Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Ola fernando gabriel

obrigado pelos seus comentarios

Colocado por: Fernando Gabrielpeça é 3ds de desenvolvimento para analisar conjuntamente com as plantas.

?????????
    O que e isso de 3ds de desenvolvimento?

Obrigado
  2.  # 42

Colocado por: youngjoey77O que e isso de 3ds de desenvolvimento?

são imagens 3d-feitas por computador que se costumam mostrar ao cliente, um projecto é um conjunto de desenhos 2d(plantas) e 3d (imagens/fotografias)
    devem ser feitos logo desde o inicio imagens virtuais de computador ou maquetas
    e estas devem ser apresentadas ao cliente à medida do desenvolvimento do projecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: youngjoey77
  3.  # 43

Fernando.. ou entao apresentar esquissos (desenhos a mao livre).. ainda se lembram dissso? ;)

PS: eu tambem apresento maquetes virtuais, de desenvolvimento das soluçoes volumetricas, em conjunto com as plantas... mas nao e obrigatorio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: youngjoey77
  4.  # 44

Boa tarde

Colocado por: Fernando Gabrielsão imagens 3d-feitas por computador que se costumam mostrar ao cliente, um projecto é um conjunto de desenhos 2d(plantas) e 3d (imagens/fotografias)
    devem ser feitos logo desde o inicio imagens virtuais de computador ou maquetas
    e estas devem ser apresentadas ao cliente à medida do desenvolvimento do projecto

No contrato com o arq. temos direito a 8 imagens 3D, 4 interiores e 4 exteriores e se depois quiser mais devo pagar, mas essas imagens serão fornecidas a partir que nos aprovamos o projecto.

O que eu queria mesmo era esse esquicos a mão livre...

Obrigado pela vossa participação
  5.  # 45

...apresentar esquissos (desenhos a mao livre).. ainda se lembram dissso? ;)

Em relação a isto tenho uma dúvida: quem fica com os esquissos, o cliente ou o arquitecto?
  6.  # 46

Colocado por: j cardoso
    Em relação a isto tenho uma dúvida: quem fica com os esquissos, o cliente ou o arquitecto?

Eu fico com os originais, e dou fotocópias aos clientes.
    (Não vão eles daqui a 50 anos valer alguma coisa...)
    :D
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • fjv
    • 16 junho 2011

# 47

No meu caso, foram feitas 7 imagens do exterior, mas se fosse necessário visualizar mais imagens, isso seria feito sem ter que pagar a mais por isso. Claro que não ia pedir mais 20 ou 30 imagens :)
    Como ainda não foi iniciado o projecto de execução não tenho as imagens do interior da casa.

Não sei se isso é prática comum nos arquitectos caso sejam eles próprios a fazer as renderizações.

Depois de realizado o projecto de licenciamento pedi todos os ficheiros DWG do projecto inclusive o da casa em 3D, e no fim do proj de execução fico com os ficheiros "3D" da casa para que com o Artlantis Studio ou o LightWave possa realizar n renderizações da casa antes da sua construção.

Também não faço a menor ideia se é normal os arquitectos disponibilizem os esses ficheiros (3D com as texturas, etc..) aos clientes.
  7.  # 48

Colocado por: fjvTambém não faço a menor ideia se é normal os arquitectos disponibilizem os esses ficheiros (3D com as texturas, etc..) aos clientes.

Tudo depende do que ficar acordado no contrato com os arquitectos. Por norma, e uma vez que existem sempre texturas, modelos e materiais vindos de bibliotecas pagas pelo arquitecto/gabinete o preço pelo modelo costuma ficar demasiado alto para o cliente. Se for apenas o modelo com texturas e bibliotecas criadas de raiz pelo arquitecto/gabinete então o valor diminui bastante.

www.gabineteop.com
  8.  # 49

Normalmente os ficheiros editáveis não são fornecidos ao cliente. Mas conforme o contracto estiver estipulado.
    Normalmente, ficheiros max. dwg, etc não forneço. Forneço sim imagens que o cliente possa solicitar para melhor compreensão, bem como cópias dos esquissos.
    A maquete, se o cliente solicitar tem de pagar. Por norma executamos sempre uma de estudo, mas essa também não será fornecida ao cliente.

Ou seja, ficheiros editáveis por norma não forneço. Têm custos. As bibliotecas, os modelos, texturas, etc.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    • fjv
    • 17 junho 2011

# 50

Pois...
    Eu só falei (não ficou escrito) ao arquitecto que iria querer o projecto em 3D (DWG Editável). Para ser sincero não entrei em "pormenores" que seriam também fornecidas as texturas, modelos, etc.. usados na renderização do modelo da casa
    Quando acabar o projecto irei pedir, caso não sejam fornecidos, azar. Se calhar também não será muito comum alguém fazer este tipo de pedido, pois o que conta é que o projecto agrade ao cliente, no fim quando a casa estiver terminada o 3D perde o interesse.
    Mas que gostaria de poder fazer uma animação "viagem na futura casa" :) isso gostaria.

Mas compreendo argumentos que estão a dar...
  9.  # 51

A melhor "viagem na futura casa" seria uma maquete, onde poderia "espreitar" pela janela e ver o seu interior por exemplo.
    Onde poderia colocá-la à luz solar e perceber a luz/sombra da casa, onde poderia entrar e sair de casa quando quiser e dar as voltas à casa que entender, onde poderia colar e descolar e experimentar novas texturas. Para mim, esse tipo de experimentação não há melhor. Mas isto é uma opinião pessoal.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  10.  # 52

um modelo 3D editável para já não costuma ser em dwg e depois ou é bem pago ou não é fornecido. repare que o grande trabalho está precisamente em fazer a modelação pois que as várias "fotos" que se podem tirar é uma questão de tempo a rendarizar.
  11.  # 53

marco1,

Há quem faça a modelação em autocad e depois a renderização em max e tratamento fotografico em photoshop.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  12.  # 54

Colocado por: Pedro BarradasFernando.. ou entao apresentar esquissos (desenhos a mao livre).. ainda se lembram dissso? ;)

eu nunca faço nada sem primeiro passar pelo papel
    esquissos são entregues em licenciamento e mostrados no decorrer do projecto
    para mostrar ao cliente o melhor são 3ds/maqueta, ou então perspectivas mas claro fazer uma perspectiva não será muito producente hoje em dia.

Colocado por: Pedro BarradasPS: eu tambem apresento maquetes virtuais, de desenvolvimento das soluçoes volumetricas, em conjunto com as plantas... mas nao e obrigatorio.

não é obrigatorio!? devia ser, para mim é
    eu acho impossivel tirar o maximo partido de um projecto sem maquetas virtuais ou reais, ou no minimo"" que se façam perspectivas.

Colocado por: youngjoey77No contrato com o arq. temos direito a 8 imagens 3D, 4 interiores e 4 exteriores e se depois quiser mais devo pagar, mas essas imagens serão fornecidas a partir que nos aprovamos o projecto.

serão entregues só com o projecto final?
    ou seja não lhe estão a mostrar 3ds neste momento, só plantas? e como é que você imagina a casa? como pode dar opinião ou perceber a intenção do arquitecto sobre a mesma só como plantas?
    na minha opinião deveriam mostrar-lhe mais que plantas
  13.  # 55

pois adarq

fazer-se até se faz
    o que eu disse é que não é COSTUME, pois o que é costume é fazer a modelação num programa BIM ou mesmo em MAX , muito mais actual não?
  14.  # 56

são métodos diferentes, que tem um factor comum.

Apenas referi que é possivel uma modelação em dwg.=)
  15.  # 57

e disse que não é costume, não disse que não era possivel!!!!
    • fjv
    • 17 junho 2011

# 58

O projecto é realizado de raiz em 3D (tudo é modelado em 3D) com o ArchiCAD, as renderizações são feitas com o Artlantis Studio (não sei se também utiliza outros softwares).
    Ao mostrar imagens renderizadas de interiores e dos exteriores (estas serão realizadas durante o proj. de execução) o trabalho já está todo feito.
    Não quero dizer com isso que seria uma obrigação fornecer esses dados. Poderá não estar contemplado no orçamento ou simplesmente não querer fornecer "ficheiros" editáveis. Como não deve de ser normal alguém pedir isso, talvez eu seja uma excepção, não faço ideia.
  16.  # 59

eu nao forneço ficheiros editaveis aos clientes, nem os originais de desenhso livres.
    Excepto:
    - Planta de implantaçao.
    - em projectos maiores, as plantas de piso a escala 1:100.

PS: mas tenho um cliente que quer um original do projecto a mao levantada.. mas vai ser dado e emoldurado, a troco de uma almoçarada ;)
  17.  # 60

Nem os 3D feitos à mão. Mostro-os, mas ficam sempre na minha posse.
    "Gato escaldado..."

Cmps

0.0292 seg. NEW