Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Existe.. penso que o tecto do beneficio fiscal é 700€...
    Pesquise na NET.. que deve encontrar referÊncias concretas.
    • VMC
    • 20 novembro 2008

     # 42

    Não tenho tempo para precisar as datas, mas quando o novo RCCTE entrou em vigor, durante o 1º ano apenas se aplicava a edifícios com mais de 1.000m2, após Julho deste ano, aplica-se a todas as novas construções, isto é, projectos entradas nas câmaras após 07/08. Se tiverem dúvidas dêem-se ao trabalho de ler o DL, mas não há dúvidas.

    E esta é só uma pequena parte, do todo...
  2.  # 43

    Para AQSolar, é obrigatório desde, um dia q não sei precisar de Julho de 2006...

    Projectos certificado para Ab< 1000m2 e potencia instalada para aquecimento <25Kva, desde 1 de Julho 2008
    Certificação de todos os edificios, 1 de Janeiro de 2009
  3.  # 44

    Colocado por: ramiguelHá algum benefício fiscal por utilizar esta vertente de aquecimento de águas??


    Sim existe, salvo erro dedutivel 30% do valor da compra até ao máximo de 777 euros... se não estou em erro.
  4.  # 45

    Se era obrigatório o preço acordado teria de incluir isso.
    Se não era, se mandou instalar sem a sua ordem, que o pague ele, ora essa!


    Não querendo menosprezar o comentário, na conjuntura em que se encontra o mercado imobiliário, quem é que se vira para o construtor que vai aceitar uma permuta e lhe diz "se instalou sem o meu conssentimento, pague-o o Sr!"???

    Uma vez que o vou pagar, tenho de ter a factura da compra e instalação em meu nome e não do construtor, certo? Caso contrário, não deve ser aceite em sede de finanças (pergunta fiscal eu sei, mas voces sabem!!)

    Creio que é desde Março/2006, altura em que o DL foi promulgado
  5.  # 46

    Colocado por: ramiguelEstou em fase final de compra de uma moradia já concluída, o contrato de promessa assinado e tudo devidamente formalizado. Entretanto recebi uma chamada do construtor que me informou que mandou instalar um painel solar para AQS e que são mais XXXX.

    De acordo os posts os painéis são obrigatórios, devem fazer parte do projecto de construção, certo? Nesse sentido, o preço que acordei inclui tudo o que é obrigatório e não há lugar a mais pagamentos ou estou errado?

    Em lugar algum disse que era uma permuta. Disse que ia comprar.

    Colocado por: ramiguelNão querendo menosprezar o comentário, na conjuntura em que se encontra o mercado imobiliário, quem é que se vira para o construtor que vai aceitar uma permuta e lhe diz "se instalou sem o meu conssentimento, pague-o o Sr!"???

    Se pensa assim não percebo a questão que deixa no fórum! Se é para comer e calar, porque perguntou?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita Pereira
  6.  # 47

    Segundo sei, os paineis solares são obrigatórios. Mas diga-se de passagem, que vejo muita casa a construir, com projectos submetidos às camaras e aprovados no ultimo ano, sem paineis, com parede dupla e isolamento à antiga, caixilharias de correr... pergunto, como é que cumprem os tais regulamentos...

    Mas isso preciso de meter num Post para perceber mais umas coisas... parece que as construções em 2009 vão ter que ser "fotografadas" pelo técnico para provar que executou o que está no projecto....

    Coisas da Casa
  7.  # 48

    Colocado por: AdrianoPMas isso preciso de meter num Post para perceber mais umas coisas... parece que as construções em 2009 vão ter que ser "fotografadas" pelo técnico para provar que executou o que está no projecto....

    E? provam o quê? nunca ouviram falar do Photoshop?

    Estou mesmo já a ver uma série de técnico com um disco rígido cheio de boas e belas fotografias com os EXIF alterados
  8.  # 49

    ... Dos peritos q conheço.. e do curso de peritos da ADENE.. é "obrigatório" filmagem.. mesmo q seja com o telemóvel. ( enquadramento alargado até ao pormenor)
  9.  # 50

    Paulo, é exactamente isso que ainda não percebi como vai funcionar....

    Até porque segundo li, não era nenhum técnico de fora, mas sim o responsável pela obra.

    Coisas da Casa
  10.  # 51

    Boas,

    Actualização de info atrás referida:

    Em que circunstâncias pode o Perito Qualificado admitir que seja utilizada
    uma área menor de colectores do que a exigida pelo RCCTE (1 m2 de colector
    por ocupante)?


    Pode ser aceite pelos peritos qualificados do SCE como regulamentar a instalação de
    colectores solares com base na energia captada pelo sistema, mesmo que apresente valores
    diferentes da razão 1 m2 de colector por ocupante, desde que o projectista demonstre que a
    solução alternativa proposta capte, numa base anual, a energia equivalente a um sistema solar
    térmico idêntico mas que utilize colector(es) padrão, definido(s) de seguida:

    􀂃 Rendimento óptico = 69 %
    􀂃 Coeficientes de perdas térmicas a1 = 7,500 W/(m².K) e a2 = 0,014 W/(m².K²)
    􀂃 Modificador de ângulo para incidência de 50º = 0,87
    􀂃 Área de abertura = 1,0 m2

    Para demonstração do referido no parágrafo anterior, terá o projectista de utilizar a metodologia
    descrita de seguida, devendo igualmente apresentar as evidências necessárias para que o
    perito qualificado possa apurar que a mesma foi correctamente aplicada.

    1.º Passo - Efectuar simulação para a solução base através do programa Solterm com colector
    padrão (Coeficientes de perdas térmicas a1 = 7,500 W/(m².K) e a2 = 0,014 W/(m².K²) e
    rendimento óptico = 69 %), usando um modificador de ângulo para incidência de 50º = 0,87 e
    área mínima exigida pelo RCCTE (razão de 1 m2/ocupante), bem como com todos os restantes
    parâmetros, relativos a outros componentes do sistema, previstos na solução preconizada pelo
    projectista;

    2.º Passo - Efectuar simulação para a solução alternativa através do Solterm com colector solar
    proposto e a área definida pelo utilizador, bem como com todos os restantes parâmetros iguais
    aos utilizados na simulação anterior;

    3.º Passo - Comparar as energias fornecidas (Esolar) por ambos os sistemas solares (solução
    base com colector padrão e solução alternativa com colector proposto);

    4.º Passo - Caso o Esolar da solução alternativa seja igual ou superior ao Esolar da solução
    base, essa solução alternativa poderá ser considerada.

    Assim, para aceitação da solução alternativa no âmbito do SCE, o perito qualificado deverá
    verificar o cumprimento dos seguintes requisitos:

    i) Sistemas ou equipamentos certificados com a marca Certif ou com a marca
    equivalente europeia Solar Keymark;
    ii) Instaladores acreditados pela DGEG;
    iii) Garantia de manutenção do sistema durante um período mínimo de 6 anos;
    iv) Estudo comparativo, elaborado de acordo com a metodologia atrás descrita,
    demonstrativo de que a energia fornecida pelo sistema solar da solução alternativa
    é igual ou superior à do sistema com o colector padrão, utilizando sempre o
    programa Solterm versão 5.0 ou posterior, para suporte deste estudo.

    Por fim, importa referir que, especificamente para estas situações, o não cumprimento de
    qualquer dos requisitos anteriores implica que não é verificado o cumprimento do n.º 2 do art.º
    7.º do RCCTE e que o Perito Qualificado não poderá emitir a respectiva declaração de
    conformidade regulamentar ou certificado energético. Ou seja, se não se verificar qualquer das
    quatro condições atrás descritas, o sistema será considerado pela área de colectores
    efectivamente instalada e, se tal for inferior a 1 m2/ocupante, o edifício está não regulamentar.


    Aproveito para informar que quer os colectores, quer os instaladores terão que ser certificados e terá sempre que ser feito um contrato de manutenção (diferente de garantia) por 6 anos com empresa certificada.

    Fonte: RCCTE Versão 1.3a - Abril de 2008

    Cumprimentos.
  11.  # 52

    Bom dia,

    Possuo um apartamento no ultimo andar num prédio de 11 andares. Posso colocar paineis solares para aquecimento de aguas (que apenas sirva o meu apartamento) sem ter de justificar nada ao condominio (uma vez que ninguem vive acima de mim)?

    Afinal de contas, o tecto do prédio está exactamente em cima do meu apartamento, logo é como se fizesse parte do meu imovél. Tenho direito a colocar lá o painel solar para meu usufruto?

    Ob,
    Marco
    •  
      FD
    • 30 janeiro 2009

     # 53

    Colocado por: marcoaraujo
    Afinal de contas, o tecto do prédio está exactamente em cima do meu apartamento, logo é como se fizesse parte do meu imovél.

    Este raciocínio não inspira muita cidadania pois não?

    Não, não pode.
    Para ter uma ideia de como as coisas funcionam, nem sequer pode instalar uma parabólica na sua varanda sem autorização. Ninguém liga a isso mas não quer dizer que por ninguém ligar seja permitido.
  12.  # 54

    Colocado por: AdrianoPSegundo sei, os paineis solares são obrigatórios. Mas diga-se de passagem, que vejo muita casa a construir, com projectos submetidos às camaras e aprovados no ultimo ano, sem paineis, com parede dupla e isolamento à antiga, caixilharias de correr... pergunto, como é que cumprem os tais regulamentos...


    Coisas da Casa


    Caro Adriano, o que tem contra os caixilhos de correr? Tenho na minha casa e estou muito satisfeita!!

    Já agora uma pergunta a quem me souber responder. Tenho em minha casa (em fase final de acabamento) painéis solares. Ainda não tenho facturas de nada e foram já montados durante o ano passado. Como posso beneficiar deste apoio do estado na comparticipação de uma parte? Estarei abrangida, ou é uma novidade para 2009? Atenção que eu coloquei porque quis, o meu projecto é anterior a Julho de 2006.

    Obrigada!
    Rita
  13.  # 55

    Colocado por: Rita PereiraCaro Adriano, o que tem contra os caixilhos de correr? Tenho na minha casa e estou muito satisfeita!!

    São SEMPRE muito menos eficazes do ponto de vista térmico... Deverá ser isso a que o Adriano se refere.
  14.  # 56

    Hoje estou numa de desenterrar posts ...

    Para evitar estar a abrir outro, vi agora esta notícia:

    http://noctulachannel.com/telhas-fotovoltaicas-paineis-solares/

    será que presta?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cerbeira
  15.  # 57

    Não deve ser barato;) já conheço algum tempo. Há umas telhas mais bonitas que essas.
    Que difere isso de um painel fotovoltaico embutido no telhado?

    Numa de invenções, tens também painéis solares tubo vacuo que faz AQS e fotovoltaico, pois tem células fotovoltaicas, esse na teoria parece mais interessante
 
0.0219 seg. NEW