Iniciar sessão ou registar-se
    • maxi
    • 21 março 2011 editado

# 1

Olá a todos!
    Tenho visitado este fórum muitas vezes para procurar sugestões/ideias/opiniões e resolvi agora registar-me para mostrar o meu projecto e obter algumas opiniões. É um projecto de remodelação dos fundos de uma casa (que eu espero conseguir anexar aqui!!!).
    O que acham? Alguma sugestão diferente?

Espero que surjam muitas opiniões e nada de discussões! :)
  1.  # 2

maxi essa casa de banho do quarto mais fininha impossível
    isso vai exigir mesmo muita destreza, (com a cara na parede) não consegue alargar mais a casa de banho?
    tem quando de largura 1metro? 1,1?
    é que se for um metro, se vai utilizar sanita com descarga exterior, terá 60/70cms de sanita, ou seja ficam 40cms de passagem"".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maxi
  2.  # 3

Não achará melhor inverter a disposição do mobiliário da sala para que a mesa de jantar fique mais perto da cozinha e, por conseguinte, a zona de estar possa usufruir da relação com o exterior (perto do vão)?
    E o quarto secundário não tem janela (iluminação natural)?
    • maxi
    • 21 março 2011

# 4

Respondendo a todos...
    Fernando a casa de banho é mesmo muito estreita mas a ideia é aproveitar aquele espaço e com um lavatório mesmo pequeno e uma sanita suspensa, consegue-se uma mini casa de banho em q dá p circular, não muito à vontade mas dá!
    Hélio, o mobiliario está assim para que os sofás fiquem em frente à lareira, pq a lareira tem mesmo q ser ali... Senão, realmente concordo q a disposição q sugeriu seria mais interessante. O quarto secundário com muita pena minha não tem iluminação exterior pq não dá p abrir uma janela em lado nenhum!! :(
  3.  # 5

se não quer/pode mexer essa parede, uma dica, a parede da casa de banho pode ser em pladur, neste momento quanto tem? 20cms? se não tem estrutura pode reduzir para 7cms por exemplo, e assim tem mais espaço para a casa de banho.
  4.  # 6

Relativamente ao quarto, sabe que o que quer fazer não é permitido (terá de lhe chamar outra coisa qq :))?
    Relativamente à lareira, tem mesmo de ser ali (se o problema é a ventilação, penso que poderá "arrastar" um pouco a lareira? E na parede oposta também não dá?
    • maxi
    • 21 março 2011

# 7

Neste momento a parede q separa a casa de banho do quarto tem 15cm. E a largura da casa de banho é de 97cm, nem chega a 1m!! Cm é a parede das escadas não a podemos recuar e diminuir ao espaço do quarto. Talvez possamos é pôr a parede onde estão as loiças mais estreita, agora q falou em reduzir a espessura das paredes... Para esse lado, existe outra divisão q não aparece representada no projecto e que penso ter uma parede bastante espessa.
    Vou deixar aqui também a planta do espaço existente antes do projecto, se calhar ajuda...
    • maxi
    • 21 março 2011

# 8

O q é q não é permitido?? Lol. Ai ai, o q é q eu vou fazer ilegalmente!! :)

Quanto à lareira, já anexei a planta de como aquilo está. Já existia ali uma lareira e tb uma do outro lado, onde será a suite. Fazem costas uma com outra. Por isso tenho q fazer ali, a chaminé está ali... Como disse é uma remodelação, temos q nos adaptar ao que já está, com muita pena em algumas situações!
  5.  # 9

Colocado por: maxiO q é q não é permitido?? Lol. Ai ai, o q é q eu vou fazer ilegalmente!! :)

o quarto sem luz natural

a parede do projecto parece ter 20 e a do existente 15, em todo o caso pode alinhar essa parede com a janela e ganhar mais uns centímetros, assim como reduzir a parede como eu disse.
    veja uma alternativa tirando o bidé também.
    atenção a aquele soco no canto esquerdo, deve ser estrutural ou corete, logo não convém mexer.
      Deselect.jpg
    • maxi
    • 21 março 2011

# 10

O quarto sem luz natural p além de não ser permitido, nem sequer é algo q eu queira, mas é o q é possível... :(

O tal soco no canto esquerdo não podemos mexer mesmo e pior q isso, é lá o quadro la luz da casa toda!! Ainda estamos a estudar soluções para o tirar de lá, talvez volta-lo p a outra divisão será o mais fácil...

A sua ideia não parece má mas acho q não posso mexer nessa parede. Mas deixou-me a pensar noutra solução... A parede onde estão as loiças tem tijolo e pedra, duas paredes, se me fiz entender... Talvez pudessemos tirar a parede de tijolo e deixar em pedra...Será q ficava bem??? Ou podemos tapar a pedra com pladur e ganhar tb uns centimetros sem mexer na parede de cá...
    • maxi
    • 21 março 2011

# 11

Já agora... Se alguém tiver ideias para a parede da lareira, agradeço... Tem um esboço no projecto, mas estou aberta a ideias mais giras! :)
  6.  # 12

Olá Maxi,
    Encaixar nessa pré-existência um T2 é um parto difícil... Cozinha e Quarto sem luz nem ventilação natural é terrível... Talvez fosse melhor sondar a câmara para perceber que tipo de vãos pode abrir nas fachadas desse imóvel, até porque pelo que percebi já está a pensar rasgar um vão maior para iluminar a sala de estar no projecto... Com novos vãos exteriores a futura casa ganha melhores possibilidades de distribuição.

Cumprimentos.
    http://www.pedroresendearq.blogspot.com/
    • RSS
    • 22 março 2011

# 13

Não sou expert em plantas ... mas ainda não percebi como se acede às escadas, nem onde vão dar!
    É para o sotão?
    • maxi
    • 22 março 2011

# 14

Pedro, as janelas q podemos abrir já estão marcadas. Essa é a única fachada onde podemos abrir janelas. Pela parte de trás da casa tem uma rampa q esconde a parede, logo não dá p abrir janela no quarto e para os lados existem outras divisões. Uma garagem do lado direito da sala/cozinha e uma "adega" do lado esquerdo do quarto! Claro q esta obra não é o ideal, muito menos a minha casa de sonho, é mais "o que dá para fazer" com pouco dinheiro e alguma perícia. Por isso pedi algumas opiniões, q poderão ser úteis.

Rss, as escadas dão para o piso de cima onde existe a casa propriamente dita (a parte q vamos remodelar são os fundos), mas que não será usada por nós, já mora lá uma irmã do meu marido. Por isso as escadas vão ficar tapadas não havendo qualquer ligação p cima.
  7.  # 15

Colocado por: maxiO quarto sem luz natural p além de não ser permitido, nem sequer é algo q eu queira, mas é o q é possível... :(

se é para licenciamento deve apagar o que diz quarto a cama e escrever lá arrumos, senão não passa
    Colocado por: maxiO tal soco no canto esquerdo não podemos mexer mesmo e pior q isso, é lá o quadro la luz da casa toda!! Ainda estamos a estudar soluções para o tirar de lá, talvez volta-lo p a outra divisão será o mais fácil...

ai é o quadro eléctrico então terá mesmo de deixar ali um espaço de abertura, mexer no quadro é complicado.
    Colocado por: maxiA parede onde estão as loiças tem tijolo e pedra, duas paredes, se me fiz entender... Talvez pudessemos tirar a parede de tijolo e deixar em pedra...Será q ficava bem??? Ou podemos tapar a pedra com pladur e ganhar tb uns centímetros sem mexer na parede de cá...

sim, se é parede dupla então... é como diz, tirar uma ou reduzir com pladur, e assim já ganha centímetros que são essenciais neste caso.
    fica bem sim só pedra.
    se não quer mexer na parede existente que dá para o quarto, então opte por essa opção.
    • maxi
    • 22 março 2011

# 16

Fernando, obrigada pelos seus comentários.

Se calhar vou deixar mesmo a parede em pedra. Tentei procurar algumas imagens a ver se ficava giro, mas não encontrei nada parecido. A pedra da casa é pedra azul ou cinza, não sei como se chama! :)

Quanto ao quadro, o meu pai é electricista e monta este tipo de quadros e diz q dá para voltar para o outro lado, com algum trabalho, é claro! No entanto não podemos mexer na mesma naquela parede. Vai levar lá um espelho de alto a baixo, em princípio!

0.0174 seg. NEW