Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Fiz este "projecto" no programa da Google. é apenas uma ideia inicial. Não queria que ficasse muito longe disto, mas aceito todas as ideias e correcções que possam vir a fazer! O terreno em causa não é muito fácil, é meio triangular como se vê mais ou menos na imagem!
      Casa1.jpg
  2.  # 2

Para já:

1 - Aquele canto da casa à direita não cumpre com os afastamentos regulamentares. Com uma casa com 2 pisos tem que afastar cerca de 3 m a casa do limite do terreno.
    2 - A intenção é boa, mas aquela varanda/pala precisa de um desenho melhor e não gosto dos vãos da fachada lateral. "Vidros ao alto" em caixas de escadas ou casas de banho, sem grande critério como tem ali na fachada, não se enquadram bem assim como tem.

Resumindo: Percebe-se que tem aí as suas intenções bem demonstradas. Agora faltava um arquitecto pegar nisso juntamente consigo.

Cumps.
  3.  # 3

A minha sugestão, já que também passei por isso, é de contratar um arquitecto e expor a suas ideias/requisitos, mas acima de tudo dê-lhe liberdade para trabalhar uma solução, que no final voçê valida ou não.

No inicio da minha saga, fiz o mesmo que está agora a fazer e alguns arquitectos aqui do fórum propuseram-me isso: devo dizer que fiquei um pouco chateado. Chegado a este ponto, reconheço que tinham razão!!!

Espero quer esta minha contribuição o possa ajudar.

Nota: pode pesquisar a discussão que iniciei na altura "Planta para comentar"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, marco1, doisarquitectos, RC | ARQ, ArqCastro
  4.  # 4

Caro André,

O RC | ARQ já lhe falou nas principais questões que saltam à vista, é importante que saiba que para a sua casa ser bem sucedida não basta ser um "objecto interessante", terá de ter harmonia com o existente, com a envolvente etc. O volume assim como o tem está desinteressante e sem propósito. Julgo que vai ser dificil algum arquitecto aqui no forum dar-lhe opinião sobre como mudar o edifício sem conhecer melhor as condicionantes, orientação solar, vizinhança etc. Portanto caindo na repetição, contrate um arquitecto.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, RC | ARQ
    • RSS
    • 25 março 2011

# 5

Colocado por: doisarquitectosO volume assim como o tem está desinteressante e sem propósito

Há uma musica que diz o seguinte:
    Little boxes on the hillside,
    Little boxes made of ticky-tacky,
    Little boxes, little boxes,
    Little boxes, all the same...

É o que sinto cada vez que vejo estes projectos autodidactas feitos no programa do google e similares.
    Há que começar pela planta e estudar a vivência do espaço, para explorar a melhores soluções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RC | ARQ, Italiano
  5.  # 6

Caro RSS,

Concordo consigo, no entanto acho que estas iniciativas dos futuros proprietários muito importantes para o desfecho do projecto final, se o cliente souber o que pretende e levantar variadas questões e condicionantes torna o processo mais aliciante e objectivo. No entanto como evidente as pessoas não tem de ter todas a sensibilidade ou conhecimento para a arquitectura, daí eu achar que o processo avança melhor se já nesta fase houver um arquitecto no processo.

Já vieram aqui ao gabinete clientes que trazem já em planta ou 3d aquilo que pretendem, obviamente temos em consideração o que querem mas muitas vezes chamamos atenção para outras alternativas, e a experiência que tenho é que estes clientes que trazem estes esboços são pessoas muito dinâmicas e inteligentes, que com facilidade compreendem o que lhes comunicamos, depois às vezes aceitam outras não.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  6.  # 7

não pode encostar a casa ao limite do terreno, terá de deixar afastamento à linha de terreno, em geral uma distancia de 3m.
  7.  # 8

boas
    falta estilo ao quadrado.
    procure um arquitecto.
    um abraço
  8.  # 9

Esse terreno triangular tem que área? e os três lados, quantos metros? Tem aí um terreno muito original, e quer fazer uma casa absolutamente igual àquelas em que se vêm em loteamentos, construídas em escala por empresas de construção. Aliás, parece que a casa caiu ali de paraquedas... Porque não aproveitar o terreno e fazer algo mais interessante?

Quanto ao exercício de colocar no papel (ou em formato digital) as ideias e desejos antes de falar com arquitecto, por princípio sou favorável. Mas penso que esse exercício deve começar pela planta, pela organização dos espaços e decisão sobre as suas áreas, orientação, comunicação entre divisões, etc. Afinal de contas este projecto que nos apresenta é quase incomentável. Aliás, é acima de tudo comentável de um ponto de vista estético, e como dizia a minha avó, gostos não se discutem.
  9.  # 10

Colocado por: andresousaFiz este "projecto" no programa da Google. é apenas uma ideia inicial. Não queria que ficasse muito longe disto, mas aceito todas as ideias e correcções que possam vir a fazer! O terreno em causa não é muito fácil, é meio triangular como se vê mais ou menos na imagem!
      Casa1.jpg

Como o André escreveu, e qualquer um tem de respeitar, isto é uma ideia inicial e pode e deve ser muito bem trabalhada, mas antes de ir falar com um arquitecto, não custa recolher opiniões. Para isso o que sugiro, caro André, é que desenhe o terreno com as medidas correctas e com as orientações usando o google sketchup a ver se as ideias surgem e se depois com todas essas ideias possa formar uma opinião e transmitir a um arquitecto. Se esse 3D tiver divisões internas desenhadas também pode postar, colocando o terreno, o rés-do-chão e o primeiro andar.
    • RSS
    • 30 março 2011

# 11

Não quis ser derrotista ... no entanto acho que apenas um 3D exterior não diz nada de uma casa, mesmo que seja para entregar a um arquitecto, penso que aquele 3D sem mais comentários não ajudará muito a perceber o que o cliente quer.

Há que começar por estudar os espaços em planta, e aí sim haverá muito mais para opinar.
  10.  # 12

Bom dia,

Não tem plantas, cortes?
    Onde fica o Norte?
    Onde se localiza o terreno em questão?

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]

0.0104 seg. NEW