Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde. Estou a construir uma piscina terapêutica (interior) e tinha em mente por como piso o Deck em PVC, mas tendo sendo esta piscina obrigada a inspecção, antes da decisão final fomos perguntar a quem de direito se era possível. A resposta foi bem explicita: "Não, por causa dos fungos nas ranhuras do material".
    No entanto, sendo persistente e já tendo visto este tipo de chão aplicado em diversos sítios, nomeadamente termas, hotéis e Spa's, decidi procurar legislação Portuguesa onde me diga que é possível utilizar ou então que me prove o contrário.
    Mas tenho encontrado bastantes dificuldades em encontrar esse tipo de informação. Alguém me pode ajudar?
  2.  # 2

Curioso...

Se me der autorização para fazer copy/paste e enviar este comentário ao meu cunhado, agente da ASAE, de modo a ver o que ele tem a dizer sobre isto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoanaMML
  3.  # 3

por essa teoria... também não pode por ladrilho, pastilha, pedra,.....
    • RLV
    • 27 março 2011

# 4

Colocado por: JoanaMMLBoa tarde. Estou a construir uma piscina terapêutica (interior) e tinha em mente por como piso o Deck em PVC, mas tendo sendo esta piscina obrigada a inspecção, antes da decisão final fomos perguntar a quem de direito se era possível. A resposta foi bem explicita: "Não, por causa dos fungos nas ranhuras do material".
    No entanto, sendo persistente e já tendo visto este tipo de chão aplicado em diversos sítios, nomeadamente termas, hotéis e Spa's, decidi procurar legislação Portuguesa onde me diga que é possível utilizar ou então que me prove o contrário.
    Mas tenho encontrado bastantes dificuldades em encontrar esse tipo de informação. Alguém me pode ajudar?

Boa tarde Joana

Existe legislação relativa ao assunto : Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho .
    http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=7706

O pensamento é simples, têm que ser usados materiais facilmente laváveis e não porosos (ex azulejos, inox, pedra, etc) em locais que exigem constante limpeza.
    Apesar de ser em PVC, o sistema que a joana esta a propor tem uma caixa de ar com reentrâncias onde se acumula muita sujidade.
    Já se imaginou a lavar isso todos os dias! Nada fácil, certo! :-)

cumps
  4.  # 5

Olá Resiric. Sim realmente uma opinião de quem tem conhecimento sobre o assunto daria-me imenso jeito. Por isso não existe qualquer tipo de problema em enviar isso ao seu cunhado.

Olá RLV. Sim, mas este sistema leva uma caleira onde o deck fica suspenso e onde não existem águas paradas. Sendo o piso préviamente preparado para fazer o escoamento de águas.

A minha dúvida continua....
  5.  # 6

Olá, acabei de enviar e aguardo a sua opinião.

Já agora se necessitar algo para a sua piscina ou mesmo, caso seja possível, preços para deck em compósito diga.

Obrigado,
    Ricardo
  6.  # 7

Olá joana,

"Antes da decisão final fomos perguntar a quem de direito se era possível. A resposta foi bem explicita: "Não, por causa dos fungos nas ranhuras do material".

Uma questão, a quem perguntaram e com que bases é que responderam???
  7.  # 8

Boa tarde Joana.

Quanto à legislação que se diz não permitir por causa da criação de fungos e afins, vou-me informar melhor sobre essa situação e depois envio-lhe, mas julgo que se o Deck que colocar tiver protecção anti-bacteriana, julgo que com o certificado do produto, deve bastar, mas como disse, vou informar-me melhor e depois volto a contactar.

[email protected]
  8.  # 9

Olá Ricardo, Ora bem eu não sei exactamente o nome da profissão que a sra, que me respondeu não, desempenha. Sei apenas que ela é a responsável de saúde pelas vistorias de espaços como estes (piscina terapeutica). Em que se baseou?...pois não disse em que é que se baseava apenas disse que não por causa dos tais fungos...deve se ter baseado na "experiência".

Olá Francisco. Obrigada por me tentar ajudar, quando souber de alguma coisa agradeço o contacto.
  9.  # 10

Boa tarde Joana.

Se fosse possivel, gostaria de lhe enviar um e-mail com a ficha tecnica de um Deck Composito e a garantia do mesmo, onde diz que tem protecção anti-fingos entre outras coisas.

Com isso pode mostrar à pessoa que faz essas vistorias, afim de ver se o produto corresponde com as normas, porque segundo a informação que tenho, não conseguimos também encontrar nada em concreto, visto que não há uma legislação especifica para este tipo de produto ou situação.

Pode contactar para o e-mail:
    [email protected]
    • Jmco
    • 10 junho 2011

# 11

O problema não está no produto mas na forma da sua aplicação. Em areas de uso publico não deverão existir zonas propensas a criação de fungos e bacterias. Ora a aplicação destes materias é efectuada normalmente em estrado pelo que existe uma area inferior que não se encontra em condições de manutenção eficaz. Para além disso, este tipo de material não é compacto, existindo uma area não preenchida no seu interior. Para que este material não tenha o risco de formação de fungos ou bacterias no seu interior, estas aberturas deverão ser seladas, sendo que este problema é facilmente ultrapassavel. O problema aqui é mesmo o modo de aplicação, nada mais....
  10.  # 12

O problema é que o deck tem superfície rugosa de modo a ser antiderrapante...

E é mesmo nessa superfície que se vão criar fungos.
    Além do espaço que fica por baixo, entre o deck e a laje de cimento, onde vão existir as peças de apoio do deck de 50 em 50 cm no sentido oposto ao deck. Não sei se me faço entender... mas tudo isso vai dificultar o escoamento das águas e vai estar constantemente molhado ao mesmo tempo que vai acumular lixo dia após dia. Não me parece que seja muito higiénico, principalmente para o sitio em questão.

Jmco quanto ao deck não ser compacto, depende do material que comprar. Há deck compósito maciço.
    • Jmco
    • 10 junho 2011

# 13

Os decks de material composito para utilização em zonas molhadas tem uma superficie canelada e lisa, não rogosa. Este tipo de superficies é facilmente lavada, assim como é lavavel qualquer tipo de superficei ceramica ou metalica. O problema continua a ser a superficie onde o deck é instalado, pois efectivamente poderá acomular lixos caso não seja mantido regularmente. este problema levanta-se principalmente em ares de uso publico, pois em areas de uso privado a manutenção destas areas é facilmente efectuada.
    Realmente existem decks compactos, mas tendo em conta a sua aplicação e resistençia os mais usados são os alveolares
    [pub]www.jmcopiscinas.com[/pub]
  11.  # 14

Os mais usados são os alveolares porque são mais baratos.
    Mas passado uns tempos é que se vê... mingam, perdem a cor, etc.
    Aconselho a dar uma vista de olhos no melhor material no mercado, Timbertech.

Mas o problema aqui é outro.
    O problema é pelos vistos não se pode usar deck na situação em causa.

E como é que faz a tal manutenção/limpeza por baixo do deck facilmente, mesmo sendo uma casa particular?
    • Jmco
    • 10 junho 2011

# 15

Neste caso em particular este tipo de sistema não pode ser usado pois vai contra a legislação existente para uso em espaços publicos. O que é discutivel é se a proibição é por causa do material ou pelo metodo de aplicação. Em minha opinião o problema está no metodo de aplicação e não no material.
    No que diz respeito a manutenção. Quando este material é utilizado para efectuar o rebordo em volta de uma piscina, o sentido da aplicação deverá ser efectuado na perpendicular ao perimetro da piscina com o topo aberto no sentido da piscina. assim pode-se facilmente escoar os lixos para a superficie da agua da piscina de forma a que estes sejam posteriormente retirados da agua pelos skimmers ou por aspiração.
    Quando aplicado em areas maiores, devem-se criar areas isoladas por baixo do deck com escoamento proprio e nas areas de escoamento existir acesso para manutenção atraves do levantamento do deck. Digamos que serão como pequenos "tanques" ou "caixas" com escoamento proprio. Não é um sistema simples, mas se queremos faze-lo como deve ser, tem que se efectuar um sistema destes ou similar.
    Quanto a marca sugerida, é discutivel se a mesma é a melhor do mercado. Por tal não me vou pronunciar, pois todos os materiais têm os seus prós e contras. O importante é que os prós a nivel tecnico sejam superiores aos contras...[pub]www.jmcopiscinas.com[/pub]
  12.  # 16

O deck aplicado perpendicular a piscina tem as peças de apoio por baixo paralelas à mesma, de 50 em 50cm...
    Apesar de ser essa a maneira correcta de o fazer, não deixa de acumular lixo por baixo.
    E não se vai deixar o deck todo solto para se poder remover e limpar POR BAIXO, entre os sarrafos de apoio, e não dentro das peças pelo que os buracos nas mesmas não importam nada. Até porque no meu caso não uso material alveolar made in china, mas já vi que você está mais interessado em fazer publicidade.
  13.  # 17

O deck composito maciço, para ser anti derrapante fica com uma face ranhurada. Neste tipo de acabamento pode facilmente criar culturas de fungos, o mesmo acontece por baixo do pavimento e a ripa do mesmo material. É o que acontece com uma parede revestida a azulejo, não é no azulejo que o fungo se instala, mas sim na junta. O problema do deck pode ser o mesmo, não na peça em si ( se for liso ) mas na sua construção. Mesmo que seja amovível( criando zonas que se podem retirar para limpar ) o ambiente e as condições são propicias para tal acontecer.

Leitão
    • Jmco
    • 13 junho 2011

# 18

Colocado por: tiagofz6nO deck aplicado perpendicular a piscina tem as peças de apoio por baixo paralelas à mesma, de 50 em 50cm...
    Apesar de ser essa a maneira correcta de o fazer, não deixa de acumular lixo por baixo.
    E não se vai deixar o deck todo solto para se poder remover e limpar POR BAIXO, entre os sarrafos de apoio, e não dentro das peças pelo que os buracos nas mesmas não importam nada. Até porque no meu caso não uso material alveolar made in china, mas já vi que você está mais interessado em fazer publicidade.

Meu caro amigo. Para sua informação eu não comercializo directamente esse tipo de produto. O que aqui transmiti tem como base a informação recolhida por varios profissionais que se encontram na area e pelos meus vinte anos ligado a area da piscina e mais recentemente a climatização. Relembro-lhe igualmente que a sua afirmação se torna descabida tendo em conta que em um comentário anterior ao meu designou uma marca como sendo a melhor do mercado. Afinal não conpreendo quem está a fazer publiciade??
    Apenas expressei a minha opinião, que não indo ao seu encontro da sua, não quer dizer que seja errada ou que tenha propositos publicitarios. Este é um forum, e como em qualquer forum as opiniões existem para existir esclarecimento e clarificação dos assuntos que são tratados. [pub]www.jmcopiscinas.com[/pub]
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: resiric
  14.  # 19

E já agora...qual é o mal da publicidade?
  15.  # 20

Eu também sou profissional na área de carpintaria.
    E também apenas dei a minha opinião, que como diz, não vai ao encontro da sua.
    Apenas não concordo com ela, e acho mesmo algumas coisas erradas, como penso que já deixei claro a quem quiser entender. Mas é como digo é apenas a minha opinião, nada o impede de ter a sua.

Defendo uma marca como sendo a melhor por experiência própria, assim como digo mal das que, do mesmo modo, sei que são inferiores.
    Não foi de todo minha intenção irrita-lo, se o fiz peço desculpa, como diz estamos num forum.

0.0217 seg. NEW