? Isto é normal em casas antigas? Como estou a abrir o chão devo fazer algo em relação a isto? talvez colocar alguma tela impermeabilizante? ou reforço em betão?
Isto faz-me questionar como faziam antigamente as fundações, antes do betão? provavelmente outras partes da casa também são assim
Eu já apanhei melhor que isso : uma casa de banho sem fundação (mas literalmente no ar) E sem ESGOTO !
Num bairro perfeitamente consolidado no centro de Lisboa, numa moradia dos anos 60, o esgoto da c.b. descarregava directamente para o chão (debaixo dos mosaicos).
A «betonilha» - parecida com a sua, com poucos cm de espessura, que devia estar pousada sobre a terra, estava literalmente NO AR, porque as terras foram sendo «lavadas» pelas águas dos banhos, enquanto que os detritos solidos... Ok ! Creio que já estão a ver a m... que lá estava! :-)
É melhor não lhe contar como faziam as fundações das casas (não muito) antigas.
Colocado por: Tenazesreparei que logo abaixo de uma fina pelicula dura, a betonilha é uma mistura de gravilha com areia e desfaz-se facilmente. Escavei um pouco e nunca cheguei ao cimento.
Já começou a perceber porque é que as casas antigamente eram mais baratas!! Agora insistem em meter cimento na areia, e depois queixam-se que gastam muito dinheiro com a construção das casas:-))
Caro Luis K. W., como resolveu o problema? Acha que no meu caso valerá a pena fazer alguma coisa ou deixo assim? Valerá a pena picar tudo e por alguma tela impermeabilizante? O chão vai levar tijoleira. Ou picar tudo e por alguma camada hidrofuga? Ou colocar uma camada de regularização hidrofuga directamente por cima da camada dura?
Caro Picareta, realmente a mania de por cimento na areia era, pelos vistos, considreda modernice... :) A casa original tem à volta de 150 anos, mas o WC terá sido feito pelos anos 50.