Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguém tem experiencia de construção com alvenaria térmica ? Estou a considerar em alternativa ao capotto utilizar blocos Megatérmicos ou Termoacústicos da Artebel ou então o Zenith da Presdouro. A ideia é que os blocos são aplicados com uma margem de uns 5 com por fora da laje e depois cobre-se a laje, pilares e eventualmente topos das vigas com XPS de 4 cm.

    Que conselhos me podem dar ? Há diferença significartiva para o capotto ? É melhor ou pior em termos de comportamento térmico ? Em termos de tempo de execução da obra ? Em termos de custos ?
  2.  # 2

    Colocado por: bob the builderdepois cobre-se a laje, pilares e eventualmente topos das vigas com XPS de 4 cm.


    Depois ? Porquê depois ?

    Deve sim colocar logo na cofragem o XPS veja no site deles da Dow e não se esqueça de colocar as buchas plasticas antes do enchimento do betão.
  3.  # 3

    Boa tarde.

    Também estou interessado na sua questão.
    Quem puder ajudar agradecia.


    Obrigado
  4.  # 4

    Em que fase está da sua construção:
    - Já iniciou?
    - Não iniciou mas tem já os projectos?
    - Está em fase de projecto?

    José Cardoso
  5.  # 5

    Está em fase muito adiantada de Projecto de detalhe. Já entrou a informação prévia na CM. É para iniciar na segunda metade do ano.
  6.  # 6

    Então se os projectos estão feitos..Agora quer alterar o que está especificado?! O que está descrito nos projectos?
  7.  # 7

    Quem disse que estão feitos ? Quem diz que se o estivessem não podem ser alterados ?

    Agradeço apenas comentários a quem quiser verdadeiramente ajudar dando informações úteis e construtivas.
  8.  # 8

    Quem disse que estão feitos ?

    Projecto de detalhe - presumo que é o projecto de execução - só é possível com os projectos de especialidade feitos.

    Podem ser alterados, no limite até pode começar tudo do zero, mas não é vulgar acontecer. Por exemplo, as perguntas que faz devem ter resposta antes de começar o projecto de estabilidade. Se já o tem feito, ou deita fora e faz um novo ou cinge-se à espessura de parede inicialmente prevista.

    Agradeço apenas comentários a quem quiser verdadeiramente ajudar dando informações úteis e construtivas.

    A pergunta que Pedro Barradas faz tem toda a lógica: as opções que tem dependem da resposta a esta pergunta. O seu comentário não é a melhor forma de procurar esclarecimentos.

    José Cardoso
  9.  # 9

    Pelas respostas / comentários, também não me parece que, até agora, haja por aqui alguém com capacidade para os dar.
  10.  # 10

    Mas se eu não fosse ignorante porquê é que perguntava se alguém, conhecedor, me podia ajudar ????
  11.  # 11

    Pelas respostas / comentários, também não me parece que, até agora, haja por aqui alguém com capacidade para os dar.

    Relativamente a mim tem toda a razão, sou incapaz de o ajudar. Pelo menos sem saber mais pormenores:
    - que espessura têm os pilares
    - que espessura têm as vigas
    - a que bloco Megatérmico ou Termoacústico da Artebel se refere (espessura)
    - a que espessura do Zenith da Presdouro se refere?
    - que tipo de ocupação tem a casa: sai toda a gente de manhã e volta à noite? Quer a casa aquecida durante o dia?
    - etc. ,etc., etc.

    Mas não se incomode a responder que eu prometo não o incomodar mais com as minhas respostas.

    José Cardoso
  12.  # 12

    Colocado por: j cardosoMas não se incomode a responder que eu prometo não o incomodar mais com as minhas respostas.

    :)

    bob the buider, acha que está com a atitude correcta para quem está a pedir ajuda?
    Olhe que de facto o estão a tentar ajudar...
  13.  # 13

    Colocado por: bob the builderPelas respostas / comentários, também não me parece que, até agora, haja por aqui alguém com capacidade para os dar.


    Será mesmo por falta da capacidade ? Olhe que com o seu tom não vai haver um "capaz" que o ajude...
  14.  # 14

    Comigo aconteceu exactamente o mesmo.
    Já tinha o projecto aprovado para parede dupla com isolamento e caixa e ar no meio.
    A meio da construção decidi alterar para bloco Termoacústico da Artebel com ETICS
    Na altura falei com os 2 eng. que me fizeram os projectos (térmico e estabilidade) e ambos me disseram que não havia qq problema (nem precisaram de fazer cálculos - responderam-me de imediato pelo tlf). E não foi preciso fazer qq aditamento aos projectos que já estavam na câmara
  15.  # 15

    Que não era necessário alterar o projecto de estabilidade estou de acordo. Já em relação ao projecto de comportamento térmico tenho as minhas dúvidas. Melhor dizendo: tenho a certeza que isso não deveria ter sido feito assim. As alterações deveriam ter sido mencionadas no livro de obra e o projecto devia ter sido reformulado. Que vai acontecer no fim da obra? Vai ter uma FTH que não corresponde ao executado? A certificação energética vai ser feita como? Os técnicos envolvidos - director técnico, fiscalização - vão assinar o livro de obra e apresentar termos de responsabilidade com declarações que não correspondem à verdade?

    José Cardoso
  16.  # 16

    Se houvesse necessidade de reformular o projecto térmico penso que o Eng. Termico teria se aproveitado disso (pois seria mais algum €€ que ele iria receber).
    Em relação ao comportamento térmico, no projecto foram definidas paredes duplas 11+15 com XPS de 6cm. Na altura ele disse-me que se eu quisesse poderia optar por mais espessura no isolamento.

    Como mas tarde, já durante a construção optei por mudar para bloco Termoacústico da Artebel de 32cm + ETICS com EPS de 8cm fico com um comportamento térmico muito melhor do que se tivesse optado pela parede dupla (e além disso ainda fico com as pontes térmicas praticamente resolvidas a 100% – na parede dupla seria mais difícil resolver as pontes térmicas nos elementos de betão). Penso que no final vou ficar com uma parede exterior com U=0,12 W/m2.ºC.
  17.  # 17

    Penso que no final vou ficar com uma parede exterior com U=0,12 W/m2.ºC.
    Isso era bom demais...
    Vamos a contas...
    R_bloco térmico = 1.96 m2.ºC/w aprox.
    R_xps80 = 2,42 m2.ºC/w aprox.
    R_exterior = 0,06 m2.ºC/w
    R_interior = 0,15 m2.ºC/w

    R_Total= 4,59 m2.ºC/w ->>>> U total = 0, 22 w/m2.ºC Aprox.

    O que mesmo assim é muito bom no panorama nacional, acho uma boa opção, embora tenha de ter cuidado nas pontes térmicas planas que não podem exceder os 0,44 w/m2ºC (caso de pilares, caixas de estore, vigas, etc.)

    Assim umas contas por alto, para obter um U de 0,12 (R=8,33), com o mesmo bloco teria de ter um XPS de 200 mm !!! o que é obra!!!

    Cumprimentos
  18.  # 18

    Sim, é isso.
    É 0.22 e não 0.12. ;-)

    Quanto aos elementos de betão, são cobertos com forras térmicas 5cm do mesmo material (em ambos os lados):
    Ou seja, antes do ETICS, não há qualquer elemento de betão à vista (nem no interior nem no exterior)

    Nos pilares temos:
    ETICS EPS 8cm + forra térmica 5cm + pilar de betão armado com 20cm espessura + forra térmica de 5cm

    Nas paredes temos:
    ETICS EPS 8cm + Bloco Termoacústico de 31

    Não sei o valor de U da zona dos pilares mas penso que será menos do dobro do U da parede, certo?
  19.  # 19

    Sim, nesse caso os pilares tem que ter no máximo o dobro das paredes
  20.  # 20

    Colocado por: poiosbrancosSim, nesse caso os pilares tem que ter no máximo o dobro das paredes


    Certo, isso é para as paredes?
    E em relação às janelas, existe alguma correspondência máxima imposta pelo RCCTE?


    É que na caixilharia (ainda não coloquei) mas o máximo que poderei conseguir é Uw=0.82 W/m2.ºC, o que sendo assim será cerca de 4 x mais do que tenho nas paredes.
 
0.0218 seg. NEW