Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

Colocado por: Rui A. B.Claro, mas com este acordo temos o PEC 4, PEC 5 e PEC 6 de uma vez. Ou será mentira??

É verdade e ainda bem, pelo menos sabemos o que aí vem. Com o PEC4, o país ficava continuava paralisado à espera dos pec`s seguintes.
  2.  # 362

Colocado por: AugstHill

Tens umas piadas giras. Tens tens...

Bastante argumentativo.. parabéns! ;)
  3.  # 363

Colocado por: Rui A. B.

Ganhe juízo para o programa da troika ser um pec 4/5/6 teria de ter o dobro das medidas. Mas espere que isto não vai chegar... o governo é que não queria que a ajuda fosse superior a 80 mil milhões. É preciso muita sorte para que isto corra bem caso contrário precisaremos de mais dinheiro.
  4.  # 364

Colocado por: Rui A. B.

Alvaro Santos Pereira já o fez melhor do que eu.
  5.  # 365

Colocado por: AugstHill

Alvaro Santos Pereira já o fez melhor do que eu.

Ah, é mais fácil colocar os outros a falar por nós.. ;)
  6.  # 366

Colocado por: Portugal

Ganhe juízo para o programa da troika ser um pec 4/5/6 teria de ter o dobro das medidas. Mas espere que isto não vai chegar... o governo é que não queria que a ajuda fosse superior a 80 mil milhões. É preciso muita sorte para que isto corra bem caso contrário precisaremos de mais dinheiro.

Em que se baseia para dizer isso? Estou a ficar preocupado..
  7.  # 367

A determinada altura abandonei esta discussão por falta de tempo e pelo mesmo motivo não me pude dar ao trabalho de ler todos os comentários que entretanto foram publicados. Por esta razão peço desde já desculpa se estiver a repetir algo que aqui já foi dito ou discutido.

Quanto ao tema em discussão, parece-me que o PSD e o CDS estão obcecados pelo poder. Em vez de apresentar programas e soluções, em desespero de causa apenas procuram estratégias para que os portugueses votem neles. Até agora estavam dispostos a fazer acordos de governação com o PS para o bem de Portugal (tipo salvadores da pátria). Agora que finalmente perceberam que o que os portugueses realmente procuram é uma ruptura com o passado, já dizem que em nenhuma circunstância aceitam uma coligação com o PS.

Isto para mim diz muito sobre o caracter dessa gente. Prefiro mil vezes o Sócrates que pensa pela própria cabeça e age segundo as suas convicções. Fez muitos, diria até demasiados erros mas foi dos poucos que teve coragem de mexer com os lobbies no nosso país. Não agradou a todos e muitos querem ver-se livres dele porque ameaçou as regalias de muita gente mas apesar de todas as contrariedades teve a coragem de assumir o que fez e não abandonou o barco quando este se afundava. Pelo contrário está aí para disputar de novo umas eleições.

Catroga do PSD dizia há uns dias que o plano de ajuda estava negociado há muito. Até concordo e na minha opinião, ao contrário do que ele pretendia, isso joga a favor de Sócrates. Mostra que ele, ciente das nossas dificuldades, estava a preparar um refinanciamento do nosso país com a União Europeia e que este podia ser feito sem os custos que o nosso país pagou em termos de imagem. Prova mais uma vez que o PSD se precipitou ao chumbar o PEC 4.

Ainda não decidi em quem vou votar nestas eleições mas no PSD ou o CDS não vai ser de certeza. Não gosto de oportunistas e lambe-botas. O nosso país está cheio de gente desse tipo. Sempre à espreita do tacho para viver bem sem fazer nada que o justifique.
  8.  # 368

Sim, um dos lobis que o engº Pinto de Sousa teve coragem de enfrentar foi o do betão. A Mota-Engil que o diga. Mas fico-me por aqui, já vi que quem se mete com o PS leva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, Anarim
  9.  # 369

Colocado por: AugstHillSim, um dos lobis que o engº Pinto de Sousa teve coragem de enfrentar foi o do betão. A Mota-Engil que o diga. Mas fico-me por aqui, já vi que quem se mete com o PS leva.

Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:two-rok

O do betão não sei mas os lobis dos juízes, magistrados, professores e médicos o eng. Pinto de Sousa teve coragem de enfrentar.. daí a excelente popularidade do sr. eng. junto dessas classes. ;)
  10.  # 370

Colocado por: AugstHillSim, um dos lobis que o engº Pinto de Sousa teve coragem de enfrentar foi o do betão. A Mota-Engil que o diga. Mas fico-me por aqui, já vi que quem se mete com o PS leva.

Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:two-rok

Infelizmente ainda não conheci nenhum politico que fosse sério ou que pelo menos nunca tenha pecado (sim, porque até as pessoas sérias por vezes têm os seus pecados). O que digo é que para mim entre o Passos Coelho e o Sócrates a escolha não é dificil. Quanto ao caso em concreto que refere também tenho as minhas reservas e dúvidas.

Já quanto ao "quem se mete com o PS leva", só tenho a dizer que não devo nada nem ao PS nem a outro partido qualquer. Tento votar em consciência naquele que me inspira mais confiança. Respeito as opiniões de todos e aprendo com elas mas também me reservo o direito de ter opinião própria e de expressá-la públicamente se assim o entender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anarim
  11.  # 371

Colocado por: Rui A. B.O do betão não sei mas os lobis dos juízes, magistrados, professores e médicos o eng. Pinto de Sousa teve coragem de enfrentar.. daí a excelente popularidade do sr. eng. junto dessas classes. ;)

Está a falar de que país?
    • LuB
    • 10 maio 2011 editado

# 372

Colocado por Portugal:

Foi menos exigente? não concordo... A nossa divida não era tão elevada quanto a deles portanto obviamente que teria de ser menos exigente no entanto para a nossa realidade será uma coisa dura não tenha dúvidas.

Colocado por Luis K. W.

Isto não é uma avaliação subjectiva. Podia fazer uma análise detalhada, mas vamos só aos grandes números:

- Comparado connosco, o trambolhão da Irlanda foi colossal.
    85mil milhões de empréstimo com taxa de 5,1%,.
    É que eles são só uns 4 milhões de habitantes (2,5 vezes menos que nós).

- Grécia... aquilo foi um forrobodó - ainda pior que nós - durante anos. Empréstimo de 110mil milhões a 5,5%; parece que vão pedir para reduzir a taxa e para aumentar o empréstimo em mais 60 mil milhões em Junho.

Mas eu quero lá saber dos outros!
    O que interessa, é que se tivéssemos pedido ajuda uns mesitos antes, as condições SERIAM mais gravosas. Até porque as medidas dos outros PECs (aumento do IVA, corte nos ordenados da FP) ainda não se estavam a fazer sentir.

O Portugal, é que tem razão:
    As nossas condições não são NADA MELHORES que as da Grécia... Pelo contrário.
    Os juros são da mesma ordem... Por outro lado o leque de exigências que nos foram feitas para aprovar o pacote, é ainda maior que foi na Grécia... E, pelos vistos nós nem estavamos tão mal como os Gregos...

Veja a notícia do Jornal Público de 10 de Maio
  12.  # 373

Colocado por: LuBColocado por Portugal:
    Colocado por: Portugal

Colocado por Luis K. W.

Ou seja, não vejo vantagem nenhuma em termos esperado para pedir ajuda só agora.
  13.  # 374

Isto tudo é lenga-lenga, resultados práticos: (títulos de notícias)
    Défice
    Dia 11/01/2011: Sócrates: défice de 2010 ficará «bem abaixo» de 7,3%
    Dia 31/03/2011: Novas regras elevam défice para 8,6%;
    Dia 23/04/2011: revisão em alta do défice agora anunciada pelo INE, de 8,6 para 9,1 por cento

Dívida Pública:
    Dia 16/10/2010: A dívida pública cresce para 86,6% do PIB em 2011
    Dia 31/03/2011: A dívida pública em 2010 foi revista em alta para os 92,4 por cento

Juros da dívida:
    Dia 12/10/2010: o ministro das Finanças afirma que 7% é o máximo de juros que Portugal pode aguentar, acima desta fasquia, poderá ser preciso recorrer a ajuda externa.
    Dia 01/03/2011: Juros ultrapassam 7% na véspera da reunião Sócrates/Merkel.
    • LuB
    • 10 maio 2011 editado

# 375

Dia 23/04/2011: revisão em alta do défice agora anunciada pelo INE, de 8,6 para 9,1 por cento

LOLOLOLO
    O Homem deve sofrer de alzheimer... Ou então tem um descaramento infinito!
    Não sei como é que ainda existe gente, e até politicos com responsabilidades e nome na praça (agarrados ao tacho?) que apostam nele...
    Para mim se PS tivesse apostado no António Costa ainda tinha hipótese de ter alguma credibilidade.
    Assim, que Deus tenha piedade de nós, se ele continua à frente disto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, Anarim
  14.  # 376

Legado do Governo PS de Sócrates:

1 – Pior dívida pública dos últimos 160 anos (mesmo não incluindo PPPs e empresas públicas).
    2 – Pior taxa de desemprego dos últimos 90 anos (duplicou em 6 anos)
    3 – Maior dívida externa dos últimos 120 anos
    4 – Dívida externa bruta em 1995 de 40% do PIB
    5 – Dívida externa bruta em 2010 de 230% do PIB
    6 – Dívida externa líquida em 1995 de 10% do PIB
    7 – Dívida externa líquida em 2010 de 110% do PIB
    8 – DÍVIDA PÚBLICA em 2005 = 82.000.000.000€
    9 – DÍVIDA PÚBLICA em 2010 = 170.000.000.000€
    10 – Últimos 10 anos = 3º país do mundo com PIOR CRESCIMENTO ECONÓMICO (atrás do Haiti e Itália)
    11 – Últimos 10 anos = 4º país do mundo com MAIOR CONTRACÇÃO de DÍVIDA.
    12 – Actualmente no 4º lugar do TOP dos PAÍSES DO MUNDO EM RISCO de BANCARROTA
    13 – Em 2011 só PORTUGAL, Grécia e Costa do Marfim estarão em recessão no MUNDO
    14 – Em 2012 só PORTUGAL estará em recessão no MUNDO.

Deviam tatuar estas 14 alíneas no corpo do Eng. Socrates de castigo. Uma coisa é certa isto não pode passar em branco e se ele ganhar, na minha humilde opinião nunca será por maioria absoluta e a metade do país que não gosta dele, e que se sente lesada com esta manipulação de dados nunca aceitará a austeridade sem uma cabeça a saltar do corpo, que é como quem diz um culpado de corpo e alma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JJesus, LuB, two-rok, Anarim
  15.  # 377

Colocado por: PortugalLegado do Governo PS de Sócrates:

1 – Pior dívida pública dos últimos 160 anos (mesmo não incluindo PPPs e empresas públicas).
    2 – Pior taxa de desemprego dos últimos 90 anos (duplicou em 6 anos)
    3 – Maior dívida externa dos últimos 120 anos
    4 – Dívida externa bruta em 1995 de 40% do PIB
    5 – Dívida externa bruta em 2010 de 230% do PIB
    6 – Dívida externa líquida em 1995 de 10% do PIB
    7 – Dívida externa líquida em 2010 de 110% do PIB
    8 – DÍVIDA PÚBLICA em 2005 = 82.000.000.000€
    9 – DÍVIDA PÚBLICA em 2010 = 170.000.000.000€
    10 – Últimos 10 anos = 3º país do mundo com PIOR CRESCIMENTO ECONÓMICO (atrás do Haiti e Itália)
    11 – Últimos 10 anos = 4º país do mundo com MAIOR CONTRACÇÃO de DÍVIDA.
    12 – Actualmente no 4º lugar do TOP dos PAÍSES DO MUNDO EM RISCO de BANCARROTA
    13 – Em 2011 só PORTUGAL, Grécia e Costa do Marfim estarão em recessão no MUNDO
    14 – Em 2012 só PORTUGAL estará em recessão no MUNDO.

Deviam tatuar estas 14 alíneas no corpo do Eng. Socrates de castigo. Uma coisa é certa isto não pode passar em branco e se ele ganhar, na minha humilde opinião nunca será por maioria absoluta e a metade do país que não gosta dele, e que se sente lesada com esta manipulação de dados nunca aceitará a austeridade sem uma cabeça a saltar do corpo, que é como quem diz um culpado de corpo e alma.

Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:JJesus

Eh pah, então não é que o homem já está no governo há 15 anos??
  16.  # 378

Esteve no governo do guterres...
  17.  # 379

Colocado por: JJesusEsteve no governo do guterres...

Portanto, responsável pela dívida desde 1995, ok.
  18.  # 380

Colocado por: JJesusIsto tudo é lenga-lenga, resultados práticos: (títulos de notícias)
    Défice

Dívida Pública:
    Dia 16/10/2010: A dívida pública cresce para 86,6% do PIB em 2011
    Dia 31/03/2011: A dívida pública em 2010 foi revista em alta para os 92,4 por cento

Juros da dívida:
    Dia 12/10/2010: o ministro das Finanças afirma que 7% é o máximo de juros que Portugal pode aguentar, acima desta fasquia, poderá ser preciso recorrer a ajuda externa.
    Dia 01/03/2011: Juros ultrapassam 7% na véspera da reunião Sócrates/Merkel.

Repare neste texto e tente perceber um pouco das dificuldades que alguns países atravessam no que respeita às previsões..

"
    Confesso que a minha pachorra para ouvir previsões económicas já terminou há uns meses. Então para ouvir previsões económicas do Banco de Portugal, essas, já só me fazem dizer um "eh pá, vai ..." em tom entendiado. A verdade é que esta crise vai terminar no dia em que deixar de haver previsões de economistas. Eu explico.
    Esta é a crise mais absurda da história. E cada vez parece mais e mais absurda por ter entrado em pescadinha de rabo na boca. Senão vejamos, qual é a causa da crise que realmente levaria a esta crise? Já ninguém sabe, apesar de a única coisa realmente importante é a qualidade dos carros americanos, tudo o resto é vapor. O petróleo seria importante, mas está a baixar. Imobiliário não é causa, porque é economia, não é uma variável independente. Depende da oferta e da procura e estas dependem das variáveis independentes, como o preço da energia, ou a saúde, ou o conhecimento. Ou seja, imobiliário não é causa, é consequência. Acções não é causa, é consequência. Carros americanos é uma causa, de facto, não incorporam qualidade e gastam energia demais. A sua falta de procura resulta de causas reais, não de vapor. Mas tudo aquilo que se vendia ontem, não tem razão para não se vender hoje. A única coisa que realmente é diferente de ontem para hoje é a expectativa de quem compra.

E de onde vem essa expectativa? Da previsão económica, que curiosamente não se baseia nessas variáveis independentes, apenas nas variáveis dependentes; o que significa, até para os mais afastados destas coisas, que está obviamente errada.
    Mas aqui há um detalhe importante. Dizia hoje na rádio um ilustre economista do Porto, cujo nome me esqueci, que a previsão económica é como a previsão do adepto de futebol, tem uma no início do jogo e várias conforme o jogo vai correndo. O que é uma analogia completamente absurda e que mostra como os economistas sabem tão pouco sobre economia. A previsão económica, quando feita por instituições que gozam de um exagerado prestígio, como é o caso do Banco de Portugal, ou quando veículadas por orgãos com uma credibilidade exagerada, como é o caso da Bloomberg ou da Reuters, são medidas na concepção de medida da mecânica quântica. Isto é, eu não consigo medir sem interagir com o sistema que estou a medir. E quando mando uma previsão cá para fora, estou a interagir com a economia e a fazer dela (na escala da importância que dão à minha previsão) exactamente aquilo que eu estou a prever. Por isso, a economia hoje é aproximadamente aquilo que as previsões veículadas pela Bloomberg ou a Reuters diziam que iria ser pela simples razão que essas previsões moldaram as expectativas e fizeram da economia aquilo que previam. Porque em termos de variáveis independentes, está quase tudo na mesma que estava há dois anos, tirando os carros americanos terem mais dois anos de atraso face aos japoneses e europeus. Ou seja, vivemos uma crise porque....sim.
    E face a isto, já deixei de concordar com aqueles que fazem do governador do Banco de Portugal uma coisa entre a mais loira das candidatas a Miss Mundo e o Emplastro. Na realidade, ele é simplesmente o melhor economista do mundo."

0.0940 seg. NEW