Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Também já andei a estudar essas opções, para as paredes de fachada e sinceramente achei bem sustentadas as da artebel, quer o Termoacústico quer o Megatérmico. Cheguei a falar com a empresa e também com a Presdouro e sinceramente fiquei bem mais convencida com o apoio técnico que a artebel me deu. Deram-me explicações a mim e depois deixei-os a falar com o meu engenheiro, que também ficou fã.

Olha, optei pelo Termoacústico, deixando em consola cerca de 5 cm e depois faço a correcção da ponte térmica com XPS. A artebel já me falou numa solução que têm nova muito interessante para a correcção da pontes térmicas, mas que ainda não sei muito. Em relação ao tempo de obra, é bastante mais rápida esta solução e além disso tenho bastantes reservas quanto à mão de obra de quem aplica o capoto. Em relação ao preço também é bastante mais económico, pois o capoto encarece bastante a parede. Já decidi vou usar as soluções da artebel.
  2.  # 42

Boa noite isabelmarques.

Que valores têm para o Termoacústico da Artebel? (Se puder dizer)

Obrigado
  3.  # 43

Bom Dia José Castro

Apenas estive a consultar ainda a tabela de preços deles. Falta quantificar os m2 de parede e pedir à artebel o envio da proposta, até porque quero com entrega e sem para ver o que me compensa mais e eles têm revendedores em todo o país.
    Como o custo varia pela distância à obra, ainda não te sei dizer, mas liga para lá: 236 949189.

Espero ter ajudado alguma coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  4.  # 44

Bom dia.

Ontem mandei um email para lá a pedir preços do Termoaústico e do Megatérmico.
    Os valores que me deram foram os seguintes:

Blocos (Artebel): www.artebel.pt

Termoacústico 40x19x31,5: 12 Uni x mt2 = 15,60€ + IVA (1,30€ Uni.)
    Megatérmico 35x19x38: 15 Uni x mt2 = 24,00€ + IVA (1,60€ Uni.)
  5.  # 45

José Castro, enganei-me a dar-te o contacto da artebel; dei-te o º do fax. O telefone é 236 949 180 ou vai ao site deles.

obrigada
  6.  # 46

Colocado por: José CastroBlocos (Artebel): www.artebel.pt

Termoacústico 40x19x31,5: 12 Uni x mt2 = 15,60€ + IVA (1,30€ Uni.)
    Megatérmico 35x19x38: 15 Uni x mt2 = 24,00€ + IVA (1,60€ Uni.)

É por isso que desisti de implementar esta solução cá para o Baixo alentejo nos meus Projectos( pedi cotações em meados de 2010, qundo sairam os produtos para o mercado), sai carissimo, e se ainda por cima somarmos o transporte (deve faltar aí ocusto do transporte) e a maior espessura de parede (que em certos casos, devido a restrições de Areas máximas de construção e de implantação, reduz consideravelmente as areas úteis da casa)... resolvi utilizar sistema ETICS e/ ou alvenaria dupla (com tijolo cerâmico furado)
  7.  # 47

Colocado por: Pedro Barradas
    É por isso que desisti de implementar esta solução cá para o Baixo alentejo nos meus Projectos( pedi cotações em meados de 2010, qundo sairam os produtos para o mercado), sai carissimo, e se ainda por cima somarmos o transporte (deve faltar aí ocusto do transporte) e a maior espessura de parede (que em certos casos, devido a restrições de Areas máximas de construção e de implantação, reduz consideravelmente as areas úteis da casa)... resolvi utilizar sistema ETICS e/ ou alvenaria dupla (com tijolo cerâmico furado)

Mas o custo do ETICS é superior ao dos Blocos! (" Sai Carissimo " ), penso que sai bastante mais barato!
  8.  # 48

Bom dia.

Pois realmente os valores disparam, mas é como você diz, rouba imenso à parede, pois à parte disto ainda faltam os rebocos, pinturas,....
    Em relação ao transporte realmente não perguntei, mas quando vi os valores ficou logo fora de hipótese.
    Já cheguei à conclusão que, embora haja muita coisa boa por ai (e cara), irei utilizar Capotto + Bloco Térmico + Caixa de ar + Tijolo térmico e está feito. Sou de Gaia, vou morar na Madalena que fica na costa e o nosso clima aqui é moderado, por isso não é necessário mundos e fundos, acho que ficarei muito bem servido desta forma.
    Por muito que se batalhe, e a não ser que se tenha muito dinheiro, a "velhinha" parede dupla continua a ser uma GRANDE opção.
  9.  # 49

jdsilva... eu escrevi "...utilizar sistema ETICS e/ ou alvenaria dupla (com tijolo cerâmico furado)" cada caso sua sentença.
    De qq maneira sou apologista das alvenarias simples.
    Mas os projectos não são dados a receitas e cada situação é unica, pelo que não gosto de generalizar.
  10.  # 50

Colocado por: José CastroBom dia.

Pois realmente os valores disparam, mas é como você diz, rouba imenso à parede, pois à parte disto ainda faltam os rebocos, pinturas,....
    Em relação ao transporte realmente não perguntei, mas quando vi os valores ficou logo fora de hipótese.
    Já cheguei à conclusão que, embora haja muita coisa boa por ai (e cara), irei utilizar Capotto + Bloco Térmico + Caixa de ar + Tijolo térmico e está feito. Sou de Gaia, vou morar na Madalena que fica na costa e o nosso clima aqui é moderado, por isso não é necessário mundos e fundos, acho que ficarei muito bem servido desta forma.
    Por muito que se batalhe, e a não ser que se tenha muito dinheiro, a "velhinha" parede dupla continua a ser uma GRANDE opção.

Mas qual a razão para querer utilizar parede dupla quando vai colocar isolamento pelo exterior?
  11.  # 51

Colocado por: Anonimo16062021Boas.
    Em termos de preços preferia o sistema construtivo conhecido mundialmente por Light Steel Framing (LSF).

Sou adepto desta solução construtiva. Contudo, ainda não consegui obter conhecimento de experiência vivida entre esta solução e a de alvenaria no que toca á inércia térmica. Sempre vivi em casas com inércia térmica média/forte.

Será que com valores muito baixos de coeficiente de transmissão térmica se consegue obter o mesmo resultado de conforto térmico do que em casas de alvenaria? As paredes não têm capacidade de armazenar calor!
  12.  # 52

Boa noite.

Colocado por: poiosbrancos

Mas qual a razão para querer utilizar parede dupla quando vai colocar isolamento pelo exterior?

Se (quando) surgirem fissuras, numa parede simples existe maior probabilidade de rotura térmica do que numa parede dupla, para além de tornar mais confortável. (Espero ter-me feito entender, pois não sei se usei o termo correcto).

Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,

Deixo apenas a titulo de reflexão: como vai lidar com as potenciais condensações que vão ocorrer na caixa de ar?

Cumprimentos

Pois quanto a isso não sei, mas então se este tipo de construção não é o mais correcto, qual é, de forma a evitar as condensações?

Obrigado
  13.  # 53

Penso que o Anonimo18072022A se referia ao problema de estar a utilizar parede dupla com caixa de ar e capoto no exterior. O capoto não deixará a parede "respirar".
  14.  # 54

Bom dia.

"Existindo caixa de ar não tem forma de evitar as condensações já que o vapor de água ao fluir do interior para o exterior ao contactar com a face externa do pano interior de alvenaria que confina com um espaço de ar (temperatura mais baixa) condensará em determinadas condições."

(Atenção que eu não percebo nada disto, por isso qualquer pergunta mais "ignorante" peço desculpa por ela(s))

Mas se não existir caixa de ar, se for só uma parede simples com capotto por fora, não existirá na mesma a condensação? Visto que o isolamento exterior está lá na mesma.
    É que se a parede for simples, se calhar começa a condensar no interior directamente, não?

Obrigado.
  15.  # 55

"Existindo caixa de ar não tem forma de evitar as condensações já que o vapor de água ao fluir do interior para o exterior ao contactar com a face externa do pano interior de alvenaria que confina com um espaço de ar (temperatura mais baixa) condensará em determinadas condições."

Isso só acontece (temperatura mais baixa) se o pano exterior não for isolado.
    Nos sistemas ETICS este fenómeno não acontece pois a face com temperatura mas baixa é o exterior da casa (já depois do isolamento).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cliko, José Castro
  16.  # 56

"Na construção tradicional seja por tubos e drenos, conduz-se a água para o exterior."

E esses tubos ou drenos não influenciam o desempenho térmico pela negativa?
  17.  # 57

Boa tarde Anonimo16062021.

Pelo que percebi a parede simples será mais vantajosa que uma parede dupla com caixa de ar, certo? Aumentando um pouco a expessura da parede simples, mesmo quando surgirem fissuras ao longo do tempo? É que a meu ver, quando essas fissuras surgirem, que é o mais provável, forma-se logo ali uma quebra térmica, mesmo com o isolamento exterior. Não sei..
  18.  # 58

Usualmente, os pilares, vigas, lintéis, cabeceiras e ombreiras ou as lajes constituem pontes térmicas visto que interrompem ou delimitam os panos de alvenaria. Existindo uma menor resistência térmica nestes locais, poderão ocorrer condensações dando origem ao aparecimento de bolores e fungos

É um falsa questão: As pontes térmicas podem e devem ser eliminadas no caso da opção por paredes duplas com isolamento na caixa de ar. Só faz sentido comparar soluções diferentes se tiverem a mesma qualidade de execução. Em sentido inverso também poderia dizer que é preferível a parede dupla bem feita que uma parede simples com ETICS mal executada. Não é correcta a comparação.

José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78, José Castro
  19.  # 59

Boa tarde.

Colocado por: Anonimo16062021
    Nada disso caro Jose Castro.
    O reboco Térmico pelo Exterior é um termo usualmente aplicado para definir os sistemas compostos que se aplicam pelo exterior dos edifícios e que cumprem duas funções essenciais: proteger o edifício contra os elementos garantindo ainda um agradável aspecto estético e fornecer conforto interno à habitação eliminando pontes térmicas.

Certo.
    Usualmente, os pilares, vigas, lintéis, cabeceiras e ombreiras ou as lajes constituem pontes térmicas visto que interrompem ou delimitam os panos de alvenaria.
    Existindo uma menor resistência térmica nestes locais, poderão ocorrer condensações dando origem ao aparecimento de bolores e fungos. Isto resulta num efeito prejudicial para o edifício e para os seus ocupantes visto que contribui para a degradação dos materiais de construção utilizados. Poderá provocar danos na saúde dos ocupantes, prejuízos nos seus bens e ainda o aumento dos custos de energia relativos à climatização a médio e longo prazo.

Cumprimentos

Estas pessoas agradeceram este comentário:José Castro

Colocado por: j cardoso
    É um falsa questão: As pontes térmicas podem e devem ser eliminadas no caso da opção por paredes duplas com isolamento na caixa de ar. Só faz sentido comparar soluções diferentes se tiverem a mesma qualidade de execução. Em sentido inverso também poderia dizer que é preferível a parede dupla bem feita que uma parede simples com ETICS mal executada. Não é correcta a comparação.

José Cardoso

Estas pessoas agradeceram este comentário:José Castro

Pois, lá estão estes impasses, já fiquei outra vez na mesma.. :s
  20.  # 60

Olhe eu ja segui aqui inumeras discussoes sobre qual o melhor sistema de isolamente. A conclusao que tiro é que qualquer um deles desde que bem executado funciona, todos têm vantagens e desvantagens.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, j cardoso, José Castro

0.0287 seg. NEW