Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Saudações ao Fórum, o qual consulto com especial atenção no último ano, tempo que duram as obras de restauro na minha futura casa.

Peço a vossa preciosa ajuda/opinião, na seguinte situação que aconteceu no último mês:
    Comprei uma salamandra numa casa da especialidade perto da minha área de residência, tendo a instalação da mesma ficado a seu cargo (e para a qual paguei).
    Quando tal processo veio a ter lugar foi efectuado por supostos técnicos especializados da tal empresa, que colocaram e instalaram a salamandra no local definido e nas distâncias às paredes por eles determinadas (na sala, no rés-do-chão). Em relação ao tubo de extracção apenas o colocaram desde a salamandra até ao sótão (incluindo passagem do tubo pelo 1º andar).
    À nossa revelia, e sem qualquer pedido de autorização prévia a nós dirigido, foi delegado por essa empresa no empreiteiro da nossa obra (o comercial da empresa que vendeu o equipamento é conhecido do empreiteiro) a conclusão da instalação do tubo de extracção desde o sótão até à saída da chaminé no telhado.
    Não nos foi transmitida mais nenhuma indicação, explicação ou aconselhamento técnico sobre a utilização ou funcionamento do equipamento.

Poucos dias após esta instalação parcial por parte dos técnicos especializados, foi-nos exigido o pagamento do restante valor do equipamento e instalação. Além da instalação incompleta, faltava ainda testar o correcto funcionamento do equipamento uma vez instalado, pormenor que sempre nos foi indicado como processo habitual e necessário pela empresa. Ingenuamente e revelando um provável excesso de boa fé acabámos por pagar a totalidade do montante em falta.

Uma vez concluída a instalação do tubo de extracção pelo empreiteiro da obra, contactámos a empresa para procederem ao teste do equipamento. Agendado o dia e confirmada a presença na obra de um técnico para efectuar os respectivos testes ao equipamento é com surpresa que no próprio dia, quando por mim contactado para saber como tinham corrido os testes, sou informado que por “não terem ciência nenhuma” tinham pedido mais uma vez ao empreiteiro da obra para realizar os testes, acendendo a salamandra. Mais uma vez isto foi-nos apresentado como um facto consumado e sem qualquer consulta ou pedido de autorização prévio.

Conclusão: desse teste caracterizado pela empresa como não tendo “qualquer tipo de ciência”, resultou a quebra e queda de uma grande quantidade de estuque (estuque novo e em perfeito bom estado) na parte traseira da salamandra e do respectivo tubo de extracção (rés-do-chão) assim como a danificação (aparecimento de rachas) em toda a parede circundante. Verificou-se também a saída de uma quantidade considerável de fumo no tubo de extracção do primeiro andar, indiciando um mau encaixe / isolamento aquando da instalação do mesmo por parte dos técnicos da empresa.

Contactámos uma série de vezes a empresa a expor a situação e a solicitar a presença de técnicos da empresa no local para avaliação e análise do que terá corrido mal na instalação e funcionamento do equipamento. Em todos os contactos houve uma postura de desresponsabilização e de má vontade por parte da empresa em fazer deslocar um técnico ao local com argumentos como “não é nada connosco”, “não podemos acrescentar nada em relação a isso” ou “nunca vimos nada assim”.
    Após muita insistência conseguimos que um técnico fosse à obra. Mais uma vez tal encontro revelou-se inútil, com a pessoa em causa a revelar incapacidade em resolver a situação, não dando qualquer solução, chegando ao ponto de sugerir que o problema era do estuque e insinuando que o mesmo não teria qualidade. Nesta deslocação não houve sequer uma avaliação da fuga de fumo reportada no 1º andar. Na prática, a empresa lavou dali as suas mãos, mais nada tinha a acrescentar ou a fazer e dava o assunto como encerrado.

Estamos assim sem saber exactamente o que fazer já que dum lado temos a empresa com uma atitude completamente inaceitável e do outro o empreiteiro, que, não tendo a melhor das atitudes ao aceitar efectuar os "pedidos" da empresa sem nossa autorização expressa, também não me parece ser a parte com maior responsabilidade neste processo.

Na prática sei que pagámos à empresa por um serviço de instalação que ficou incompleto e mal feito (e do qual resultaram danos e custos extra na obra) que neste não se responsabiliza nem apresenta qualquer solução. Estamos a ponderar apresentar reclamação escrita junto da empresa, mas não estou certo que vá surtir qualquer resultado.

Alguma sugestão da melhor forma de actuação numa situação destas?

Obrigado desde já e as minhas desculpas pelo tamanho do testamento.
  2.  # 2

Podia começar por colocar fotos da instalação, sempre ajudava a ter algum tipo de opinião, mais detalhada...
  3.  # 3

tem recibo da compra e da instalação?
    se não tem peça-os e active a garantia. se a coisa continuar complicada escreva no livro de reclamações.

0.0112 seg. NEW