Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

É que na caixilharia (ainda não coloquei) mas o máximo que poderei conseguir é Uw=0.82 W/m2.ºC, o que sendo assim será cerca de 4 x mais do que tenho nas paredes.
    E é muito bom, na maioria dos casos anda acima de 1. Nas caixilharias não tem problema, já agora onde é a sua casa para estar a investir bastante em isolamento (e bem)? tem assim tantos requisitos a nível de projecto? ou ideias suas?
    Como costumo dizer, isolamento = investimento.

Cumprimentos
  2.  # 22

Boa noite.

Jancido:

"U total = 0, 22 w/m2.ºC Aprox."

Estes valores são bons?

Seria possível calcular o U do tipo de alvenaria que tenciono colocar?

Capotto de 8cm + bloco térmico de argila expandida de 20cm + caixa-de-ar de 4cm + tijolo térmico (termoargila) de 11cm
    A zona onde irá ser construida é na Madalena, Vila Nova de Gaia.

"O que mesmo assim é muito bom no panorama nacional, acho uma boa opção, embora tenha de ter cuidado nas pontes térmicas planas que não podem exceder os 0,44 w/m2ºC (caso de pilares, caixas de estore, vigas, etc.)"

Quando se refere ao etc. quer dizer que se pode forrar mais elementos da estrutura, certo? Desculpe a pergunta mas poderia indicar os restantes possiveis de forrar?

Poiosbrancos:

"Sim, nesse caso os pilares tem que ter no máximo o dobro das paredes"

No máximo o dobro, como assim?

Obrigado.
  3.  # 23

"U total = 0, 22 w/m2.ºC Aprox."

Estes valores são bons?

São muito bons, em função do que se existe e do que actualmente se constroi.

Seria possível calcular o U do tipo de alvenaria que tenciono colocar?

Capotto de 8cm + bloco térmico de argila expandida de 20cm + caixa-de-ar de 4cm + tijolo térmico (termoargila) de 11cm
    A zona onde irá ser construida é na Madalena, Vila Nova de Gaia.
    É possivel calcular, mas para isso é necessário as características térmicas desses blocos.

Quando se refere ao etc. quer dizer que se pode forrar mais elementos da estrutura, certo? Desculpe a pergunta mas poderia indicar os restantes possiveis de forrar?
    Existem outros tipo, palas, varandas e outros que agora n me lembro.

O que quer dizer é, neste exemplo o U é de 0,22, nas pontes térmicas planas não pode exceder 0,44 w/m2.k.

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  4.  # 24

R_Total= 4,59 m2.ºC/w ->>>> U total = 0, 22 w/m2.ºC Aprox.

Mais exactamente 0,21 (acho que não considerou a Rse nem a Rsi)

Imagine uma parede que "inclui" um pilar. Dado que têm constituições diferentes vão ter também diferentes coeficientes de transmissão térmica, sendo o do pilar (ou viga ou outra ponte térmica) maior, por isso se chama ponte térmica. Não é admissível que o coeficiente térmico da zona do pilar (ou de outra ponte térmica) tenha um coeficiente maior que duas vezes o coeficiente da parede (ou outra zona confinante). Se o coeficiente da parede é de 2,2 então o do pilar não pode ser maior que 4,4.

Existem outros tipo, palas, varandas

Essas são pontes térmicas lineares, o seu cálculo é feito de modo diferente

cumps
    José Cardoso
  5.  # 25

viva portista!!!
    Mais exactamente 0,21 (acho que não considerou a Rse nem a Rsi)
    Por acaso considerei... acho que dava 0,21qualquercoisa, arredondei...

Essas são pontes térmicas lineares, o seu cálculo é feito de modo diferente
    Depende das situações, mas assim grosso modo tem razão, mas a verdade é que não vinha nada á ideia... :).

Cumprimentos dragonistas.
  6.  # 26

Off topic

viva portista!!!

Viva.
    Estou desgostoso, o Porto ganhou. Não, não estou a brincar: o FCP veio disputar um jogo do campeonato nacional de júniores a Gondomar e ganhou. Fiquei triste mas não surpreendido, ele têm o Pintinho e nós só temos o Valentim. Vamos vingar-nos no Benf ... no Benf ... vocês sabem em quem!

PS: Como vão as obras?

cumprimentos Dragonistas
    José Cardoso
  7.  # 27

É pá não me diga... mas pronto o FCP acima de tudo mesmo do Sousense :) .
    As obras estão a andar, se passar em Jancido vê lá a grua... deve estar mais alta do que a antena da Vodafone.
    Esperemos que sim, gostava de fazer a festa... ui, ui.. era só cabeçudos... :).

Cumprimentos com chama :)
  8.  # 28

Boa noite.

Jancido:

"É possivel calcular, mas para isso é necessário as características térmicas desses blocos."

Pois essas características não sei, nem as sei ver.. :s
    Só sei que o Bloco de Termoargila (Tijolo Térmico) de 11cm é da PRECERAM e o Bloco Térmico de Argila Expandida (Bloco Térmico) de 20cm é da SPARL (não sei se ajuda?!)

jcardoso:

"Essas são pontes térmicas lineares, o seu cálculo é feito de modo diferente"

O que são pontes térmicas lineares? Que tipos de pontes térmicas existem?

Obrigado
  9.  # 29

As obras estão a andar, se passar em Jancido vê lá a grua...

Amanhã vou lá passar a caminho da barragem, vou ver se dou pela grua.
    É melhor não festejar antes de tempo, se a coisa corre mal corro o risco de não poder vir aqui durante uma temporada :-)

cumps
    José Cardoso
  10.  # 30

- 2 tipos: planas e lineares.
    - As planas podem ser definidas como tendo duas dimensões principais: comprimento e largura ou comprimento e altura e o seu efeito é proporcional à sua área. As lineares têm uma dimensão muita mais pequena que a outra, de tal forma que se podem considerar como tendo a forma uma linha daí o nome. O seu efeito é proporcional ao comprimento. Por exemplo, a junção de duas paredes (esquina) pode ser uma ponte térmica linear.

Agora que respondi deixe-me dizer-lhe o seguinte: se vai pretender este nível de informação em todos os aspectos da construção da sua casa é melhor tirar um curso de engenharia - e não vai chegar. Não tem necessidade de conhecer estas questões para fazer boas opções, precisa é de uma boa equipa de projecto que o ponha a par das opções existentes e seus custos, vantagens e desvantagens. Essa é também uma boa altura para pedir opiniões aqui sobre as opções que lhe apresentaram.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jancido
  11.  # 31

Só sei que o Bloco de Termoargila (Tijolo Térmico) de 11cm é da PRECERAM e o Bloco Térmico de Argila Expandida (Bloco Térmico) de 20cm é da SPARL (não sei se ajuda?!)
    Da Preceram não existe tijolo térmico de 11cm, pelo menos acho que não, não conheço as propriedades térmicas do bloco térmico de 20 cm da Sparl, mas assim por alto a sua parede deve andar com um U= 0,28, o que é bastante bom, o que quer dizer que as suas pontes planas não devem ultrapassar os 0,56 w/m2.k .

"Essas são pontes térmicas lineares, o seu cálculo é feito de modo diferente"

Na verdade existem dois tipos de pontes térmicas, as planas (pilares, vigas, caixas de estore) e as lineares (soleiras, palas, varandas ) na altura que lhe respondi é que não me lembrava de mais pontes térmicas planas...

Cumprimentos
  12.  # 32

Amanhã vou lá passar a caminho da barragem, vou ver se dou pela grua
    Não é dificil dar com ela, se sabe como se vai para a capela de Jancido, é perto :), na verdade tava a precisar de uma mãozita para deitar um telhado antigo abaixo... :) , não devo ter é capacetes suficientes, não vá uma rola ser miope :) .

É melhor não festejar antes de tempo, se a coisa corre mal corro o risco de não poder vir aqui durante uma temporada :-)
    Tem razão, por isso é que não vou para a tal discussão onde o J cardoso anda a defender a malta do FCP, e muito bem... desde já lhe digo...
    Não gosto de fazer a festa antes do tempo... Vamos a ver...

Saudações que botam lume.
  13.  # 33

na verdade tava a precisar de uma mãozita para deitar um telhado antigo abaixo...

Nada me dava mais prazer, mas vou acompanhado de uma "senhora" que não me deixa parar. 1,70 m de altura, esbelta, linda de morrer e com um "equipamento" de 1ª. É a minha cana dos achigãs equipada com um carreto Shimano :-)

cumps
    José Cardoso
  14.  # 34

Nada me dava mais prazer, mas vou acompanhado de uma "senhora" que não me deixa parar. 1,70 m de altura, esbelta, linda de morrer e com um "equipamento" de 1ª. É a minha cana dos achigãs equipada com um carreto Shimano :-)
    Quer-se dizer vai trocar um trabalho... tipo... espectacular... por uma pescazinha... está bem :) .
    Já organizei um concurso de pesca na barragem, pra i em 2004 , o nosso ano... havia prémios em ouro e tudo, daqueles dai á sua beira, quem vai pó Monte Crasto :), era o concurso de pesca da comissão de festas do Stº Ovideo, quase nem dinheiro pós prémios deu :), tinha bifanas cuntinhas e tudo, e bubidas frusquinhas.

Cumprimentos
  15.  # 35

Boa noite.

Jancido:

"Da Preceram não existe tijolo térmico de 11cm, pelo menos acho que não, não conheço as propriedades térmicas do bloco térmico de 20 cm da Sparl, mas assim por alto a sua parede deve andar com um U= 0,28, o que é bastante bom, o que quer dizer que as suas pontes planas não devem ultrapassar os 0,56 w/m2.k ."

Desculpe Sr. Jancido, mas se acha que não existe tijolo térmico da Preceram e se não conhece as propriedades térmicas do bloco térmico da Sparl, como é que consegue dar-me estes valores de U?

Obrigado
  16.  # 36

Desculpe Sr. Jancido, mas se acha que não existe tijolo térmico da Preceram e se não conhece as propriedades térmicas do bloco térmico da Sparl, como é que consegue dar-me estes valores de U?
    Se for ao site da Preceram verificará que não existe tijolo térmico de 11, o mínimo é 14, em relação ao bloco da Spral, não existe as especificações no site do bloco, só existe aqui no forum e só do de 30 e 25.
    Resumindo para o tijolo de 11 entrei com o tijolo normal da Preceram, para o bloco de 20, tive de ir pela condutibilidade térmica de um tijolo de 25 da Spral (o que não deve andar longe).
    Como vê não pode pedir uma resposta exacta se não tem os valores exactos dos materiais que pretende.

Cumprimentos
  17.  # 37

tambem podem distinguir-se os seguintes tipos de pontes térmicas:
    Pontes térmicas concentradas ou pontuais

É verdade que existem pontes térmica pontuais, mas geralmente não são consideradas no cálculo e o 80/2006 nem sequer as refere. Como exemplo temos as buchas de fixação do isolamento ou de revestimento, outras furações como podem ser aquelas que se destinam à passagem de tubos ou canalizações, a fixação de tubos de queda, etc.
    Suponho que o facto de não serem levadas em conta no cálculo tem a ver com a reduzida influência que poderão ter, em princípio muito menor que o grau de precisão que é exigido (e possível) no cálculo do comportamento térmico de uma habitação.

Cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  18.  # 38

Palpitou-me que o Anonimo16062021 vinha com essa por isso já tinha a resposta engatilhada :-)

Essa ponte térmica é o ponto onde se intersectam as pontes térmicas lineares Ligação parede/pavimento e Ligação parede/parede. Assim sendo o efeito dessa ponte térmica pontual é já considerado no cálculo das pontes térmicas lineares pelo que não deve sr considerada.

cumps
    José Cardoso
  19.  # 39

Colocado por: migabc

Certo, isso é para as paredes?
    E em relação às janelas, existe alguma correspondência máxima imposta pelo RCCTE?

É que na caixilharia (ainda não coloquei) mas o máximo que poderei conseguir é Uw=0.82 W/m2.ºC, o que sendo assim será cerca de 4 x mais do que tenho nas paredes.

As janelas não têm máximos para o coeficiente de transmissão térmica. O RCCTE recomenda um valor, o valor de referência, que é de 4,30 para a zona I1, e de 3,30 para as zonas I2 e I3. Para os envidraçados apenas se exige um factor solar máximo para espaços com mais de 5% da área útil.
  20.  # 40

Colocado por: José Castro

Poiosbrancos:

O RCCTE diz o seguinte: "Nenhuma zona de qualquer opaco da envolvente ... nomeadamente pilares, vigas, caixas de estore, pode ter um valor de U, ... superior ao dobro do dos elementos homólogos (verticais ou horizontais), em zona corrente, respeitando sempre, no entanto, os valores máximos indicados no quadro IX.1".

O quadro IX.1 são os valores máximos de U

esta informação encontra-se no anexo IX, ponto 2 do D.L nº 80/2006, na pág 2512 (pág. 45 do pdf)

0.0258 seg. NEW