Colocado por: CMartinPergunto-vos: O que fez Sócrates de errado? Porque não resulta?
Colocado por: ncarvalho74Muitas das suas medidas apenas surtirão efeito no longo prazo mas acredito que o seu trabalho ainda será reconhecido no futuro. Por enquanto isso dificilmente acontecerá porque a conjuntura internacional e as consequências daí resultantes para Portugal não o permitem.
Colocado por: ncarvalho74
Só por esta afirmação ficaria desde logo desclassificado para algum dia receber o meu voto, nem que fosse para eleger o "representante de turma". ;-)
A democracia não consiste apenas em dizer livremente aquilo que nos apetece mas também em respeitar a opinião dos outros. Considero importante debater pontos de vista mas querer impor o sentido de voto aos outros, parece-me pouco apropriado e até pouco inteligente.
Colocado por: CMartinTavaresMiguel, não percebi a sua intervenção.
Colocado por: CMartinDe qualquer forma, podemos tambem fazer uma lista das coisas boas que Sócrates fez por Portugal,...
Quem quer acrescentar mais coisas?
Colocado por: CMartinPergunto-vos: O que fez Sócrates de errado? Porque não resulta?
Acrescento:
- As Novas Oportunidades.
Colocado por: CMartinDe qualquer forma, podemos tambem fazer uma lista das coisas boas que Sócrates fez por Portugal, pegaremos Luiskw, primeiro nos itens que colocou e vamos acrescentando:
O que Sócrates fez de bom para Portugal:
- A «informatização» da sociedade : o e-escolas e o "e-government" (acessos aos portais das Finanças, Segurança Social e Justiça).
- o SIMPLEX.
Quem quer acrescentar mais coisas?
Colocado por: CMartinNcarvalho,
Não foi por o Pedro Passos Coelho ter dito isso que eu coloco as Novas oportunidades nos “negativos”.
Conheço uma professora que foi das Novas Oportunidades. Não conheço ninguém que tenha frequentado como aluno os cursos, mas posso-lhe dizer, por uma questão de “fait divers”, pela perspectiva que me foi dada, as condições em que decorriam as aulas. Nos bairros mais problemáticos até tiros havia à porta, sem segurança (não havia segurança contratada), rixas entre gangues (os próprios alunos), o material que muitas vezes não havia (o investimento muitas vezes feito do bolso de quem dava as aulas), as trocas incessantes de professores, a tareia que foi dada ao condutor do autocarro pelos alunos, as gravidezes de raparigas de 16 anos que obviamente serviam de obstáculo às aulas, especialmente desmotivador quando as alunas estão proibidas de faltar, até para consultas médicas, muitos que não tinham com quem deixar os filhos enquanto estavam nas aulas. No meu íntimo sinto que estas pessoas foram levadas para as Novas Oportunidades se não perdiam uma qualquer espécie de subsídio. Não tenho a certeza, mas acho que poucos lá estavam por quererem, ou a troca do brilhante futuro que lhes esperava após terminado o curso.
As condições não foram estudadas para facilitar o estudo e proporcionar a estas pessoas tirar o real proveito dos cursos.
Novas Oportunidades, uma vez mais, foi uma boa intenção de dar às pessoas a possibilidade de concluírem o 12º ano num piscar de olhos, mas o mercado não lhes oferecerá grandes oportunidades, já os com curso superior se queixam da precariedade no emprego. De novo, um investimento (de dinheiro do Estado) sem um encaminhamento futuro proveitoso. Dinheiro enterrado, portanto.
Colocado por: ncarvalho74Já agora: se os professores são tão bons e trabalham tanto como dizem porque temem a avaliação?
A primeira medida da oposição após derrubar Sócrates foi suspender a avaliação dos professores. Isso é ou não um medida populista e provocatória?
Colocado por: ncarvalho74
Conheço muita gente que beneficiou das Novas Oportunidades e que está muito grata a Sócrates por ter criado este programa.
Essa de Passos Coelho dizer que se oferecem diplomas em troca de votos é um insulto para aquelas pessoas que depois de um dia de trabalho cansativo aproveitam o programa para á noite concluir o 12º ano ou para aqueles que simplesmente nunca tiveram a possibilidade de aprender a ler e a escrever e agora fazem um esforço para se integrar melhor na sociedade.
Demagogia pelos vistos não é um dom exclusivo de José Sócrates...