Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.


    Gostaria de saber se é obrigatório incluir bidé em todas as I.S. numa construção?
    Gostaria de saber, também, se a inclusão de banheira é obrigatória?


    Obrigado
  2.  # 2

    Boa noite,

    É obrigatória, a instalação de pelo menos uma instalação sanitária completa.
    Entende-se instalação sanitária completa como:

    Lavatório;
    Sanita;
    Bidé;
    Banheira.

    Artigo 84 do RGEU.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Concordam com este comentário: gabrielramos22
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  3.  # 3

    Bom dia adarq.

    Muito obrigado pela explicação. É que me tinham dito que a banheira não era obrigatória, mas se existe um artigo sobre isso então já aprendi hoje. :P

    Obrigado mais uma vez.
  4.  # 4

    E a banheira e o bidé tem de estar na mesma IS?
    Ou podem estar em IS diferentes?
  5.  # 5

    Se estiver em IS diferentes, já não é considerada completa.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  6.  # 6

    o engraçado é que lendo bem com atenção e conjugando bem o RGEU e o 163 (acessibilidades) uma habitação tem que ter uma banheira não sendo taxativo que essa banheira tenha de estar quer na wc acessivel ou completa.
    Por exemplo reparem que para um T3 e T4 a wc exigida pelo RGEU até pode ser dividida e um dos espaços ter só a banheira e lavatório ( artº68 ponto 2 e 3 do RGEU) e o outro, a sanita o bidé e lavatório, por outro lado o 163 "pede" uma wc com sanita, bidé, lavatório e uma banheira ou espaço para ela podendo ser uma base de duche, salvaguardando esse espaço para eventual banheira.
    Resumindo pelo menos para estas duas tipologias não é imperativo que haja uma wc completa numa unica divisão em toda a casa, ou seja podemos ter uma wc acessivel com base de duche, sanita, bidé e lavatório, e uma outra wc apenas com banheira e lavatório, portanto esvaziando aqui a noção de wc completa.
    fica-me no entanto a duvida ao abrigo do RGEU, se um T0, T1 e T2 poderão ter tambem a wc dividida nestes moldes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  7.  # 7

    Colocado por: José CastroGostaria de saber se é obrigatório incluir bidé em todas as I.S. numa construção?
    Gostaria de saber, também, se a inclusão de banheira é obrigatória?

    acho que já responderam
    em todo o caso
    há realmente uma incongruência entre rgeu e acessibilidades, na questão da banheira, na minha leitura as acessibilidades sobrepõem-se , e é a seguinte:
    bidé : precisa de apenas"" uma casa de banho com bidé.
    banheira: não é obrigatório, pode ter um duche acessível, mas terá de ter espaço livre na casa de banho para colocação futura de banheira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  8.  # 8

    concordo com o post do marco1.

    fernando, os requisitos mais exigentes da legislação sobrepõe-se. Pelo que, havendo apenas uma IS, que terá de ser completa, esta TEM de ter banheira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  9.  # 9

    Colocado por: marco1o engraçado é que lendo bem com atenção e conjugando bem o RGEU e o 163 (acessibilidades) uma habitação tem que ter uma banheira não sendo taxativo que essa banheira tenha de estar quer na wc acessivel ou completa.
    Por exemplo reparem que para um T3 e T4 a wc exigida pelo RGEU até pode ser dividida e um dos espaços ter só a banheira e lavatório ( artº68 ponto 2 e 3 do RGEU) e o outro, a sanita o bidé e lavatório, por outro lado o 163 "pede" uma wc com sanita, bidé, lavatório e uma banheira ou espaço para ela podendo ser uma base de duche, salvaguardando esse espaço para eventual banheira.
    Resumindo pelo menos para estas duas tipologias não é imperativo que haja uma wc completa numa unica divisão em toda a casa, ou seja podemos ter uma wc acessivel com base de duche, sanita, bidé e lavatório, e uma outra wc apenas com banheira e lavatório, portanto esvaziando aqui a noção de wc completa.
    fica-me no entanto a duvida ao abrigo do RGEU, se um T0, T1 e T2 poderão ter tambem a wc dividida nestes moldes.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:José Castro



    Marco1, diz que pelo menos uma das instalações sanitárias. Para o T3 e T4 pode ter duas instalações sanitárias.
  10.  # 10

    sim adarq

    mas a minha dúvida é se no caso de um T0 T1 ou T2, se optarmos por duas wc, podemos tambem ter um espaço apenas com banheira e lavatório e outro com a sanita, bidé, lavatório e base de duche, esvaziando aqui tambem o conceito de ser necessário uma wc completa. Não sei se me fiz entender.
  11.  # 11

    O que diz é pelo menos uma seja completa.
    A segunda até pode ser apenas uma sanita e lavatório e até pode nem estar prevista para pessoas de mobilidade condicionada. Já sendo considerada a instalação sanitária completa como acessivel a pessoas de mobilidade condicionada.
  12.  # 12

    Colocado por: marco1mas a minha dúvida é se no caso de um T0 T1 ou T2, se optarmos por duas wc, podemos tambem ter um espaço apenas com banheira e lavatório e outro com a sanita, bidé, lavatório e base de duche

    Eu interpreto assim. Não me parece errado. Mas nunca submeti desse maneira, por questos de m2.. mais vale ter a IS COMPLETA.
  13.  # 13

    pois, não abre a hipotese da subdivisão nos moldes da permitida para os T3 e T4.
    ou seja a meu ver é uma pequena incongruência no RGEU.
  14.  # 14

    Globalmente deveria ser reformulado tanto o RGEU como o 163 de forma a por vezes não se "contradizerem".
  15.  # 15

    Boa noite a todos,

    Se a vós, entendidos na matéria, isto vos causa confusão, imaginem ao comum dos cidadãos. Depois de ter lido este e outros artigos sobre este assunto, continuo sem entender se tendo uma casa de banho COMPLETA no 1º piso, se a casa de banho do piso térreo (que é a acessivel) poderá NÃO ter bidé. Do que eu depreendo, sendo acessível tem que ter obrigatoriamente banheira (...ou duche bla,bla). Será que isto está respondido aqui nos comentários anteriores e eu é que ainda não percebi?

    Carlos Antunes
  16.  # 16

    Prepworks

    A instalação sanitária completa deverá ser a acessivel.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Prepworks
  17.  # 17

    Prep...

    resumindo, supondo que tem um T3 ou T4, terá que ter no r/c uma wc acessivel que tenha um lavatório, sanita, bidé e base de duche mas que haja espaço para uma eventual banheira, e noutra wc qualquer da casa tem que ter pelo menos uma banheira e um lavatório.
    ou seja a casa terá que ter uma banheira pelo menos. Tambem pode apos a construção dar cabo dela e meter uma base de duche.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Prepworks
  18.  # 18

    Colocado por: fernando gabriel
    acho que já responderam
    em todo o caso
    há realmente uma incongruência entre rgeu e acessibilidades, na questão da banheira, na minha leitura as acessibilidades sobrepõem-se , e é a seguinte:
    bidé : precisa de apenas"" uma casa de banho com bidé.
    banheira: não é obrigatório, pode ter um duche acessível, mas terá de ter espaço livre na casa de banho para colocação futura de banheira.

    No meu projecto, aprovado em Dez'10, as IS's não têm qualquer banheira. No entanto a IS que cumpre com as acessibilidades possui bidé e espaço para banheira.
  19.  # 19

    underrun

    a questão é que o RGEU pede uma banheira na casa, não tem que ser na wc acessivel.
    a sua camara não deu relevância a esse pequeno pormenor, só isso.
  20.  # 20

    Colocado por: marco1underrun

    a questão é que o RGEU pede uma banheira na casa, não tem que ser na wc acessivel.
    a sua camara não deu relevância a esse pequeno pormenor, só isso.


    E bem! Chega de complicómetros. A obrigatoriedade de uma banheira na casa é só ridícula.
 
0.0204 seg. NEW