Iniciar sessão ou registar-se
    • calhau
    • 24 março 2011 editado

# 1

Ja antes havia colocado esta questão mas coloquei um titulo que julgo não chamava ou atraia os epert nesta matéria. quero se possivel saber a vossa opinião para o seguinte sistema de aquecimento para uma casa com cerca de 160 m2 no total.
    Bomba de calor délonghi AWR 0051 MTD1 - T 0190305111
    Deposito de inercia ibaiondo 100 ltr
    Separador de ar microbolhas
    Grupo de enchimento anti-calcario
    Filtro de bronze
    Fluxostato
    Junta anti-vibratória
    vaso expansão ibaionda 18 ltr
    Grupo valvulas três vias ( 7 )
    Comando para ventiloconvectores ( 7 )
    Ventilo convector FDL U 13 ( 3 )
    Ventilo convector FDL U 23 ( 4 )
    12000 euros
    Sinceramente nunca ouvi falar desta marca.
  1.  # 2

Essa bomba de calor é na realidade da CLIMAVENETA.
    Pelo que vi, apresenta valores muito bons! E certificados pela EUROVENT.
    Ou seja, pela bomba parece-me que vai bem servido.
    No resto não o posso ajudar...
  2.  # 3

muito obrigado Pedro Azevedo. Abraço
  3.  # 4

Já agora o resto a que se refere são os ventiloconvectores ou os preços?
  4.  # 5

Os ventiloconvectores.
    Tenha atenção que aqueles valores de COP anunciados são com saída de água a 35ºC, ou seja para piso radiante.
    Para ventiloconvectores o COP cai bastante.
  5.  # 6

nao entendi bem o que quer dizer?
    entao na sua opiniao o que é que devo fazer?
    não devo meter ventiloconvector?
    mudo a bomba de calor?
    obrigado
  6.  # 7

Colocado por: calhaunao entendi bem o que quer dizer?

Colocado por: Pedro Azevedo78aqueles valores de COP anunciados são com saída de água a 35ºC, ou seja para piso radiante.
    Para ventiloconvectores o COP cai bastante.

Foi exactamente isto que quis dizer... Que o rendimento de uma bomba cai à medida que aumenta a temperatura a que tem de produzir a água. A água para os ventiloconvectores é bem mais quente que para o piso radiante.
    Colocado por: calhaunão devo meter ventiloconvector?

Pode meter. Só o estava a alertar que o rendimento não é aquele que aparece no folheto! Só isso.
    Colocado por: calhaumudo a bomba de calor?

Não tem nada a ver com essa bomba em concreto. TODAS perdem rendimento com o aumento da temperatura de saída da água.

Por isso é que objectivamente o piso radiante é o sistema emissor de calor que melhores consumos consegue.
  7.  # 8

Como à partida a casa vais levar uma boa impermeabilização (Capoto por fora e pladur com la de rocha por dentro) não irá ser necessário por muito calor ou seja a bomba a "bombar" :).
    Espero não estar enganado
    Obrigado pelos seus esclarecimentos sr Pedro azevedo.
  8.  # 9

Colocado por: calhauComo à partida a casa vais levar uma boa impermeabilização (Capoto por fora e pladur com la de rocha por dentro) não irá ser necessário por muito calor ou seja a bomba a "bombar" :).

Só para não haver confusões:
    A sua casa vai ter bom isolamento térmico pelo que percebi.
    Impermeabilização é algo totalmente diferente... Tem a ver com impedir a entrada de água no interior da casa...
  9.  # 10

Tem toda a razão. Oxalá tenha as duas coisas bem feitas :)
    Quanto à bomba de calor e ao ventiloconvector, para arrefecimeto estarei bem servido?
  10.  # 11

No verão pode ser necessario, espero que não mas pelo que vi nas discuçoes sobre soluçoes de aquecimento arrefecimento toda a gente menciona isso. Até ha quem considere o arrefecimento o aspecto menos bom no piso radiante.
  11.  # 12

Colocado por: ?não entendo a necessidade de arrefecimento.....mas cada um é que sabe.

boas, lá esta voçê a falar sem sequer perguntar qual a zona da casa para poder dizer com rigor sobre a eventual necessidade de arrefecimento,

ou partilha da opinião que casa alguma, incluindo Alentejo, Algarve,Ribatejo,Estremadura (algumas zonas) e toda a Beira Litoral e Interior e assim como o nordeste transmontano (quase todo o pais), não precisa de arrefecimento, nunca.

Colocado por: ?

falam mas ninguém tem.

metem coisas sem ver o comportamento da casa.

é como digo,cada um é que sabe.

esse ninguém devem ser somente os casos que conheçe, pois eu tenho necessidade de arrefecimento e conheço muitíssimas casas bem isoladas que têm e usam.
  12.  # 13

Colocado por: ?não entendo a necessidade de arrefecimento.....mas cada um é que sabe.

Vá morar para o alentejo, que passa a perceber.
  13.  # 14

Colocado por: ?
    ISSO É APENAS ARGUMENTO.

só apanhou isto???
    e os outros ARGUMENTOS que expus, não lhe chamaram a atenção?

mas quem colocou a questão inicial não está interessado no que o Pedro Azevedo78 ou eu temos, mas sim saber como se comporta a solução que lhe propuseram.
  14.  # 15

Colocado por: ?e a sua tem arrefecimento??

tem sim senhor,

o frigorífico é NOVO e não é da DAIKIN, é Electrolux, e a arca congeladora é de linha castanha da Eurofred,

e funcionam muito bem apesar da arca não ser classe A nem ter inverter,

agora sintonize-se com esta discussão e não divague muito, por favor,
  15.  # 16

Colocado por: ?E que eu saiba a casa não é no alentejo.

Sabe mais que eu então. Se tal aparece em algum ponto no post, as minhas desculpas que não vi.
    Colocado por: ?e a sua tem arrefecimento??

Tem.
    Vivo actualmente num apartamento, construção razoável em termos de isolamento. Julho e Agosto bem precisava de um arrefecimento ligeiro. Por isso optei por instalar radiante com arrefecimento.
  16.  # 17

A casa é localizada em Braga, tem uma grande exposiçao solar e vãos grandes virados a sul.

0.0177 seg. NEW