Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

Mais um!
    A culpa é sempre dos outros, nunca do Sócrates!

Já chateia eu ter de repetir tudo outra vez, se quiser leia os post por mim colocados nesta e noutra discução (PS perfila-se para ganhar de novo as eleições de Maio).

Só lhe peço que pense: mesmo que o PEC 4 fosse aprovado (do qual o Sócrates disse que era para ter uma folga de 800 milhões), com este défice de 9,1% e juros 10%, não estariamos a discutir o PEC 5?

O argumento do Sócrates é: Dizer uma mentira n vezes, até ela se tornar uma verdade! (infelizmente há muitos portugueses a cair no conto do vígaro)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, Anarim
  2.  # 382

Colocado por: Rui A. B.Eh pah, então não é que o homem já está no governo há 15 anos??

O Portugal apenas fez uma comparação, até o sr. percebeu isso, mas teima em idolatrar o Pinóquio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anarim
  3.  # 383

Todos os artistas que pretendem derrubar Sócrates pouco ou nada falam da crise financeira mais grave dos últimos 80 anos que apareceu no mandato de Sócrates...só ele é que é culpado desta crise(para eles)só por aqui se vê o contributo que toda a oposição deu em prol de Portugal aos olhos do exterior e suas consequências.
  4.  # 384

E em 2009, quando aumentou a FP, reduziu o IVA e prometeu TGV's, pontes e aeroportos, ainda não havia crise? Ou o Medina Carreira é que era uma Cassandra?
  5.  # 385

Colocado por: AugstHillE em 2009, quando aumentou a FP, reduziu o IVA e prometeu TGV's, pontes e aeroportos, ainda não havia crise? Ou o Medina Carreira é que era uma Cassandra?

Nunca ouviu falar em agências financeiras e seus contributos?
  6.  # 386

Colocado por: AugstHillNunca ouviu falar em agências financeiras e seus contributos?

Anda a aprender com o Sócrates...Não respondeu à pergunta do AugustHill!!!!... eu volto a perguntar. Em 2009 ainda não havia crise?
  7.  # 387

Esta discussão é extremamente útil na medida em que qualquer um de nós tenta perceber os problemas do país sob diversos ângulos. Aqueles que apenas lançam ataques pessoais aos intervenientes em nada contribuem para o bom desenvolvimento da mesma.

Parece-me claro que os políticos em Portugal, na sua globalidade, não são honestos nem sérios. A política tem descido de nível de ano para ano, estando neste momento num dos patamares mais baixos alguma vez atingido, pelo menos que a minha jovem memória atinge. Senão vejamos estes factos:

Em 2009 o PS ganhou as eleições com aproximadamente 7% de vantagem sobre o PSD, portanto, os eleitores não quiseram dar maioria parlamentar a um só partido. José Sócrates, apesar da sua manobra de charme, não conseguiu ou não estava realmente interessado numa coligação pós-eleitoral. Os restantes partidos colocaram essa hipótese de parte, com ou sem razão não interessa. O que interessa é que o país precisava de um governo estável e não o teve. Os partidos sabiam que era uma questão de tempo até o governo cair, sabendo claramente que prejudicaria Portugal.

Em 2011 acontece o inevitável, a oposição decide que esta era a hora. Desse acontecimento não me restam dúvidas que o PSD estava com os olhos focados no poder. Não se pode afirmar num dia que não se podia exigir mais sacrifícios aos portugueses e passado 1 mês aprovar essas medidas (PEC4) e outras ainda mais gravosas. Denota uma clara falta de coerência e manobra eleitoral. Por outro lado temos José Sócrates que que não consegue vestir a camisola dos pobres e desistir de projectos megalómanos que nos vão custar muito a pagar.

A parte que me parece pior neste momento, aliás, que me revolta, é saber através das sondagens que os portugueses estão divididos quando ao seu voto, aparentemente apontando um empate técnico entre PS e PSD. Isso revela claramente que não confiam profundamente em nenhum dos candidatos, por outro lado, alguns candidatos, principalmente Passos Coelho, diz claramente que não governa com o PS. Imagine-se que PS ganha as eleições com 1% de vantagem sobre PSD, o CDS e os partidos de esquerda não se coligam com PS, o que será do país?! Mas será que esta gente está toda parva?!? Como é possível colocarem os interesses pessoais à frente dos interesses do país?!? Será que os políticos têm noção da gravidade das afirmações que fazem?? Se nos dois partidos de esquerda essa situação não me espanta, nos dois partidos de direita, principalmente no PSD, parece-me muito grave! O CDS nesta matéria tem-se esquivado de forma hábil de forma a ter algum fundo de maneio para uma futura coligação quer à esquerda ou à direita.

Quando os políticos deixarem de pensar em primeiro lugar nos seus cargos ou nos interesses partidários, Portugal seria muito melhor e passaria esta crise com menor dificuldade.
  8.  # 388

Colocado por: Rui A. B.principalmente Passos Coelho, diz claramente que não governa com o PS. Imagine-se que PS ganha as eleições com 1% de vantagem sobre PSD, o CDS e os partidos de esquerda não se coligam com PS, o que será do país?! Mas será que esta gente está toda parva?!? Como é possível colocarem os interesses pessoais à frente dos interesses do país?!? Será que os políticos têm noção da gravidade das afirmações que fazem??

Mas alguém no seu perfeito juízo acha que este pais se governa com uma coligação entre o Sócrates e o Passos Coelho?? Nunca funcionaria, toda a gente sabe disso, não percebo porque é que criticam o Passos coelho por afirmar uma coisa com a qual TODA a gente concorda. Aliás percebo, e muito bem...táctica política. (claro que o passos coelho é um atadinho, não sabe que não se podem dizer as verdades todas)
  9.  # 389

Colocado por: Rui A. B.. Aqueles que apenas lançam ataques pessoais aos intervenientes em nada contribuem para o bom desenvolvimento da mesma..
    Muito bem! (Aplausos de todas as bancadas)

A política tem descido de nível de ano para ano, estando neste momento num dos patamares mais baixos alguma vez atingido, pelo menos que a minha jovem memória atinge. .
    A sua memória deve ser mesmo jovem. Mas ok... isto tinha obrigação de, com as experiências acumuladas, melhorar. Mas não.
    Tivémos nos últimos quase 40 anos *alguns* grandes políticos, grandes defensores de Portugal e do interesse público, homens de cultura superior, de fazer inveja aos outros povos europeus.
    Mas os actuais líderes dos 2 principais partidos, não lhes chegam aos calcanhares.

A única "qualidade" que reconheço a estes dois é a capacidade de desdizer à tarde o que foi dito de manhã.
    E além disto, há que assinalar as notáveis teimosia e resiliência do Sócrates (sobretudo sabendo que ele é podre de rico e não precisa da política para nada). O problema é que a teimosia do Sócrates também pode ser um defeito.
    Mas confesso que fiquei admirado quando, no debate com o Portas, o Sócrates admitiu várias vezes que se tinha enganado e cometido erros, sem acrescentar um «mas»...

Não se pode afirmar num dia que não se podia exigir mais sacrifícios aos portugueses e passado 1 mês aprovar essas medidas (PEC4) e outras ainda mais gravosas. Denota uma clara falta de coerência e manobra eleitoral. .
    Poder pode. Mas aquilo foi ainda mais "giro". Não levou 1 mês. Levou alguns minutos.
    Mal foram anunciadas as medidas do PEC-4, o Miguel Relvas (secretário-geral do PSD) declarou que era um bom plano. Minutos depois já era mau.

Mas será que esta gente está toda parva?!? Como é possível colocarem os interesses pessoais à frente dos interesses do país?!? Será que os políticos têm noção da gravidade das afirmações que fazem??
    É verdade.
    As actuais sondagens (tal como os resultados das últimas eleições) mostram que os portugueses "querem" uma coligação entre os 2 principais partidos.
    Mas há alternativas: PS+CDS ou PSD+CDS.
    O PS tem mais em comum com o CDS (tal como com o PSD, claro) do que com o BE.
    E ainda pode vir a cumprir-se o sonho do Paulo Portas: ser PM numa coligação com... o PS (LOL!).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alice Gonçalves, Rui A. B., Anarim
  10.  # 390

Colocado por: Picareta

Mas alguém no seu perfeito juízo acha que este pais se governa com uma coligação entre o Sócrates e o Passos Coelho?? Nunca funcionaria, toda a gente sabe disso, não percebo porque é que criticam o Passos coelho por afirmar uma coisa com a qual TODA a gente concorda. Aliás percebo, e muito bem...táctica política. (claro que o passos coelho é um atadinho, não sabe que não se podem dizer as verdades todas)

Então considera normal hipotecar o futuro de Portugal por capricho?

Temos e tivemos na UE vários exemplos de coligações governamentais ou parlamentares, onde, apesar de não se "gramarem", sabem que há momentos que têm que colocar essas divergências para trás das costas. Mais, no caso de Portugal, as divergências são mínimas como se pode comprovar com o apoio do programa da troika pelo PS, PSD e CDS. A não aceitação de qualquer entendimento, sabendo-se que no conteúdo pouco diferem, é desprestigiante e muito grave para o país!

Caro Luis K. W.

Sim, sou jovem, ainda não entrei nos 30, de qualquer forma tento manter-me atento ao que se vai passando.

Quanto à solução PS+CDS ou PSD+CDS, mal o menos! Se qualquer uma dessas possibilidades não for afastada antes mesmo das eleições já é um bom princípio.
  11.  # 391

Colocado por: Rui A. B.

Então considera normal hipotecar o futuro de Portugal por capricho?

Temos e tivemos na UE vários exemplos de coligações governamentais ou parlamentares, onde, apesar de não se "gramarem", sabem que há momentos que têm que colocar essas divergências para trás das costas. Mais, no caso de Portugal, as divergências são mínimas como se pode comprovar com o apoio do programa da troika pelo PS, PSD e CDS. A não aceitação de qualquer entendimento, sabendo-se que no conteúdo pouco diferem, é desprestigiante e muito grave para o país!

Caro Luis K. W.

Sim, sou jovem, ainda não entrei nos 30, de qualquer forma tento manter-me atento ao que se vai passando.

Quanto à solução PS+CDS ou PSD+CDS, mal o menos! Se qualquer uma dessas possibilidades não for afastada antes mesmo das eleições já é um bom princípio.

Pague vc a crise então. O ps que faça coligação com o pcp ou bloco esquerda. Se há uma percentagem muito esclarecedora do povo à direita faz algum sentido não acordarem politicas dos partidos de direita? qualquer politico de bom senso e que não coloque os interesses pessoais acima dos do estado perceberia isto tal como vc falou... pena que só pense num sentido...
  12.  # 392

Colocado por: Rui A. B.Parece-me claro que os políticos em Portugal, na sua globalidade, não são honestos nem sérios.

Aqui concordamos.

Colocado por: Rui A. B.Desse acontecimento não me restam dúvidas que o PSD estava com os olhos focados no poder.

Também não tenho dúvidas disso.

Colocado por: Rui A. B.Não se pode afirmar num dia que não se podia exigir mais sacrifícios aos portugueses e passado 1 mês aprovar essas medidas (PEC4) e outras ainda mais gravosas. Denota uma clara falta de coerência e manobra eleitoral. Por outro lado temos José Sócrates que que não consegue vestir a camisola dos pobres e desistir de projectos megalómanos que nos vão custar muito a pagar.

Intenções à parte (o PPC lá sabe quais são as dele), mas o discurso foi suficientemente coerente, já à largos meses que dizia que tinha de vir o FMI e que NÃO APROVAVA MAIS NENHUM PEC, apenas aprovava medidas dadas pelo FMI (O que é que isto tem de incoerente?).

Quanto ao José Sócrates disse que "Com o FMI não irei governar!!!" e agora? É candidato não é? (Foi coerente?)

Colocado por: Rui A. B.Imagine-se que PS ganha as eleições com 1% de vantagem sobre PSD, o CDS e os partidos de esquerda não se coligam com PS, o que será do país?!

Eu sou um pouco céptico em relação às sondagens, acho muito sinceramente que estão a ser manipuladas, não acredito nelas e o passado já nos deu algumas provas dessa possibilidade.
    Mas já que fala nessa possibilidade, o Sócrates se é tão bom, que ponha a mão na consciência, pois eu não estou a ver possibilidade de algum partido da oposição (seja ele qual for) se coligar com Sócrates, com outro candidato sim, seria facílimo arranjar coligações, mas com Sócrates duvido, ele desprezou demais enquanto esteve no poder, foi arrogante, fez questão de se manter à distância, e agora precisa de batatinhas.
    Mas admito, será desastroso para nós o Sócrates ganhar sem maioria e não ter com quem se coligar, mas também não será muito melhor ele ganhar e conseguir-se coligar... Sinceramente ele já teve oportunidades a mais...

Colocado por: Rui A. B.O CDS nesta matéria tem-se esquivado de forma hábil de forma a ter algum fundo de maneio para uma futura coligação quer à esquerda ou à direita.

Viu o debate de 2ª feira? Portas vs. Sócrates
    Pergunta Judite de Sousa: Admite coligar-se com José Sócrates?
    Resposta de Paulo Portas: Com José Sócrates não, pois o que ele gastou a mais é o que o país tem agora de pagar, porque não me parece justo ser José Sócrates a gerir esta ajuda externa, pois ele é o maior culpado do estado em que o país se encontra.

Estou a citar de cabeça.

Colocado por: Luis K. W.além disto, há que assinalar as notáveis teimosia e resiliência do Sócrates

Ora essa, então o "homem" é tão humilde...

Colocado por: Luis K. W.(sobretudo sabendo que ele é podre de rico e não precisa da política para nada)

Não tinha essa noção, mas se o é, duvido que tenha sido pelos projectos que assinou, pois esses coitadinhos... Se calhar foi mais à custa do Zé Povinho, ou do Freeport CALA-TE BOCA.

Colocado por: Luis K. W.Mas confesso que fiquei admirado quando, no debate com o Portas, o Sócrates admitiu várias vezes que se tinha enganado e cometido erros, sem acrescentar um «mas»...

Foi um sacrifício que ele fez em nome do poder país.

Colocado por: Luis K. W.As actuais sondagens (tal como os resultados das últimas eleições) mostram que os portugueses "querem" uma coligação entre os 2 principais partidos.

Seria a mesma coisa que eu ir gerir uma empresa com o meu maior inimigo, eles não aguentam 1 dia juntos quanto mais 4 anos :)

Colocado por: Luis K. W.Mas há alternativas: PS+CDS ou PSD+CDS.

O Portas disse que com PS podia ser possível, mas apenas se não fosse com Sócrates.

Colocado por: Luis K. W.O PS tem mais em comum com o CDS (tal como com o PSD, claro) do que com o BE.

Isso é a própria esquerda que o diz, e é uma verdade.

Colocado por: Luis K. W.E ainda pode vir a cumprir-se o sonho do Paulo Portas: ser PM numa coligação com... o PS (LOL!).

Por acaso o prof. Marcelo mencionou isso no sábado à noite na TVI, era caricato, mas o Sócrates nunca iria nessa cantiga, só se o PS desse um chuto no rabo ao Sócrates, o que eu duvido. Já agora gostaria de ver, para ver se é tão fácil fazer como falar :D

Colocado por: Rui A. B.emos e tivemos na UE vários exemplos de coligações governamentais ou parlamentares, onde, apesar de não se "gramarem", sabem que há momentos que têm que colocar essas divergências para trás das costas. Mais, no caso de Portugal, as divergências são mínimas como se pode comprovar com o apoio do programa da troika pelo PS, PSD e CDS. A não aceitação de qualquer entendimento, sabendo-se que no conteúdo pouco diferem, é desprestigiante e muito grave para o país!

Podia ser benéfico, ser concerteza, mas acredita que eles vão fazer isso? Eu duvido muito.
  13.  # 393

Colocado por: Portugal

Pague vc a crise então. O ps que faça coligação com o pcp ou bloco esquerda. Se há uma percentagem muito esclarecedora do povo à direita faz algum sentido não acordarem politicas dos partidos de direita? qualquer politico de bom senso e que não coloque os interesses pessoais acima dos do estado perceberia isto tal como vc falou... pena que só pense num sentido...

Lamento mas não consegui perceber a fundo o seu comentário.

Cumps
  14.  # 394

Intenções à parte (o PPC lá sabe quais são as dele), mas o discurso foi suficientemente coerente, já à largos meses que dizia que tinha de vir o FMI e que NÃO APROVAVA MAIS NENHUM PEC, apenas aprovava medidas dadas pelo FMI (O que é que isto tem de incoerente?).

Não aprovava nenhum PEC se o mesmo fosse ao bolso dos portugueses, como foi o caso! Não aceitava que o governo fosse mais ao bolso dos portugueses.. ora, com a entrada da troika, já se pode ir ao bolso dos portugueses com toda a força. Eu até compreendo isso, é manipulação eleitoral, só acha lamentável que usem esse tipo de habilidades políticas e não falem verdade. Este repúdio dirige-se também para o PS, CDS, BE e PCP..

Mas já que fala nessa possibilidade, o Sócrates se é tão bom, que ponha a mão na consciência, pois eu não estou a ver possibilidade de algum partido da oposição (seja ele qual for) se coligar com Sócrates, com outro candidato sim, seria facílimo arranjar coligações, mas com Sócrates duvido, ele desprezou demais enquanto esteve no poder, foi arrogante, fez questão de se manter à distância, e agora precisa de batatinhas.

O país não se pode dar ao luxo de permitir que os meninos andem a fazer birras e se as eleições assim o demonstrarem eles só têm é que se entender!
  15.  # 395

Colocado por: Rui A. B.Não aprovava nenhum PEC se o mesmo fosse ao bolso dos portugueses, como foi o caso! Não aceitava que o governo fosse mais ao bolso dos portugueses.. ora, com a entrada da troika, já se pode ir ao bolso dos portugueses com toda a força. Eu até compreendo isso, é manipulação eleitoral, só acha lamentável que usem esse tipo de habilidades políticas e não falem verdade. Este repúdio dirige-se também para o PS, CDS, BE e PCP..

Resumidamente, são todos interesseiros... Novidades?
    Dêem oportunidade a outro para governar, este já teve muitas oportunidades...

Colocado por: Rui A. B.O país não se pode dar ao luxo de permitir que os meninos andem a fazer birras e se as eleições assim o demonstrarem eles só têm é que se entender!

Você está a ver o Sócrates a sair do PS para o PS se poder coligar com algum outro partido? Eu não acredito. E ainda acredito menos que alguém se queira coligar com ele no PS.
  16.  # 396

Colocado por: Luis K. W.(sobretudo sabendo que ele é podre de rico e não precisa da política para nada)

Colocado por: two-rok Não tinha essa noção, mas se o é, duvido que tenha sido pelos projectos que assinou, pois esses coitadinhos... .

LOL.
    A sério: a mãe é herdeira (tal como o famoso tio) de uma colossal fortuna, ganha no Volfrâmio.
    Eles possuem um enorme património imobiliário (por isso, quando aumenta o IMI...).

Quando conheci o Zézinho, ele era «apenas» deputado de um partido da oposição e já vivia no prédio mais caro de Lisboa.
  17.  # 397

Colocado por: two-rok

Resumidamente, são todos interesseiros... Novidades?
    Dêem oportunidade a outro para governar, este já teve muitas oportunidades...

Você está a ver o Sócrates a sair do PS para o PS se poder coligar com algum outro partido? Eu não acredito. E ainda acredito menos que alguém se queira coligar com ele no PS.

Novidades? Nada. Apenas reforça a ideia que eu tenho da política em Portugal, escrevi isso há uns posts atrás.

Se eu estou a ver o Sócrates a sair do PS?? Porque razão estaria eu a ver o Sócrates, ou outro qualquer líder eleito pelos militantes de um partido, a sair do próprio partido para permitir uma coligação??!? Ninguém tem que sair!!

Se os nossos políticos não estão dispostos a entendimentos nesta altura que crise acho que essa classe ficará manchada para sempre.
  18.  # 398

Colocado por: two-rok Seria a mesma coisa que eu ir gerir uma empresa com o meu maior inimigo, eles não aguentam 1 dia juntos quanto mais 4 anos :)

LOL
    Suponha que você tem hipótese de fazer um negócio a meias (sei lá... vender um prédio a investidores árabes) que lhe permite lucrar um milhão.
    Só pelo facto de o estar a dividir com um seu inimigo, você fica todo satisfeito se o negócio for pelo esgoto, e ELE deixar de ganhar meio milhão (deixando você, também, de o ganhar)?!? :-)
    Às vezes, para nós ganharmos alguma coisa, temos de ceder alguma coisa. Mesmo para o nosso inimigo.

Agora... na "alta" política, convença-se disto eles só FINGEM ser inimigos.
    Na verdade eles são todos compadres, familiares e sócios uns dos outros!!!
  19.  # 399

parece que afinal a luta ja nao é alegria
    de nada valeu o pão o vinho e o queijo
  20.  # 400

Colocado por: Luis K. W.LOL.
    A sério: a mãe é herdeira (tal como o famoso tio) de uma colossal fortuna, ganha no Volfrâmio.
    Eles possuem um enorme património imobiliário (por isso, quando aumenta o IMI...).

Quando conheci o Zézinho, ele era «apenas» deputado de um partido da oposição e já vivia no prédio mais caro de Lisboa.

Se ele em 6 anos gastou 100 e tal mil milhões de euros do país, nem quero imaginar quanto tempo vai durar essa fortuna (Quando ele lhe meter as mãos).
    Realmente, se calhar está aí a razão de parecer que ele vive noutro planeta...

Colocado por: Rui A. B.Se os nossos políticos não estão dispostos a entendimentos nesta altura que crise acho que essa classe ficará manchada para sempre.

Ficará certamente. Mas acho que ficaremos mais perto de uma RENOVAÇÃO TOTAL da classe política. Pois esta geração de políticos ficará "marcada".

Colocado por: Luis K. W.Suponha que você tem hipótese de fazer um negócio a meias (sei lá... vender um prédio a investidores árabes) que lhe permite lucrar um milhão.
    Só pelo facto de o estar a dividir com um seu inimigo, você fica todo satisfeito se o negócio for pelo esgoto, e ELE deixar de ganhar meio milhão (deixando você, também, de o ganhar)?!? :-)
    Às vezes, para nós ganharmos alguma coisa, temos de ceder alguma coisa. Mesmo para o nosso inimigo.

LOL, se eu pudesse lucrar meio milhão fosse com o que fosse, estava-me nas tintas se mais alguém ganhava ou não :P
    Mas neste caso não se trata de lucrar ou não, trata-se de aturarem-se uns aos outros durantes 4 ANOS.

Colocado por: Luis K. W.Agora... na "alta" política, convença-se disto eles só FINGEM ser inimigos.
    Na verdade eles são todos compadres, familiares e sócios uns dos outros!!!

É possível, mas se realmente forem compadres, então não haverá dúvidas de que se vão coligar.
    Se não houver entendimento, acho que é sinal que o compadrio não existe entre partidos.

0.0789 seg. NEW