Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

    gostava de ter as suas certezas.
    enfim vou dar uma vassourada em casa pois é mesmo uma coisa bem objectiva e certa.
  2.  # 482

    Claro, ncarvalho74, devia ser isso que o Coelhone foi fazer para a Mota-Engil, combater o lóbi do betão no seu próprio território.
    Já o PEC 4, e ao contrário dos anteriores, devia ser mesmo formidável, esse sim, ia mesmo mesmo evitar a vinda do FMI. E se não fosse esse, de certeza que o PEC V é que era...
  3.  # 483

    Um dia destes estava a falar com um colega, ele a lamentar-se da crise, bla bla bla......e ficou escandalizado quando eu disse: "Eu nunca vivi tão bem como agora". A questão é que eu não conheço outra realidade, nunca ganhei tão bem, nunca pude considerar a compra de casa (pelo menos isso de pedir 200 000 euros ao banco não me entra na "cachola") ainda que não passe do escalão de 13% de irs e o desse colega chegue aos 21%. Continuo a dizer que o problema foi as pessoas habituarem-se a viver como se vivessem num país rico. Não meto nesta panela as pessoas que infelizemente perderam o emprego ou as que vivem com salários minimos ou inferiores. Agora as que mais se queixam são as consideradas da classe média, onde até as férias nas caraibas, Cabo Verde, Tunisia,etc não são consideradas luxo.
    Por incrivel que pareça e espero não escandalizar ninguém, após as noticias que li hoje sobre a ideia que os outros países do euro têm em relação a nós deixa-me triste e senti "vergonha" pela primeira vez de ser português.
  4.  # 484

    Colocado por: Luis K. W.Para quando uma cotação (rating) sobre a credibilidade das agências de rating ?


    As agências de rating, principalmente a moodys, tem 0 de credibilidade. Classificarem os "pacotes de subprime" como AAA e quando foram a tribunal explicar porque responderam algo como "os nossos ratings são meras opiniões e não reflectem o valor real do investimento".

    Agora, acho que tudo o que está a acontecer é pelo melhor. A administração pública está desde há muito tempo a encher uma bolha chamada dívida que convém que se apercebem que é insustentável o mais rápido possível. Aliás, não é só a dívida acumulada que é o problema, a dependência de contrair dívida todos os anos é que está a meter Portugal na situação actual.

    Quanto mais a bolha encher, maior será o efeito quando rebentar.
  5.  # 485

    Colocado por: danobrega

    As agências de rating, principalmente a moodys, tem 0 de credibilidade. Classificarem os "pacotes de subprime" como AAA e quando foram a tribunal explicar porque responderam algo como "os nossos ratings são meras opiniões e não reflectem o valor real do investimento".

    Agora, acho que tudo o que está a aconteceré pelo melhor. A administração pública está desde há muito tempo a encher uma bolha chamada dívida que convém que se apercebem que é insustentável o mais rápido possível. Aliás, não é só a dívida acumulada que é o problema, a dependência de contrair dívida todos os anos é que está a meter Portugal na situação actual.

    Quanto mais a bolha encher, maior será o efeito quando rebentar.


    Nem mais, mas por exemplo a S&P tem como maior accionista uma agência financeira que negoceia nos mercados das dívidas soberanas, imagine-se a informação privilegiada e conflito de interesses..

    Por outro lado, o que está a acontecer até acaba por ser benéfico para Portugal, desta forma muitas coisas serão analisadas à lupa e serão alteradas. De outra forma seria o costume, passava o dia, passava a romaria.

    Mas há uma coisa que tem que ser reconhecida, nenhum outro governo ousou cortar em tantas classes como este. Era do conhecimento de todos que havia classes privilegiadas no sector público mas nunca ousaram alterar as suas regalias, com este governo isso aconteceu, muitas classes viram as suas regalias sendo retiradas. Se um país não se consegue sustentar é porque gasta demasiado, se gasta demasiado tem que deixar de gastar.
  6.  # 486

    Colocado por: AugstHillClaro, ncarvalho74, devia ser isso que o Coelhone foi fazer para a Mota-Engil, combater o lóbi do betão no seu próprio território.
    Já o PEC 4, e ao contrário dos anteriores, devia ser mesmo formidável, esse sim, ia mesmo mesmo evitar a vinda do FMI. E se não fosse esse, de certeza que o PEC V é que era...


    Pessoalmente preferia vários PECs decididos por um governo eleito pelos portugueses do que um conjunto de medidas impostas por uma entidade estrangeira. Desengane-se se acha que alguem vem ajudar Portugal por pura caridade. Vamos pagar e bem pela ajuda que nos vão impor. E quando ainda por cima leio os titulos na imprensa internacional que dão Portugal como sendo um país irresponsável e de gente preguiçosa que está sempre à espera que outros financiem o seu nível de vida sinto vergonha e tristeza.

    Quanto ao Coelho e a todos os outros "tachistas" em Portugal sinto a mesma revolta que o sr. Hill. Mas esse é infelizmente o Portugal que temos. Tanto faz que seja PS, PSD, CDS, Bloco de Esquerda ou CDU. É tudo igual e anda tudo à espreita da mama. O que me revolta é algumas pessoas acharem que o PS (e mais concretamente José Sócrates) é o único responsável por essa situação...
  7.  # 487

    Colocado por: ncarvalho74 O que me revolta é algumas pessoas acharem que o PS (e mais concretamente José Sócrates) é o único responsável por essa situação...

    Pois, é quase tão revoltante como a calimerização a que assistimos em Matosinhos, ou então isto afinal não são factos...
  8.  # 488

    Colocado por: AugstHillPois, é quase tão revoltante como a calimerização a que assistimos em Matosinhos, ou entãoistoafinal não são factos...


    Ok. E o que nos quer dizer com isso? Sinceramente não vejo a relação entre os factos que apresenta e o governo de José Sócrates.
  9.  # 489

    Entrevista interessante de uma economista Portuguesa conselheira do FMI: http://aeiou.expresso.pt/estela-barbot-portugal-precisa-de-recuperar-credibilidade-video=f643623
  10.  # 490

    Colocado por: cla_pereira
    luisvv, está lá ou não está que o estudo foi realizado APENAS para os licenciados ?
    É verdade ou não é que no sector publico há 50% de licenciados enquanto no privado são 10% ?
    Quem está desmentir é o luisvv e com dados à frente e mais uma vez, sim porque já tinhamos falado sobre isto !


    Colocado por: cla_pereiraluisvv, por último, não o vi responder à questão relacionada com a diferença de retribuição entre FP e privados.


    Colocado por: luisvv
    Não há mais para responder: a diferença, para habilitações semelhantes, é de 16%, favorável à FP.


    Portanto, a menos que eu não tenha reparado porque estive ausente e tive de rever muitos dos comentários aqui colocados, a única resposta que vi foi esta !

    Depreendo que o luisvv não tem resposta para isto e continua a FALSEAR a realidade porque não tem a honestidade para aceitar os dados.

    Por último, imagine(para si porque eu conheço vários casos neste termos) a seguinte situação:
    Uma loja num local nobre da cidade vende artigos apenas acessivel à "nata" da sociedade.
    Essa loja tem vários empregados com ordenados liquidos entre os 500 e os 1.000 eur., vamos considerar um empregado na média, 750 eur liquidos.
    Cada empregado vende, em média, 5.000 eur de produtos por dia e a margem de lucro é de, pelo menos, 2x o preço do artigo, ou seja, lucro de 2.500 eur.
    Fazendo umas continhas: 2.500 eur x 22 dias uteis = 55.000 eur/mês de lucro por empregado.
    Vamos retirar 1.000 eur por empregado para gastos que o dono da loja tenha com aluguer do espaço, água, luz, imposto disto e daquilo, etc.
    Ou seja, 55.000 - 1.000(gastos) - 1.500(ordenado bruto do empregado) = 52.500eur.

    Conclusão, um empregado que ganha 750 eur por mês, dá à casa 52.500 eur de lucro liquido. Isto para mim e para qualquer pessoa que tenha 2 dedos de testa, chama-se exploração ao mais alto nível, péssima distribuição da riqueza, ganância, entre outros adjectivos. O patraozinho se tiver prejuizo em algum mês, não terá dificuldade nenhuma em pagar os salários ao longo de muitos meses...
    Diga-me lá, concorda com esta distribuição da riqueza produzida pelo trabalhador ? Ou vêm-me com a conversa que temos de ver que o patrão é um gajo que arrisca a investir e o trabalhador não, que o patrão tem é visão da coisa e se o trabalhador assinou contrato é porque aceitou as condições, bla bla pardáis ao ninho e deixa-se tar assim porque está bem ?
  11.  # 491

    Colocado por: cla_pereiraPor último, imagine(para si porque eu conheço vários casos neste termos) a seguinte situação:
    Uma loja num local nobre da cidade vende artigos apenas acessivel à "nata" da sociedade.
    Essa loja tem vários empregados com ordenados liquidos entre os 500 e os 1.000 eur., vamos considerar um empregado na média, 750 eur liquidos.
    Cada empregado vende, em média, 5.000 eur de produtos por dia e a margem de lucro é de, pelo menos, 2x o preço do artigo, ou seja, lucro de 2.500 eur.
    Fazendo umas continhas: 2.500 eur x 22 dias uteis = 55.000 eur/mês de lucro por empregado.
    Vamos retirar 1.000 eur por empregado para gastos que o dono da loja tenha com aluguer do espaço, água, luz, imposto disto e daquilo, etc.
    Ou seja, 55.000 - 1.000(gastos) - 1.500(ordenado bruto do empregado) =52.500eur.

    Conclusão, um empregado que ganha 750 eur por mês, dá à casa 52.500 eur de lucro liquido.
    LOL !
    Adoro essa sua maneira de fazer contas.

    Suponhamos que essa lojinha tem 5, apenas 5, empregaditos.

    Você conhece muitas lojinhas que vendam 5.000 x 5 empregados x 22 dias x (vá lá...) 11 meses = 6,05 MILHÕES de euros ?!?
  12.  # 492

    O srº Cla-pereira já alguma vez foi patrão ou empresário?

    Tem noção do que está a dizer? o senhor não sabe aquilo que diz, isto não são postas de bacalhau.

    E que tanto fala do comunismo, o srº ainda não contrapós ao que disse sobre o camboja. Que a população toda (médicos, professores, empregados, ect) virou agricultores, o resultado foi um dos maiores genocídios cometido por um lider ao seu próprio povo. (Quase sempre perpetuados por comunistas)
  13.  # 493

    Colocado por: Luis K. W.LOL !
    Adoro essa sua maneira de fazer contas.

    Suponhamos que essa lojinha tem 5, apenas 5, empregaditos.

    Você conhece muitas lojinhas que vendam 5.000 x 5 empregados x 22 dias x (vá lá...) 11 meses =6,05 MILHÕESde euros ?!?


    Eu disse para imaginar para quem quiser faze-lo já que muitos não conhecem nem acreditam em tal situação, mas conheço, só não digos nomes...

    5.000 ?! Está apenas a fazer o cálculo da facturação, onde está descontado a compra dos artigos, os salários e os gastos com a loja ?

    (52.500 eur/mês x 11 meses x 5 pessoas) - (1.500 x 2 meses x 5 empregados) (2 meses salários sub. Férias e Natal) = 2.887.500 - 15.000 = 2.872.500 euros

    Isso mesmo, 2,8 milhões de euros de lucro/ano para uma loja que vende artigos de elevado custo.
  14.  # 494

    Colocado por: JJesusE que tanto fala do comunismo, o srº ainda não contrapós ao que disse sobre o camboja. Que a população toda (médicos, professores, empregados, ect) virou agricultores,

    Temos um exemplo contrário...na Rússia,e em outros países pertencentes ao bloco antigo da URSS(comunista),viraram o que refere.
  15.  # 495

    Colocado por: JJesuso resultado foi um dos maiores genocídios cometido por um lider ao seu próprio povo. (Quase sempre perpetuados por comunistas)

    Os genocídios não são propriedade dos comunistas ou de alguns países comunistas.
  16.  # 496

    Colocado por: JJesusO srº Cla-pereira já alguma vez foi patrão ou empresário?

    Tem noção do que está a dizer? o senhor não sabe aquilo que diz, isto não são postas de bacalhau.

    E que tanto fala do comunismo, o srº ainda não contrapós ao que disse sobre o camboja. Que a população toda (médicos, professores, empregados, ect) virou agricultores, o resultado foi um dos maiores genocídios cometido por um lider ao seu próprio povo. (Quase sempre perpetuados por comunistas)


    Deixe-se de TRETAS, eu CONHEÇO casos assim. Dei um exemplo e é a mais pura da realidade, não sou patrão ou empresário ou outro nome que lhe queria dar, sou assalariado mas foi um assalariado que me deu estes dados da loja onde trabalha, um sr. com 55 anos que trabalha na área do comercio. Ao final do dia vê a facturação que fez e já lhe passaram pelas mãos papelada da margem de lucro da loja assim como já teve conversas com o dono da loja.
  17.  # 497

    Que não haja dúvidas em relação a uma coisa:

    Quem vai pagar as dividas portuguesas serão os portugueses.

    Aqueles que conseguiram encher os bolsos nos bons tempos estão tranquilos. Aqueles que dependem do seu ordenado para viver e pagar empréstimos esses devem estar preocupados.

    Está na hora de os portugueses perceberem que isto só vai lá com uma mudança drástica de mentalidades. Os sacrifícios são inevitáveis e se continuarmos com greves e birras apenas vamos prolongá-los no tempo. Cabe aos portugueses decidir se querem um futuro melhor para os seus filhos ou se lhes querem passar o problema para serem eles a resolvê-lo.
  18.  # 498

    Cla_pereira,

    Você está na discussão errada, há aqui uma algures uma, onde você pode partilhar essas anedotas hilariantes.

    Qual é a sua ocupação? Funcionário do PC? Sindicalista? Porque me parece que você está a anos luz da "economia real".
  19.  # 499

    cla_pereira,
    Eu simpatizo com algumas das suas opiniões, mas no que toca à exploração dos patrões pelos trabalhadores, (oops! isto é nas pequenas empresas que pululam em Portugal...), digo, do capital sobre o trabalho você ainda tem muitas CONTAS para fazer.

    E também tem de aprender a LER com mais calma. :-)

    Eu perguntei se
    Você conhece muitas lojinhas que vendam ...6,05 MILHÕES de euros ?!?

    VENDER não é LUCRAR.

    Ok... Até acredito que existam lojas que vendam muito e com alta rentabilidade.
    MAS você já se perguntou porque é que nunca se ouve falar em «justa luta», greves, manifestações de rua, etc. dos empregados de balcão, e das repositoras de prateleiras, e das empregadas das caixas dessas ricas lojas ?

    Eu vou dizer-lhe porque é. É porque, apesar dos salários aparentemente baixos, pagam muito acima da média. E os trabalhadores têm a noção disso.

    Lá está... é o «mercado» (oferta x procura) a funcionar.
  20.  # 500

    Colocado por: Luis K. W.cla_pereira,
    Eu simpatizo com algumas das suas opiniões, mas no que toca à exploração dos patrões pelos trabalhadores, (oops! isto é nas pequenas empresas que pululam em Portugal...), digo, do capital sobre o trabalho você ainda tem muitas CONTAS para fazer.


    De chorar a rir, trabalhadores a explorar patrões, onde está o boneco a rebolar de tanto rir que eu colocava aqui.
    Ah, espere, a legislação laboral não permite despedir esses trabalhadores exploradores, é por isso que os patrões são explorados(not).


    MAS você já se perguntou porque é que nunca se ouve falar em «justa luta», greves, manifestações de rua, etc. dos empregados de balcão, e das repositoras de prateleiras, e das empregadas das caixas dessas ricas lojas ?


    Empregados de loja da esquina em greve ? Só se for greve geral e mesmo assim têm de justificar muito bem ao patrão que é porque não concorda com o governo e não com a gestão da loja. É que se fizer greve vai direitinho para o olho da rua.


    Eu vou dizer-lhe porque é. É porque, apesar dos salários aparentemente baixos, pagam muito acima da média. E os trabalhadores têm a noção disso.

    Lá está... é o «mercado» (oferta x procura) a funcionar.


    Não meu caro, é por represálias. 750 euros para uma pessoa com 55 anos e muitos anos de trabalho, diz-me ser muito acima da média ! Média do quê ? de arrumadores de prateleiras, sem dúvida, e o lucro que cada empresa tem, não é para aqui chamado ?
    Ah, espere, é a lei do mercado...ou seja, o melhor a fazer era ele ir para uma loja ganhar o mesmo mas onde o patrão só tivesse 10.000 euros de lucro/mês por empregado em vez dos 52.500 euros ? Ou seja, subir salários não porque depois destoava da loja ao lado que pagava 700 de salário em vez dos 750, baixar a margem de lucro também não porque ele mete a que quiser, dar um prémio aos trabalhadores também não porque senão vêem-se com uns trocos a mais no bolso e vão gastar na batota.
    Desculpe a ironia mas perante esta descabida e brutal diferença entre lucro e compra de força de trabalho, responder-me da forma que respondeu...

    Todos devemos ter noção dos gastos que o dono da loja tem e nem todas as lojas estão bem de saúde(era bom que estivessem) e nesses casos há que ter alguma sensibilidade e há limites porque as margens de manobra para salários e condições de trabalho são curtas. Outro caso foi o que mostrei e esses há que ver com outros olhos.
 
0.1119 seg. NEW